Genealogias da Zona do Carmo

 

TÍTULO LX

REBORDÕES E VIEIRA BRAGA

— Giacomo Ronco e sua mulher Brígida naturais de-Genova, tíveram o filho:

F ) Gíuseppe Ronco, n. em Genova c. em Sorocaba, bisp. De São Paulo, com Domingas da Costa e Oliveira, filha de Gabriel Poncio e de Maria Valente. Filhas;

N 1) Catarina da Costa e Oliveira, n em Conceição do Mato Dentro, c. c.José dos Santos Marques, nat.do Pilar da Praia arceb. da Bahia, filho de Manuel dos Santos Marques, de São Mamededo Valongo bisp. do Porto, e de Antonia Dias dos Santos», de São João da Foz. Filha:

Bn 1) Ana dos Santos Marques n. em Conceição do Mato Dentro, c.c. o Capitão Francisco Moreira Rebordões, nat. de São Tirso de Rebordôes comarca de Santo Tirso, bispado do Porto, filho de Francisco Moreira e de Agueda Francisca neto p. de Manoel Moreira e de Izabei Gomes n. m. de Manuel Andre e de Maria Manuela, todos de;São Tiago de Rebordões. Filhos, nascidos em Conceição;

Tn 1) Padre Francisco Moreira Rebordões,bat. a 12 de fevereiro Í763. Ordenou-se em Roma a 24-2-1787, tendo recebido todas as ordens, inclusive a Primeira Tonsura, das moãs do Cardial vigario Marco Antonio, bispo de Palestrina. Pelo fato de haver-se ordenado fora do reino sofreu a repreensão constante do ofício seguinte: "Exmo. e Rvmo Snr. Tendo sido apresentadas nesta Secretaria do Estado dos Negócios do Reino por parte de Francisco Moreira Kebardaens (sic) as Cartas de Ordens incluzas, pelas quaes consta haver, se ordenado de Presbytero na corte de Roma: Sua Majestade dignando-se de o relevar do excesso que pratticou emir ordenar-se fora do Reino, e que o sugeitava a haver-se com elle huma demonstração de severidade: Ha por bem,que V, Excía. lhe possa permittir o livre exercício das Ordens, que recebeo; não havendo alias outro impedimento, pelo qual haja de ser suspenso de mesmo exercício das referidas Ordens. — Deos guarde a V, Excia. Palácio de Cintra em 20 de Outubro de 1787. Visconde de Vila Nova de Cerveira —Snr. Bispo de Mariana.

Tn 2) José Moreira Rebordões

Tn 3) Manuel Moreira Rebordões

Tn 4) João Moreira Rebordões

Tn 5) Ana Benigna dois Onze Mil Virgens,c. c. seu primo Antonio Vieira Braga, T n 8 infra.

N 2) Maria da Costa e Oliveira, c. em Conceição c.José Vieira Braga, nat. de São Pedro de Rates,com. de Póvoa de Varzim, distr. do Porto, arceb. de Braga. Filho, nascido em Conceição :

Bn 2) Jose Vieira Braga c. c. Teresa Benardes de Jesus, nat. de Prados, com. do Rio das Mortes, nestas Minas, Filha de Antonio Manuel, de São Pedro de Rates, e de Teresa Bernardes de Jesus, nat, de Santa Maria Madalena, na ilha do Pico, bisp. de Angra. Filhos, naturais de Conceição :

Tn 6) Francisco Vieira Braga c. c. Umbelina de Moura. Filho:

Qn l) Francisco Vieira Braga c.c. Demetria Augusta. de Oliveira, filha de José Joaquim de Oliveira e Joaquina de Oliveira. Filhos :

Pn 1) CÔNEGO FRANCISCO VIEIRA BRAGA, nac. Em Conceição a 17-8-1886. Transferiu-se, criança ainda, para Mariana, em cujo seminário, onde foi condiscípulo do autor deste livro, se ordenou de presbítero a 13 de abril de 1909. Exerceu os cargos de coadjutor do vigário de Ponte Nova, de cura da sé marianense. Leciona liturgia no seminário central São José e por muitos anos ensinou latim no seminário menor. Fundador do Externato Marianense Desde 1913 é cónego do cabido metropolitano, no qual ocupa atualmente a cadeira de tesoureiro-mor. É também ceremoniário-mór do solio arquiepiscopal na veneranda se marianense, de cujas tradições é guarda e defensor intransigente.

Uma velha amizade de quarenta anos, nunca toldada pela mais ligeira nuvem impede-me de ir além, e fazer aqui a apologia dos peregrinos dotes que exornam a sua pessoa e o fazem um dos padrões mais queridos da arquidiocese da Mariana.

Pn 2) Irmã Teresa Braga, da Congregação das irmás de Caridade de São Vicente de Paulo, atualmente em Barbacena.

Tn 7) josé Vieira Braga

Tn 8) Alleres Antonio Vieira Braga c. c. Tn 5 supra.

Tn 9) Capitão joão Bernardes Vieira

Tn 10) Domingos Vieira Braga

Tn 11) Guarda-mor Joaquim Vieira Braga

Tn 12) Manuel Vieira Braga

_________________

Fontes

- Autos de habilitação de genere do Padre Francisco Moreira Rebordões de Francisco Vieira Braga, Tn 6. e seus irmãos, Habilitados em 1801. e do Conego Francisco Vieira Braga.

Autos de habilitaçao matrimonial de Antonio Vieira Braga (Tn 8).

Informações gentilmente prestadas pelo Dr. Geraldo Dutra de Morais.

 

Índice