Genealogias da Zona do Carmo

 

TITULO XXXVI

GOMES CANDIDO

 

ANTONIO GOMES CANDIDO e sua mulher ANDREZA MARIA, naturais da freguesia de Santa Maria de Olivais, extra muros de Lisboa, são o tronco da familia mineira Gomes Candido. Não vieram talvez a estas Minas, onde somente são encontrados estes seus filhos:

F l - Francisco Gomes de Almeida Candido Cap. I

F 2 - Gaspar Gomes Candido Cap. II

 

 

Cap. l

 

F 1) O alferes Francisco Gomes de Almeida Candido, da pátria de seus pais, casou-se no Furquim, freguesia do Senhor Bom Jesus do Monte,do bispado de Mariana, com D. Rosa Maria Orens, dali natural, filha de Manuel Gomes Ferreira e de D. Luisa da Silva Orens. Sua fazenda e lavoura e mineração,em Barra Longa, ficava nos arredores da capela de São João Batista do Crasto, não muito distante da atual estação do Crasto, na E. F. C. do Brasil.

Encontrei-o nos velhos autos de uma devassa. Chamado a depor numa visita pastoral, durante a qual, como em todas desses tempos, foi implacavelmente varejada a vida de muita gente durante a qual, ainda, uma só das testemunhas arroladas não deixou de delatar coisas incríveis, Francisco Gomes declarou peremptoriamente que tudo ignorava. Nada soube dizer em relação ao extenso interrogatório, que lhe foi lido. O simpático velho trabalhava, desconhecia a biografia alheia, tinha horror à delação.

Faleceu em sua fazenda e foi sepultado na matriz de Barra Longa a 20 de abril de 1799.

Do seu matrimonio procederam estes filhos q. d.:

N l) Francisco Gomes de Almeida Candido, c. em Santo Antonio do Bom Retiro da Roça Grande, c. D. Francisca Inácia Cortão, filha de Manuel Cortão, natural da freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso da vila de Caeté, e de D. Rosa Vieira de Morais, natural de Santa Barbara, Bispado de Mariana. Sg.

N 2) Luís Gomes de Almeida Candido c. c. D. Maria Vicencia de Santa Rosa. Cg.

N 3) D. Escolástica Leonor da Incarnação c. c. o alferes Manuel Marques da Silva. Cg.

N 4) José Ferreira Candido.

N 5) D. Ana Rosa da Incarnação.

N 6) D. Luisa Candida do Espirito Santo c. c. Caetano José Freire, filho de Manuel Freire de Sousa, natural de Lousada, bispado do Porto, e de D. Mariana Nunes. Geração em Freires e Coelhos F l.

N 7) Capitão Antonio Gomes Candido, natural de Barra Longa, c. em São Caetano do Xopotó, a 14-2-1800 c. D. Ana Rosa Umbelina, n. e batizada na mencionada capela de São Caetano, filial de Guarapiranga, filha de Antonio Marques da Silva natural de Vidoedo, bispado do Porto, e de D. Maria Teresa da Conceição, nascida em Santo Antonio da Casa Branca, comarca de Vila Rica. O capitão faleceu, com seu solene testamento, em 18 de novembro de 1844. Filhos:

Bn 1) Dr. Antonio Gomes Candido, formado em direito, n. em 15 de julho de 1802 em Guarapiranga, em cuja matriz foi batizado no primeiro dia do mês seguinte. Fez o curso secundário no seminário de Mariana. Onde levou até o meio o curso de teologia, tendo recebido do bispo diocesano a primeira tonsura e as ordens menores. Preparava-se para tomar ordens de subdiacono, quando, movido por outra deliberação, deixou o seminário 1823. Dez anos depois estava formado na faculdade de direito pela escola de São Paulo. Exerceu a magistratura na sua província natal, nas comarcas de Sabará, Serro, Pouso Alegre, Mariana e outras. Foi chefe-de-policia, deputado provincial e geral. Faleceu no Rio a 18 de março de 1850. Foi c. c. D. Maria Angélica Pereira de Carvalho, da qual teve o filho;

Tn l) Coronel Antonino Gentil Gomes Candido c. c. D. Francisca Elisa Horta. Filhos:

Qn 1) D. Emilia Gentil de Sena c.c. o dr. Nelson Coelho de Sena. Deputado estadual e federal.Publicicista de renome. Grande indianologo. E' autor de muitos trabalhos históricos, úteis e interessantes. Publicou: Anuário de Minas, seis anos; Terra Mineira, duas edições, a 2a. em dous volumes; Notas e Crônicas. E' tambem genealogista, tendo estampado recentemente na Revista do Instituto Genealógico de São Paulo alguns trabalhos magníficos. Filhos:

Pn 1) Dr. Caio Nelson, advogado c. c. D. Amanda de Barros Pinheiro, filha do Dr. João Pinheiro da Silva, que foi Presidente do Estado e um dos mais ardentes apóstolos da republica no Brasil.

Pn 2) Dr. Múcio Emílio, médico, + em 1938. Foi c.c. D. Silvia Amélia Alvim de Melo Franco, filha do dr. Afranio de Melo Franco.

Pn 3) D. Iolanda Consuêlo c.c. o dr. Marcelo Silviano Brandão.

Pn 4) D. Maria Emilia.

Pn 5) Fábio Nelson

Pn 6) Lúcio Otávio

Pn 7) José Flavio

Qn 2) Dr. Lauro Gentil Gomes Candido c. c. D. Etelvina Gomes Candido. Filhos:

Pn 8) Dr. Miguel Gentil Gomes Candido s. c. D. Nilza Campos.

Pn 9) Dr, Rui Gentil, médico,c. c. D. Margarida Rangel.

Pn 10) Hélio Gentil.

Pn 11) Lauro Gentil.

Bn 2) Conselheiro D. Francisco de Paula Candido. Nasceu na freguesia de São Manuel do Pomba, «na fazenda do Macaco, aplicação de Santa Rita de Cássia do Turvo.» Na ermida de São Francisco de Paula, da referida fazenda foi ele batizado a 2 de abril de 1804. Conselheiro de Estado, medico do imperador, grande dignitário e comendador da imperial ordem da Rosa,cavaleiro da de Christo. Professor na faculdade de medicina do Rio de janeiro.Foi c. c. D. Maria Benedita da Cunha (agosto—1837), nascida no Rio de Janeiro do marquês de Inhambupe, Antonio Luís Pereira da Cunha Do casal nasceram dous filhos, que morreram novos.

Bn 3) José Calasans domes Candido.

Bn 4) D. Ana Gomes Candido e

Bn 5) D. Maria Cromes Candido, todos nascidos na fazenda do Macuco.

N 8) Gregório Gomes Candido

N 9) Maximiano Gomes de Almeida Candido.

 

Cap. II

 

F 2) Gaspar Gomes Candido. Este estabeleceu-se a margem esquerda do Piranga, freguesia de Barrra Longa e ai fundou a fazenda dos Gomes. Não ha muitos anos adquiriua o governo de Minas e nela estabeleceu a colónia Rio Doce, que esta situada entre as estações de Pontal e Xopotó, da Leopoldina Railway. Gaspar foi casado e teve os filhos :

N 10) Ubaldo Gomes Candido.

N 11) Luís Gomes Candido c. c. D. Helena .... Filhos:

Bn 6) Francisco Gomes Candido

Bn 7) Joaquim Gomes Candido

Bn 8) Luís Gomes Candido

Bn 9) Maria Gomes Candido

Bn 10) Rosa Gomes Candido

Bn 11) Antonio Gomes Candido casado com D.Valeriana Constancia da Rocha. N 8 de Pereira Guimarães. Filhos:

Tn 2) D. Francisca Gomes Candido c. c.Antonio Hipólito da Costa.

Tn 3) Luís Gomes Candido c. c. D. Joséfa Augusta.

Tn 4) José Justiniano Gomes c. c. D. Josefa Joaquina Gomes. Sg.

 

Fontes

Autos de casamento no Arquivo Geral cia Arquidiocese de Mariana.

Livros paroquiais de Barra Longa.

Autos de habilitação de. genere do minorista Antonio Gomes Candido, depois formado em direito, como se viu em Bn l.

 

Documentos

O dr. Antonio Gomes Candido, minorista, preparou-se para a recepção do subdiaconato:

'Illmo. e Rvmo. Snr. - Antonio Gomes Candido Clérigo in Minoribus pa o fim de receber a Sagrada Ordem de Subdiacono quando S. Excia. Rma. for servido conferir, quer constituir seo Patrimonio Clerical na metade das Casas e Fazenda denominada Macuco na Applicaçao da Capella de Santa Rita na freguezia do Pomba, e em dous Escravos Crioulos de nome Manoel e João, e protesta juntar em tempo o titulo compet. por tanto______________________________P. a V. Sá. se digne mandar que se de vista ao Rdo. Capellao Ant. Justiniano Gonçalves Fontes pa. a inquirição, avaliação e mais termos e finalmente o Edital na forma do est. ao Rdo. Parocho, (Despacho)—D. e A. haja vista ao Rdo. Cónego Promotor. Mariana, 24 de 9bro. de 1823— M onteiro (*).

_____________

(*) A capela de Santa Rita é hoje a cidade de Viçosa. A fazenda do Macuco pertence a freguesia de São José do Barroso, municipio de Rio Branco.

Monteiro era o Arcediago Dr. Marcos Antonio Monteiro de Barros, Vigario Geral.

_____________

Batismo do Capitão Antonio Gomes Candido — N 7:

"Aos desanove de Julho de mil sette centos, settenta, e dois ans baptisou solpmnemtë, e pos os Santtos óleos o Rdo. Jozé Gomes Pereira a Antonio filho legitimo de Francisco de Almeida. e de sua me. Roza Maria de Jesuz desta frega. forão padrinhos o Corm. Antonio Glz torres, e D. Antonia Constância da Rocha da frega. do Forquim. Para constar fiz este assento. O Vigrio Antonio Corrêa da Sá.

(Livro de batizados de Barra Longa, n. 3º., fls. 55).

Batismo de D. Ana Rosa Umbelina c. c. N 7.

"Aos oito de fevereiro de mil sete centos e oitenta nesta Matriz de

Guarapiranga o Reverendo Vigario da mesma igreja o Doutor Lino Lopes de Mattos baptizou e póz os Santos Óleos a Anna parvula nascida aos vinte e quatro de Janeiro do mesmo anno, filha legitima de Antonio Marques da Silva e de Maria Thereza de Jesus. Forão padrinhos o Capitão Manoel Rodrigues Rebello e sua mulher D. Ursula Anastácia do Conto, moradores na Freguezia de Santa Barbara, por procuração que apprezentou do sobredito padrinho Antonio João Belos e por procuração que apprezentou da madrinha Violante Rosa de Jesus,mulher de Manoel Rosado, sendo testemunhas o Padre Joseph Gomes de Oliveira, e o Padre Jeronimo de Barros e Souza, todos desta freguezia. De que mandei fazer este assento que assignei 0Coadjutor Joseph Gomes de Oliveira.

(Livro 5º. de batizados de Piranga, a fls. 54 v.)

 

 

Índice