Genealogias da Zona do Carmo

 

TITULO XXXIV

PONTES

Braz Gonçalves, o velho, foi um dos primeiros portugues, que iniciaram o povoamento de Santo André e de São Paulo. Estes bravos lusitanos, casando-se com filhas dos caciques Tibiriçá, Piqueroí e outro, procrearam essa raça audaz e belicosa dos bandeirantes, que, depois de alargarem os limites da pátria, fazendo-a uma das mais vastas nações do globo, são ainda hoje os mais denodados e indefessos batalhadores da grandeza do Brasil.

Braz Gonçalves casou-se com uma filha do cacique de Virapoeiras, cerca de São Paulo, a qual tomou no batismo o nome de Margarida Fernandes. Foram pais de:

 

I

 

Braz Gonçalves, o moço, que se casou com Catarina de Burgos, de ascendência ilustre, havendo dela o filho seguinte :

 

II

 

Bartolomeu Gonçalves casou se com Domingas Rodrigues. Foram os filhos deste casal que começaram a usar o cognome Pontes. Desses filhos o que interessa á genealogia mineira é:

 

III

 

Catarina de Pontes, que foi casada com Pêro Nunes em segundas núpcias. As primeiras, cuja geração se desenvolveu em São Paulo, são aqui omitidas, porque não servem ao nosso fim.

Do segundo o matrimonio teve Catarina de Pontes o filho:

 

IV

 

Pedro Nunes de Pontes c. c. Inês Domingues Ribeiro. Filhos:

 

V

 

l—Padre Dr. João de Pontes, vigário da vara de São Paulo falecido em 1737, em Santo Amaro, com 80 anos de idade.

2—Salvador de Pontes c. em 1671 c. Izabel Sutil. C. g. Em S. Paulo.

3—Manuel de Pontes.

4—PADRE BELCHIOR DE PONTES da Companhia de Jesus,batízado em 1644 e + em 1710. A figura desse venerando e ilustre sacerdote é das maiores que tem produzido a Igreja Católica no Brasil. E' a mesma que foi impatrioticamente e tendenciosamente desfigurada no mau livro de Júlio Ribeiro, o Pabre Belchior de Pontes. Leia-se a sua vida escrita pelo Padre Manuel da Fonseca S. J.

5—Antonio Domingos de Pontes—Abaixo § 1º. .

6—José Domingos de Pontes, e outros.

§ 1º.

Antonio Domingues de Pontes c. c. Suzana Rodrigues de Borba. Filhos (entre outros) :

F l — D. Inês Domingues de Pontes c. em 1703 c. Francisco da Silva de Carvalho, país de:

N 1-Cap. Mor José da Silva Pontes (de Carvalho) c. c. D.Mariana Dias Pais, filha do Guarda Mor Maximiano de Oliveira Leite, natural da Vila de Parnaíba, bispado de São Paulo, e de D. Inácia de Arruda Pires, natural de Itú. Filhos:

Bn 1 — Cap. Mor José Pires da Silva Pontes, professo na Ordem de Cristo, Guarda Mor das minas do Inficionado e Catas Altas. Possuidor de muitas lavras em Minas. C. c. D. Maria Valentina Ferreira da Silva Leal B n l de Guerra Leal. Filhos:

Tn l — José Pires da Silva Pontes c. c. D. Ana Umbelina.Pereira do Nascimento. Geração em Gomes N 9.

Tn 2 — D. Antonia Maximiana da Silva Pontes c. c. Antonio de Almeida Lisboa. Filho único :

Qn l — José Feliciano de Almeida Pontes c. c. D. Claudina :Maria Cândida dos Réis Cotta. Geração em Cottas N 30.

Tn 3 — D. Mariana Angélica da Silva Pontes c. c. o Capm. Joaquim Maximiano Gomes. Geração em Gomes N 7.

N 2 — Dr. Antonio [Marciano] Pires da Silva Pontes [Leme) capitão da real armada, governador do Espirito Santo, c. c. D.Catarina Malheiros. Filho:

Bn 2 — Dr. Rodrigo de Sousa Silva Pontes. Desembargador,conselheiro. Presidiu às províncias do Pará, Alagoas e R. Grande do Sul. Faleceu em Buenos Aires, em 1855, no cargo de plenipotenciário do Brasil.

N 3 — D. Maria Catarina Pontes c. c. o Cap. Mor Manuel José Pereira Porto de Espíndola. Filhos:

Bn 3 — Major Manuel José Pires da Silva Pontes c.c.D.Mariana Rodrigues Horta, pais de:

Tn 4 — Antonio Pires da Silva Pontes c. c. D. Emilia da Costa Lage.

Tn 5 — Manuel Dias Pais Leme c. c. sua prima D. Maria Freire de Andrade, filha de Gomes Freire de Andrade e D, Francisca Freire de Andrade, barões de Itabira.

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Notas

1 — D. Maria Valentina Ferreira da Silva Leal era filha do Dr. Manuel Braz Ferreira e de D. Antonia Luisa da Silva Leal; neta p. de Domingos Ferreira Temudo e D. Maria Braz; neta m. do Dr. José da Silva Soares Brandão e de D. Joana Luisa Leal (fl. 472 do L. de batizados de Mariana 1765).

2 — D. Antonia Maximiana da Silva Pontes, nascida e batizada no Inficionado (Santa Rita Durão); residente em São Caetano de Mariana, casa-se a 18 de maio de 1825 com Antonio de Almeida Lisboa, filho de Domingos de Almeida e D. Custódia Maria de São José, naturais da cidade do Porto {Fl. 123 verso L. de casamentos de São Caetano que servia em 1825.)

DOCUMENTO

Certidão de batismo do Cap. Mor José da Silva Pontes.

"Aos nove de Março de mil setecentos e des batizou e pôs os Santos Óleos o Padre Belchior de Pontes da Companhia de Jesus na Igreja dos Prazeres a Jozê innocente filho de Francisco da Silva de Carvalho e de sua mulher Ignez Domingues, Padrinhos Antonio Domingues de Pontes e Francisca da Costa : João De Pontes (Fl. 109 do livro de 'batizados que então servia em santos Amaro).Cf. Autos de genere de Jose da Silva Pontes e seu irmão Antonio, no arquivo geral da Arquidiocese de Mariana.

 

PADRE BELCHIOR DE PONTES

 

Da Vida do Venerável Padre Belchior de Pontes, da Companhia de Jesus, composta pelo Padre Manuel da Fonseca, da mesma Companhia, editada em Lisboa em 1752, e reeditada há pouco em São Paulo pela Companhia Melhoramentos, com prefácio de A. De Taunay e notas de Otoniel Mota, extrai o seguinte para recreio e edificação do leitor:

Nem foy só huma vez, que caminhou aquelles dezertos,pois em outra occasião se achou junto ao rio Anhanguepú, dispondo para a gloria hum, desamparado. O caso foy tão sabido em S. Paulo que raro se achava adiantado em annos, que o não ouvisse, conservando-se ainda hoje nos modernos a sua memória, ainda que pelo decurso dos tempos ja com alguma confuzão nos accidentes. Estando em S. Paulo o Excellentissimo Senhor D. Joseph de Barros e Alarcão, houve um Clérigo, conhecido vulgarmente com o appellido de Padre Pompeyo, o qual, menos ajustado ao seu estado,teve alguns desgostos com o seu prelado e querendo livrar-se de novas molestias, determinou seguir o caminho commum daquelles tempos,a usentando-se para o Certão do Cuyaba e não falta quem diga que caminhava com animo de fazer assento em alguma povoação das muitas que tem Caslella na nossa contra-costa.Preparou canoa, e embarcado com alguns Indios foy surgir da outra banda do Rio grande em huma Ilha que faz o rio Anhanguepu Anhendú.

Os índios, mal satisfeitos com as impertinências do amo, e pouco tementes a Deos, tanto que o virão dormindo em terra, o deixarão, levando-lhe a canoa com tudo, quanto puderão apanhar comodamente, sem serem sentidos. Tanto que amanheceo, se vio o pobre Clérigo naquelle dezerto desamparado dos seus, exposto em huma Ilha, e sem remédio humano sentenciado á morte; porque faltando-lhe a canoa, mantimento, e as escopetas, com que naquelles desertos se procura o sustento, não havia outro remedio mais do que acabar a violência da fome. Posto este desengano he sem duvida que serião grandes os desejos de se preparar para a jornada da eternidade, e serião fervorosos os sus piros, com que bateria ás portas do Ceo, invocando o socorro Divino* já que se via desamparado de todo o hunamo e ainda que o não livrou Deos da morte, não quiz deixar.de ser misericordioso, dando-lhe Sacerdote, com quem desembaaçasse a côsciência) e purificasse a sua alma para entrar na Gloria.

Caminhava neste tempo o Padre Belchior de Pontes acompanhado de huns índios para o Collegio de S. Paulo e chegando a hum Capão, ou pequeno bosque, que fica junt ao rio dos Pinheyros, em hum lugar, em que teve sitio Bartholomeu Paes, se apeuu do cavallo. dizendo aos índios que o esperassem alli, porque hia a huma necessidade, Dada esta ordem, entrou no Capão.Suppuzerão elles que hia à necessidade própria, mas vendo que se detinha mais do que era bem, ou desejosos de chegarem ao Collegio, ou temerosos de algum infortunio, que acaso tivesse acontecido ao Padre naquella espessura, determinaram ver com os seus olhos o que lhes propunha a fantazia. entrarão no Capão, e depois de o correrem tudo, olharão para os campos circum vizinhos, e certificados de que não estava naquelle circuito, deter minarão, dispondo-o assim Deos, de irem para o Collegio, e levarem o cavallo, julgando, talvez que teria elle já tomado a dianteira, sem que elles nisso advertissem, pois era esse o fim da sua jornada.

Chegados ao Collegio sem o Padre, era muito natural que ou lhes perguntassem a causa de trazerem aquelle cavallo sellado, ou que elles mesmos perguntassem pelo Padre, a quem buscavão, contando sinceramente o referido mas de qualquer sorte que isto fosse, o certo he que se não passarão muitas horas, sem que elle chegasse a pe encostado ao seu bordão, sendo que para andar naturalmente tantas legoas, erão necessários alguns mezes. He tradição muito commúa daquelles tempos que o Padre Reytor, reparando em o ver a pé, e sem os companheiros, lhe perguntara daquelle excesso, e que elle sinceramente respondera que tinha hido ao Certão do Cuyabá a confessar o Padre Joseph Pompeyo, o qual desamparado dos seus em huma Ilha acabava a vida sem Confissão. Mas de nada disto acho noticia no cartório do Collegio.

Passarão-se alguns tempos, e correo voz em S. Paulo que morrera o Clérigo naquelle deserto. Arrojarão-se os parentes, e que mais sentião era a noticia da morte ao seu parecer infeliz, pois lhe dava poucas esperanças da sua salvação; porque sabendo que não fora muito ajustada a sua vida, entendião que tinha acabado sem o remédio, que no Sacramento da Confissão deixou Christo a todos, que, conhecendo-se inficionados com a culpa, se querem dispor para a eternidade. Também he tradição daquelles tempos que o Padre Reytor do Collegio, tendo noticias da desconsolação dos parentes, mandara ao Padre Pontes que consolasse a hum Cavalheiro irmão do defunto, contando-lhe o feliz successo da sua morte, pois merecia esta attenção, por ser bemfeitor daquelle Collegio, e que o Padre obedecera.» Ob. cif. cap. XXIX.

 

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