Genealogias da Zona do Carmo
TITULO XXVI
MARTINS CHAVES
João Lopes e sua mulher Maria Fernandes, naturais de São Tiago do Monte, freguesia de São Miguel de Nogueira, arceb. de Braga, foram pais do:
Sarg. mor—Miguel Martins Chaves, da mesma freg. de São Miguel, c. em Mariana, a 26 de novembro de 1790 c D.Ana Francisca Constância da Rocha, filha do sarg. mor José Lopes de Oliveira, nat. De Vila Boa, bispado de Vizeu e de D. Ana Joaquim de Sousa, de Casa Branca deste bispado de Mariana.moradores no curato da se (Cf. Torres). Filhos q. d:
N 1) Coronel Miguel Martins Chaves c.c.D.Maru Leonor Rosa de Oliveira, Bn 7 de Machado. Destes nasceram:
Bn 1) Mons. João Facundo Martins Chaves que instalou, como primeiro vigário a freguesia de São João do Matipa.Foi o sétimo vigário de Rio Casa Ilustre canonista e um dos padre mais cultos do seu tempo. Recusou um convite do primeiro bispo de Campanha para vigário geral daquele bispado. Faleceu como vigário de Guimcema. Fora ordenado por Dum Benevides a 19-V-1878.
Bn 2) Miguel Martins Chaves n. a 14-5-1847.
N 2) D. Francisca Velocina Fidelis de Sousa c. c. o alferes José Caetano da Fonseca. Geração, em N 6 de Marinhos
N 3) Padre José Miguel Martins Chaves, bal 6-XI-1793 na capela de São Sebastião e Almas de Ponte Nova, da freguesia do Furquim Ordenado em sé vaga por falecimento de Fr. Cipriano. Exerceu o paroquiato em Ponte Nova, que desde 14 de julho de 1832 se desmembrara do Furquim e fora elevada a freguesia. Por duas veses se opoz ao canonicato mas não foi apresentado.
N 4) D. Maria Messias Claudia de São José c. c.o. capitão Inácio Martins Guedes. Filho q. d.:
Bn 3) José Joaquim Messias c. a 16-4-1853 c. Maria Amélia Mitraud, filha de François Juste Mitraud Neta paterna de Leonard Mitraud e de Marie Lamette Mitraud, naturais de Magnegetervat (sic), França.
Bn 4) Inácio Martins Chaves.
N 5) D. Mariana Carlotina da Rocha, c. a 8-1-1845 c. Domingos Fernandes de Lana, filho do capitão João Fernandes de Lana e de D. Maria Joaquina Polidora da Fonseca. Cf. Lanas Tn 5.
Nota — João Lopes era irmão de Francisco Martins Lopes Chaves, que foi fazendeiro no ínficionado. Eram netos de Sebastião Martins Chaves e Comba Fernandes. Morreu solteiro esse Francisco, herdando-lhe os bens o sobrinho, sarg. mor Miguel Martins Chaves.
FONTES:
Autos de habilitação de genere dos Padres José Miguel Martins Chaves e João Facundo.
Livros paroquiais de Ponte Nova.
Informações gentilmente prestadas pela Exma. Sra. D. Antonia Fernandes Torres, a quem já consignei, e aqui os reitero, os meus agradecimentos.
Testamento de Francisco Martins Lopes Chaves.
Documentos:
"Aos quatorze dias do mez de Maio de mil oitocentos e quarenta e sette nesta freguesia da Ponte-nova. na fazenda de Pombal (sic) nasceo um innocente branco filho legitimo do. Sar gento Mor Miguel Martins Chaves branco, que vive de Agriculturá. e de D.Maria Leonor Rosa de Oliveira, netto pela parte paterna do finado Coronel Miguel Martins Chaves e da finada Dona Anna Francisca Constância da Rocha e pela materna do finado Capitão Caetano José Machado de Magalhães e de D. Tereza Marcelina de São Joaquim. Aos vinte e cinco do dito mez e anno acima declarados foi por mim solememente baptizado com o nome de Miguel e lhe puz os Santos Óleos, sendo padrinhos o Alferes José Caetano da Fonseca e D. Tereza Marcelina de São Joaquim, todos desta Freguezia, de que faço este assento que assigno.O Vigro. jose Miguel Martins Chaves (Do livro de batizados da freguesia de Ponte Nova, 2º, fls. 68 verso).
— Padre José Miguel Martins Chaves —
"Exmo. e Rmo. Sr. — Dis p Padre José Miguel Martins
Chaves, natural da Aplicação de S. Sebastiao e Almas da Ponte nova fregª. do Forq. deste Bispado, filho legitimo do Ten. Cor.Miguel Martins Chaves, e sua mer. D. Anna Francisca Constancia da, Rocha, que elle em virtude do Edital de V. Excia. se quer Oppor ao Canonicato vago por falecimento do Cónego Manoel Preto Roiz para cujo fím appresentará o Supe. documentos de ter sido ordenado no ano de 1819, de ter servido algum tempo de capellão extranumerario a esta Igreja Cathedral, e do numero seis annos, de ter ajudado ao seu Rdo. Parocho do Forq. e da Barra Longa, servindo de Capellão de Almas e administrando Sacramentos com risco de sua vida por lugares remotos e infestados do índio Salvagem, sendo atualmente Coadjutor do mmo.Rdo. Parocho do Forqm. E a seis annos Vice-comissario da Presidia da 0rd 3a. De São Franco da Ponte nova,tendo já sido Oppositor ao Canonicato vago pr falecimento do Rvdo Cónego Antonio Joaquim a vista do exposto P. a V. Excia. se Digne admittir ao Supe. a referida opposição e habilitação do estillo E. R. M.
(Despacho) — Admíttido — Mara 11 de Junho de 1828— Bispo.
Foi admitido ã opposição (concurso); mas não conseguiu a apresentação imperial. Mais tarde opoz-se com êxito a igreja de Ponte Nova.