Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol VII - Pág. 224 a 258
Tit. Fernandes Povoadores
Pág. 224
Manoel Fernandes Ramos, natural de Moura, Portugal, veio à capitania de S. Vicente na 2.ª parte do século 16.º e ali casou com Suzanna Dias, f.ª de Lopo Dias e de Beatriz Dias, por esta, neta de Martim Affonso Tibiriçá, régulo de Piratininga (1). Exerceu Manoel Fernandes Ramos os cargos do governo de S. Paulo até o fim do século 16.º. Fundada a povoação de Parnaíba pelos anos de 1580 (cuja primitiva capela foi levantada sob a invocação de Santo Antonio numa ilha do rio Anhembi ou Tietê, e mais tarde mudada para a colina e construída sob a invocação de Santa Anna) por André Fernandes, segundo uns, por Manoel Fernandes Ramos com o concurso de sua mulher e filhos, segundo outros, passou Suzanna Dias a residir nessa povoação onde vivia no princípio do século 17.º com seus filhos.
O nome Parnaíba, segundo se vê no livro do Tombo dessa vila, vem de perna-aïva ou perna feridenta: a de um homem que foi um dos primeiros moradores desse lugar. Em 1625 foi elevada essa povoação a vila, e até data muito recente ainda existia um dos primeiros livros de notas de tabelião datado de 1629, em que estavam registradas muitas procurações passadas por diversas pessoas, então ali residentes, principalmente pelos membros da família Fernandes.
Falecendo Manoel Fernandes Ramos passou Suzanna Dias a 2.ª núpcias com Melchior da Costa, viúvo de Izabel Rodrigues, falecido com testamento em 1625 em Parnaíba, e Suzanna Dias sobreviveu a ambos os maridos, vindo a falecer em 1634 nessa vila deixando somente do 1.º marido 13 f.ºs., dos quais conseguimos descobrir os 8 seguintes:
Cap. 2.º Capitão Balthazar Fernandes
Cap. 3.º Capitão Domingos Fernandes
Cap. 4.º Pedro Fernandes
Cap. 5.º Custódia Dias
Cap. 6.º Benta Dias
Cap.7.º Angela Fernandes
Cap. 8.º Izabel Fernandes
(1) No V. 1.º, pág. 34, escrevemos filiação diversa; novos documentos que publicaremos na adenda no último Volume justificam a alteração que aqui fazemos.
Pág. 225
Cap. 1.º
Capitão André Fernandes fez entradas no sertão para descobrir metais acompanhado de seus índios; foi proprietário de grande extensão de terras, compreendendo, segundo escreveu Azevedo Marques, as terras de Itú, S. Roque e Sorocaba, porém o seu domínio continuou em Parnaíba, sendo que as de Itú ficaram na posse do capitão Domingos Fernandes e seus descendentes, e as de Sorocaba na do capitão Balthazar Fernandes. Foi o capitão André Fernandes casado com Antonia de Oliveira, viúva 1.ª vez de Antonio Xavier (ou Chaveiro), e 2.ª vez de Diogo de Lara, f.ª de Antonio de Oliveira Gago e de Izabel Gonçalves, n. p. do 1.º capitão-mor governador loco-tenente da capitania de S. Vicente em 1538, Antonio de Oliveira, cavaleiro fidalgo da casa real e de Genebra Leitão. Tit. Oliveiras. Faleceu o capitão André Fernandes com testamento em 1641 com a idade de 63 anos, e sua mulher em 1632 com testamento em Parnaíba. Teve (C. O. de S. Paulo) f.º único legítimo:
1-3 Margarida Fernandes § 3.º
1-4 Sebastiana Fernandes § 4.º
1-5 Maria Fernandes § 5.º
1-6 Jorge Fernandes § 6.º
1-7 Pedro Fernandes § 7.º
1-1 Padre Francisco Fernandes de Oliveira
§ 2.º
1-2 Catharina Dias estava casada em 1632 com Alberto Lobo, e teve:
Pág. 226
2-2 Pachoa Lobo de Oliveira foi casada com Sebastião Soares, falecido em 1650, e teve:
3-2 Catharina
3-3 Maria
1-3 Margarida Fernandes foi casada com Sebastião (ou Salvador) Soares.
§ 4.º
1-4 Sebastiana Fernandes foi casada com Pedro Alvares Moreira Cabral f.º do capitão Pedro Alvares Cabral e de Suzanna Moreira. Com geração em Tit. Garcias Velhos.
§ 5.º
1-5 Maria Fernandes foi 1.º casada com Jeronimo da Silva, e 2.ª vez com Manoel Correa, como consta do livro de notas já mencionado, em que se lê a escritura de doação feita em Parnaíba em 1657 pelo capitão André Fernandes a esta sua f.ª.
§ 6.º
1-6 Jorge Fernandes, faleceu em 1685 em Itú e foi casado com Maria Ribeiro. Teve q. d.:
1-7 Pedro Fernandes.
Cap. 2.º
Capitão Balthazar Fernandes foi o fundador de Sorocaba. Em 1645, saindo de Parnaíba com alguns de seus genros, fundou nesse lugar a capela de N. Senhora da Ponte de Sorocaba, sendo a povoação elevada à categoria de vila em 1661. Essa capela foi doada por Balthazar Fernandes, por escritura pública lavrada em 1660 em Parnaíba, aos frades de S. Bento juntamente com uma parte de terras e com a terça do doador, sob a condição de rezarem os frades uma missa cada mês.
Pág. 227
O 1.º inventário que se fez na vila de Sorocaba foi em 1661 o de Gabriel Ponce de Leon casado com Custodia Dias f.ª de André Fernandes (C. O. de Sorocaba).
Foi o capitão Balthazar Fernandes 1.º casado com Maria de Zunega, natural da Vila Rica do Paraguai, f.ª de Bartholmeu de Torales e de Violante de Zunega, da mesma Vila Rica. Era Maria de Zunega irmã de Bartholomeu de Torales que casou em 1636 em S. Paulo com Izabel de Góes f.ª do cavaleiro Antonio Raposo e de Izabel de Góes. Segunda vez casou o capitão Balthazar Fernandes com Izabel de Proença, que fez seu testamento em 1648 em Parnaíba e foi inventariada em 1654 (C. O. de S. Paulo) no qual testamento declarou ser f.ª de João de Abreu e de Izabel de Proença, e deixou 12 f.ºs. V. 6.º pág. 180. Cumpre notar que Pedro Taques e Azevedo Marques escreveram erroneamente ser esta 2.ª mulher do capitão Balthazar Fernandes f.ª única de Antonio Castanho da Silva e de Felippa Gago, quando é certo que a f.ª de Antonio Castanho casou com Paulo de Anhaya f.º de outro do mesmo nome e de Maria Coelho. V. 4.º pág. 405. Teve o capitão Balthazar Fernandes:
Da 1.ª mulher Maria de Zunega:
1-3 Maria de Proença § 3.º
1-4 Izabel de Proença § 4.º
1-5 Potencia de Abreu § 5.º
1-6 Anna de Proença § 6.º
1-7 Cecilia de Abreu § 7.º
1-8 Custodia Dias § 8.º
1-9 Marianna de Proença § 9.º
1-10 Veronica de Proença § 10.º
1-11 Manoel Fernandes de Abreu § 11.º
1-12 Luiz Fernandes de Abreu § 12.º
1-13 Antonio Fernandes de Abreu § 13.º
1-1 Maria de Torales foi casada com Gabriel Ponce de Leon, que já era falecido em 1723,
Pág. 228
natural da Cidade Real de Guayra — província do Paraguai, f.º de Barnabé de Contreras e de Violante de Gusman. Este Gabriel Ponce de Leon, ilustre cavalheiro da província do Paraguai, dali veio por terra a S. Paulo juntamente com outros fidalgos seus parentes, que foram: 1.º Bartholomeu de Torales e sua irmã, Maria de Zunega já mencionados neste Cap. 2.º; 2.º o irmão (de Gabriel Ponce) Barnabé de Contreras y Leon com sua mulher Beatriz de Espinoza e sua f.ª Violante de Gusman, a qual casou em 1637 em S. Paulo com Domingos do Prado f.º de Martim do Prado e de Paula de Fontes; 3.º Anna Rodrigues Cabral, natural da cidade de Guayra, falecida em 1634 com testamento, f.ª de Antonio Rodrigues Cabral e de Joanna de Escobar, e que foi casada com Bartholomeu de Torales. Nesse trajeto demoraram algum tempo estas famílias na campanha da Vacaria, passando dali a S. Paulo pelos anos de 1630 a 1634, dando lugar a que se desconfiasse que essa transmigração fosse motivada por algum crime de lesa-majestade. (Pedro Taques - Nobil-Paulistana). Faleceu Gabriel Ponce de Leon em 1655 em S. Paulo e teve: (C. O. de S. Paulo):
Da 1.ª mulher:
4-2 André de Zunega casado em 1713 em Sorocaba com Leonor Rodrigues f.ª de Estevão Sanches de Oliveira e de Anna Rodrigues do Prado. Foram pais de:
4-2 André da Veiga Ponce foi casado com Izabel Ribeiro f.ª de Estevão Sanches e de Clara Domingues. Teve q. d.:
5-2 Joaquim Ponce de Oliveira casado em 1772 na freguesia supra com Maria Francisca da Cruz f.ª de Francisco Xavier de Salles e de Maria de Anhaia Lobo. V. 2.º pág. 261 onde foi omitida a f.ª Maria da Cruz.
5-3 Escholastica de Jesus casada em 1772 em Araritaguaba com Martinho Leme do Prado, de Araçariguama, f.º de José Leme do Prado, de Jacareí e de Izabel de Proença de Pontes, de Parnaíba.
5-4 Pedro José Ponce casado em 1781 em Araritaguaba com Escholastica Maria f.ª de Francisco Xavier de Salles do n.º 5-2 supra. Teve q. d.:
4-7 Apollonia da Veiga casou em 1723 em Itú com André Dias de Almeida f.º de Manoel Dias Adorno e de Catharina de Almeida, da ilha de S. Sebastião, e teve q. d.:
5-2 Maria Theresa de Almeida.
5-3 José Ponce de Leon.
Pág. 231
7-2 João da Cruz Leite casou em 1834 na vila de S. Carlos com sua sobrinha Theodora Leite de Camargo f.ª de Antonio Teixeira de Camargo e de Anna Rufina de Almeida n.º 7-4 adiante. Teve:
8-2 Francisco Antonio Martins casou 1.º com sua sobrinha Anna Francisca f.ª de Salvador Correa de Toledo e de Francisca de Almeida Leite n.º 8-1 supra; 2.ª vez com Izabel de Campos Leite f.ª do mesmo Salvador Correa de Toledo e de sua 2.ª mulher Maria de Campos Leite. V. 5.º pág. 529. Teve da 1.ª mulher:
8-4 Theodora de Almeida Leite viúva de seu primo Antonio Martins Bonilha, irmão de Salvador Martins do n.º 8-3 supra. Sem geração.
8-5 Gertrudes de Almeida Leite casada 1.º com seu primo Francisco Martins Bonilha irmão dos precedentes;
8-6 Antonio José de Almeida falecido solteiro.
8-7 Rita de Almeida, já falecida, foi casada com seu primo o doutor Francisco Izidoro de Almeida f.º de Francisco Izidoro de Almeida n.º 7-5 adiante. Sem geração.
8-8 João Paulo da Cruz Leite, já falecido, foi casado com sua prima Gertrudes de Camargo f.ª do capitão José Ignacio de Camargo Penteado e de Theodora de Almeida Leite do n.º 8-5 retro. Com geração.
8-9 Sabino Antonio de Camargo, falecido, foi casado com Maria da Gloria Camargo irmã por pai de Gertrudes do n.º precedente. Com geração.
8-10 Maria de Almeida Leite casou com seu primo Theodoro Leite de Almeida, irmão de Gertrudes do n.º 8-8 supra. Com geração.
8-11 José, já falecido, foi casado sua prima Izabel Teixeira Pinto. Sem geração.
8-12 Joaquim Roberto de Almeida Leite, falecido, foi 1.º casado com Presciliana Ferraz de Arruda, f.ª do capitão José Ignacio de Camargo Penteado e 2.ª mulher Maria Ferraz de Arruda. V. 1.º pág. 246; 2.ª vez com sua prima Rita Teixeira Pinto. Com geração.
8-13 Izabel faleceu solteira.
8-14 Antonio faleceu solteiro.
7-4 Anna Rufina de Almeida casou-se em 1814 na mesma vila com seu parente Antonio Teixeira de Camargo f.º do capitão Felippe Nery Teixeira e de Maria Leite de Camargo. Com geração no V. 6.º pág. 398.
8-2 Gabrielina Martins do Amaral casou-se com Vicente Ferrer do Amaral f.º de João Evangelista do Amaral e de Gertrudes do Amaral Campos. V. 6.º pág. 129. Com geração.
8-3 Gertrudes Martins Bonilha casou-se com Antonio Ferraz de Arruda, de S. Carlos do Pinhal. Com geração.
8-4 Antonio Izidoro de Almeida foi voluntário da pátria na campanha do Paraguai e faleceu solteiro.
8-5 Theodora Martins casada com o professor normalista Augusto Castanho. Com geração.
8-6 Augusta Innocencia, falecida, foi casada com João de Almeida Leite. Com geração.
8-7 Branca Elidia casada com Julio Cesar Castanho. Com geração em Capivari.
7-7 Theodora de Almeida Leite casou-se em 1836 em Porto Feliz com José Ignacio de Camargo Penteado, da vila de S. Carlos (mais tarde cidade de Campinas) f.º do capitão do mesmo nome e de Gertrudes Soares do Amaral. Com geração no V. 1.º pág. 245.
7-2 Francisca Leite de Almeida casada em 1817 em Porto Feliz com Amaro José da Silva, natural da Ilha Graciosa, f.º de Manoel José Espindola e de Francisca Rosa.
6-5 Francisca Leite de Miranda casou-se em 1790 em Araritaguaba com o tenente, mais tarde sargento-mor, Joaquim Antonio de Oliveira f.º de Felix Antonio de Oliveira e de Domingas Maria de Oliveira. V. 5.º pág. 229, ali a geração.
6-6 Gertrudes de Almeida Leite f.ª de 5-1 casou-se em 1794 em Araritaguaba com José Gonçalves Cesar, natural de Atibaia, f.º de Diogo Gonçalves Moreira e de Branca Correa de Oliveira. Tit. Garcias Velhos.
8-2 Gertrudes Pereira casada em 1832 em Porto Feliz com Luiz Antonio Soares f.º de Boaventura ... e de Anna Soares.
8-3 João Ponce de Aguiar.
8-4 Antonio Pereira de Aguiar.
8-5 ... que casou com Mathias de Padua Mello, pais de:
7-3 Manoel Pereira
7-4 Joaquim Pereira
7-5 André Pereira
7-6 Maria
7-7 Anna Francisca casou-se em 1819 em Porto Feliz com Zaccharias Pinheiro de Aguiar f.º de Manoel João Pinheiro Aranha e de Maria Leite de Aguiar. V. 5.º pág. 250.
7-8 Joanna, última f.ª de 6-1 retro.
Pág. 236
3-4 Maria Riquelme de Gusman casou-se em 1684 em Sorocaba com o capitão Jeronimo Ferraz de Araujo f.º de Manoel Ferraz de Araujo e de Veronica Dias Leite, moradores na Cotia. Com geração no V. 2.º pág. 551.
Cumpre observar que Pedro Taques errou no apelido e filiação desta n.º 3-4, pois a mencionou com o nome de — Maria de Zunega Raquel de Gusman, quando o apelido Riquelme está muito claro no assento do casamento em Sorocaba; e a faz irmã do capitão André de Zunega n.º 2-1 quando, pelo citado assento, é f.ª de 2-1.
3-5 Cecilia de Abreu.
3-6 Luzia de Abreu, f.ª de 2-1, foi primeiro casada em 1686 em Sorocaba com Thomé Moreira Cabral f.º do coronel Paschoal Moreira Cabral e de Marianna Leme, Tit. Garcias Velhos; casou-se segunda vez em 1700 na mesma vila com João Luiz do Passo f.º de Amaro Vicente e de Anna Luiz, Tit. Domingues.
3-7 Suzanna Dias casou-se em 1686 em Sorocaba com Braz Moreira Cabral, irmão de Thomé Moreira do n.º 3-6 precedente. Com geração.
2-3 Gabriel Ponce de Leon cremos ter sido o que faleceu em 1661 em Sorocaba casado com Custodia Dias f.ª de André Fernandes. Se é teve (C. O. de Sorocaba) a f.ª:
3-2 Antonio de Oliveira Falcão.
3-3 Anna Maria de Torales.
3-4 Catharina Rodrigues.
3-5 Bartholomeu de Zunega.
3-6 Manoel de Oliveira Falcão.
3-7 André de Zunega.
3-8 João de Oliveira Falcão.
4-2 Victorino Ponce de Oliveira casado 1.º com Antonia Pires, natural de Itú, f.ª de Isidoro Collaço e de Domingas Rodrigues; 2.ª vez em 1714 em Itú com Theresa de Jesus f.ª de Domingos Fernandes Porto e de Izabel Soares. V. 1.º pág. 386. Teve q. d.:
5-2 Catharina Ponce de Oliveira casada em 1757 em Sorocaba, com José Pinto Magalhães f.º de Manoel Pinto Ribeiro e de Maria Leme de Lima.
5-3 Maria de Oliveira casou-se em 1736 em Itú com Izidoro de Góes f.º de Thomaz de Castanheira e de Francisca Dias Mainardi. Teve q. d.:
Pág. 238
f.ª de Gonçalo Freire de Andrade e de Margarida Fernandes, Tit. Domingues; 2.ª vez em 1727 na mesma vila com Izabel de Almeida f.ª de Francisco Sutil e de Anna Fogaça, no V. 1.º pág. 62. Teve q. d.:
Da 1.ª mulher:
4-2 Luiza Mendes casada em 1727 em Sorocaba com José Fogaça de Almeida f.º de Sebastião Sutil e de Luiza de Mendonça. V. 1.º pág. 66.
4-3 Gertrudes Freire casada em 1732 em Sorocaba com Bento Sutil de Oliveira, de quem foi a 1.ª mulher, f.º de Francisco Sutil de Oliveira e de Anna Fogaça. Com geração no V. 1.º pág. 62.
4-4 Branca Mendes casada em 1746 em Sorocaba com Mathias de Oliveira, natural da Conceição dos Guarulhos, f.º de outro do mesmo nome e de Anna Maria da Luz. Teve q. d.:
4-6 Francisco Mendes Falcão casado em 1736 em Sorocaba com Maria Pedroso Bicudo f.ª de Antonio Bicudo Furtado e de Luzia de Mendonça. Com geração no V. 4.º pág. 413.
4-7 Anna Rodrigues de Torales casada em 1749 em Sorocaba com Ignacio de Almeida Xavier f.º de Bento Fogaça de Almeida e de Izabel de Sousa Leme. Com geração no V. 1.º pág. 62.
3-4 Catharina Rodrigues casada em 1698 em Sorocaba com Bartholomeu de Candia f.º de João Velloso e de Maria de Candia, de Itú.
3-5 Bartholomeu de Zunega casou-se em 1702 em Sorocaba com Anna Maria Leme viúva de Agostinho Mendes Freire,
Pág. 239
f.ª do capitão João Machado de Lima e de Maria Leme da Silva. V. 2.º pág. 51. Faleceu Bartholomeu de Zunega em 1732 com testamento. Sem geração.
3-6 Manoel de Oliveira Falcão, f.º de 2-5, casou-se 1.º em 1700 em Sorocaba com Margarida Ribeiro f.ª de Amaro Vicente e de Maria Luz. Ti. Domingues; 2.ª vez em 1714 na mesma vila com Margarida de Lima f.ª de Agostinho Mendes Freire e de Anna Maria Leme. Tit. Domingues; faleceu em Sorocaba e teve (C. O. de Sorocaba).
Da 1.ª mulher:
4-2 Amaro Domingues de Oliveira casou em 1731 em Sorocaba com Luiza Correa f.ª de Baltazar Carrasco e de Clara da Silva. V. 6.º pág. 514.
4-3 João de Oliveira Falcão casou-se 1.º em 1731 em Sorocaba com Ursula Nunes f.ª de Thomé Nunes de Siqueira e de Joanna Bicudo, V. 5.º pág. 71; 2.ª vez em 1736 na mesma vila com Luzia Leite f.ª de Felix Fernandes Leite e de Joanna de Moraes, naturais de Curitiba.
4-5 Antonio Domingues de Oliveira.
3-8 João de Oliveira Falcão casou-se em 1696 em Sorocaba com Luzia Freire irmã de Marianna Freire do n.º 3-2 retro. Teve q. d.:
4-2 Felix Rodrigues de Oliveira casado em 1727 em Sorocaba com Margarida Bicudo f.ª de Thomé Nunes de Siqueira e de Joanna Bicudo. V. 5.º pág. 69, com geração.
2-6 Maria de Zunega.
2-7 Ursula de Gusmão, f.ª do § 1.º, foi casada com João Rodrigues Pinto, viúvo de Maria de Candia, f.º de Sebastião Rodrigues e de Catharina Alves. Teve as f.ªs:
3-1 N... casada com Domingos Fernandes.
3-2 N... solteira em 1689.
§ 2.º
1-2 Benta Dias de Proença, f.ª de Cap. 2.º, foi casada com o capitão Pedro Correa de Alvarenga f.º de Antonio Correa da Silva e de sua 1.ª mulher Ignez Dias de Alvarenga. Com geração no V. 5.º pág. 281.
§ 3.º
1-3 Maria de Proença f.ª do Cap. 2.º
§ 4.º
1-4 Izabel de Proença foi casada com o capitão Pedro de Miranda e faleceu em 1648 com testamento em Parnaíba. Teve. (C. O. de S. Paulo) os 2 f.ºs:
2-2 Pedro.
1-5 Potencia de Abreu foi casada com Manoel Bicudo Bezarano f.º único de João Rodrigues Bezarano, † em 1677, e de Maria do Rosario. Faleceu Potencia de Abreu em 1705 em Sorocaba e teve: (C. O. de São Paulo):
2-2 Bartholomeu Rodrigues Bezarano casado em 1692 em Itú com Francisca Ribeiro Pedroso f.ª de Sebastião Pedroso e de Florencia Correa. V. 5.º pág. 419. Sem geração.
2-3 Maria de Abreu casada em 1679 em Sorocaba com o capitão Domingos Leme da Silva, viúvo de Francisca Cardoso. V. 2.º pág. 240. Não vêm no inventário porque já era falecida, com geração extinta.
2-4 Cecilia de Abreu casada em 1690 em Sorocaba com Manoel Freire de Andrade f.º de Gonçalo Freire de Andrade e de Margarida Fernandes. Com geração em Tit. Domingues.
§ 6.º
1-6 Anna de Proença foi casada com Aleixo Leme de Alvarenga f.º do capitão Francisco de Alvarenga e de Luzia Leme. Recebeu seu dote em 1652 em Parnaíba. Com geração no V. 5.º pág. 218.
§ 7.º
1-7 Cecilia de Abreu, faleceu em 1698 em Sorocaba estando casada com seu sobrinho o capitão André de Zunega y Leon f.º de Gabriel Ponce de Leon e de Maria de Torales. Com geração à pág. 228.
§ 8.º
1-8 Custodia Dias.
§ 9.º
1-9 Marianna de Proença foi casada com dom Diogo do Rego e Mendonça, falecido em 1668 em Parnaíba. Em 1661 eram moradores em Sorocaba . Teve (C. O. de S. Paulo):
2-2 Izabel, faleceu na infância.
1-10 Veronica de Proença, f.ª do Cap. 2.º, casou com Bartholomeu de Zunega y Leon; eram já falecidos em 1685, e foram moradores em Sorocaba. Tiveram:
2-2 Izabel de Proença casada em 1687 em Sorocaba com Manoel da Fonseca de Figueiredo, natural da Cotia, f.º de Manoel de Figueiredo e de Anna Moreira.
1-11 Manoel Fernandes de Abreu (o Cayacanga de alcunha), faleceu em 1721 em Itú no estado de viúvo de Maria Bicudo de Mendonça, falecida em 1696 na mesma vila, f.ª de Antonio Bicudo Furtado e de Maria Ribeiro. Teve. 3 f.ºs:
Pág. 242
2-2 Luzia de Abreu, falecida em 1743 em Itú, foi casada com Jorge Moreira Velho f.º de Sebastião Gil de Godoy e de Izabel da Silva do n.º precedente. Com geração.
2-3 Capitão Antonio Fernandes de Abreu, assassinado por um dos irmãos João ou Lourenço Leme em 1717 em Itú, V. 2.º pág. 245, foi casado com Anna Soares Ferreira, falecida em 1747 em Sorocaba, f.ª do capitão Antonio Soares Ferreira e de Domingas Antunes. V. 6.º pág. 223. Teve o capitão Antonio Fernandes (C. O. de Sorocaba):
3-2 Padre Antonio Soares
3-3 Francisco Cubas Ferreira
3-4 Sargento-mor Antonio Fernandes de Abreu
3-5 João
3-2 Padre Antonio Soares da Fonseca, ausente em 1746.
3-3 Francisco Cubas Ferreira casado em 1714 em Itú com Izabel Delgado de Oliveira f.ª de Mathias de Oliveira Gago e de Maria de Chaves. V. 4.º pág. 406. Teve q. d.:
5-3 Floriana casada com Bento Fernandes.
5-4 Gertrudes Maria Cubas casou em 1792 em Araritaguaba com Pedro Gomes do Prado f.º de Maximino do Prado e de Catharina de Lemos, neste Tit. adiante.
5-5 Branca de Lara, era viúva de Antonio Antunes Maciel, com quem se casara em 1788 em Araritaguaba, f.º de Gabriel Antunes Maciel e de Izabel Bicudo. V. 1.º pág. 132.
5-6 José Pedro Cubas casado em 1790 em Araritaguaba com Ignacia Maria da Silva f.ª de Manoel da Silva Diniz e de Rita Cardoso. V. 6.º pág. 170.
5-7 Joaquim Cubas, casado.
5-8 Joaquim Manoel, solteiro, maior em 1812.
5-9 Gertrudes Cubas, solteira em 1812.
5-10 Joanna Cubas, solteira em 1812.
5-11 Anna de Lara casou em 1786 em Araritaguaba com José Manoel de Almeida, viúvo de Francisca Rodrigues de Zunega.
4-3 Miguel Soares de Almeida, natural de Itú, casou em 1755 em Sorocaba com Francisca das Neves de Sousa f.ª de João de Sousa Pereira e de Joanna de Almeida. Tit. Macieis. Teve f.ºs legatários no testamento de sua avó Joanna de Almeida.
4-5 Antonio Fernandes Botelho, faleceu solteiro nas minas de Mato Grosso.
4-6 Anna de Arruda casou em 1745 em Itú com João Ferreira da Silva, natural da freguesia de Águas Santas, bisp. do Porto, f.º de Manoel João de Freitas e de Apollonia Ferreira da Silva.
4-7 Martha de Arruda casou em 1736 em Sorocaba com Hermogenes de Moraes Baruel, natural de S. José do Rio das Mortes, f.º de Paulo de Lara Agostim, natural de S. Vicente, e de Maria de Moraes, natural de S. Paulo. Teve q. d.:
§ 12.º
1-12 Capitão Luiz Fernandes de Abreu, f.º do Cap. 2.º, foi casado com Anna de Barros, e teve q. d.:
3-2 Anna de Barros
3-3 Luiz Fernandes de Abreu
3-4 Maria de Abreu
3-5 Sebastiana Rodrigues de Peralta
3-2 Anna de Barros casada em 1809 em Itú com Salvador de Anhaya f.º de Paulo de Anhaya de Almeida e 1.ª mulher Mecia Lobo de Siqueira. Com geração no V. 4.º pág. 418.
3-3 Luiz Fernandes de Abreu falecido solteiro em 1770 em Itú com 60 anos.
3-4 Maria de Abreu, falecida com testamento em 1751 em Itú, casada com o capitão João Pereira Betancor, natural da cidade de Ponta Delgada, f.º de Manoel Pereira e de Antonia Cabral, natural da vila de S. Miguel. Teve: (C. O. de S. Paulo)
5-2 José Pereira de Carvalho, casado em 1792 em Itú com Maria de Almeida Penteado f.ª de José Correa Penteado e de Ignacia de Almeida. V. 3.º pág. 439. Teve q. d.:
6-2 Gertrudes de Almeida foi 1.º casada com Manoel de Almeida e Mello; 2.ª vez em 1826 em Itú com José de Camargo Barros f.º de Antonio de Camargo Paes e de Gertrudes de Arruda Leite. Com geração no V. 1.º pág. 187. São avós paternos de monsenhor dom José de Camargo Barros - bispo de S. Paulo neste ano de 1905.
6-3 José Pereira Penteado casado em 1812 em Itú com Maria Gertrudes f.ª de Firmiano José Pacheco e de Anna da Silveira Leite. V. 4.º pág. 464.
4-3 Ignacio Pereira Betancor, f.º de 3-4, casado 1.º em 1754 em Itú com Anna Correa f.ª de Mathias Correa Adorno de Sampaio e de Leonor de Siqueira V. 4.º pág. 419; 2.ª vez em 1757 em Itú com Anna Cardoso f.ª de Francisco Alvares e de Barbara Crasto. V. 4.º pág. 516. Teve q. d.:
Da 2.ª mulher:
5-2 Joaquim Barbosa, natural de Itú casou em 1790 na freguesia das Campinas com Anna de Lara Pimentel, de Mogi-mirim, f.ª de José Leme de Siqueira e de Ignez Maria de Jesus.
4-5 Pantaleão Pereira, casado.
4-6 Manoel Pereira Betancor, f.º de 3-4, casou em 1763 em Itú com Anna do Prado f.ª de João Leme da Silva e de Maria Baptista.
4-7 Izabel Pereira f.ª de 3-1 casou em 1753 em Itú com Diogo Loureiro de Marins, natural de Santo Amaro, f.º de Diogo de Marins Loureiro e de Vicencia Luiz Domingues. Com geração em Tit. Domingues.
4-8 Ignacia Pereira casou-se.
4-9 Luzia Pereira casou em 1777 em Itú com Gaspar Barreto Leme, natural de Parnaíba, f.º de Francisco Rodrigues Collaço e de Maria de Almeida Leme, o contraente viúvo de Maria Vaz de Siqueira. V. 3.º pág. 532.
4-10 Maria Pereira Bitencourt casada em 1737 em Itú com Vicente de Mello Rego f.º de Mathias de Mello Rego e de Francisca de Arruda. Com geração no V. 4.º pág. 156.
2-2 (Na dúvida) Izabel de Proença, f.ª do § 12.º, que foi casada com Manoel Telles Freire, teve q. d.:
3-3 Margarida de Proença casada em 1717 em Itú com Miguel de Almeida Leme f.º de João de Almeida Ferreira e de Izabel do Prado, V. 6.º pág. 153.
3-4 Martinho do Canto casado em 1717 em Itú com Helena do Prado f.ª de João de Almeida Ferreira e de Izabel do Prado. V. 6.º pág. 165.
3-5 José Fernandes de Abreu, natural de Sorocaba casado em 1705 em Itú com Izabel da Costa f.ª de Sebastião Bicudo de Siqueira e de Anna Ribeiro. Tit. Siqueiras Mendonças.
3-6 Joaquim de Barros de Proença que casou com Maria Soares Moreira f.ª de João de Godoy da Silva e de Maria de Almeida. Com geração no V. 6.º pág. 178.
1-13 Antonio Fernandes de Abreu, último f.º do capitão Balthazar Fernandes Cap. 2.º, era já falecido em 1655 e deixou 2 f.ºs que receberam terras em Sorocaba, e são:
2-2 Francisco.
Capitão Domingos Fernandes, natural de S. Paulo, o fundador de uma capela no Utú Guassú (depois vila de Itú)
Pág. 248
foi casado com Anna da Costa f.ª de Belchior da Costa, natural de Portugal, falecido em 1625 com testamento em Parnaíba e de sua 1.ª mulher Izabel Rodrigues, n. p. de Manoel da Costa e de Beatriz Diniz; n. m. de Bartholomeu Fernandes e de Anna Rodrigues; faleceu o capitão Domingos Fernandes em 1652 com testamento em Parnaíba e teve: (C. O. de S. Paulo).
1-2 Thomé Fernandes da Costa § 2.º
1-3 Felippe Fernandes Cabral § 3.º
1-4 Izabel da Costa § 4.º
1-5 Anna da Costa § 5.º
1-6 Agostinha Rodrigues § 6.º
1-1 Anastacio da Costa em 1632 já estava casado com Catharina Diniz † em 1674 em Parnaíba f.ª de Domingos Dias, o moço, e de Clara Diniz, neta paterna de outro (o velho) e de Mariana de Chaves. Faleceu em 1640, e teve:
2-2 Clara Diniz casada com Simão Rodrigues Coelho natural do Rio de Janeiro, † em 1660 em Parnaíba; faleceu Clara Diniz 1688 nessa mesma vila e teve 3 f.ºs:
3-3 Catharina Rodrigues casou em 1688 na vila supra com João Fernandes Preto f.º de Manoel Fernandes Barros e de Joanna de Reboredo.
2-4 Simão, † sem geração.
2-6 Izabel casada com Antonio da Silva.
1-2 Thomé Fernandes da Costa, f.º do Cap. 3.º, juntamente com seu irmão Felippe § 3.º, fez entrada no sertão quando filho-famílias antes de 1639 e aprisionou muitos índios; foi casado com Accença de Pinha f.ª de João de Pinha, natural de Itanhaém, e da 1.ª mulher Domingas Antunes, Tit. Pretos; faleceu em Parnaíba e a viúva passou a 2.ª núpcias com Antonio da Rocha do Canto e faleceu em 1687 com testamento. Teve 3 f.ºs:
1-3 Felippe Fernandes Cabral, f.º do Cap. 3.º, casou-se em 1639 com Izabel Mendes, irmã de Miguel Gonçalves Correa, viúva de Pedro de Araujo, f.ª do capitão João Mendes Geraldo. Faleceu em 1653 em Parnaíba e teve:
Pág. 250
2-2 Anna Rodrigues Cabral foi a 1.ª mulher de Diogo da Costa Tavares. V. 6.º pág. 452.
2-3 Isabel Mendes Cabral.
2-4 Felippe Fernandes.
2-5 Accensa Gonçalves Correa.
1-4 Izabel da Costa em 1632 já estava casada com Christovão Diniz f.º de Domingos Dias, o moço, e de Clara Diniz. Teve:
2-2 Amaro.
2-3 Francisco Diniz.
2-4 João Antonio Diniz.
2-5 Anna da Costa foi 1.º casada com Domingos Nunes Bicudo falecido em 1650, f.º de Vicente Bicudo e de Anna Luiz; 2.ª vez com Gaspar de Brito e Silva † em 1703, estando casado 2.ª vez, f.º de Domingos de Brito Peixoto e de Sebastiana da Silva. Faleceu em 1680 em Parnaíba. Sem geração.
1-5 Anna da Costa, f.ª do Cap. 3.º, foi 1.º casada com Paschoal Delgado Lobo, o moço, falecido em 1650 f.º de outro, o velho, e de Felippa Gago; 2.ª vez casou-se com Antonio Rodrigues f.º de Antonio Luiz Grou. Com geração do 1.º marido em Tit. Oliveiras.
§ 6.º
1-6 Agostinha Rodrigues, última f.ª do Cap. 3.º, foi casada com Domingos Dias Diniz, † com testamento em 1650 em Parnaíba, f.º de Domingos Dias, o moço, e de Clara Diniz. Teve:
Pág. 251
2-2 João Diniz da Costa casou-se com Cecilia Ribeiro f.ª de Bartholomeu de Quadros e de Izabel Bicudo de Mendonça. Com geração no V. 4.º pág. 512.
2-3 Domingos
2-4 Christovão Diniz da Costa casou-se em 1665 em Parnaíba, com Maria Bicudo Leme, falecida em 1717, f.ª de Antonio Bicudo de Brito e de Maria Leme de Alvarenga; faleceu em 1700 em Itú e teve:
Da 1.ª mulher 6 f.ºs no V. 6.º pág. 33.
Da 2.ª mulher 7 f.ºs:
5-1 Manoel.
5-2 Francisco.
5-3 João.
5-4 Catharina de Lemos que foi casada com Maximo do Prado f.º de João de ... e de Felippa do Prado. Teve q. d.:
6-2 Pedro Gomes do Prado casado em 1792 na freguesia supra com Gertrudes Maria Cubas f.ª de João Cubas Ferreira e de Bernarda Pinto de Lara, à pág. 243 deste.
5-6 Ursula.
5-7 Anna.
Pág. 252
4-2 Domingos de Castilho casado em 1719 em Itú com sua parenta Maria Soares f.ª de João Soares Ferreira e de Maria Borralho de Almada. V. 6.º pág. 360.
4-3 Maria de Siqueira Bicudo casada em 1720 em Itú com Salvador Aranha Sardinha f.º de João Aranha Sardinha e de Anna Pereira Ribeiro. Faleceu Maria de Siqueira em 1746 em Itú e o viúvo passou a 2.ª núpcias com Maria de Anhaya f.ª de Salvador de Anhaya. V. 4.º pág. 421. Teve q. d.:
5-2 Anna Branca de Siqueira casada em 1749 em Itú com Antonio Bicudo de Anhaya f.º de Paulo de Anhaya e de Francisca Ribeiro sua 2.ª mulher com geração no V. 4.º pág. 422.
3-4 Christovão Diniz Bicudo casou-se em 1698 em Itú com Maria Leite f.ª de José Leite e de Maria de Abreu. Teve q. d.:
4-3 Ignacia Borges Leite casada em 1727 em Itú com Manoel da Silva Ferreira, natural da ilha de S. Miguel.
4-4 Maria Diniz Bicudo tirou folha de partilha em 1719 e casou com Manoel de Azevedo de Moraes.
4-2 Christovão Correa de Crasto.
4-2 Christovão Correa de Crasto casou com Rita cubas, † em 1815 em Porto Feliz, f.ª de Ignacio Alvares de Lima e de Francisca Cubas. V. 2.º pág. 12. Teve 5 f.ºs:
6-4 Rita Maria de Castro casada em 1807 em Porto Feliz com Antonio de Almeida Falcão (ausente em Cuiabá em 1830) f.º de Vicente Dias de Almeida Falcão e de Maria de Lara Pinto. V. 2.º pág. 326.
6-5 Maria Gertrudes casada em 1807 em Porto Feliz com José Aleixo da Costa, natural de Lisboa, f.º de João Antunes da Costa e de Barbara Maria.
6-6 Benedicta Theresa casou em 1816 em Porto Feliz com Francisco Antonio da Costa f.º de Carlos Pinheiro de Almeida e de Francisca Maria de Paula do n.º 6-2 supra. Teve o f.º único:
6-8 Anna Francisca da Rocha casada em 1822 em Porto Feliz com José Gurjão de Camargo f.º de Antonio Mariano Cotrim e de Gertrudes Maria de Camargo. V. 6.º pág. 148.
6-9 Gertrudes Maria casou em 1823 em :Porto Feliz com José de Campos Bicudo f.º de Joaquim Gonçalves Bicudo e de Anna Maria de Campos sua 2.ª mulher. V. 6.º pág. 232.
6-3 Anna Maria casada em 1809 em Porto Feliz com Joaquim de Almeida f.º de José Manoel e de Maria de Almeida.
6-4 Maria Leme casada em 1796 na mesma localidade (então freguesia de Araritaguaba) com Manoel Manso do Prado f.º de Antonio da Rocha Pitta e de Anna Maria do Prado. Com geração no V. 2.º pág. 225.
6-5 Maria Xavier casada em 1814 em Porto Feliz com Antonio de Proença, natural de Sorocaba, f.º de Manoel Ribeiro de Proença e de Maria Duarte. V. 6.º pág. 219.
5-5 Raphael Alves de Crasto foi casado com Josepha Leite de Camargo f.ª de Lourenço Correa de Araujo e de Maria da Silva. V. 4.º pág. 393. Teve q. d.:
6-2 José Joaquim de Camargo casado em 1815 em Porto Feliz com sua Maria de Jesus f.ª de 5-2 retro.
6-3 Felicidade Maria casada em 1815 em Porto Feliz com Manoel Gonçalves de Anhaya, natural de Itú, f.º de João de Anhaya Leme e de Ignacia de Almeida. V. 4.º pág. 399.
6-4 Maria Magdalena casada em 1796 na mesma localidade com Antonio da Rocha Pitta f.º de outro de igual nome e de Anna Maria do Prado V.º 2.º pág. 225.
3-6 Antonia Diniz, f.ª de 2-4, casou 1.º em 1716 em Itú com Manoel Correa de Sampaio, falecido em Cuiabá, f.º de Braz Cubas de Assumpção e de Anna Maria Correa, de Santos; 2.ª vez
Do 1.º marido, 2 f.ºs:
4-2 Josepha Diniz, já falecida em 1768, casou em 1737 em Itú com Thomé de Lara f.º de José Pompeu Ordonho e de Rosa de Sampaio. V. 4.º pág. 267. Teve:
5-2 Bernardo, com 20 anos em 1768.
5-3 José
5-4 Joaquim
3-8 Izabel Bicudo, última f.ª de 2-4, casou em 1721 em Itú com Antonio da Silva Pereira, viúvo de Maria Vieira, f.º de outro de igual nome e de Joanna Gracez , de Santos.
2-6 Anna, última f.ª do § 6.º.
Pedro Fernandes, f.º de Manoel Fernandes Ramos e de Suzanna Dias, faleceu solteiro deixando f.ºs naturais.
Cap. 5.º
Custodia Dias foi casada com Geraldo Betting, natural do antigo ducado de Gueldres — Alemanha. Teve f.ºs entre os quais:
1-1 Maria Betting que foi casada com o capitão Garcia Rodrigues Velho. Com geração em Tit. Garcias Velhos. São ascendentes dos Betins Paes Lemes.
Pág. 257
Cap. 6.º
Benta Dias Fernandes foi primeiro casada com Antonio Furtado de Vasconcellos e segunda vez com o capitão Paulo de Proença de Abreu, que ocupou o cargo de juiz de órfãos em Parnaíba onde foi morador, f.º de João de Abreu e de Izabel de Proença. V. 6.º pág. 181. Sem geração.
Cap. 7.º
Angela Fernandes foi casada com Antonio de Oliveira f.º de outro de igual nome e de Izabel Gonçalves, n. p. do fidalgo governador capitão-mor de S. Vicente Antonio de Oliveira e de Genebra Leitão de Vasconcellos. Tit. Oliveiras. Faleceu Antonio de Oliveira, marido de Angela Fernandes, em 1613 em S. Paulo e teve (C. O. de S. Paulo) 4 f.ºs:
1-2 Izabel § 2.º
1-3 Antonio § 3.º
1-4 Catharina com 3 anos em 1615 § 4.º
1-1 Constancia de Oliveira casou-se com o capitão João Missel Gigante f.º de outro de igual nome e de Izabel Gonçalves. Teve a f.ª única:
1-2 Izabel.
§ 3.º
1-3 Antonio.
§ 4.º
1-4 Catharina.
Pág. 258
Cap. 8.º e último
Izabel Fernandes foi casada com Gonçalo Ferreira, natural de Portugal, falecido em 1645. Teve os seguintes f.ºs:
1-2 Izabel Ferreira que casou com Bento Fernandes.
1-3 Ignez Fernandes.