Genealogias da Zona do Carmo

 

TITULO V

RABÊLOS

 

SEBASTIÃO FERREIRA RABELO e sua mulher D. Izabel Cardoso da Visitação, naturais da freguesia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, patriarcado de Lisboa, foram os troncos dos R abelos da zona do Carmo. De seu casamento nasceu-lhes filho, único q. d.:

F) Tenente Miguel Ferreira Rabelo, de Caparica. Era familiar do Santo Oficio. Nas Minas, para onde se transferiu, veiu residir na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Pinheiro filial da paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Sumidouro, comarca e bispado de Mariana. Ai se casou com D. Ana Feliciana Alves da Cunha, nascida, na mencionda freguesia do Sumidouro, do capitão José Ferreira Pinto, professo na ordem de Christo e familiar do Santo Oficio, natural da cidade do Porto, e de D. Maria Alves da Cunha, natural da "vila e praça de Santos", do bispado de São Paulo. Filhos :

N1) Padre João Ferreira Rabelo, batizado na capela do Pinheiro a 19 de fevereiro de 1759. Habilitado de genere por sentença de 38 de abril de 1779 Ordenou-se no Rio de Janeiro em 1796, estando o bispado de Mariana em Sé vaga. O Padre Rabelo foi proprietário da fazenda do Porto das Canoas, da freguezia de B. Longa

N2) Manuel Ferreira Rabelo.

N3) Sebastião Ferreira Rabelo c. c, D. Francisca Maria Angélica, Bn 5 de Lanas. (1º. matr. desta), Filhos :

Bn1) Tenente-coronel Antonio Ferreira Rabelo c. c. D. Ana Alves Xavier, F 5 de Xavier da Costa. Filhos :

Tn1) Sebastião Ferreira Rabelo c. c. D, Joaquina Rosa de São josé. Cf, Martins—N 6. Filhos:

Qn1) Antonio Ferreira Rabelo

Qn2) Manuel

Qn3) Ana

Tn2) D. Maria Regina Alves da Conceição c., no Apaga Fogo (fazenda da freguesia de Barra Longa), a 5-5-184,5 c. o dr. Francisco Martins Ferreira da Silva. Geração em N 1 de Martins.

Tn3) D. Ana Alves Xavier c. a 5-5-1845c. Antonio Gomes da Silva, no Apaga fogo.

Bn2) D. Maria Feliciana da Purificação c. c. o furriel Angelo Vieira de Sousa. Geração em Vieira de Sonsa—F 9

Bn3) D. Inácia Angélica de Jesus.

N4) Tenente Miguel Joaquim Ferreira Rabelo c. c. D. Ana Joaquina da Conceição. Cf. Tn 3 de Lanas.

N5) Maria Feliciana.

N6) Isabel Cardoso.

N7) José Ferreira Rabelo.

 

Fontes

 

Autos de genere do Padre João Ferreira Rabelo e seus rmãos Manuel e Sebastião.

Livros paroquiais de Barra Longa e Sumidouro.

Informações diversas.

Testamento do tenente Miguel F. Rabelo (F).

 

Documentos

 

"Dizem João Ferra- Rebelo, Manoel Ferra. Rebelo e Sebastião Ferreira Rebelo, naturais e baptizados na Cappella de N. S. da Conceição do arraial do Pinhr 0 . Freguesia de N. S. do Rosário do Sumidro deste Bispado ......................................................... .................... . . . . . . . . ......... que os justificantes, pella pte. Materna são sobros, legitimes de D. Joze Joaquim de N. S.da Conceição Monis, e tão bem são sobros. do Rdo. Pe. me Fr. Manoel do Livramento e do Rdo. João da Cunha Sanches, por serem estes legítimos Irmãos de D. Maria Alves da Cunha, avó Materna dos justificantes; que os Pais e Avós dos ustificantes se achão abilitados pellos Tribu n ais da Meza da Consciência e Ordens e do Santo Officio de Lisboa, como farão certo os documentos juntos... (Da petição inicial no processo de habilitação de genere- despachada a 11 de novembro de 1779).

Ext. do testamento do capitão Miguel Joaquim Ferreira Rabello.

"Saibào quantos este instrumento de Testamento virem que sendo no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezuz Christo de mil oito centos e treze aos dezanove dias do mez, de Abril do mesmo anno achando-me eu Miguel Ferreira Rabello neste Arrayal do Pinheiro freguezia do Sumidouro do termo de Marianna. .......................................................................... Declaro que sou natural da freguezia do Sumidouro, nascido e Baptizado na Capella de Nossa Senhora da Conceição da mesma freguezia, filho legitimo do Tenente Miguel Ferreira Rabello e de sua mulher Dona Ana Feliciana Alvez da Cunha já fallecidos. Sou cazado com Dona Anna Joaquina da Conceição de cujo matrimonio não temos filhos; instituo minha Univerçalherdeira a minha Mulher Dona Anna Joaquina da Conceição a quem igualmente instituo herdeira da minha terça e sendo esta fallecida nomeio por herdeira univerçal de meus bens as minhas sobrinhas Maria e Ignacia filhas do meu irmão o Capitão Sebastião Ferreira Rabello e de sua mulher D. Francisca Maria Angélica jà fallecida ......

Livro 4.0 de óbitos de B. Longa, fls. 23 verso.

Do testamento de D. Ana Joaquina da Conceição :

"Eu D. Ana Joaquina da Conceição estando de saúde e em meu perfeito juízo faço meu testamento na forma seguinte - Declaro que sou católica Romana, nascida e baptizada na Fregza.da Barra Longa, filha legitima de Joze da Costa Mol e Francisca Maria Angélica fallecidos. Fui cazada com o Capm. Miguel Joaqquim Ferra. Rabello e me acho no estado de viuva, sem que deste matrimonio ouvessem filhos. "Nomeio para testamenteiros, em primeiro lugar o Alfs. Joze Mariano da Costa Lana. em segundo a Angelo Vieira de Sza., em terceiro ao Tenente Coronel Antonio Ferreira Rabello. "Mariana, 2 de 8bio. de mil oitocentos e trinta e quatro — Anma Joaquina da Conceição. Como test. Lucindo Pêra. dos Passos q,o escrevi".

Do testamento do tenente Miguel Ferreira Rabelo:

1771

» ........... no Arrayal do Pinheiro. Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Sumidouro, Termo e Bispado deMarianna nos Minas Geraes, eu Miguel Ferreira Rabello................................. . . ......... ... "Declaro que sou natural da Freguesia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, Patriarchado de Lisboa, filho legitimo de Sebastião Ferreira Rebello e de sua mulher Isabel Cardoza, fallecidos. "Declaro que sou cazado com D. Anna Feliciana Alvares da Cunha : tenho filhos legítimos a saber: D. Maria Feliciana,Izabel Cardoza, Joze Ferreira Rebello, João Ferreira Rebello,Manuel Ferreira Rebello. Sebastião Ferreira Rebello e Miguel Joachim, aos quaes todos nomeyo por meus herdeiros ...........

 

Índice