Genealogias da Zona do Carmo

 

TITULO L

NUNANS

 

Felipe Nunan e D. Maria Frarma, naturais de Cork na Irlanda. Vieram para Portugal e foram moradores na freguesia de São Paulo da cidade de Lisboa, junto a um convento de religiosos irlandeses. Eram católicos. Em sua companhia trouxeram o filho:

F) Dr. Guilherme Nunan veio para as Minas e se instalou em Mariana, ainda vila do Ribeirão do Carmo; assistiu a inauguração do bispado. Foi medico do hospital de Santana, em Mariana. Casou-se com D. Clara Maria Parlada, natural da freguesia de São Sebastião, comarca e bispado de Mariana, filha de José Gomes Pereira e D. Mariana Parlada, naturais de Lisboa. Filhos,todos nascidos em Mariana:

N 1) Pe. José Nunan Pereira.

N 2) Pe. Estanislau Nunan Pereira.

N 3) Padre Manuel Acursio Nunan Pereira, ordenado na Bahia por D. Joaquim Bordes de Figueróa a 24 de julho de 1774 Exerceu o paroquiato em ltabira do Campo, com aplausos de seus contemporâneos. "Manuel Acursio Nunan Pereira. Cónego da Se de Mariana, Recomendável por eus serviços feitos a Igreja em dilatados anos, que servio de Parodio, e por sua conducta civil, e moral» escreveu o primeiro Diogo de Vasconcelos em suas Pessoas ilustres da Capitania (Rev. do Arch, Publ. Mineiro, vol. 1º, 448). Apresentado ao canonicato, vago pela morte de Manuel Moreira de Figueiredo, por carta régia de 2 de abril de 1803, colou-se a 23 de fevereiro de1805. Secretario de Dom Frei Cipriano durante todo o episcopado deste ilustre bispo. Faleceu com setenta anos a 8 de agosto de 1820.

N 4) Pe. Patrício Nunan Pereira.

 

Índice