Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol II - Pág. 03 a 47
Tit. Pires
(Parte 1)
Pág. 03
Transcrevemos de Pedro Taques, sobre a origem da família Pires em S. Paulo, o seguinte:
"Grande variedade encontramos sobre a origem dos Pires da capitania de S. Paulo. Segundo umas memórias de pais a filhos, foi progenitor desta família Salvador Pires, que de Portugal trouxera dois filhos: Salvador Pires e Manoel Pires; porém, o exame e lição dos cartórios nos levaram a descobrir a verdade sobre o assumpto, que é a seguinte: entre os nobres povoadores da vila de S. Vicente, que a esta ilha chegaram com o fundador dela o fidalgo Martim Affonso de Sousa em princípios do ano 1531, vieram João Pires, chamado — o Gago — natural do Porto e seu primo Jorge Pires que era cavaleiro fidalgo (naquele tempo era este foro o melhor) cujo alvará veio ao nosso poder para o lermos. Este João Pires trouxe consigo da cidade do Porto o filho Salvador Pires, o qual se casou (não se sabe ao certo se em Portugal ou em S. Vicente) com Maria Rodrigues também natural do Porto, que veio para S. Vicente com seus irmãos, f.ª de Garcia Rodrigues e de Izabel Velho. De S. Vicente passaram a Santo André da Borda do Campo João Pires o Gago e seu filho Salvador Pires com sua mulher Maria Rodrigues, e ficaram nessa povoação que foi aclamada vila em 1553 em nome do donatário da capitania Martim Affonso de Sousa, sendo o dito João Pires o Gago o 1.º juiz ordinário desta vila. (Cam. de S. Paulo cad. 1.º, tit. 1553 da vila de Santo André). Maria Rodrigues era já falecida em 1579, porque em 1580 foi passada a seu marido quitação de haver cumprido com as disposições testamenteiras da defunta sua mulher pelo prelado administrador, sendo escrivão da câmara eclesiástica e visita Francisco de Torres.
Pág. 04
Por esta quitação se vê que a família Pires teve seu princípio neste Salvador Pires casado com Maria Rodrigues, ambos naturais do Porto, e não em outro Salvador Pires, f.º deste, o qual foi casado com Mecia Fernandes.
Que Salvador Pires casado com Maria Rodrigues veio da cidade do Porto para a vila de S. Vicente consta de uma carta de sesmaria que em 1573 lhe concedeu Jeronimo Leitão, capitão-mor governador loco-tenente do donatário Pedro Lopes de Sousa, da qual também consta que passara da vila de S. Vicente para a de Santo André no ano de 1553, e lhe foi dada meia légua de terras na Tapera que tinha sido alojamento do índio Baibebu, partindo pelo campo de Piratininga direito à serra, por ser dito Pires lavrador potentado, que dava avultada soma de alqueires de trigo ao dízimo, além da colheita de outros frutos todos os anos".
Em seguida, diz Pedro Taques que Salvador Pires teve de Maria Rodrigues dois f.ºs: : Manoel Pires e Salvador Pires; o 1.°, segunda Taques, foi casado com Maria Bicudo e o 2.º foi casado duas vezes, sendo a 2.ª vez com Mecia Fernandes.
Entretanto nós discordamos de Pedro Taques em relação ao casamento de Manoel Pires; existe na câmara eclesiástica de S. Paulo o processo de dispensa de impedimento de consangüinidade, requerido por Nuno de Campos Bicudo em 1692, para casar com sua parenta Maria Pires da Silva f.ª de Antonio Pedroso de Barros e de Maria Leite de Proença; nesse processo ficou firmado, por depoimento de testemunhas juradas, que o dito Nuno de Campos foi f.° de Margarida Bicudo, por esta neto do capitão Manoel Pires, por este bisneto de Beatriz Pires, que foi irmã (por pai) de Salvador Pires de Medeiros (o casado com a matrona Ignez Monteiro); estes últimos foram pais de Maria Pires de Medeiros casada com Antonio Pedroso de Barros, por Maria Pires, avós de Antonio Pedroso de Barros (o moço) casado com Maria Leite de Proença, e bisavós da oradora Maria Pires da Silva supra; eram portanto os moradores parentes no 4.° grau de consangüinidade. Daqui concluímos que o capitão Manoel Pires foi f.° de Beatriz Pires (cujo marido se ignora), e por ela neto de Salvador Pires e da 1.ª mulher (cujo nome se ignora), bisneto de Salvador Pires e de Maria Rodrigues; se existiu um Manoel Pires, irmão de Salvador Pires de Medeiros, não foi o casado com Maria Bicudo.
Pág. 05
N.º 1
Salvador Pires, f.° de outro e de Maria Rodrigues, foi casado com N... de Brito e 2.ª vez com Mecia Fernandes (ou Mecia-ussú no idioma brasílico que quer dizer Mecia grande) natural de S. Paulo, f.ª de Antonio Fernandes e de Antonia Rodrigues, por esta neta de Antonio Rodrigues e da índia batizada pelo padre Anchieta com o nome de Antonia Rodrigues, a qual foi filha de Piqueroby, maioral de Hururay. Vide Vol. 1.º à pág. 47.
Teve Salvador Pires grandes lavouras mantidas por númerosos trabalhadores que eram índios catequizados sob sua administração. Foi pessoa principal no governo da república e faleceu com testamento em 1592 em S. Paulo na sua fazenda de cultura, situada acima da cachoeira - Patuahy -no rio Tietê com uma légua de terra em quadro. Foi seu testamenteiro e curador de seus f.°s Bartholomeu Bueno de Ribeira, seu genro. Teve:
Cap. 2.º Diogo Pires
Cap. 3.° Amador Pires
Cap. 4.° Domingos Pires.
Cap. 6.° Catharina de Medeiros
Cap. 7.° Anna Pires
Cap. 8.° Izabel Fernandes
Cap. 9.° Salvador Pires de Medeiros
Cap. 10. ° João Pires
Cap. 11.º Custodia Fernandes
Cap. 12.º Antonio Pires.
Beatriz Pires (irmã, por pai, de Salvador Pires de Medeiros Cap. 9.º) foi casada com ... Teve q. d.:
Pág. 6
Diogo Pires casou-se com Izabel de Brito e foi morador em suas culturas em Juqueri. Faleceu em 1650 e teve os 7 f.ºs:
1-2 Salvador Pires § 2.º
1-3 Manoel Pires de Brito § 3.º
1-4 Maria de Brito § 4.º
1-5 Margarida de Brito § 5.º
1-6 Beatriz Pires § 6.º
1-7 Maria de Brito § 7.º
1-1 Francisco Pires de Brito que casou em S. Paulo com Maria Furtado f.ª de Domingos de Góes † em 1662 em Mogi das Cruzes e de Joanna Nunes † em 1645 na mesma vila. Teve q. d.:
Da 1.ª mulher:
3-2 Anna de Lara
3-4 Izabel de Brito
3-5 Francisca de Brito
3-6 Escholastica de Brito
3-7 Ignez de Brito
3-8 Marianna de Lima
3-2 Anna de Lara, † em 1761 em Parnaíba, aí casou em 1711 com Antonio Machado f.º de Francisco Machado e de Antonia da Rocha de Oliveira. Teve q. d.:
3-3 Maria Pires foi casada com João Pires da Rocha.
3-4 Izabel de Brito, † em 1771 em Parnaíba, casou em 1724 nessa vila com Jeronimo Rodrigues da Costa f.º de João Rodrigues da Costa e de Anna dos Reis. Com geração em Freitas.
3-5 Francisca de Brito foi casada com João Antunes Rocha.
3-6 Escholastica de Brito casou em 1731 em Parnaíba com Lourenço de Siqueira de Castilho f.º de outro de igual nome e de Maria Paes, da Cotia. Tit. Quadros. Teve q. d.:
5-2 Leonardo Pires de Camargo casado em 1788 em Santo Amaro com Catharina Maria f.ª de Roque da Silva de Carvalho do n.º precedente.
5-3 Antonio Pires da Silva casado em 1791 em Santo Amaro com Gertrudes de Camargo f.ª de João Manoel Damasceno e de sua 2.ª mulher Filippa de Camargo. Tit. Furtados.
5-4 Raphael Pires de Camargo casado em 1794 em Santo Amaro com Anna Maria f.ª de João Dias Domingues e de Rita Cardoso.
5-5 Ignacia Pires da Silva casada em 1798 em Santo Amaro com Salvador Domingues f.º de Francisco Vaz Domingues e de Theresa Mendes. Tit. Tenorios.
4-3 Ignacio Pires de Camargo casou 1.º com Ignacia Leme da Silva, 2.ª vez em 1780 na Cotia com Luzia Pereira Domingues f.ª de Onofre Pereira da Silva e de Marianna Vaz Domingues. Tit. Tenorios.
Pág. 8
3-8 Marianna de Lima, última
f.ª de 2-1, foi casada com João Vieira Machado f.º de
Manoel Vieira e de Anna Ribeiro Soares. Com geração em Macieis.
§ 2.º
1-2 Salvador Pires, f.º do Cap.
2.º, faleceu solteiro.
§ 3.º
1-3 Manoel Pires de Brito, † em 1677, casou em 1637 em S. Paulo com Catharina Dias f.ª de Paschoal Dias e de Fillipa Rodrigues V. 1.º pág. 32. Teve (C. O. S. Paulo) os seguintes f.ºs:
2-2 Manoel Pires com 30 anos em 1677
2-3 José Alvares
2-4 João Pires
2-5 Maria de Brito (maior)
2-6 Izabel de Brito
2-7 Filippa Rodrigues
2-8 Catharina, com 18 anos
2-9 Marianna com 13 anos em 1677.
1-4 Maria de Brito, f.ª do Cap.
2.º, foi casada com Antonio Bicudo f.º de Antonio Bicudo Carneiro
e de Izabel Rodrigues. Com geração em Tit. Bicudos Cap. 1.º§
1.º
§ 5.º
1-5 Margarida de Brito, f.ª do Cap. 2.º, casou em S. Paulo com Luiz Machado Sande f.º de Manoel Sande de Vasconcellos e de Maria... Faleceu Margarida em avançada idade em 1675 sem geração, sendo seus herdeiros os irmãos. Foi erradamente descrita por Pedro Taques, Tit. Bicudos, como filha de Antonio Bicudo e de Maria de Brito § 4.º precedente. (C. O. S. Paulo).
Pág. 9
§ 6.º
1-6 Beatriz Pires foi casada com Custodio
Nunes Pinto
§ 7.º
1-7 Maria de Brito casou em 1638 em S. Paulo com Manoel de Araujo de Azevedo f.º de Francisco ..... de Araujo e de Maria de Azevedo. Teve, pelo inventário de Margarida de Brito § 5.º supra, os 2 f.ºs que representaram a sua mãe:
2-2 Izabel de Brito, já falecida, que foi casada com Simão Lopes Fernandes, † em 1670, (estando 2.ª vez casado com Luzia de Avila Betencourt) f.º de Manoel Fernandes e de Beatriz Gonçalves. Teve Izabel de Brito os seguintes f.ºs:
3-2 Simão Lopes Fernandes
3-3 Izabel de Brito casada com Simão Nogueira de Pazes. Deixou f.ºs.
3-4 Beatriz Gonçalves em 1670 era viuva de ... e estava morando em Taubaté.
Amador Pires, faleceu solteiro.
Cap. 4.º
Domingos Pires foi casado com ... f.ª
de Francisco Farel e de Beatriz Camacho. Sem geração.
Cap. 5.º
Maria Pires, f.ª de Salvador Pires e 2.ª mulher, casou em 1590 em S. Paulo com Bartholomeu Bueno de Ribeira natural de Sevilha. Com geração no 1.º V. à pág. 418.
Pág. 10
Cap. 6.º
Catharina de Medeiros, † em 1629, foi casada em 1590 (segundo Pedro Taques, que descobriu a escritura de dote outorgada por Mecia Fernandes, irmã de Antonio Fernandes, V. 1.º pág. 47) com Domingos Fernandes; segundo o mesmo Pedro Taques, foi Catharina de Medeiros casada 2.ª vez com Mathias Lopes, natural de Portugal e † em 1651 em S. Paulo, que foi sargento-mor da leva para o descobrimento das minas de prata e esmeraldas, e mamposteiro-mor dos cativos em 1608. Teve Catharina de Medeiros deste 2.º marido os 4 f.ºs seguintes:
1-2 Maria de Medeiros § 2.º
1-3 Mathias Lopes § 3.º
1-4 Zuzarte Lopes § 4.º
1-1 Antonio Lopes de Medeiros foi ouvidor da capitania de S. Vicente e S. Paulo em 1659, e casou em 1642 em S. Paulo com Catharina de Unhatte f.ª de Christovam da Cunha de Unhatte e de Mecia Vaz Cardoso. Tit. Cunhas Gagos. Teve q. d.:
2-2 Catharina de Unhate de Medeiros, segundo o que escreveu Pedro Taques, foi 1.º casada com Sebastião Alves de Figueiredo, que foi morador na ilha de S. Sebastião; entretanto, o testamento de Francisco Alvares da Cunha, f.º deste casal, diz ser f.º do dito Sebastião Alvares e de Izabel de Unhatte; 2.ª vez casou com Ignacio Moreira de Godoy f.º do capitão Gaspar de Godoy Moreira e de sua 1.ª mulher Anna de Alvarenga. Tit. Godoys. Teve q. d.:
Do 1.º marido:
Da 1.ª mulher a f.ª única:
6-2 Bernarda Alvares de Lima casada em 1769 em Itu com Bento Dias de Crasto f.º de Antonio de Crasto Peixoto e de Maria Dias. Tit. Quadros.
6-3 Maria Bicudo de Lima casada em 1775 em Itu com Manoel Gomes de Magalhães f.º de Francisco Ribeiro e de Antonia Leme.
5-5 Filippe Gonçalves Lima, solteiro em 1760.
5-6 Anna de Lima casou em 1737 em Itu com Antonio Nobre Pereira f.º de José Nobre Pereira e de Francisca Homem.
5-7 Rita Cubas, † em 1815 em Porto Feliz, foi casada com Christovam Corrêa de Crasto f.º de João de Crasto Adorno e de Luzia Leme. Com geração em Fernandes Povoadores.
5-8 Maria de Lima casada com Pedro de Almeida Leme f.º de Miguel de Almeida Leme do n.º 5-2 retro. Com geração em Godoys Cap. 6.º § 7.º
5-9 Escholastica Alvares de Lima casou em 1752 em Itu com João Bicudo de Proença f.º de José Ribeiro da Costa e de Maria de Proença. Com geração em Bicudos Cap. 1.º
5-11 Alferes Manoel Alves de Lima
5-12 Antonio Alvares de Lima
5-13 João Baptista
5-14 Joanna de Almeida
5-15 Luzia de Almeida Lima
5-2 Suzana Alvares de Oliveira casada em 1762 em Mogi-mirim com José Bicudo Vaz, natural de Santo Amaro, f.º de Claudio Bicudo de Mendonça e de Maria Pedroso, de Santo Amaro, Tit. Tenorios, aí a geração.
5-4 Angelo Alvares de Figueiredo casado em 1754 em Mogi-mirim com Victoria Maria f.ª de Vicente Adorno e de Anna Ribeiro, n. p. de José Adorno e de Luzia da Assumpção, da ilha de S. Sebastião, n. m. de Francisco Ribeiro e de Catharina do Prado.
3-4 Gaspar de Godoy Moreira casado em 1724 em Itu com Maria de Campos, viúva do capitão-mor Thomé de Lara de Almeida, f.ª de Francisco Cardoso e de Maria Bicudo de Campos. V. 1.º pág. 102.
3-5 Francisco de Godoy que foi carmelita calçado com o nome de frei Francisco de S. José.
3-6 Miguel de Godoy Moreira que casou em 1714 com sua parenta Maria Leite de Araujo f.ª de Antonio Ferraz de Araujo e de Maria Pires. (Cam. Ec. S. Paulo) Com geração em Lemes. Foi morador em Pindamonhangaba, onde sua mulher faleceu em 1748.
3-7 José de Godoy
3-8 Catharina de Unhatte
3-9 Anna Moreira de Godoy foi casada com o mestre de campo Antonio Pires de Avila (Com geração em Pires de Avila).
3-10 Catharina de Godoy de Medeiros, † em 1733 em Mogi das Cruzes, foi casada com Jorge de Candia de Abreu f.º de Sebastião de Candia e de Catharina Pimenta. Com geração no V. 1.º pág. 42.
3-11 Serafina Moreira última f.ª de 2-2.
3-2 Antonio João de Medeiros casou em Cuiabá com Gertrudes de Almeida Campos, natural de Sorocaba, f.ª do capitão-mor Thomé de Lara e Almeida, a qual era viúva do infeliz Lourenço Leme da Silva, perseguido e executado pela justiça pública. Tit. Taques Cap. 3.º § 4.º, 2-15. Com geração em Cuiabá.
2-5 Maria Cardoso que foi casada com
Gaspar da Cunha de Abreu f.º de Antonio da Cunha de Abreu e de Izabel
Silva. Com geração em Furquins.
1-2 Maria de Medeiros casou-se no Rio
de Janeiro com Gonçalo da Costa Ferreira. Com geração
nessa cidade.
§ 3.º
1-3 Sargento-mor Mathias Lopes, f.º do Cap. 6.º, foi casado com Catharina do Prado f.ª de João Gago da Cunha e de Catharina do Prado. Tit. Prados Cap. 5.º § 4.º Teve:
Pág. 15
2-2 Catharina de Medeiros (talvez a mesma do n.º precedente casada 2.ª vez) casou-se com Antonio de Godoy Moreira e Mendonça, de quem foi a 1.ª mulher, f.º de Belchior de Godoy e de Catharina de Mendonça. Com geração em Godoys Cap.1.º § 3.º
2-3 Capitão João Lopes de Medeiros foi casado com Marianna da Luz f.ª de Innocencio Fernandes e de Catharina Cortes, Tit. Pretos. Faleceu em 1686 no seu sítio no bairro chamado Atibaia, e teve, pelo inventário em S. Paulo (C. O. S. Paulo), os 6 f.ºs seguintes:
3-2 Maria do Prado casou-se em 1686 em Nazareth com Sebastião Fernandes Corrêa, natural de S. Paulo, f.º de João Vaz Cardoso e de Anna Ribeiro Rodovalho. Com geração em Toledos Pizas. Cap. 3.º § 5.º
3-3 Catharina Cortes casou-se em 1686 em Nazareth com Francisco Rodrigues do Prado f.º de João Pinheiro Barregam e de Catharina do Prado. Com geração em Tit. Prados Cap. 6.º § 2.º, 2-12, 3-6.
3-4 Marianna da Luz do Prado com 8 anos em 1686, falecida em 1721, foi casada com o capitão-mor Antonio Corrêa de Lemos irmão do capitão José Corrêa de Lemos do n.º 3-1 supra. Com geração em Quadros.
3-5 Mathias Lopes de Medeiros casou-se com Mecia Vaz Cardoso, natural dos Guarulhos, f.ª de João Rodrigues Lopes e de Francisca Cardoso. Tit. Rodrigues Lopes. Teve q. d.:
(1) Pedro Taques confundiu a data do falecimento 1682 com a do casamento.
Pág. 16
4-2 Filippe da Cunha Gago casou-se com Angela da Fonseca f.ª de Lucas da Fonseca Ribeiro e de Maria da Rocha. Teve q. d.:
6-2 Felizardo
6-3 Alexandre Lopes de Moraes casado em 1805 na vila de S. Carlos com Maria Ortiz Bueno f.ª de Antonio Preto Cardoso e de Anna Ortiz de Camargo
6-2 Anna batizada em 1766 em Nazareth.
4-6 Maria da Luz, f.ª de 3-5, casou-se com João da Fonseca Ribeiro, f.º de Lucas da Fonseca Ribeiro e de Maria da Rocha do no. 4-2 retro. Teve q. d.:
5-2 Mecia Vaz Cardoso casada em 1790 em Nazareth com Francisco Paes da Silva falecido em 1800, viúvo de Anna Gonçalves (C. O. Atibaia) Sem geração.
4-2 João Lopes casado em S. Paulo com ...
4-3 ...
1-4 Zuzarte Lopes, falecido em 1635 no sertão dos Patos na casa do principal de Aracambi, onde fez seu testamento, foi casado com Maria de Pontes f.ª de Pedro Nunes e de sua terceira mulher Catharina de Pontes, esta viúva de Salvador de Lima, falecido em 1612 no sertão sob as ordens do capitão Martim Rodrigues Tenorio, e f.ª de Bartholomeu Gonçalves e de Domingas Rodrigues. V. 1.º pág. 25. Deixou Zuzarte Lopes (por nascer) a f.ª única:
3-2 Zuzarte Lopes
3-3 Domingos Furtado de Medeiros
Do 1.º marido:
5-2 José Lopes da Cunha
5-3 Francisco Lopes da Cunha
5-4 Antonio Gonçalves da Cunha
5-5 Maria Gonçalves da Cunha
5-6 Catharina Gonçalves da Cunha
5-7 Joanna Gonçalves da Cunha
5-8 Rita Gonçalves da Cunha
5-9 Paschoa Gonçalves, solteira
6-2 Antonio Pinheiro Cardoso casou-se em 1771 em Santo Amaro com Anna Maria filha de Antonio Bicudo de Brito e de Francisca Vieira da Silva, por esta, neta do capitão Ignacio Vieira Antunes e de Maria da Silva Ferreira. Tit. Bicudos Cap. 1.º § 1.º
Da 1.ª mulher:
7-2 Salvador Gonçalves, batizado em 1766 em Nazareth, casou-se em 1788 nessa freguesia com Gertrudes Maria de Jesus f.ª de Lourenço Rodrigues de Camargo e de Maria de Moraes da Cunha. Tit. Rodrigues Lopes. Teve q. d.:
8-2 Manoela batizada em 1791 em Atibaia.
7-4 Izabel Pinheiro casou-se em 1794 na freguesia supra com Ignacio José de Moraes, natural de Nazareth, f.º de Angelo Munhoz de Pontes e de Maria de Moraes. Tit. Prados. Teve, pelo inventário de Ignacio José de Moraes em 1821 na vila de S. Carlos, os 6 f.ºs seguintes:
8-2 Anna Francisca casada em 1812 na vila supra com Francisco José Villela que faleceu em 1831, e teve (C. O. Campinas) 3 f.ºs:
9-2 Joaquim
9-3 Antonio
8-4 Polycarpo José de Moraes com 21 anos em 1821
8-5 Mariano com 19 anos em 1821
8-6 Gertrudes com 11 anos em 1821.
7-6 José Teixeira de Oliveira casou em 1807 na mesma vila com Gertrudes Theodora de Almeida f.ª de José do Rego de Almeida e de Apollonia Marinha de Jesus.
7-7 Mecia Pinheiro falecida solteira
7-8 Manoel Gonçalves
7-11 Floriano Gonçalves Teixeira casado em 1810 na vila supra com Ignacia de Siqueira f.ª de Angelo Cordeiro do Amaral e de Escholastica Ortiz de Camargo. Tit. Garcias Velhos.
7-12 Maria com 5 anos em 1808.
6-3 Rita Gonçalves da Cunha, já falecida em 1792, casou em 1761 (C. Ec. S. Paulo) com José Pinheiro Cardoso f.º de outro de igual nome e de Messia Corrêa de Oliveira, V. 1.º pág. 87. Com geração.
6-4 Felix Lopes da Cunha, inventariado em 1785 em Atibaia, casou em 1764 em Nazareth com Anna de Godoy Moreira f.ª de José Moreira Cesar e de Catharina de Godoy Moreira. Tit. Garcias Velhos. Teve:
7-2 Antonio Lopes casado com ...
7-4 João Lopes solteiro em 1792.
7-5 Maria Leme de Godoy casada com ...
7-6 Ignacia
7-2 Escholastica Corrêa da Cunha casada com Manoel Pedroso.
7-3 Ignacio falecido solteiro.
6-7 José
6-8 Antonio José Gonçalves, natural de Bragança, casado em 1800 na vila de S. Carlos com sua parenta Caetana Maria do Prado, de Bragança, f.ª de Francisco Pedroso de Lima e de Anna Maria do Prado. Tit. Prados Cap. 4.º § 1.º, 2-2, 3-1.
6-9 Maria da Conceição casada em 1800 em S. Carlos com Antonio Rodrigues de Oliveira, de Nazareth, f.º de Salvador Rodrigues de Pontes e de sua 2.ª mulher Gertrudes Maria. Tit. Prados. Cap. 5.º § 1.º, 2-8.
6-10 Manoel
Pág. 24
6-2 Maria Francisca da Cunha casada com Antonio José Rodrigues f.º de Lourenço Rodrigues de Camargo e de Maria de Moraes da Cunha. Com geração em Rodrigues Lopes.
6-3 Anna Gonçalves casada em 1770 em Atibaia com Alexandre Machado de Carvalho, natural do Porto.
6-4 Alferes José Gonçalves da Cunha casado em 1800 em Bragança com Escholastica Maria f.ª de Francisco de Lima Bueno e de Rosa Domingues. Tit. Prados Cap. 4.º § 1.º Teve 2 f.ºs:
7-2 Joaquim Gonçalves que foi casado com ... Teve:
8-2 Miguel Gonçalves casou com Carolina Domingues, irmã de Francisco Domingues de Oliveira do n.º precedente. Com geração.
8-3 David Gonçalves
8-4 Zefirino Gonçalves †
8-5 ...
8-6 ...
8-7 ...
5-6 Catharina Gonçalves da Cunha casou em 1734 na freguesia de Nazareth com Antonio Bicudo de Siqueira f.º de Luiz Antunes de Siqueira e de Anna Teixeira. Teve q. d.:
Pág.25
7-2 Francisca Maria de Lima casada em 1806 na mesma freguesia com João Pedro Furtado f.º de Antonio Pereira, de Itu, e de Gertrudes Maria, de Parnaíba.
5-8 Rita Gonçalves da Cunha casou com Antonio Corrêa Marques f.º de João Corrêa Marques e de Maria de Miranda Silva; Faleceu em 1792 e foi inventariada em Jundiaí, e seu marido Antonio Corrêa Faleceu na vila de S. Carlos em 1799, estando 2.ª vez casado com Maria Antonia de Jesus. Teve Rita Gonçalves os seguintes f.ºs:
6-2 Francisco Gonçalves da Silva estava ausente em 1799.
6-3 Anna Corrêa (demente) solteira.
6-4 Maria Gertrudes da Silva casou em 1786 na freguesia das Campinas (depois vila de S. Carlos) com Bento Machado de Lima, de Araritaguaba, f.º de Sebastião Machado de Lima e de Rita do Prado. Tit. Campos Cap. 4.º § 6.º, 2-1, 3-4. Com geração aí.
6-5 Izabel Corrêa da Cunha casou em 1781 em Nazareth com Antonio Alvares de Crasto, † em 1814 na vila de S. Carlos, f.º de Ignacio Alvares de Crasto e de Antonia Cardoso. Tit. Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º, 2-4, 3-2, 4-1, 5-1. Teve (C. O. Campinas) 6 f.ºs:
7-2 José Alves ausente no Sul em 1814
7-3 Filippe José de Crasto
7-4 Joaquim Antonio de Oliveira casado em 1816 na vila de S. Carlos com Ursula Maria de Camargo f.ª de Bento Domingues Rocha e de Anna Maria de Camargo.
7-5 Pedro
7-6 Francisco
Da 2.ª mulher:
Da 1.ª mulher:
6-2 Antonio Lopes de Medeiros casado em 1759 em Atibaia com Anna Moreira de Godoy f.ª de Domingos Rodrigues de Góes e de Maria José de Jesus. Teve q. d.:
7-2 Gertrudes Maria de Oliveira casada em 1805 em Bragança com José Domingues de Oliveira f.º de José Machado de Oliveira e de Francisca Franco da Silva.
7-3 Francisco de Oliveira Preto casado em 1796 na freguesia de Jaguari (Bragança) com Anna Nogueira, irmã de Izabel Nogueira do n.º 7-1 supra.
7-4 Izabel de Oliveira casada em 1802 em Bragança com Antonio Domingues de Oliveira, irmão de José Domingues do n.º 7-2 supra.
7-2 João Pinto Cardoso, † em 1821, foi natural da freguesia de Jaguari, e casou em 1789 em Nazareth com Escholastica de Oliveira f.ª do alferes João de Oliveira Leme e de Josepha Alvares, n. p. de Manoel de Oliveira Mattosinhos e de Bernarda de Oliveira, de Mogi das Cruzes. Tit. Lemes. Teve pelo seu inventário (C. O. Atibaia) 10 f.ºs:
8-2 José casado.
8-3 Maria casada com Francisco Machado.
8-4 Antonio com 20 anos em 1821.
8-5 Ignacio
8-6 João
8-7 Leonor
8-8 Delphina
8-9 Camilla
8-10 Antonia Alves de Oliveira casada em 1829 em Atibaia com João Corrêa Arantes f.º do capitão José Corrêa Arantes e de Francisca Rosa, n. p. do capitão Domingos José Duarte Passos e de Escholastica Maria. Tit. Martins Bonilhas Cap. 2.º § 2.º, 2-2, 3-7.
Da 1.ª mulher:
6-2 Escholastica de Medeiros casou em 1763 em Atibaia com Antonio de Siqueira f.º de Francisco de Siqueira e de Maria Gonçalves, n. p. de Francisco de Siqueira e de Magdalena Ribeiro, n. m. de Salvador Gonçalves. Com geração.
6-3 Maria de Sousa casou em 1765 em Atibaia com Vicente Ferreira de Candia f.º de Salvador de Candia Rodrigues e de Joanna Leite Ferreira, n. p. de Sebastião de Candia e de Maria da Cunha. Tit. Vaz Guedes.
6-6 ...
Da 1.ª mulher:
7-2 Manoel batizado em 1764 em Atibaia.
7-3 Joanna batizada em 1767 em Atibaia.
7-2 Bento Gomes casado em 1788 em Atibaia com Manoela Vaz f.ª de Domingos Vaz de Lima e de Marianna do Prado de Siqueira, n.p. de Manoel Vaz de Lima e de Luzia Pedroso, n. m. de João Pinto Guedes e de Sebastiana do Prado. Tit. Alvarengas Cap. 5.º § 1.º, 2-6, 3-1, 4-1, 5-2. Teve q. d.:
8-2 Jacintha Vaz de Lima casada em 1823 em Atibaia com Florentino José da Cruz f.º de Antonio da Cruz e de Joaquina Maria.
8-3 Gertrudes Vaz de Lima casada em 1824 em Atibaia com Mariano Antonio Corrêa f.º de Francisco José de Oliveira e de Ignacia Maria, n. p. de Domingos Pereira de Castilho e de Francisca de Medeiros, n. m. de Francisco Nunes de Moraes e de Catharina Corrêa. Tit. Prados Cap. 6.º § 1.º, 2-1, 3-6
8-4 Senhorinha Vaz de Lima casada em 1824 em Atibaia com Fortunato Tavares f.º de Antonio Tavares da Fonseca e de Magdalena Maria.
8-5 Jacintho Gomes Pinto casado em 1829 em Atibaia com Maria Joaquina de Oliveira f.ª de José Pereira de Oliveira e de Gertrudes Maria de Lima. Tit. Bicudos Cap. 1.º § 1.º 8-6 José batizado em 1791 em Atibaia.
8-7 João batizado em 1793 em Atibaia.
8-8 Manoela batizada em 1797 em Atibaia.
7-4 José, batizado em 1764 em Atibaia.
7-5 Anna, batizada em 1772 em Atibaia.
7-6 João, batizado em 1774 em Atibaia.
7-7 Izabel Pinto casada com José Lopes de Lima. Com geração.
6-3 Maria Lopes casada em 1761 em Nazareth com Ignacio da Fonseca Ribeiro f.º de Antonio Machado Leme do n.º 6-1 supra.
6-4 Marianna Lopes de Siqueira foi casada com José Nunes Pinheiro f.º de Matheus Pinheiro do Prado e de Izabel Nunes de Siqueira. Com geração em Prados supra.
6-5 Pedro Lopes casou em 1773 em Nazareth com Anna Cardoso f.ª de José Machado e de Maria Cardoso.
6-6 João Lopes da Silva casou em 1771 em Nazareth com Escholastica Maria da Silva f.ª de José de Azevedo Vieira e de Maria Telles de Menezes. Tit. Prados Cap. 6.º § 2.º supra. Teve q. d.:
7-2 Gertrudes Maria, natural de Santa Anna de Sapucaí, casou em 1800 em Camandocaia com Custodio Fernandes f.º de Antonio Fernandes, natural da vila de Monção, Braga, e de Rita Cardoso, de Mogi das Cruzes.
6-2 Pedro Lopes de Moraes casou com Maria Cardoso de Almeida f.ª de Antonio de Sousa de Almeida e de Agueda Cardoso. Teve q. d.:
7-2 Francisca Cardoso casada em 1795 na mesma freguesia com José de Oliveira Preto f.º de Antonio de Lima de Siqueira e de Francisca de Siqueira Cardoso.
7-3 Maria Cardoso casada em 1796 na mesma freguesia com Manoel Joaquim de Moraes f.º de Bento de Siqueira Cardoso e de Maria do Prado de Moraes.
5-7 Anna batizada em 1706 em Nazareth.
4-4 Catharina de Medeiros que foi casada com Manoel de Pontes Oliveira f.º de Antonio Forão de Pontes e de Anna de Oliveira. Com geração em Pretos Cap. 5.º § 3.º, 2-1, 3-6
4-5 Salvador Lopes de Medeiros, f.º de 3-1, foi casado com Josepha Corrêa de Oliveira f.ª de Francisco Corrêa de Oliveira e de Luzia de Orens Palha. Tit. Macieis Cap. 4.º § 1.º n.º 2-1, 3-1. Faleceu Salvador Lopes em 1756 no bairro da Cachoeira, Nazareth, e teve (C. O. S. Paulo) os 9 f.ºs:
5-2 Felix Corrêa de Oliveira, † em 1800, que casou em 1764 em Atibaia com Joanna Bueno de Camargo, viúva de Manoel da Costa Vieira, f.ª de Pedro de Camargo Pimentel e de Leonor da Rocha. Com geração no 1.º V. à pág. 329.
5-3 Francisco Lopes Corrêa que foi morador na freguesia de Camandocaia (hoje cidade de Jaguari, sul de Minas), casou em 1756 em Atibaia com Maria Francisca Leal f.ª de Francisco Ribeiro Leal e de Catharina Franco de Almeida. Com geração no 1.º V. à pág. 442.
5-4 Escholastica Corrêa de Oliveira, † em 1794 em Atibaia, aí casou a 1.ª vez com Antonio Franco de Brito, † em 1754, f.º de Manoel Franco de Brito e de Maria da Rocha do Canto, em Tit. Pretos; 2.ª vez casou com Eschollastica Corrêa com Jeronimo da Rocha de Camargo. Sem geração deste, porém, teve do 1.º: (C. O. Atibaia)
7-2 Maria Gertrudes do Carmo que foi 1.º casada com o capitão Manoel Barbosa de Lima e de Apollonia Maria do Pillar e Vasconcellos, em Tit. Siqueiras Mendonças; 2.ª vez em 1810 em Atibaia com o ajudante Antonio Teixeira Bastos, natural de Portugal. Com geração do 1.º marido: são ascendentes dos Barbosas da Cunha, de Atibaia.
7-3 Anna Rodrigues da Conceição, casou em 1804 em Atibaia com João Baptista Tavares, natural de Portugal, e teve q. d.:
9-2 Fabricia, † em Itapira
9-3 Carolina casada com José Pereira da Silva, viúvo de ...
9-4 Flóra, † solteira
9-5 Francisca casada com...
9-6 Francisco Octaviano de Vasconcellos Tavares, fazendeiro no municipio de Itapira, casado com Anna Izabel Pereira, irmã de José Pereira da Silva do n.º 3-9. Tem 2 f.ªs.:
8-3 Manoel Baptista Tavares, já †, casou em 1840 em Bragança com Maria Leopoldina f.ª de Luiz Alvares da Cruz e de Maria Joaquina da Piedade. Teve:
9-2 Maria Salomé ou Carolina Tavares que foi casada 1.º com Candido Rocha e 2.ª vez com o capitão Porfírio Franco Bueno de Aguiar. Com geração de ambos.
9-3 Hypolito Cassiano Tavares
9-4 Augusto Baptista Tavares
7-5 Gertrudes Maria do Patrocínio casada em 1819 em Atibaia com José Rodrigues Bueno, viúvo de Anna Joaquina de Oliveira, f.º de Bartholomeu Bueno de Azevedo e de Anna Rodrigues Fortes, sua 1.ª mulher. 1.º V. à pág. 395. Teve q. d.:
8-2 Maria das Dores casada com Antonio José Caetano f.º de José Caetano Vilas Boas, natural de Portugal. Foram moradores em Santo Antonio da Cachoeira. Teve:
9-2 João Baptista Franco, tenente coronel, casado com sua sobrinha f.ª de Luiz Antonio Gonçalves e de 9-7 abaixo.
9-3 Joaquim Antonio Baptista casado com...
9-4 Anna Leopoldina Franco foi casada com Candido Mathias.
9-5 Gertrudes Theodora Franco foi casada com José Joaquim Gonçalves de Oliveira f.º do professor Joaquim Gonçalves de Oliveira V. 1.º pág. 529.
9-6 Maria da Conceição casada com Joaquim José da Silveira Campos (o Juca Felizardo).
9-7 .... que foi casada com Luiz Antonio Gonçalves V. 1.º pág. 528.
7-7 José
7-8 Manoel José Rodrigues, último f.º de 6-1, casou em 1820 em Atibaia com Maria Polycarpa Franco f.ª do capitão-mor José de Siqueira Franco e de Francisca Margarida Pedroso. Teve q. d.:
Da 1.ª mulher:
7-2 Antonio Franco casado e morador em Mogi-mirim
7-3 Maria Joaquina casada com Claudio Domingues dos Santos. Teve (C. O. Campinas):
8-2 José Ignacio.
7-6 Joanna Bueno de Camargo casada em 1808 na mesma vila com João de Brito Leme, viúvo de Maria Pedroso.
7-7 Anna Joaquina da Luz casada em 1812 na mesma vila com José de Almeida Pires, viúvo de Izabel Monteiro.
7-8 Ignacia Bueno de Camargo casada em 1804 na mesma vila com Francisco da Silva Leme, † em 1851 em S. Carlos, natural de S. João de El-Rei, f.º de José da Silva Leme e de Maria Ferreira. Teve: (C. O. Campinas).
8-2 Vicente da Silva de Camargo, casado em 1825 em S. Carlos com Gertrudes Balduina f.ª de Bento Ortiz do Amaral e de Theresa Francisca; foi morador em Jundiaí.
8-3 João, solteiro em 1831
8-5 Francisca
8-6 Balthazar
8-7 Anna
8-8 Maria
8-9 Pedro
8-10 Benedicto
7-10 Vicencia solteira em 1817
6-4 Izabel (demente).
6-6 Bento de Oliveira Cardoso casado com ...
6-7 José com 30 anos (demente)
5-6 Bento Lopes Corrêa, já falecido em 1774, foi casado em 1745 em Atibaia com Rita Bueno de Camargo f.ª de Pedro de Amores de Camargo e de Izabel Bueno de Moraes. Tit. Siqueiras Mendonças Cap. 7.º § 1.º Teve:
6-2 Rosa Bueno de Oliveira casada em 1774 em Atibaia com Lourenço Rodrigues de Siqueira f.º de Gonçalo Rodrigues e de Rosa Vieira Sardinha. Teve q. d.:
8-3 Manoela Emilia da Conceição casada em 1824 em Bragança com Luiz de Sousa Pinto, irmão de Ignacio de Sousa de Oliveira do n.º precedente.
8-4 Christina Maria do Sacramento casada em 1820 em Bragança com José Pedroso Leme de Moraes f.º de José Pedro de Moraes e de Anna Leme da Silva. Tit. Moraes Cap. 1.º § 2.º, 2-5, 3-12, 4-9. Com geração.
8-5 Francisco
8-6 José
8-7 José do Espirito Santo
8-8 Emerenciana Emilia casada em 1837 em Bragança com José Camillo Ramalho f.º de Camillo José Ramalho e de Maria Leme da Silva. Tit. Moraes supra.
8-9 Gertrudes
8-10 Eduarda
8-11 Jacintha
8-12 Anna.
5-8 Maria Magdalena Corrêa, já †, foi casada com o capitão Antonio Alvares Cardoso, f.º do capitão do mesmo nome e de Anna de Ribeira Bueno, V. 1.º pág. 462; aí a geração.
5-9 Ignacio Corrêa de Oliveira, falecido em 1774, e inventariado em Atibaia. Sem geração. Foram herdeiros os seus irmãos supra.
5-2 Catharina Bicudo que se casou em 1737 com João da Cunha Maciel f.º de outro de igual nome e de Maria de Sousa Carneiro. Tit. Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º, 2-4, 3-2, 4-1.
5-3 José Bicudo Preto casou-se com Antonia Pinheiro Cardoso f.ª de Francisco Pinheiro e de Joanna da Cunha de Siqueira, com geração no 1.º V. pág. 91.
5-4 Manoel Bicudo Preto
5-5 Juliana Bicudo casada com Verissimo Gonçalves de Godoy f.º de Salvador Gonçalves Murzillo e 2.ª mulher Domingas Moreira. Tit. Godoys Cap. 1.º § 4.º Com geração
3-3 Domingos Furtado de Medeiros, falecido
em 1725 em S. Paulo, casado com Maria Affonso de Arzam f.ª de Manoel
Rodrigues de Arzam e de Maria Affonso de Azevedo. Com geração
em Tit. Arzam Cap. 2.º § 8.º
Cap. 7.º
Anna Pires de Medeiros, falecida em 1668 com testamento em S. Paulo, (diz Taques) foi 1.º casada com Antonio Bicudo f.º de Vicente Bicudo e de Anna Luiz, em Tit.Bicudos(1); segunda vez casou-se em 1620 com Francisco de Siqueira, natural da vila de Caminha.
____________________
(1) Há confusão em Pedro Taques quanto a este 1.º casamento, pois a casada com Antonio Bicudo foi a sobrinha desta do mesmo nome, f.ª de Salvador Pires e de Ignez Monteiro. Cap. 9.º.
Pág. 41
Este Francisco de Siqueira, segundo se vê de uns autos de dispensa de parentesco de afinidade requeridos por Manoel Garcia, viúvo de Anna Pires n.º 3-3 adiante, para casar-se com Helena Rodrigues f.ª de Sebastião Gil, o moço, neta de Sebastião Gil, o velho, era irmão deste último; pelo que o parentesco foi classificado no 3.º grau de direito canônico. É verdade que entre a dita Anna Pires e Helena Rodrigues havia parentesco de consangüinidade no 3.º grau por outra linha; pois que Helena Dias, mãe de Anna Pires, era f.ª de Francisco Dias e de Custodia Gonçalves, e n. p. do leigo jesuíta Pedro Dias e de Antonia Gomes da Silva, como se vê no § 1.º seguinte; e Feliciana Dias, avó paterna de Helena Rodrigues, era irmã de Francisco Dias, e f.ª também do mesmo leigo jesuíta Pedro Dias e de Antonia Gomes como se vê em Tit. Dias. Entretanto não foi este o parentesco alegado como impedimento e sim o 1.º mencionado. Esta relação de parentesco entre Francisco de Siqueira, o velho, e Sebastião Gil, o velho, justifica o apelido de Siqueira tomado pelos descendentes deste último.
Anna Pires teve de Francisco Siqueira 5 f.ºs:
1-2 Antonio de Siqueira § 2.º
1-3 Mecia de Siqueira § 3.º
1-4 Maria de Siqueira § 4.º
1-5 Anna Maria de Siqueira § 5.º
1-1 Francisco Pires de Siqueira, foi cidadão de S. Paulo e ocupou os cargos da república. Faleceu em 1671 com testamento, e casou-se em 1640 em S. Paulo com Helena Dias f.ª de Francisco Dias e de Custodia Gonçalves, n. p. do leigo jesuíta Pedro Dias (que foi desligado dos votos por Santo Ignacio de Loyola para casar-se a 1.ª vez com Maria da Grã, 2.ª f.ª do cacique Tebiriçá) e de sua 2.ª mulher Antonia Gomes da Silva, f.ª de Pedro Gomes e de Maria Affonso, V. 1.º pág. 9, n. m. de ..... Gonçalves Penedo e de Helena Gonçalves. Tit. Dias Cap. 4.º § 7.º Teve 3 f.ºs:
"Este paulista penetrou com sua tropa o sertão em 1692 até a cidade do Maranhão, e nas aldeias dos índios católicos daquele Estado fez varias extorsões, cujos impulsos se não atreveu a castigar o governador e deles deu conta ao rei D. Pedro II"
O capitão-mor Francisco Dias faleceu na Bahia para onde se recolheu depois da guerra e conquista dos bárbaros gentios do Rio Grande e Sicará, de que foi capitão João Amaro Maciel, e mestre de campo governador o tenente-general Mathias Cardoso de Almeida em Tit. Prados Cap. 6.º § 3.º, 2-3, e deixou nessa cidade um grande cabedal que se apurou pelo juízo dos ausentes, e se remeteu a Lisboa ao tribunal da mesa de consciência e ordens. Teve f.ª única natural de S. Paulo:
(1) Betimk, escreveu Pedro Taques; nós escrevemos Betting (palavra que está hoje corrompida em Betim) pois assim vimos escrita em autos antigos a assinatura de Geraldo Betting, progenitor desta família.
Pág. 43
2-3 Anna Pires foi 1.ª mulher
de Manoel Garcia Velho, que 2.ª vez casou em 1673 em Taubaté
com Helena Rodrigues, parenta de sua 1.ª mulher, e 3.ª vez com
Maria Fragoso f.ª do capitão Sebastião de Freitas. Foi
Manoel Garcia Velho f.º de outro de igual nome e de Maria Moniz da
Costa (Cam. Ec. de S. Paulo) Tit. Garcias Velhos Cap. 9.º § 1.º,
2-7, 3-5.
1-2 Antonio de Siqueira, f.º do Cap. 7.º, casou em 1630 em S. Paulo com Maria Affonso f.ª de Paschoal Dias e de Filippa Rodrigues. V. 1.º pág. 31. Faleceu em 1648 em S. Paulo e teve 8 f.ºs:
2-2 Maria de Siqueira
2-3 João Pires Affonso
2-4 Francisco
2-5 Antonio de Siqueira Affonso, † solteiro em 1675
2-6 Sebastião de Siqueira foi o 1.º marido de Maria Ribeiro Antunes f.ª de Estevão Ribeiro Bayam governador da guerra do sertão da Bahia, e de Maria Antunes. Tit. Macieis. Teve o f.º único:
2-8 Salvador
1-3 Mecia de Siqueira, † em 1648 em S. Paulo, foi casada com Pedro Vidal, natural de S. Paulo, f.º de Alonso Peres Calhamares, natural de Castela, e de Maria Affonso. V. 1.º pág. 12. Teve (C. O. S. Paulo) 8 f.ºs:
2-2 Joanna de Siqueira
2-3 Maria de Siqueira
2-4 Alonso Peres Vidal de Siqueira
2-5 João Vidal
2-6 Pedro Vidal
2-8 Manoel de Siqueira
Do 1.º marido:
3-2 Margarida
3-3 Francisco Baldaya que foi casado com Izabel Tavares da Silva. Teve q. d.:
5-2 João de Araujo Chaves (demente) † solteiro em 1759 em Atibaia.
5-3 Ignacio de Araujo Chaves, † em 1788 em Atibaia, onde foi casado com Theresa Ribeiro de Macedo, † em 1783 na mesma vila. Teve (C. O. Atibaia) os 7 f.ºs:
7-2 Ursula com 23 anos (demente).
7-3 Leonor de Araujo casada com Manoel Antonio.
7-4 Victorino
7-5 Joaquim
7-6 Marcellino
7-7 Aleixo
7-8 Modesto
7-9 Christina
6-4 Maria Pires Cardoso estava casada com...
6-5 Rita Pires Cardoso casou em 1796 em Atibaia com José Antonio da Silva, viúvo de Ursula Maria da Conceição, f.º de Henrique Delgado e de Maria Leme, de Mogi das Cruzes, Teve geração.
6-6 Anna Pires Cardoso com 23 anos solteira em 1788.
7-2 Manoel da Silva Bueno casado em 1797 em Atibaia com Esmeria Cardoso de Oliveira f.ª de João Cardoso de Oliveira e de Anna de Sousa de Moraes. Tit. Freitas Cap. 6.º § 3.º, 2-3, 3-1, 4-3. Teve q. d.:
8-2 Maria das Dores casada em 1835 em Atibaia com seu parente José da Silva Bueno f.º 7-5 adiante.
8-3 José Pereira Bueno casado em 1835 em Atibaia com Maria Francisca f.ª de Adriano Luiz Fernandes e de Anna Francisca.
8-4 Manoel da Silva Bueno casado em 1824 em Atibaia com Maria Izabel Cardoso f.ª de Francisco Rodrigues Leme e de Izabel da Silveira Cardoso; neste Tit. Cap. 10.º § 2.º
7-5 Joaquim da Silva Bueno, viúvo de Manoela de Jesus, deixou geração.
7-6 Anna Rosa da Silva casou em 1797 em Atibaia com Anastacio Alves de Moraes f.º de João Cardoso de Oliveira e de Anna de Sousa do n.º 7-2 supra. Com geração. Tit. Freitas Cap. 6.º § 3.º.
7-7 Maria Gabriella da Silva casou em 1806 em Atibaia com Marcellino de Godoy Bueno f.º de Manoel Cardoso de Oliveira e de Antonia de Godoy Bueno. Tit. Pretos Cap. 5.º § 3.º. Teve q. d.: