Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol VI - Pág. 179 a 236
Tit. Cubas
Pág. 179
Esta nobre família começou em S. Paulo em quatro irmãos que da cidade do Porto vieram a S. Vicente no princípio de sua povoação, na companhia do donatário da mesma capitania Martim Affonso de Sousa, pelos anos de 1531, os quais foram f.ºs de João Pires Cubas e de Izabel Nunes. São:
Cap. 2.º Antonio Cubas
Cap. 3.º Gonçalo Nunes Cubas
Cap. 4.º Catharina Cubas
Braz Cubas, cavaleiro fidalgo, foi o fundador da vila de Santos, onde erigiu a casa de misericórdia, descobridor de ouro e pedras preciosas; faleceu em 1592 e jaz sepultado na matriz de Santos. Ignoramos o nome de sua mulher e apenas descobrimos os 2 f.ºs seguintes:
1-2 Capitão Pedro Cubas § 2.º
1-1 Izabel Cubas casou em 1557 em Santos
com Paulo de Proença, natural da vila de Alemquer, da comarca e
bispado da cidade da Guarda(1). Teve:
(1) Em um manuscrito deixado por Pedro Taques encontramos o seguinte:
"No princípio da povoação da vila de Santos que fundou Braz Cubas, natural da cidade do Porto, cavaleiro fidalgo, provedor da fazenda real, e, depois, capitão-mor governador da capitania de São Vicente, loco-tenente do donatário dela , o fidalgo Martim Affonso de Sousa, veio a ela Paulo de Proença, natural da comarca e bispado da cidade da Guarda na província da Beira Alta em 1540. Era este Paulo de Proença parente de Antonio de Proença natural da vila de Belmonte, moço da câmara do infante Dom Luiz, duque da Guarda, que em S. Paulo foi capitão de cavalos e ouvidor da capitania de S. Vicente em 1599, e casou-se na dita vila de Santos com D. Maria Castanho que de Portugal tinha vindo com seus pais Antonio Rodrigues de Almeida (cavaleiro fidalgo da casa real, proprietário dos ofícios de escrivão da ouvidoria e das datas de sesmarias em 1556 por mercê do donatário Martim Affonso de Sousa feita nesse ano; e ao depois foi capitão-mor governador e ouvidor loco-tenente da capitania de Santo Amaro por nomeação e provisão de D. Izabel de Gambôa, tutora e administradora de seu filho donatário Martim Affonso de Sousa o moço, feita em Lisboa aos 27 de Setembro de 1557) e de D. Maria Castanho, ambos naturais de Monte Mor o Novo."
Pág. 180
3-2 Izabel de Proença Varella que casou com João de Abreu nobre cidadão da vila de Santos, onde foi da sua governança, que da Ilha Terceira tinha vindo para a capitania de S. Vicente e nela fez muitos serviços a el-rei e ao donatário dela como homem nobre e abonado, com sua pessoa, armas e escravos, acudindo, à sua custa, a todas as guerras tanto no Rio de Janeiro, como em S. Vicente desde o ano de 1575. O referido consta de provisão que lhe passou Dom Francisco de Sousa, datada na Bahia a 17 de Janeiro de 1595, pela qual fez mercê ao dito João de Abreu da serventia do ofício de almoxarife das capitanias de Santo Amaro e S. Vicente, de que tomou posse a 8 de Março de 1597 na vila de Santos, e lhe deu juramento Braz Cubas, como provedor da fazenda real da dita capitania, sendo escrivão da mesma fazenda Athanazio da Motta. Teve:
4-2 Izabel de Proença 2.ª mulher do capitão Balthazar Fernandes f.º de Manoel Fernandes Ramos e de Suzanna Dias, com geração em Tit. Fernandes Povoadores.
5-2 João Bicudo de Proença
5-3 Paulo de Proença de Abreu
5-4 Antonio de Proença de Abreu
5-5 Anna de Proença
5-6 Francisca Cubas de Brito
5-2 João Bicudo de Proença casou 1.º em Sorocaba com Sebastiana de Almeida f.ª do capitão-mor Thomé de Lara e de sua 1.ª mulher Maria de Almeida Pimentel, V. 4.º pág. 268; 2.ª vez casou em 1719 em Sorocaba com Izabel Domingues f.ª de André Domingues Vidigal e de Anna Barbosa. Tit. Domingues. Teve:
Da 1.ª mulher 10 f.ºs :
Da 1.ª mulher:
8-3 Escholastica.
8-4 Izabel Mendes casada com Antonio de Aguiar de Almeida f.º de Antonio de Aguiar da Silva e de sua 3.ª mulher Anna Antonia de Almeida. Com geração no V. 5.º pág. 251.
8-5 Anna Antonia de Almeida, última f.ª de 7-1, casou em 1798 em Itú com João Ferraz Castanho f.º de João Ferraz de Campos e de Rosa Maria de Siqueira. V. 4.º pág. 20.
8-2 Anna Maria casada em 1781 em Sorocaba com Domingos Soares de Abreu f.º de Antonio Pedroso de Abreu e de Izabel Soares de Araujo, neste Tit. adiante.
8-3 Theresa Maria de Almeida casada em 1794 em Sorocaba com Alexandre Leite de Barros f.º de Marcos Leite de Barros e de sua 2.ª mulher Maria de Góes Castanho. V. 3.º pág. 477, com geração.
6-5 Antonio de Almeida e Abreu casou em 1753 em Sorocaba com Izabel de Godoy da Silva f.ª de Francisco de Godoy da Silva e de Marianna Paes de Siqueira, à pág. 150 deste. Teve q. d.:
7-2 José de Sousa
7-3 Valentim Paes de Almeida
7-4 Francisca das Neves de Sousa casada em 1755 em Sorocaba com Miguel Soares de Arruda f.º de Antonio Fernandes de Abreu e de Maria de Arruda. Com geração em Tit. Fernandes Povoadores.
6-9 João de Almeida de Abreu casou em 1743 em Sorocaba com Maria Paes f.ª de José de Faria Paes e de Anna de Moraes. V. 4.º pág. 548.
6-10 João Paes de Proença, f.º último de 5-2 e 1.ª mulher.
6-12 Domingos Bicudo de Proença que casou em 1757 em Sorocaba com Maria Paes de Almeida f.ª de Francisco de Almeida Leme e de Izabel Paes de Faria. V. 2.º pág. 339. Teve q. d., naturais de Sorocaba:
8-2 Anna Eufrosina de Almeida que casou em 1829 em Itú com José Teixeira Nogueira f.º do capitão Joaquim Teixeira Nogueira e de Angela Izabel de Sousa Camargo. Com geração no V. 1.º pág. 227.
8-2 Francisco José Bicudo casado em 1813 em Sorocaba com Antonia de Almeida f.ª do capitão Antonio de P. de Lima e de Antonia de Lima.
8-3 Domingos Bicudo de Almeida casado em 1831 em Sorocaba com Anna de Almeida Lima f.ª de Francisco Bicudo de Almeida e de Antonia de Almeida Lima.
8-2 Maria
8-3 João Antunes Pereira que casou em 1812 em Itú com Anna Cecilia f.ª de Manoel Leite de Freitas e de Maria Soares. V. 4.º pág. 397.
8-4 Angela
8-5 Francisca
7-5 Anna Bicudo, f.ª de 6-12, casou em 1775 em Sorocaba com João Manoel Sampaio f.º de João de Deus Lopes e de Izabel de Arruda. V. 4.º pág. 268. Com geração.
Pág. 186
7-6 José Bicudo de Almeida casado em 1792 em Itú com Escholastica Soares f.ª de João Soares de Siqueira do n.º 7-1 retro.
6-14 Rosa Domingues de Proença, f.ª de 5-2 e 2.ª mulher, foi casada em 1736 em Sorocaba com João Diniz de Zunega f.º de Christovão Diniz de Anhaya do n.º 6-13 precedente. Com geração no V. 4.º pág. 401.
(1) Faleceu Maria da Silva Falcão em 1674 em Parnaíba e seu marido Antonio de Almeida Cabral em 1669. Por Maria da Silva Falcão foi Izabel de Almeida neta de Francisco da Fonseca Falcão natural da freguesia de N. Senhora das Neves - cidade de Ponta Delgada da Ilha de S. Miguel dos Açores, e de sua mulher Maria da Silva natural de S. Paulo, em cuja matriz se casaram em 1634; por Francisco da Fonseca Falcão foi Izabel de Almeida bisneta de Antonio Lopes da Fonseca e de Maria Alvares, da ilha de S. Miguel. Este Francisco da Fonseca Falcão foi cavaleiro professo da ordem de Cristo, e para a restauração de Pernambuco, levantou em S. Paulo uma companhia à sua custa da qual ficou sendo capitão de infantaria com 40 escudos de soldo por mês por patente do conde de Castelo Novo, marquês de Monte Alvão Dom Jorge de Mascarenhas, o governador geral do estado do Brasil, de que tomou posse e juramento em 10 de Março de 1641 em S. Paulo nas mãos do governador da leva e terço paulistano - o mestre de campo Antonio Raposo Tavares. E, tendo-se respeito a seus grandes serviços, nobreza e qualidades, foi Francisco da Fonseca Falcão provido em capitão-mor, governador e alcaide mor da capitania de S. Vicente, em cuja comarca tomou posse destes empregos em 3 de Dezembro de 1644. Por sua avó Maria da Silva foi Izabel de Almeida bisneta de Pedro da Silva, natural de Portugal, e da 1.ª mulher Luzia Sardinha, natural de S. Paulo, esta filha de Affonso Sardinha, o 1.º descobridor das minas de ouro, prata e ferro em todo o Brasil pelos anos de 1590 nas serras seguintes: Iguamimbaba, depois conhecida por serra da Mantiqueira, no sitio depois conhecido por - Lavras do Giraldo -
Pág. 187
6-2 Maria de Almeida
6-3 Luzia de Almeida
6-4 Escolastica de Almeida
6-5 Rosa de Almeida
6-6 Paulo de Proença Falcão
6-2 Maria de Almeida casou-se em 1723 em Parnaíba com o sargento-mor Simão Francisco Serra, natural de Lisboa, f.º de Francisco da Silva e de Maria Antonia. Teve q. d. naturais de Parnaíba:
7-2 Maria Francisca que faleceu solteira com testamento em 1791 na mesma vila com 60 anos de idade.
7-3 Rita Antonia da Silva Serra que casou nessa vila com o sargento-mor Antonio Francisco de Andrade, natural de Portugal, falecido em 1780 nessa mesma vila. Teve naturais dessa vila 7 f.ºs:
no termo da freguesia da Conceição dos Guarulhos da cidade de S. Paulo; na serra do Jaraguá, onde fez o seu estabelecimento de mineração e ali faleceu; na serra de Uvuturuna termo da vila de Parnaíba; e na de Biraçoiaba com ouro, prata, ferro e aço, onde estabeleceu a fábrica de dois engenhos para fundição de ferro e aço que laborou até o tempo em que o dito Sardinha deu um dos engenhos ao fidalgo Dom Francisco de Sousa, quando em pessoa passou à Biraçoiaba no ano de 1600, e como era governador geral, ali fundou pelourinho que depois de muitos anos se transmigrou para a nova vila de N. Senhora da Ponte de Sorocaba. Recolhendo-se ao reino em 1602 e tendo por sucessor Diogo Botelho despachado por Felippe III de Castela e II de Portugal, ficou o dito engenho a seu filho Dom Antonio de Souza; e deste domínio passou a Francisco Lopes Pinto cavaleiro fidalgo e professo na ordem de Cristo, em quem, por sua morte em S. Paulo, em Fevereiro de 1629, se extinguiu o engenho e cessou a fundição de ferro e aço de Biraçoiaba, em que, com o dito Pinto, era interessado seu cunhado Diogo de Quadros que foi provedor das minas e cavaleiro professo da ordem de Cristo, o que tudo consta do testamento do dito Francisco Lopes Pinto.
Dom Francisco de Sousa voltou do reino em 1609 como governador e administrador geral das minas das três capitanias: Espírito Santo, Rio de Janeiro e S. Paulo, tanto de ouro como de prata já descobertas
Pág. 188
8-2 Sargento-mor Francisco Antonio de Andrade
8-3 Capitão-mor João Francisco de Andrade
8-4 Senhorinha Antonia da Silva Serra
8-5 Anna Francisca de Andrade
8-6 Marianna Antonia de Andrade
8-7 Paula Joaquina de Andrade
8-1 Major Antonio Francisco de Andrade casou-se em 1782 em Parnaíba com Catharina de Sene Oliveira f.ª de Guilherme Pedroso de Moraes e de Maria da Cunha de Oliveira. V. 4.º pág. 566. Teve 7 f.ºs:
9-2 Padre Manoel Antonio de Andrade.
9-3 Tenente coronel José Luiz de Andrade que casou em Porto Alegre com Henriquetta f.ª do dr. Henrique, advogado em Porto Alegre. E teve 5 f.ºs
e por descobrir, as quais ficaram separadas da jurisdição do governo geral da Bahia por provisão do rei Dom Felippe, datada de 15 de Junho de 1608. Trouxe a mercê de marquês das minas com 30,000 cruzados de juro e herdade, que depois se verificou em seu neto Dom Francisco de Souza, 3.º conde do Prado e 1.º marquês das minas em 1670. Trouxe mais Dom Francisco de Sousa a faculdade de dar o foro de fidalgo da casa real e o — dom — para as mulheres, a 4 pessoas; mais outro alvará para dar o foro de cavaleiro fidalgo a 100 pessoas; outro para conferir 18 hábitos de Cristo, sendo 12 com tenças de 20$000, e 6 com tenças de 50$; outro para dar a serventia dos ofícios vitalícios; e finalmente outros mais alvarás de diversas regalias, os quais estão arquivados e registrados na câmara de S. Paulo.
Foi o dito Affonso Sardinha de grandes merecimentos pelo ardor que teve no real serviço; porque, tendo de dar seu engenho de fundir ferro a Dom Francisco de Souza, fez construir outro a sua custa para nele laborar a fundição por conta do rei a quem fez esta doação.
Teve patente de capitão-mor da vila de S. Paulo para a reger e governar datada de 20 de Abril de 1592 por Jorge Correa, moço da câmara real, capitão-mor, governador e ouvidor da capitania de S. Vicente, e nesta carta-patente se faz menção dos muitos e grandes serviços que tinha feito ao rei e ao donatário.
Exercendo a jurisdição de capitão da gente de S. Paulo no ano de 1592 aconteceu que no mês de Setembro desse ano moveu o gentio bárbaro do sertão um formidável corpo para por em cerco aos moradores de S. Paulo e destruir a todos;
Pág. 189
10-4 Henriquetta de Andrade foi casada e deixou dois f.ºs.
10-5 Antonio Luiz de Andrade.
Da primeira mulher, 2 f.ºs que são :
este movimento consternou de tal sorte aos mesmos moradores, que, vendo-se com desiguais forças à vista do inimigo, já se consideravam destruídos pelo horror que tinham concebido com as primeiras notícias que haviam dado os exploradores do campo.
A este temor pôs em quietação o governador da capitania Jorge Correa, fiando do valor e grande experiência militar do capitão Affonso Sardinha, a quem ordenou que saísse com toda a gente de S. Paulo a encontrar o inimigo e convidá-lo com suaves meios da paz em nome do rei, e, não os reduzindo, lhes declarasse guerra a sangue e fogo até extingui-los. Para esta importantíssima conduta lhe conferiu todos os poderes por provisão de 20 de Setembro de 1592, para com ela formar o corpo de armas, obrigando aos moradores todos, sem exceção alguma de pessoa, impondo as penas que entendesse aos que se eximissem de acompanhá-lo nesta importantíssima entrada.
Foi Affonso Sardinha o primeiro que teve em S. Paulo trapiche de açúcares, de que pagava grandes direitos ao rei na sua fazenda de cultura no sítio Ubatata junto ao rio de Jarabatuba (mais tarde se chamou rio dos Pinheiros) e neste tempo teve de sesmaria mais terras de matas correndo rio abaixo desde o lugar da aldeia dos Pinheiros.
Foi este Affonso Sardinha filho de outro do mesmo nome que foi um dos povoadores da vila de Santos onde era senhor de engenho de açúcar que ainda existia em 1580 (Citado manuscrito de Pedro Taques.)
Pág. 190
12-2 Maria Celerina Cotrim casada com Francisco Albano da Cunha Canto, viúvo de 11-2 adiante, f.º de Albano Leite da Cunha Canto e de Francisca Eliza da Cunha Cotrim. V. 3.º pág. 449
12-3 Capitão Manoel de Andrade Cotrim.
11-4 Antonio Gurjão Cotrim casou com Amelia Leite do Canto f.ª de Ignacio Leite do Canto. Teve:
12-2 Alzira.
12-3 Antonia.
12-4 Antonio Galvão.
12-5 Antenor.
12-6 José.(gêmeo de 12-7)
12-7 José
12-2 Aristides.
12-3 Adelardo.
12-4 Sebastiana, solteira.
11-2 Major José Luiz de Andrade Couto viúvo de Anna Luiza de Salles. Sem f.ºs.
11-3 Joaquim Luiz de Andrade Couto, falecido solteiro.
11-4 Major Antonio Francisco de Andrade Couto casado com Maria Alves Cruz. Tem 3 f.ºs que são:
12-2 Maria Alves Couto casada com Sabino de Barros.
12-3 Herculano Couto casado com Judith de Oliveira Valente.
11-6 Augusto de Andrade Couto casado com Luiza Gonzaga tem um f.º:
12-2 André Soares Couto.
12-3 Irene.
12-4 Othelo.
12-5 Ulysses.
12-6 Amando.
12-7 Eurico.
12-8 Izette.
12-9 Olavo.
12-10 Ubaldo.
12-11 Alarico.
11-3 Dulcina Soares casada com Eliziario Ferreira Penteado f.º de José de Camargo Penteado. V.1.º, pág. 268. Sem f.ºs.
11-4 Euclidia Soares viúva de seu primo André de Andrade Couto do n.º 10-2 retro, ali a geração.
11-5 Getulia Soares casada com André Reinhardt. Tem 3 f.ºs:
12-2 Lincoln Soares Reinhardt.
12-3 Dinorah Soares Reinhardt.
12-2 Clotilde Dale Caiuby.
12-3 Eliza Dale Caiuby.
12-4 Heraldo Roberto Dale Caiuby.
12-2 Helena da Costa Soares.
11-9 Nestor Soares Caiuby † solteiro.
11-10 Olypio Soares Caiuby, solteiro.
11-11 Plutarcho Soares Caiuby, solteiro.
11-12 Quintina Soares Caiuby foi casada com Nilo Francisco de Paula, já †. Tem 1 f.ª:
10-5 André de Moraes Andrade faleceu solteiro.
10-6 Francisca Luiza de Andrade casou com João Luiz Fernandes Lima, natural de Portugal. Teve 5 f.ºs dos quais vivem:
11-2 Maria Andrade Lima casada com Pio Angelo Squarzini. Tem 2 f.ºs:
12-2 Carmem Lima Squarzini.
10-8 Anna Francisca de Andrade casou com José Manoel Alves da Cruz. Tem 2 f.ºs vivos:
11-2 Lauro Alves de Andrade Cruz.
11-2 Maria Penteado de Andrade casada com Antonio Blumer.
11-3 João Baptista de Andrade casado com Julia.
11-4 Bento Penteado de Andrade, solteiro.
9-6 Luiz Antonio de Andrade.
9-7 Capitão Antonio Luiz de Andrade.
Da 1.ª mulher, a f.ª:
11-2 Anna Candida Borges casada com o dr. em medicina Candido Barata Ribeiro, lente na escola de medicina do Rio de Janeiro. Com geração.
10-3 Francisco Antonio de Andrade casado com Guilhermina Gonçalves Correa. Com geração.
10-4 Justina Franco de Andrade casada com Joaquim Marques da Silva. Com geração.
10-5 Anna Franco de Andrade casou com Luiz Matheus Maylasky, visconde Maylaski. Com geração.
10-6 Zeferina Franco de Andrade, solteira.
9-3 Capitão João Francisco de Andrade, já era † em 1845, e deixou uma f.ª natural reconhecida que foi herdeira:
Pág. 196
11-2 Francisca Franco de Andrade, 2.ª mulher de seu tio Abilio de Camargo Andrade. Com geração no V. 1.º pág. 267.
11-3 Carolina Franco de Andrade casou com seu primo irmão José Franco de Andrade f.º de Julio Franco de Andrade n. 10-3 adiante.
11-4 Maria Franco de Andrade casou com José Innocencio de Godoy.
11-5 Anna Franco de Andrade, solteira.
11-6 Elisiario Franco de Andrade.
11-7 Aurelio Franco de Andrade.
11-8 ...
11-2 Anna, solteira.
11-3 Carlos de Campos casado em Nápoles com Mathilde Materazzo.
11-2 Alfredo Franco de Andrade casado com Maria Pompeu f.ª de Francisco Emilio do Amaral Pompeu e de Gertrudes de Sousa Aranha. V. 1.º pág. 258.
11-3 Clodomiro Franco de Andrade, solteiro.
11-4 Maria Franco de Andrade, solteira.
11-6 João Franco de Andrade casado com Anna Bayeux f.ª de Bento Bayeux.
11-7 America Franco de Andrade casou com o dr. Luiz Leite Guimarães.
12-2 Nelson Coutinho.
12-3 Sylvio Coutinho.
12-4 Lucia Coutinho.
12-2 Clovis.
12-3 Sarah.
11-2 Anna Francisca de Oliveira Andrade casada com José Ferraz de Oliveira. Com f.ºs.
11-3 Clotilde irmã de caridade no Seminário da Glória.
11-4 ... irmã em Itú.
11-5 José Theodoro de Oliveira Andrade.
10-3 ... foi casada com João Manoel de Oliveira Fernandes. Teve 1 f.ª casada em Campinas.
10-2 Luiza Ursulina que foi a 1.ª mulher do capitão Camillo Xavier Bueno da Silveira f.º de Salvador Bueno da Silveira e de Maria Francisca de Arruda. Com 2 f.ºs. no V. 5.º pág. 166.
10-3 Maria Francisca Barbosa.
10-4 Tenente Antonio Correa Barbosa casou-se com Anna Carolina Engler f.ª do dr. Carlos Engler e de Carolina Angelica do Amaral. V. 4.º pág. 89. Teve (por informações):
11-3 ... casada com Frederico Lopes Branco.
11-4 Antonio Correa Barbosa casado com ... irmã do coronel Bento Bicudo. Com geração.
11-5 Braziliza Engler Barbosa casada com Floriano Alvaro de Souza Camargo f.º do ajudante Alvaro Xavier de Camargo e Silva. V. 1.º pág. 263. Sem geração.
8-5 Anna Francisca de Andrade, f.ª de 7-3, casou-se em Parnaíba com João Franco da Rocha, † em 1786 em S, Roque, irmão de Bartholomeu do n.º precedente.
8-6 Marianna Antonia de Andrade, f.ª de 7-3.
8-7 Paula Joaquina de Andrade, última f.ª. de Rita Antonia n.º 7-3, casou-se em 1791 em Parnaíba com Floriano de Camargo Penteado, natural da Cotia, que foi capitão-mor na vila de S, Carlos, f.º de José de Camargo Paes e de Barbara Paes de Barros. Com grande geração no V. 1.º pág. 263.
6-4 Escolastica de Almeida era solteira.
6-5 Rosa de Almeida casou-se em Parnaíba com Antonio Pereira da Silva, irmão do sargento-mor Simão Francisco Serra. Teve q. d.:
Da primeira mulher 8 f.ºs:
6-2 Antonio Pedroso de Abreu
6-3 Jeronymo de Almeida de Abreu
6-4 Lourenço Castanho de Abreu
6-5 Anna de Proença de Abreu
6-6 Lucrecia de Almeida de Abreu
6-7 Izabel de Proença
6-8 Francisca de Almeida
6-10 José Bicudo de Abreu
6-11 Francisco de Proença de Abreu
6-12 Maria
6-13 Clara Domingues
6-14 Domingas de Proença
Da primeira mulher 7 f.ºs:
8-2 Anna Maria era solteira com 23 anos em 1791.
8-3 Maria Leite, com 20 anos de idade em 1791, casou-se em 1802 em Sorocaba com Gaspar Cubas Ferreira, viúvo de Anna Maria de Moraes, f.º de Lourenço Castanho Vidigal e de Josepha de Almeida, V. 4.º pág. 290.
8-5 Theresa Maria Castanho casou-se em 1802 em Sorocaba com seu parente José Bicudo de Abreu f.º de outro de igual nome e de Theresa de Almeida, com geração adiante.
8-6 Joaquim Luiz de Almeida e Abreu f.º de 7-1, casou em 1808 em Sorocaba com Maria Castanho de Medeiros f.ª do alferes André de Medeiros Costa e de Francisca de Siqueira e Moraes. V. 4.º pág. 566. Teve q. d.:
9-2 Francisco Luiz de Abreu Medeiros foi literato e ocupou uma cadeira de instrução primária em Sorocaba; jubilou-se em 1862 e foi então nomeado escrivão da provedoria de S. Paulo.
7-2 José Ferraz de Abreu, de Sorocaba, f.º de 6-1, casou-se em 1784 em Itapetininga com Gertrudes Maria de Moraes, de Santo Amaro, f.ª de Clemente Blanco Ribeiro e de Maria José de Moraes. Tit. Dias, Capitulo 1.º § 3.º. Teve:
8-2 Escholastica de Almeida casada em 1817 na mesma vila com Antonio Maximiano de Camargo f.º de Joaquim Manoel de Campos e de Antonia Maria.
8-3 Genoveva Venancia de Almeida casada em 1823 na mesma vila com Custódio Lopes Seabra f.º de Francisco Lopes Siebra e de Maria Lopes.
Pág. 202
8-2 Clara Ferraz de Almeida casou em 1831 na vila supra com Salvador Ribeiro f.º de Antonio Ferreira do Passo e de Marianna de Oliveira Tit. Domingues Cap. 1.º § 7.º.
7-5 Francisca de Almeida Lara, última f.ª de 6-1, casou em 1765 em Sorocaba com Manoel José Braga f.º de Antonio Barbosa e de Anna Francisca, naturais de Braga. Teve q. d.:
8-2 Maria dos Santos casada em 1791 na mesma vila com Luciano do Amaral Gurgel f.º de Lourenço Leme de Siqueira e de Maria Ribeiro do Amaral. Tit. Siqueira Mendonça, com geração.
8-3 Manoel José de Almeida casado em 1795 na mesma vila com Anna Esmeria f.ª. do capitão Manoel Baptista Prestes e de Ignacia Maria da Conceição. Teve q. d.:
9-2 Antonia de Almeida casada em 1831 na mesma vila com Mariano de Almeida Leme, de S. Paulo f.º de João Nepomuceno e de Gertrudes Theresa.
9-3 Antonio Caetano de Almeida casado em 1839 na mesma vila com Maria Prestes de Almeida f.ª de Custodio Mariano da Costa e Maria Francisca de Almeida.
8-4 José Manoel da Trindade, f.º de 7-5, casou em 1798 na mesma vila com Maria da Purificação f.ª do capitão João Affonso Pereira e de Maria Nunes Vieira. Teve q. d.:
8-5 Capitão Luiz Castanho de Almeida casado em 1834 na mesma vila com Izidora Bigodeca, natural de Montevidéu.
7-2 Anna
7-3 Izabel Soares casada em 1769 em Sorocaba com Vicente Nunes de Queiroz f.º de Antonio Nunes de Queiroz, natural do Porto, e de Escholastica Leme Barbosa, natural de Itú. Com geração no V. 3.º pág. 538.
7-4 Maria
7-5 José
7-6 Bernardina Leite casada em 1767 em Sorocaba com Antonio Bicudo de Barros f.º de outro de igual nome e de Josepha de Arruda. Ti. Bicudos.
7-7 Francisca de Almeida casou em 1775 em Sorocaba com o alferes Francisco Feliciano de Oliveira Rosa da Cotia, f.º de Antonio da Rosa Pereira de Portugal, e de Luzia Joanna de Deus. Teve q. d.:
8-2 Anna Mathilde casada em 1800 na mesma vila com José de Almeida Falcão, irmão de Manoel de Almeida do número precedente.
8-3 Izabel de Oliveira casada em 1809 em Itú com Antonio de Sampaio, viúvo de Anna de Barros.
7-10 Domingos Soares de Moraes, último f.º de 6-2, casou-se em 1781 em Sorocaba com sua parenta Anna Maria de Almeida f.ª de João Bicudo de Almeida e de Maria Leite da pág. 182.
7-2 Ajudante Estanislau José de Abreu, falecido em 1802 na vila de Porto Feliz, foi primeiro casado em 1782 em Itú com Anna do Amaral Campos f.ª de José de Arruda Gurgel e de sua primeira mulher Gertrudes de Campos à pág. 125 deste; segunda vez casou-se em 1794 na freguesia de Araritaguaba (mais tarde vila de Porto Feliz) com Gertrudes Maria de Almeida f.ª de Manoel de Campos Machado e de Maria de Jezus de Almeida. V. 4.º página 209 Teve: (C. O. de Porto Feliz)
Da 1.ª mulher 3 f.ºs:
8-2 Gertrudes do Amaral Campos
8-3 Estanislau do Amaral Campos
8-1 Tenente Raphael de Moura Campos, natural Sorocaba, casou-se em 1809 em Porto Feliz com Emilia de Arruda Campos f.ª do ajudante Antonio Pompêo Paes de Campos e de Maria Alvares de Menezes. V. 4.º pág. 497. (Teve por informações) 9 f.ºs:
Pág. 205
10-2 Augusta Alves de Menezes casou-se com seu tio materno Joaquim Pinto de Souza, à pág. 163 deste, ali a geração.
10-3 Coronel Raphael Augusto de Moura Campos casou-se com sua prima Anna de Arruda e Souza f.ª de João Baptista de Souza e de Saloméa de Arruda Campos, à pág. 164.
10-4 João de Moura Campos Junior foi primeiro casado com Eulalia e segunda vez com Baptistina, ambas f.ªs de João Baptista de Souza e Saloméa do n.º precedente.
10-5 Francisco de Moura Campos casou-se com sua prima Josephina f.ª de João Baptista de Souza dos n.ºs precedentes.
10-6 Dr. Palinuro de Moura Campos, médico, casou-se com sua sobrinha Augusta f.ª do alferes Franklin de Moura Campos n.º 10-1 supra.
10-2 Emilia Eugenia de Abreu casou-se com Joaquim Caetano de Camargo Lima f.º de Manoel de Camargo Penteado e de Anna Joaquina de Andrade, V. 1.º pág. 255.
10-3 Josephina do Amaral e Abreu casou-se com Joaquim Caetano de Camargo Lima, viúvo de 10-2 precedente.
10-4 Valentina do Amaral Campos casou-se com Joaquim de Arruda Campos f.º de Antonio de Arruda Leite e de Maria das Dores de Campos Pinto, sua terceira mulher. V. 4.º pág. 119.
Pág. 206
10-5 Anna do Amaral Campos casada com Mathias Rodrigues de Souza Lima.
9-4 José Innocencio do Amaral, f.º de 8-1, foi primeiro casado com Maria Luiza Teixeira f.ª de Antonio Teixeira Pinto e de Francisca de Almeida Leite, V. 3.º pág. 491; segunda vez em 1845 em Porto Feliz com Maria Brazilia de Campos f.ª de Manoel de Campos Penteado e Mello e de Maria Joaquina de Souza. V. 4.º pág. 210. Teve da 2.ª mulher:
10-2 Raphael do Amaral Campos, solteiro.
10-3 Manoel de Campos, falecido
10-4 Amelia do Amaral Campos, falecida solteira em 1892.
10-2 Raphael Pompeu de Moura Campos † solteiro.
10-3 Antonio Pompeu de Campos solteiro.
10-4 Miguel Correa Pacheco falecido solteiro.
10-5 Maria Candida Correa Pacheco solteira.
10-6 João Evangelista Pompeu de Campos residente em Itú, solteiro.
9-7 Maria Alves de Menezes foi a 2.ª mulher do capitão Francisco Luiz Coelho f.º do capitão José Luiz Coelho e de Izabel de Arruda Campos. Com geração no V. 5.º pág. 268
Pág. 207
9-8 Saloméa de Arruda Campos casou-se com João Baptista de Souza f.º do alferes Francisco Antonio de Souza e de Anna Candida Alves de Lima. Com geração à pág. 163 deste.
9-9 Tenente Raphael de Moura Campos, f.º de 8-4, casou-se primeiro com Anna Joaquina de Camargo f.ª do capitão Joaquim de Camargo Penteado e de Flóra Maria de Souza Lima, V. 1.º pág. 255; segunda vez com Maria Eulalia de Camargo f.ª de Manoel de Camargo Penteado e de Anna Joaquina de Andrade V. 1.º pág. 256. Teve:
Da 1.ª mulher 3 f.ºs (por informações)
10-2 Raphael falecido solteiro.
10-3 Emilia falecida solteira.
10-5 Saloméa de Moura Campos casada com Vicente de Sampaio Góes f.º de outro de igual nome e de Gertrudes de Almeida Taques. V. 4.º pág. 104
10-6 Eulalia de Moura Campos casada com Custodio de Campos Lima f.º de Antonio de Campos Bicudo e de Maria Gertrudes Alves Lima, à pág. 155.
10-7 Joaquim de Moura Campos solteiro.
10-8 Antonio de Moura Campos solteiro.
10-9 Izabel de Moura Campos solteira
10-10 Raphael de Moura Campos solteiro.
10-11 e outros menores.
8-3 Estanislau do Amaral Campos casou-se 1.º em 1807 em Itú com Saloméa de Camargo Penteado, natural da vila de S. Carlos, f.ª de Jeronymo Pedroso de Barros e de Gertrudes de Camargo Penteado. Tit. Chassins; 2.ª vez em S. Roque, em 1813 com Anna Leoniza de Camargo f.ª do capitão Joaquim de Camargo Penteado e de Maria Luzia de Almeida Pinto, V. 1.º pág. 276;
Pág. 208
3.ª vez com Francisca f.ª de João Leite de Sampaio Ferraz e de Helena Maria de Souza, à pág. 124 deste(1); 4.ª vez com Gertrudes de Cerqueira. Sem geração da primeira; porém teve da 2.ª mulher o f.º único:
10-2 José Estanislau do Amaral, bacharel em direito, fazendeiro em Indaiatuba, casado com Lydia Dias de Aguiar, f.ª de Manoel Dias de Aguiar e de Dulcelina Teixeira Pinto. V. 5.º pág. 536. Com f.ºs menores.
10-3 Antonio Estanisláu do Amaral casado com sua sobrinha Delphina f.ª do dr. Candido Ferreira da Silva Camargo e de Anna Leoniza do Amaral. V. 1.º pág. 274. Teve:
11-2 Thereza de Jesus.
(1) Damos aqui mais dois filhos de João Leite de Sampaio Ferraz, omitidos à pág. 124 deste; são:
3.ª Anna † solteira.
4.º Bento Evaristo de Sampaio (o Bentoca) foi casado com Carolina Bicudo f.ª de João de Campos Bicudo. Teve:
1-1 João Leite de Sampaio Ferraz, residente no Jaú, viúvo de Maria Eufrosina de Barros Mello. Sem filhos.
1-2 Theophilo Sampaio Ferraz casado com sua tia materna. Com filhos.
1-3 Anna, casada com Caetano Formosinho, natural de Portugal. Com filhos.
1-4 Helena casada com Eugenio Passos f.º de João Baptista Passos (o João Thomé) de Itatiba e de sua 1.ª mulher Puresa Passos. Com filhos.
1-5 Maria é viúva de Carlos Teixeira Engler. Sem geração.
Pág. 209
10-6 Maria Rita do Amaral.
9-3 Theophilo do Amaral Campos casado com Anna Elisa do Amaral f.ª de Francisco Ferraz da Cunha e de Francisca Evangelista. V. 4.º pág. 490. Teve:
11-2 Marina.
11-3 Maria da Conceição.
10-3 Dioguina casada com seu primo João do Amaral Mascarenhas f.º de José do Amaral Mascarenhas e de Helena do Amaral n.º 9-6 abaixo.
10-4 Francisca casada com Octavio do Amaral f.º de Balduino do Amaral Gurgel e de Laura... V. 4.º pág. 249.
10-5 Luiza casada com Messias Franco.
10-6 Laura, solteira.
10-7 José do Amaral Campos — menor em 1902.
9-5 João Estanisláu do Amaral †, foi casado com Josephina f.ª de José Tibiriça Piratininga e de Rita Augusta. V. 5.º pág. 41.
9-6 Helena do Amaral casada com José do Amaral Mascarenhas † f.º do alferes José Mascarenhas Camillo e de Anna Eufrosina do Amaral, pág. 127 deste. Com 2 f.ºs:
10-2 José do Amaral Mascarenhas.
7-4 Capitão Antonio Francisco de Aguiar (mais tarde coronel), f.º de 6-3, casou-se em 1792 em Sorocaba com Gertrudes Eufrozina f.ª do tenente-coronel Paulino Ayres de Aguirre e da 1.ª mulher Anna Maria de Oliveira, V. 1.º pág. 70 e Tit. Gayas. Teve 5 f.ºs:
8-2 Anna de Aguiar
8-3 Gertrudes Eufrosina
8-4 Leonarda de Aguiar
8-5 Rosa de Aguiar.
8-1 Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar nascido em 1793 em Sorocaba foi o grande chefe e o ídolo do partido liberal no seu tempo(1). Foi casado com Domitila de Castro Canto e Mello, † em 1867 em S. Paulo, marquesa de Santos, viúva de Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha, f.ª do brigadeiro João de Castro Canto e Mello, 1.º visconde de Castro e de Escholastica Bonifacia de Toledo Ribas, 1.ª viscondessa de Castro V. 5.º pág. 501. Teve 6 f.ºs:
(1) Moço inteligente e de fortuna foi mandado a estudar em São Paulo onde fez seu curso de latim, retórica e filosofia, tendo por companheiros — Diogo de Feijó, Paula Souza, Antonio Joaquim de Mello (mais tarde bispo de S. Paulo) e outros. Chegado à maioridade foi nomeado eleitor de comarca em 1821 para eleger os deputados às cortes constituintes de Lisboa e foi mais tarde, nas legislaturas de 1826 a 1837 eleito conselheiro do governo; neste cargo mostrou tanta inteligência e um caráter tão incorruptível que para logo se tornou um dos mais influentes e prestigiosos membros dessa corporação. Foi deputado geral na 2.ª e 3.ª legislatura de 1830 a 1837, tomando parte ativa na conversão em lei do projeto do ato adicional. Foi nomeado presidente da província de S. Paulo de 1831 a 1835 e de 1840 a 1841. Teve assento na assembléia provincial em 4 legislaturas, tendo sido presidente da mesma em duas. Teve assento na câmara dos deputados na 6.ª, 7.ª e 10.ª legislaturas e foi o mais votado para senador na lista tríplice, na vaga deixada pelo visconde de S. Leopoldo. Foi condecorado por seus serviços com a comenda da ordem de Cristo, com a dignitaria da imperial ordem da Rosa e teve também o posto de brigadeiro.
Pág. 211
9-2 João Tobias de Aguiar e Castro, bacharel em direito em 1858, casou-se nesse mesmo ano em Itú com sua prima Anna Barros de Aguiar f.ª do capitão-mor de Itú Bento Paes de Barros, 1.º barão de Itú, e de Leonarda de Aguiar, 1.ª baronesa de Itú. Faleceu o dr. João Tobias em 1901 em S. Paulo e teve 7 f.ºs:
10-2 João Tobias Filho foi casado com Maria Eufrosina Galvão Bueno † f.ª do bacharel em direito Carlos Mariano Galvão Bueno e de Maria Garcia Ferreira. Teve 2 f.ºs:
O projeto de reforma do código do processo e da criação do conselho de estado encontrou viva oposição do partido liberal que em S. Paulo era chefiado pelo brigadeiro Raphael Tobias, e não podendo impedir sua aprovação que teve lugar em 1841, esgotados todos os recursos de oposição, foi resolvido apelar para a sorte das armas, para o que planejou-se a revolução que devia arrebentar em Minas e S. Paulo. Foi o brigadeiro Raphael Tobias aclamado presidente da província de S. Paulo pelos revoltosos em Sorocaba em Março de 1842; porém, teve de fugir para o Rio Grande do Sul, visto sua força, composta na maior parte de paisanos, não poder medir-se com as disciplinadas do governo; derrotada nos primeiros encontros na Venda Grande em Campinas, dispersou-se a força revoltosa procurando cada um fugir as perseguições e punição que lhe eram destinadas. Foi preso o brigadeiro Tobias e metido na fortaleza da Lage até 1844, ano em que foi concedida a anistia geral aos implicados nessa revolta. Depois disso, recebido com grande júbilo em Sorocaba, continuou à frente do seu partido e foi eleito deputado geral novamente, figurando no seu posto de chefe até 1857, época em que, em viagem para o Rio de Janeiro, faleceu, exalando seu último suspiro em frente à fortaleza da Lage. (Azevedo Marques — Apontamentos Históricos.)
Pág. 212
11-2 Mario.
11-3 Elpidio.
11-4 Zaira.
11-5 Odila.
11-6 Carlos.
10-5 Doutor Heitor Tobias de Barros Aguiar casou-se em 1899 no Paraná com Maria Antonietta de Alcantara f.º de Urbano da Fonseca Alcantara, natural de Minas Gerais, e de Maria Theodora de Andrada, natural do Rio de Janeiro.
10-6 Silvano Tobias de Barros Aguiar casou-se em 1901 em Piracicaba com Anna Vitalina Franco f.ª de Luiz Franco e de Anna Vitalina da Silveira.
10-7 Paulo Tobias de Barros Aguiar, último f.º do doutor João Tobias n.º 9-2, é solteiro.
10-2 Paula de Aguiar Lessa casou-se em 1885 na capela do seminário episcopal com o dr. em direito Pedro Augusto Carneiro Lessa,
11-2 Abelardo de Aguiar Lessa nascido em 1889 e falecido em 1897 em S. Paulo.
11-3 Maria.
9-6 Heitor, último f.º de 8-1, faleceu solteiro
8-3 Gertrudes Eufrosina de Aguiar foi casada com Antonio Paes de Barros, 1.º barão de Piracicaba, f.º do capitão Antonio de Barros Penteado e de Maria Paula Machado. V. 3.º pág. 405, ali a geração.
8-4 Leonarda de Aguiar, baronesa de Itú. Foi casada com o capitão-mor Bento Paes de Barros, 1.º barão de Itú, f.º do capitão Antonio de Barros Penteado e de Maria Paula Machado do n.º precedente. Com geração no V. 3.º pág. 402.
7-2 Maria Michaela Monteiro, casou-se em 1752 na mesma vila com Vicente Ferrer de Camargo f.º do coronel Thomaz Lopes de Camargo e de Paula da Costa Paes. V. 1.º pág. 281.
7-3 Francisca Maria das Neves casada em 1760 nessa vila com Vicente Paes de Camargo, natural da Cotia, f.º de Francisco Xavier Paes e de Victoria Paes de Camargo. Com geração no V. 1.º pág. 206.
8-2 Antonio.
8-3 Francisco.
8-4 Lucrecia de Camargo Lima que casou com o sargento-mor José Manoel Leite Castanho f.º de Pedro Vaz Celestino. Com geração no V. 4.º pág. 75.
8-5 Maria de Nazareth, 2.ª mulher do tenente coronel Paulino Ayres de Aguirre, natural da ilha de S. Sebastião, viúvo de Anna Maria de Oliveira Leme. f.º de Gabriel Ayres de Aguirre e de Anna Pires da Motta. Tit. Gayas, ali a geração.
8-6 Maria do Belem casada em 1803 em Sorocaba com seu primo José de Barros f.º de Jeronymo José de Lima n.º 7-2 adiante.
8-7 Maria (2.ª)
8-8 Anna Domitila de Barros Lima casada em 1794 em Sorocaba com Francisco Antonio do Rego Pedroso, natural de S. Thiago, Braga, f.º do dr. Manoel Pedroso Coimbra e Lima e de Rosa Maria do Rego. Teve. q. d.:
7-4 José de Lima Barros.
7-5 Miguel de Lima Barros casou-se em 1783 em Sorocaba com Escolastica de Almeida f.ª de Antonio Rodrigues de Sampaio do n.º 7-2 supra. Teve q. d.:
8-1 José de Barros Lima casado 1.º em 1812 em Sorocaba com sua prima Antonia Francisca de Camargo f.ª de 8-8 supra; 2.ª vez em 1815 em Itú com Maria Antonia de Barros f.ª de Pedro Vaz de Barros e de Gertrudes Paes de Campos. V. 4.º pág. 74.
8-2 Maria de Almeida Lima casada em 1758 em Sorocaba com Jeronimo de Medeiros Lima f.º de João Francisco Soares e de Maria de Barros. Teve q. d.:
9-2 Gertrudes Almeida Lima casada em 1838 nessa vila com José Rodrigues Penteado f.º de Lourenço Leite Penteado e de Francisca de Almeida Lara.
8-4 Bento de Barros Lima casado em 1833 na vila supra com Anna Thomazia de Almeida f.ª de José Bicudo de Almeida e de Escolastica de Almeida.
7-7 Maria Bernarda de Lima casou em 1758 em Sorocaba com José de Camargo Paes f.º do capitão Matheus de Camargo e Siqueira e de Maria Paes da Silva. Com geração no V. 1.º pág. 190.
7-8 Ursula de Almeida Lima casou em 1768 na vila supra com o tenente José Pereira da Silva, viúvo de Anna Lopes de Camargo, V. 1.º pág. 190, natural do Rio das Pedras, Minas Gerais, f.º de Faustino Pereira da Silva, de Portugal, e de Paschoa Maria do Caeté. Teve:
8-2 Antonio.
8-3 José
8-4 Estasnislau José de Almeida casado em 1821 em Sorocaba com Maria Fabiana de Camargo f.ª de Antonio Paes de Campos e de Lucrecia Maria de Camargo.
Pág. 217
7-10 Francisca de Almeida Lima, última f.ª de 6-6, faleceu solteira.
9-2 Clara Maria casada em 1813 na vila supra com Joaquim Antonio f.º de Antonio Francisco e de Eufrasia Maria.
9-3 Anna Gertrudes de Proença casada em 1819 nessa vila com seu primo Vicente Ferreira Brizola f.º de Manoel do Espirito Santo Brizola e de Maria Antonia.
9-4 Manoel da Costa Brizola casado em 1819 nessa vila com Innocencia de Almeida f.ª de Luciano do Amaral Gurgel. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve q. d.:
7-3 Joanna de Proença casada em 1750 em Sorocaba com Leonardo Rodrigues Setubal f.º de Francisco Xavier Rodrigues e da 1.ª mulher Clara Domingues. V. 1.º pág. 149.
7-4 Padre José Paes de Almeida já † em 1806.
7-5 Jeronimo Paes de Almeida casado com Anna Maria de Oliveira Rosa f.ª de Antonio da Rosa Pereira, natural da ilha do Faial, e de Luzia Joanna de Deos; faleceu com testamento em 1806 em Sorocaba e teve 6 filhos:
8-2 Padre Francisco de Paula e Mendonça.
8-3 Antonia.
8-4 José.
8-5 Manoela Maria casou em 1812 em Sorocaba com Joaquim Mariano de Oliveira. Tit. Macieis.
8-6 Izabel.
6-9 Romão de Proença, casou-se em 1750 em Sorocaba com Francisca Monteiro da Silva f.ª de Silvestre Ribeiro da Silva e de Joanna Monteiro do Couto. Teve q. d.:
7-2 José de Proença de Abreu casou-se em 1778 em Sorocaba com Thereza Maria f.ª de Francisco Xavier, natural de Itú, e de Maria Perpetua da Luz, n. p. de João Paes de Almeida e de Maria Antunes.
7-3 Antonio de Proença casou-se com Maria Josepha f.ª de Antonio Rodrigues e de Maria Pereira. Teve q. d.:
7-4 Manoel Ribeiro de Proença casou com Maria Duarte f.ª de Francisco Leme e de Escolastica Custodia Nunes. Teve q. d.:
7-2 Francisca de Almeida Falcão casada em 1798 em Sorocaba com Ignacio Ferreira Alves f.º de João Ferreira Alves e de Maria Joaquina da Silva. Teve q. d.:
7-4 Gertrudes Maria de Almeida casada em 1801 em Sorocaba com Lourenço Pereira de Camargo f.º de José Pereira da Silva e de Anna Lopes de Camargo. V. 1.º pág. 191.
7-5 Anna Maria de Arruda casada em 1802 na mesma vila com José Luiz da Silva f.º de Luiz Castanho de Araujo e de Maria de Lara. V. 4.º pág. 549.
7-6 José Bicudo de Abreu casado em 1802 na vila supra com Thereza Maria f.ª de Luiz Castanho de Almeida e Abreu e de Maria Leite de Sampaio, pág. 201 deste. Teve q. d.:
8-2 Antonio de Oliveira Rosa casado em 1827 em Sorocaba com Maria do Patrocinio f.ª de André Castanho de Medeiros. V. 4.º pág. 565.
7-3 Joaquim José de Almeida casado em 1804 em Sorocaba com Rosa Maria, viúva de Raphael Ponce.
6-13 Clara Domingues casou-se em 1764 em Sorocaba com Antonio Gaspar Soares f.º de Joaquim Soares da Cunha, natural de S. Paulo, e de Maria de Fontes Portella, Tit. Siqueiras Mendonças.
6-14 Domingas de Proença, última
f.ª de 5-4, casou-se em 1781 em Sorocaba com Pedro Nunes Domingues,
viúvo de Anna Maria, f.º de Nomingos Nunes.
5-5 Anna de Proença, f.ª de Paulo de Proença de Abreu n.º 4-3 de pág. 181, casou-se em 1693 em Parnaíba com Francisco de Arruda Sá f.º de Sebastião de Arruda Botelho e de Izabel de Quadros. Com geração no V. 4.º pág. 108.
5-6 Francisca Cubas de Brito, última f.ª de 4-3, casou-se em 1703 ( C. Ec. de S. Paulo) com seu parente Bernardo de Quadros f.º de Balthazar de Quadros. Com geração no V. 4.º pág. 520.
§ 2.º
Cap. 2.º
Antonio Cubas que fez doação à sua sobrinha Francisca Cubas, § 1.º do Cap. 3.º seguinte, de toda a fazenda que na Cidade do Porto lhe pertencia por parte de seus pais João Pires Cubas e Izabel Nunes, e por parte de seu avô Nuno Rodrigues. Não descobrimos casamento nem geração.
Cap. 3.º
Gonçalo Nunes Cubas, foi casado (não descobrimos o nome da mulher). Teve q. d.:
1-2 Francisco Nunes Cubas § 2.º
1-1 Francisca Cubas foi casada com Diogo Gonçalves Ferreira, natural do Porto e morador em Santos. Teve q. d.:
4-2 Gaspar Cubas Ferreira,
4-3 João Sobrinho.
4-1 Francisco Cubas Preto, falecido antes de sua mulher em Taubaté, casado com Martha de Miranda Antunes, falecida em 1689 na mesma vila, f.ª de Antonio da Cunha Gago e de Martha de Miranda. V. 5.º pág. 199. Teve (C. O. Taubaté) 5 f.ºs:
6-2 Maria Antunes do Prado foi 1.º casada com Domingos da Silva Teixeira: 2.ª vez em 1731 em Pindamonhangaba com Antonio Correa de Lemos f.º de José Correa de Lemos e de Anna Maria do Prado. Com geração do 2.º marido no V. 4.º pág. 528.
Pág. 222
6-3 Catharina Antunes de Miranda casou-se em 1735 na vila supra com João da Motta Paes f.º de Salvador da Motta de Oliveira e de Maria do Rego Barbosa. Com geração no V. 3.º pág. 83.
6-4 Luzia Rodrigues do Prado, falecida em 1728 na mesma vila, foi a 1.ª mulher do capitão Antonio Raposo Leme f.º de Manoel Moniz Pereira e de Maria Raposo Barbosa. Com geração em Tit. Bicudos.
6-5 Helena Antunes do Prado, falecida em 1772 em Guaratinguetá, foi casada com Antonio da Motta Paes falecido em 1745 nessa vila, irmão de João da Motta do n.º 6-3 retro. Com geração no V. 3.º pág. 73.
5-3 Maria de Miranda Antunes casada com João Correa da Veiga f.º de Geraldo Correa e de Estacia da Cunha. Com geração. V. 3.º pág. 234.
5-4 Martha de Miranda Antunes casou com Francisco Correa da Veiga, irmão de João Correa do n.º 5-3. Com geração no V. 3.º pág. 239.
5-5 Izabel Antunes de Miranda casou com Domingos Martins do Prado f.º de ... e de Domingas Ribeiro. Com geração no V. 3.º pág. 198.
4-3 João Sobrinho casou em 1651 em S. Paulo com Izabel de Góes de Siqueira f.ª do coronel João Raposo Bocarro e de Anna Maria de Siqueira. V. 3.º pág. 8.
Do 2.º (cremos) foram f.ºs:
4-3 Gaspar Soares.
4-4 Miguel Soares Ferreira
4-5 Izabel Soares.
4-1 Maria, tinha 14 anos em 1614.
4-2 Sargento-mor Antonio Soares Ferreira(1), foi casado com Domingas Antunes, falecida em 1665 em S. Paulo. Teve, naturais da Conceição dos Guarulhos, 6 f.ºs: (C. O. de S. Paulo)
5-2 Maria Soares Ferreira foi 1.º casada com Miguel de Almeida Prado f.º de Henrique da Cunha Gago (o neto) e de Anna de Almeida Prado, com 4 f.ºs no V. 5.º pág. 6; 2.ª vez casou em 1688 em Itú com Sebastião Gil de Godoy, com geração à pág. 153 deste; faleceu em 1726 em Itú.
5-3 Anna Soares Ferreira foi casada com o capitão Antonio Fernandes de Abreu, assassinado por um dos irmãos, João ou Lourenço Leme, em 1717 em Itú, f.º de Manoel Fernandes de Abreu e de Maria Bicudo de Mendonça. Com geração em Tit. Fernandes Povoadores.
5-4 Izabel Cubas Ferreira casou em 1682 em Itú com Paschoal Delgado Lobo f.º do capitão João de Anhaya de Almeida e de Izabel Delgado. Com geração no V. 4.º pág. 406. Faleceu Izabel Cubas em 1747 em Itú com 87 anos de idade.
5-5 Luiz Soares Ferreira casou com Catharina Dias Paes f.ª de Fernão Dias Paes e de Maria Garcia Betim, V. 2.º pág. 463, ali a geração.
5-6 Miguel Soares Ferreira último f.º de 4-2.
(1) O sargento-mor Antonio Soares Ferreira n.º 4-2, segundo escreveu Taques, tinha este posto com 600$000 de soldo, e foi conquistador dos Tupinambás no sertão da Bahia; recebeu honrosas cartas de el-rei Dom Pedro II com promessa de dois hábitos de Cristo.
Pág. 224
4-5 Izabel Soares casou em 1640 em S. Paulo com Gaspar Fernandes Preto f.º de Sebastião Fernandes Preto e de Anna de Pinho. Tit. Pretos. Com geração.
3-4 Francisca Cubas foi casada com Gaspar João Barreto, natural de Freixo de Espada à Cinta. Teve q. d.:
5-2 Gabriel Barbosa de Lima.
5-3 Domingos Barreto de Lima.
5-4 Francisca Cubas de Lima.
5-5 José Barbosa de Lima
5-6 Brigadeiro Alexandre Barreto de Lima
5-7 Salvador Barreto de Lima.
5-8 Padre Antonio Barreto de Lima
5-9 João Barreto de Lima
5-10 Francisco Barbosa de Lima
5-11 Gaspar João Barreto
5-12 Rosa de Lima.
5-2 Gabriel Barbosa de Lima foi casado com Anna Leme, falecida em 1750, f.ª de Sebastião Bicudo de Siqueira e de Maria Leme. Tit. Siqueiras Mendonças. Encontramos também a habilitação de genere de Antonio José de S. Francisco em que diz ser f.º deste Gabriel Barbosa Lima e de Joanna da Silva Leme; por esta, neto de André Fernandes do Prado e de Lucrecia Leme de Cerqueira, V. 3.º pág. 517 ; pelo que julgamos que o dito Gabriel Barbosa foi casado duas vezes. Faleceu Gabriel Barbosa de Lima em 1768 e teve da 1.ª mulher 6 f.ºs:
Pág. 225
6-2 Ignacio falecido solteiro.
6-3 Manoel Caetano de Lima casado em 1770 em S. Paulo com Luciana Maria f.ª de Felippe Vaz de Lima e de Anna Maria de Jezus, n. p. de portugueses naturais de Braga, n. m. de Francisco Xavier do Canto natural de S. Estevam, Lisboa, e de Anna da Cruz natural de S. Paulo; 2.ª vez com Escholastica Maria Leite e 3.ª vez em 1781 na Conceição dos Guarulhos com Anna Maria Munhoz, viúva de José da Cunha, f.ª de Salvador Munhoz e de Anna de Oliveira.
6-4 Gaspar Barreto de Lima que casou em 1772 na Conceição dos Guarulhos com Maria Bueno da Silveira f.ª de Francisco Bueno da Silveira e de Gertrudes Maria de Moraes, V. 3.º pág. 209; faleceu Gaspar Barreto em 1798, e teve (C. O. de S. Paulo) o f.º único.
6-6 Escholastica Barbosa de Lima foi casada com Amaro Ferreira.
Pág. 226
8-2 Felisberto Bueno de Oliveira, casado.
8-3 Joaquim Bueno de Oliveira, solteiro.
8-4 Salvador Bueno de Oliveira, solteiro com 35 anos.
8-5 Maria Bueno (mentecapta)
8-6 Ignacio Bueno de Oliveira, casado
8-7 Luciano Bueno, casado.
8-8 Antonia Maria Bueno casada com Francisco Xavier Vieira.
7-4 Anna da Rocha de Oliveira foi casada com o tenente Antonio Mendes de Almeida f.º de Luiz Mendes de Almeida e de Escholastica da Silva. Teve f.ª única (C. O. de Jundiaí):
7-6 Pedro, faleceu solteiro.
7-7 Marianna de Siqueira, última f.ª de 6-1, casou em 1762 em S. Paulo (C. Ec. de S. Paulo) com Pedro Rodrigues da Silva f.º de Leandro Dias Cardoso e de Anna de Góes. V. 4.º pág. 308.
6-3 João de Oliveira Lima, último f.º de 5-3, faleceu solteiro.
5-4 Francisca de Lima, f.ª de Gaspar João Barreto n.º 4-1, foi casada com Salvador Jorge de Lima, falecido em 1738, f.º de Onofre Jorge Velho e de Ignez da Costa. Com geração em Tit. Jorges Velhos.
5-5 José Barbosa de Lima foi 1.º casado com Catharina Bueno de Miranda f.ª de Amador Bueno da Veiga e de Martha de Miranda, V. 3.º pág. 204; 2.ª vez com Maria Machado de Moraes f.ª de Agostinho Machado Fagundes e 2.ª mulher Rufina de Moraes. Tit. Moraes. Faleceu em 1755 e teve:
Da 1.ª mulher 5 f.ºs:
6-2 Maria, falecida em menoridade
6-3 (outra) Maria, falecida em menoridade
6-4 Maria Barbosa de Lima casada em 1743 (C. Ec. de S. Paulo) com Salvador Machado Fagundes f.º de Agostinho Machado Fagundes e de sua 2.ª mulher Rufina de Moraes. Tit. Moraes. Teve f.ª única:
6-7 Anna
6-8 Escholastica
6-9 José
6-10 Catharina
6-2 Maria Barbosa de Lima que foi casada com o sargento-mor Thomé Portes de El-Rei, falecido em 1773, f.º de João Portes d'El-Rei e de Catharina Bicudo. Com geração em Tit. Pretos.
6-4 Mestre de campo Alexandre Barreto de Lima e Moraes foi casado em 1758 com Maria Barbosa de Lima f.ª de Matheus de Siqueira e Mendonça e de Maria Barbosa de Lima. V. 3.º pág. 247. Teve:
7-2 Alferes Antonio Barreto de Moraes casado em 1786 em Mogi das Cruzes com Anna Maria da Cunha f.ª de Feliciano Duarte Lobo e de sua 1.ª mulher Rosa Maria de Almeida. V. 5.º pág. 110.
7-2 Anna, falecida na infância.
6-3 Salvador
6-4 Gaspar
6-5 Rosa Maria, já † em 1778, casou 1.º em 1742 (C. Ec. de S. Paulo) com João Baptista de Oliveira; 2.ª vez em 1765 em S. Paulo com João Machado Castanho, viúvo de Izabel Paes, f.º de Garcia Vieira e de Antonia Machado. Sem geração.
6-6 Francisca casada com João Raposo de Brito.
6-7 Maria, solteira em 1778.
6-8 José
5-8 Padre Antonio Barreto de Lima, falecido em 1723, foi vigário de Taubaté.
5-9 João Barreto de Lima.
5-10 Sargento-mor Francisco Barbosa de Lima, f.º de 4-1, foi casado com Maria de Andrade de Sampaio, e foi morador em Jacareí. Teve q. d.:
Da 1.ª mulher, f.ª única:
7-3 Francisco
7-4 Izabel
7-5 Anna
7-6 Margarida
7-7 Antonio
6-3 Anna
6-4 Maria
Pág. 230
5-2 Maria Gonçalves Meira
5-3 Izabel Cubas
5-4 Anna Gonçalves Meira
5-5 Padre Joaquim Gonçalves Meira.
6-2 Francisco Bicudo Chassim que casou em 1724 em Itú com Angela de Siqueira f.ª do capitão Maximiano de Góes e Siqueira e de Maria de Arruda. V. 4.º pág. 256. Teve 6 f.ºs, sendo 5 naturais de Itú, e o 6.º de Cuiabá:
7-2 Pedro Bicudo.
7-3 Maria Bicudo casada em Cuiabá com Simão de Oliveira Leitão f.º do coronel Antonio de Oliveira Leitão e de Branca da Silva. Tit. Oliveiras.
7-4 Anna de Arruda de Siqueira casou-se em 1750 em Itú com Antonio Xavier Bueno f.º do tenente coronel Francisco Bueno Garcia e de Maria Leme de Cerqueira. V. 1.º pág. 388.
7-5 Izabel de Arruda de Siqueira.
7-6 José Pompeu.
6-6 Francisca Cubas casou-se em 1716 em Itú com Ignácio Alves de Lima, natural da vila de S. Sebastião, f.º de José Alvares de Figueiredo e de Anna Maria de Lima. Com geração no V. 2.º pág. 11.
6-7 Jeronimo Gonçalves Bicudo casou-se em 1709 em Itú com Leonor Diniz f.ª de José Diniz e de Maria Cabral de Tavora. Mudou-se com sua mulher para Cuiabá onde faleceu sem geração.
6-8 Manoel Bicudo foi assassinado nas Minas Gerais, solteiro.
6-9 Pedro Gonçalves Meira casou-se em 1717 em Itú com Maria de Godoy f.ª de José de Godoy do Passo e de Faustina Aranha. Teve q. d. o f.º:
8-2 Joaquim Gonçalves Bicudo.
8-3 Tenente Pedro Gonçalves Meira.
8-4 Anna Bicudo Chassim.
8-5 Izabel Bicudo.
8-6 Joanna Bicudo Chassim
8-7 Thereza Bicudo.
8-1 Maria Bicudo Chassim. foi a 1.ª mulher de Antonio de Aguiar da Silva f.º de outro de igual nome e de sua 1.ª mulher Izabel de Proença. V. 5.º pág. 242. Ali a geração.
8-2 Joaquim Gonçalves Bicudo(1) casou em 1775 em Itú com Maria de Campos Penteado f.ª de Manoel Frias Taveira, de Itú, e de Maria Garcia de Campos de Araçariguama, V. 3.º pág. 440; 2.ª vez em 1786 na mesma vila com Anna Maria de Campos f.ª de Francisco Pacheco Domingues e de Escholastica de Campos. V. 4.º pág. 465. Teve da 1.ª mulher q. d.:
(1) Joaquim Gonçalves Bicudo residiu em Indaiatuba e foi o que construiu, com cilindros de madeira, o 1.º engenho horizontal (para moer cana) que houve na província de S. Paulo.
Pág. 232
9-3 José de Campos Bicudo casado em 1823 em Porto Feliz com Gertrudes Maria f.ª do capitão Miguel João de Castro e de Maria da Rocha Pitta, Tit. Fernandes Povoadores.
(1) Transcrevemos para aqui alguns trechos do que, a respeito do tenente Pedro Gonçalves Meira, escreveu o doutor Ricardo Gombleton Dauntre no Almanack de Campinas, publicado pelo conhecido e inteligente cavalheiro José Maria Lisboa, sob a epígrafe — Reminiscências do distrito de Campinas:
"Entre os paulistas que se estabeleceram em Campinas no fim do século 18.º destaca-se o vulto notável de Pedro Gonçalves Meira, ituano que, tendo-se ilustrado por viagens ao sertão e residência em Mato Grosso (então mais adiantado que S. Paulo) foi atraído à nascente povoação como oferecendo campo a sua atividade empreendedora. Foi ele quem construiu o 1.º sobrado, aquele que faz esquina no pátio (largo) do Rosário e rua Direita ; e então, desejando beneficiar a sua imediata vizinhança, encetou a edificação de uma igreja no lugar onde existe hoje o vasto sobrado que foi edificado pelo finado José Francisco de Paula. Este passo ofendeu ao então pároco, que alegou incompatibilidade do terreno para tal edifício por estar ainda lodoso e infiltrado d'água, vestígio do antigo brejo. Brigou-se muito, e, apesar de ser Meira sogro do prestante cidadão Ignacio Caetano Leme, foi pela autoridade vedada a projetada edificação. Meira teve a sorte de todos que inoportunamente sobressaem às mediocridades que dominam moralmente as sociedades. Desgostos e contrariedades lhe foram proporcionados; e, com grande prejuízo do progresso de Campinas, ele recolheu-se a seu sítio em Indaiatuba, e depois a Itú onde faleceu.
Pág. 233
9-3 Thereza de Campos, natural de Itú, casou-se em 1811 em Porto Feliz com Mariano Correa Aranha, de Porto Feliz, f.º de João Correa de Camargo e de Maria de Godoy Aranha, à pág. 34 deste, ali a geração.
9-4 Izabel de Campos Penteado casada 1.º em 1805 em Itú com seu parente o guarda-mor Antonio de Godoy Penteado, de Sorocaba, f.º de Antonio de Godoy Diniz e de Anna de Campos Garcia, V. 4.º pág. 518, ali a geração; segunda vez casou-se em 1819 em Itú (ou Indaiatuba) com Fernando Paes de Barros f.º do sargento-mor Francisco Ribeiro de Moraes Pedroso e de Custodia Celia de Cerqueira, V. 4.º pág. 551.
9-5 Antonia de Campos casou com Francisco Leme.
9-6 Custodia, faleceu solteira.
9-7 Anna de Godoy Moreira casou em 1816 na vila de S. Carlos com Joaquim Antonio da Silva f.º do capitão João José da Silva e de Anna Maria de Toledo.
9-8 Francisca.
9-9 Pedro tinha 12 anos em 1814.
Convém consignar o fato que ele em Indaiatuba (então bairro de Itú) ocupou carro de passeio puxado a quatro burros, sendo este o primeiro carro de condução de pessoas de que tenho notícia no interior. Foi versadíssimo na língua indígena e conhecedor das virtudes das plantas medicinais do país ... As taipas da projetada igreja se conservaram de pé por muitos anos, e o cercado que formaram foi o 1.º cemitério de Campinas, onde foram enterrados escravos e pessoas humildes".
Pág. 234
9-2 Anna dos Santos, tinha 19 anos em 1797.
8-6 Joanna Bicudo Chassim casou em 1764 com seu parente no 4.º grau misto ao 3.º — Antonio Dias Aranha f.º de Fernão Dias Bicudo e de Gertrudes Aranha, V. 3.º pág. 523. Teve q. d.:
9-3 José Dias Aranha casado em 1808 em Itú com Theresa de Jesus Barbosa f.ª de Pio Leme de Brito e de Rita de Godoy, V. 2.º pág. 310.
9-4 Manoela de Godoy casada em 1789 em Itú com João Duarte do Rego, viúvo de Anna Maria da Cunha.
9-5 Manoel Dias Aranha casado em 1812 em Sorocaba com Senhorinha Dias f.ª de Manoel Dias Penteado. V. 3.º pág. 439.
5-3 Izabel Cubas casou em 1694 em Itú com João Bicudo Chassim f.º de Gonçalo Simões Chassim e de Maria Leme de Brito. Tit. Chassins, ali a geração.
5-4 Anna Gonçalves Meira casou em 1694 em Itú com Antonio Bicudo de Brito f.º de Antonio Bicudo Leme e de Apollonia da Veiga. Com geração em Tit. Bicudos.
5-5 Padre Joaquim Gonçalves Meira.
Da 1.ª mulher:
6-2 Anna Maciel casada com Henrique da Silva Barbosa.
6-3 Helena de Queiroz casada com Antonio da Silva.
6-5 e outros.
3-6 Catharina Cubas.
3-7 Capitão Gaspar Cubas Ferreira, último f.º de 2-1, foi juiz de órfãos em S. Paulo e tinha 70 anos de idade em 1684. Casou em 1639 em S. Paulo com Margarida de Siqueira f.ª de Lourenço de Siqueira de Mendonça e de Margarida Rodrigues. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve q. d.:
4-2 Gaspar Cubas Ferreira
4-3 Roque de Siqueira Cubas
4-4 Izabel Sobrinha
4-5 Antonio Cubas de Siqueira.
4-2 Gaspar Cubas Ferreira, habilitou-se de genere, mas casou com Josepha de Oliveira f.ª de Miguel Dias Brabo, natural de Portugal, e de Maria Mendes Furtado. Com geração em Tit. Furtados.
4-3 Roque de Siqueira Cubas (ou Ferreira) foi casado com Christina Maria de Moraes f.ª de Thomé Cabral de Ornellas e de Maria de Souza Dias. Com geração em Tit. Moraes.
4-4 Izabel Sobrinha foi casada com Estevão de Meira, falecido em 1673 no sertão. Teve (C. O. de S. Paulo) 6 f.ºs:
5-2 Margarida.
5-3 Estevão de Meira.
5-4 Anna.
5-5 Pedro Gonçalves Meira.
5-6 Izabel com 4 anos em 1673.
§ 2.º
1-2 Francisco Nunes Cubas casou com Catharina Diniz f.ª do almoxarife Christovão Diniz e de Maria Camacho, por esta neta de Gonçalo Camacho.
Cap. 4.º