Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol VI - Pág. 527 a 554
Tit. Chassins
Pág. 527
Sobre a origem desta família diz Pedro Taques:
"Foi progenitor desta nobre família na capitania de S. Paulo, Gonçalo Simões Chassim, natural da vila, hoje cidade de Portimão, no reino do Algarve. Foi filho de Rodrigo Simões e de sua mulher Joanna Jorge Chassim, que foram moradores em casas próprias na rua Carianna. Consta o referido do testamento com que faleceu em S. Paulo o dito Gonçalo Simões a 25 de Maio de 1720. Estabeleceu-se em S. Paulo, e depois na vila de Parnaíba, com grande fazenda de cultura; e da república desta vila teve repetidas vezes as rédeas do governo. Foi fundador da capela de N. Senhora de Nazareth, construída na mesma fazenda junto ao rio Tietê. Para a festa anual da Senhora a 8 de setembro deixou em testamento, feito de mão comum com sua mulher Maria Leme de Brito, a quantia de 200$000, para de seus rendimentos saírem as despesas dela. No mesmo testamento determinaram que seus corpos fossem sepultados na capela da ordem terceira de S. Francisco da cidade de S. Paulo, onde eram professos". Casou-se em S. Paulo com Maria Leme de Brito, ali falecida em 1688, f.ª de Antonio Bicudo de Brito, natural de S. Paulo, e de Maria Leme de Alvarenga, à pág. 359 deste. Gonçalo Simões Chassim teve de sua mulher Maria Leme de Brito os seguintes f.ºs, naturais de Parnaíba:
Cap. 2.º Joanna Leme de Brito
Cap. 3.º João Bicudo Chassim
Pág. 528
Cap. 4.º Manoel Monteiro Chassim
Cap. 5.º Maria Simões
Cap. 6.º Rodrigo Bicudo Chassim
Cap. 7.º José Simões
Cap. 8.º Francisco Bicudo Chassim
Cap. 9.º Anna Leme de Brito
Joanna Leme de Brito, batizada em 1667, casou em 1681 em Parnaíba com Francisco de Siqueira de Mendonça f.º de Antonio de Siqueira de Mendonça e de Anna Vidal. Com geração em Tit. Siqueiras Mendonças.
Cap. 3.º
João Bicudo Chassim casou em 1694 em Itú com Izabel Cubas f.ª de Jeronimo Gonçalves Meira e de Francisca Cubas, à pág. 235 deste. Teve 2 f.ºs:
1-1 Gonçalo Cubas Chassim que casou na vila de Jundiaí, segundo escreveu Pedro Taques.
1-2 Francisca Cubas que casou em Parnaíba com o capitão João Pinto Guedes f.º do capitão Francisco Pinto Guedes Alcoforado e de Marianna de Camargo, o contraente viúvo de Catharina Barbosa. Com geração em Tit. Moraes.
Cap. 4.º
Manoel Monteiro Chassim casou em S. Paulo com Catharina de Godoy Moreira f.ª de Gaspar de Godoy Moreira e de sua 1.ª mulher Custodia Moreira à pág. 103 deste. Foi de mudança para as Minas Gerais e faleceu em seu estabelecimento na capela de Santo Antonio do Porto Real, freguesia de S. Miguel, termo da vila de Caeté(1). Teve os f.ºs seguintes, naturais de Araçariguama:
____________________
(1) Transcrevemos de Pedro Taques a geração deste Cap. 4.º, a qual, por ter se ausentado para as Minas, escapou as nossas investigações.
Pág. 529
1-2 Maria Leme de Brito § 2.º
1-3 Antonio Bicudo § 3.º
1-4 Custodia Moreira § 4.º
1-5 Ignez Monteiro de Godoy § 5.º
1-6 Joaquim de Godoy Moreira § 6.º
1-7 João Bicudo de Brito Leme § 7.º
1-8 Manoel Monteiro Chassim § 8.º
1-1 Gonçalo Monteiro Chassim faleceu solteiro em S. Miguel.
§ 2.º
1-2 Maria Leme de Brito casou nas Minas Gerais na freguesia de S. João do Morro Grande, termo de Caeté, com Romão de Oliveira Gago, natural de Paraty, f.º de Domingos de Paiva Ledo, natural de Guaratinguetá, e de Izabel Nogueira de Freitas da ilha Grande; faleceu no seu engenho da Cachoeira do Rio S. Francisco da freguesia de Catas Altas do Mato Dentro, e teve 9 f.ºs:
2-2 Joaquim de Oliveira Leme, natural da freguesia do Surgidouro, faleceu com testamento em Catas Altas.
2-3 Thomé Monteiro de Oliveira, natural de Catas Altas, aprendeu gramática no seminário de Belém e filosofia no colégio do Rio de Janeiro, e recolhendo-se às Minas, depois da morte de seus pais, administrou os bens do casal, criou, educou e ensinou gramática a seus irmãos, que fez ordenar: Agostinho Monteiro e Joaquim de Oliveira; deu estado as suas três irmãs, e se conserva hoje estabelecido na mesma fazenda que foi de seus pais. Casou em 1763 em Catas Altas com Joaquina Valentina, natural da freguesia de Santo Antonio da Casa Branca (irmã inteira do vigário de Catas Altas — Manoel Moreira). f.ª legitima do capitão Luiz de Figueiredo Leitão, natural do reino do Algarve, e de sua mulher Antonia Maria Caetana, irmã do padre Ignacio de Sousa, natural de Lisboa. Teve:
Pág. 530
3-2 Paulo
3-3 José.
3-2 Romão de Oliveira Gago
3-3 Anna Theodora
3-4 José Vieira Godinho
3-5 Ignacio de Oliveira faleceu com 10 anos.
3-6 João de Oliveira Leme.
3-2 Maria Godoy Moreira
3-3 Manoel Fernandes de Oliveira
3-4 José de Oliveira Gago
3-5 Anna
3-6 Joaquim
2-7 José de Godoy Moreira faleceu com 13 anos de idade em Paracatu.
2-8 Padre Joaquim de Oliveira Gago ordenou-se em Mariana.
2-9 Anna Maria de Oliveira casou na freguesia de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara com o alferes João Martins Couto, natural da mesma freguesia,
Pág. 531
f.º de Nuno Martins Couto, natural de Portugal, e de Luzia Rodrigues, natural de Itú, estabelecido no Itajuru com lavra em que é sócio dos órfãos do defunto Luis Fernandes de Oliveira, a quem em sua vida comprara a terça parte da lavra que possui com seu irmão Manoel Martins Couto, que comprou outra terça parte. Teve:
3-2 João Martins Couto.
1-3 Antonio Bicudo casou em Taubaté e passou para as Minas, onde faleceu no Embatiú.
§ 4.º
1-4 Custodia Moreira faleceu solteira em S. Paulo.
§ 5.º
1-5 Ignez Monteiro de Godoy casou em Minas com João Lucas da Silva, natural de Portugal, e teve estabelecimento na freguesia de S. José da Barra Longa. Teve ali 4 f.ºs:
3-2 ...
3-3 ...
3-4 ...
1-6 Joaquim de Godoy Moreira faleceu solteiro na freguesia de S. Miguel de Piracicaba, termo da vila de Caeté, no seu engenho da Cachoeira Comprida que possuía de sociedade com seus irmãos João e Manoel, que seguem.
Pág. 532
§ 7.º
1-7 João Bicudo de Brito, natural do Sumidouro, casou-se na capela de Santo Antonio do Porto Real da freguesia de S. Miguel, com Catharina Josepha f.ª de Manoel Teixeira, natural de Portugal, e de sua mulher ... Teve:
2-2 João Bicudo de Brito
1-8 Manoel Monteiro Chassim, último f.º do Capitulo 4.º, casou na freguesia de S. Caetano com Maria Thomazia, natural de Mariana, f.ª de João Vieira Aranha, natural de S. Romão de Paredes, sargento-mor de milícias em Mariana, e de Caetana Josepha da Trindade, por esta neta do capitão João Antonio Rodrigues, espanhol, e de Maria Moreira Candida, que foram pais também do padre Manoel Caetano, vigário da Campanha do Rio Verde, do capitão João Rodrigues Moreira, do carmelita frei Matheus, e do desembargador do Porto, Gaspar Gonçalves dos Reis. Teve naturais da freguesia de S. Miguel:
2-2 Manoel Monteiro Chassim
2-3 João Vieira de Godoy Alvarenga
2-4 Joaquim Simplicio de Godoy Alvarenga
2-5 Maria Crescencia de Alvarenga
2-6 Caetana Ernestina de Alvarenga
2-7 Anna Luiza de Alvarenga
2-8 Antonia Balbina de Godoy
2-9 José Vencesláo Monteiro
2-10 Francisco Procopio da Silva Monteiro
2-11 Catharina de Godoy Moreira
Maria Simões, f.ª do tronco, natural de Parnaíba, ali casou-se em 1678 com Pedro Gonçalves Meira natural de S. Paulo, f.º de Jeronimo Gonçalves Meira, natural de S. Vicente, e de Francisca Cubas. Com geração à pág. 230 deste.
Pág. 533
Cap. 6.º
Capitão Rodrigo Bicudo Chassim, f.º do tronco (no batismo Gonçalo, mudado em Rodrigo no crisma) casou-se em 1698 em S. Paulo com sua parenta Maria Pires de Barros f.ª do capitão Pedro Vaz de Barros e de Maria Leite de Mesquita, V. 3.º pág. 446. Segundo escreveu Pedro Taques, foi Rodrigo Bicudo Chassim nobre cidadão de Parnaíba onde teve sempre as rédeas do governo e onde faleceu com testamento em 1742. Foi estabelecido na freguesia de N. S.ª da Penha de Araçariguama, onde teve uma opulenta fazenda com numerosos escravos da qual percebia avultados rendimentos.
Estando nas Minas Gerais, invadiu em 1711 o inimigo francês a cidade do Rio de Janeiro, em tempo em que era governador e capitão general da capitania de S. Paulo, com residência nas Minas, Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho. Com a notícia daquela invasão dispôs-se a ir socorrer a cidade do Rio de Janeiro com os paulistas mais potentados daquelas minas, entre os quais se fez distinto neste particular serviço o capitão Rodrigo Bicudo Chassim, que acudiu com 200 homens armados a sua custa. Também esteve nas minas de Cuiabá nos 1.ºs anos de seu descobrimento, e foi o 3.º juiz ordinário mais velho na ereção de Cuiabá a vila em 1727. Também, dos livros do registro de Cuiabá consta que o mesmo capitão Rodrigo serviu de ouvidor geral por carta do general Rodrigo Cezar de Menezes em 1729 no lugar do desembargador Antonio Alves Lanhas Peixoto. Dessas minas voltou para S. Paulo encarregado de várias ordens do dito general, sendo eleito em seu lugar o mestre de campo Antão Leme da Silva. Foi depois capitão-mor e fundou a igreja de N. Senhora da Penha de Araçariguama que paramentou e dotou com dinheiro a juros para suas festividades.
Faleceu o capitão Rodrigo Bicudo Chassim em 1742 em Parnaíba e sua mulher em 1751 na mesma vila e teve (C. O de S. Paulo) 7 f.ºs:
1-2 Anna Pires de Barros § 2.º
1-3 Bento da Gama de Alvarenga Chassim § 3.º
Pág. 534
1-4 Escholastica Leite de Barros § 4.º
1-5 Capitão Bernardo Bicudo Chassim § 5.º
1-6 Maria Pires de Barros § 6.º
1-7 Ignacio Xavier Bicudo de Barros § 7.º
1-1 Maria Leite do Rosario casou-se em Araçariguama com o capitão Fernando Bicudo de Andrade, um dos fundadores de Mariana, Minas, com consta do termo que lá assinou, natural e morador da ilha Grande de Angra dos Reis, f. de Melchior de Andrade de Araujo e de Maria Bicudo de Brito † em 1710 no Rio das Mortes. Com sua mulher passou o capitão Fernando Bicudo de Andrade para as Minas de Goiás(1) onde teve seu estabelecimento de lavras minerais na Meia Ponte, de onde tirou grande rendimento e ali faleceu. Teve, naturais de Araçariguama e que acompanharam a seus pais a Goiás, 4 f.ºs.:
2-2 Gertrudes de Andrade que casou na Meia Ponte com André Correa de Toledo f.º do capitão João Vaz Cardoso e de Francisca de Freitas Cortes. V. 5.º pág. 558.
2-3 Rodrigo Bicudo de Andrade que casou-se na Meia Ponte com ... f.ª de Francisco de Siqueira Gil, de Taubaté, e de Anna Ribeiro Leite. Tit. Dias.
2-4 Athanazio Leite de Andrade que casou-se na Meia Ponte com ... f.ª de Salvador Jorge Bueno e de Jacintha de Araujo Ferraz. V. 1.º, pág. 433.
1-2 Anna Pires de Barros, natural de Araçariguama, ali casou-se com Francisco de Nabo Freire, natural de Lagos Algarve, que foi morador em Guaratinguetá onde ocupou. o posto de sargento-mor dos auxiliares,
____________________
(1) Foi antes estabelecido no Rio das Mortes e dali passou a Santa Barbara, e dali foi descobrir a Conceição. História Antiga das Minas Gerais pelo dr. Diogo de Vasconcellos.
Pág. 535
f.º de João Netto Delgado Arouche e de Maria Freire, n. p. de Domingos Netto, natural de Setúbal, que foi capitão e governador da antiga fortaleza de Azevial na barra de Lagos, e de Francisca Amado, os quais foram mortos na dita cidade em uma invasão que fizeram os mouros em um domingo, estando todos a missa descuidados; por ele, bisneto de João Alves e de Joanna Netto; por Francisca Amado, bisnet. de João Netto Delgado e de Maria Rodrigues; foi Francisco de Nabo Freire neto materno de Balthasar Nabo e de Anna Dias; por ele bisnet. de João Dias Ribeiro e de Leonor Dias, todos naturais de Lagos. Autos de genere na C. Ec. de S. Paulo. O sargento-mor Francisco de Nabo Freire enviuvando de Anna Pires de Barros casou-se 2.ª vez em 1749 em Guaratinguetá com Maria Pires Bueno f.ª de Miguel de Godoy Moreira e de Maria Leite de Araujo. V. 2.º pág. 549. Teve Anna Pires de Barros 2 f.ºs:
3-2 Caetana Antonia, faleceu solteira com testamento em 1852 (C. P. de S. Paulo.)
3-3 Pulcheria Leocadia, faleceu solteira.
3-4 Joaquina, faleceu solteira.
3-5 Maria Rosa, faleceu solteira.
3-6 Gertrudes Genebra, faleceu solteira.
3-7 Reducinda, faleceu solteira.
3-8 Doutor Francisco Leandro de Toledo Rendon, falecido em 1810, foi ouvidor geral da comarca de Paranaguá em 1783, e obteve o brasão de armas de sua família passado em Lisboa em 1789(1) Casou-se 1.º em 1790 em S. Paulo com Joaquina Josepha Pinto da Silva Bustamante e Sá f.ª do dr. Antonio Fortes de Bustamante e Sá Leme, professor da universidade de Coimbra, natural de Pitanguy, e de Anna Maria Xavier Pinto da Silva, V. 2.º pág. 463;
(1) O brasão é o seguinte: um escudo partido em palas, na 1.ª as armas dos Toledos que são um escudo xadrezado de quinze peças de prata e azul, três em faixa e cinco em pala; na segunda as armas dos Rendons, uma banda de ouro saindo das bocas de duas cabeças de serpe de verde, sendo o campo alto vermelho e o debaixo verde; orla vermelha com treze besantes de ouro. Elmo de prata aberto guarnecido de ouro, paquife dos metais e cores das armas e timbre o dos Toledos: um anjo com a túnica xadrezada dos esmaltes do escudo.
Pág. 536
4-2 Anna Rita dos Prazeres Abelho Fortes casada em S. Paulo em 1815 com o brigadeiro Antonio Leite da Gama Lobo, natural de Portugal, veador da imperial casa brasileira. Teve f.ª única:
5-1 Maria Miquelina casou com seu primo irmão Francisco José Leite Pereira Lobo † em 1876 em Portugal e teve 5 f.ºs:
(1) A descendência do dr. Francisco Leandro de Toledo foi tirada do interessante trabalho genealógico do falecido dr. João Mendes de Almeida.
Pág. 537
8-2 Anna Rita, solteira.
8-3 Leontina casada com o dr. Francisco Ferreira França.
8-4 Esmeria, solteira.
8-5 Izabel, † solteira.
8-6 João
8-7 Izabel
7-3 Fernando Mendes de Almeida, †.
7-4 Francisco Pennaforte Mendes de Almeida, bacharel em direito, advogado em S. Paulo, casado com sua prima Anna Rita Ribeiro f.ª do dr. João Ribeiro da Silva e de Maria Miquelina n.º 6-2. Tem:
7-6 Rosalina Mendes de Almeida, † solteira.
7-7 Henrique Mendes de Almeida, †.
7-8 Esmeria Mendes de Almeida, †.
7-9 José Mendes de Almeida bacharel em direito e advogado em S. Paulo, casado com sua prima Julietta Ribeiro da Silva f.ª de 6-2 adiante. Tem:
8-2 José Maria
7-11 Maria José Mendes de Almeida, solteira.
7-12 Angelo Mendes de Almeida, bacharel em direito e advogado em S. Paulo, casado com sua prima Jesuina de Figueiredo f.ª do dr. Joaquim Canuto de Figueiredo e de Rita Ribeiro da Silva, esta f.ª do n.º 6-2 adiante. Tem:
8-2 Maria de Lourdes
7-2 Rita Ribeiro da Silva casada com o dr. Joaquim Canuto de Figueiredo Junior. Teve:
8-2 Maria
7-4 João ribeiro da Silva, † solteiro.
7-5 Antonio José Ribeiro da Silva casou com Elisa f.ª de Joaquim Timotheo de Araujo e de Maria Osoria. V. 3.º pág. 225.
7-6 Eugenia Ribeiro da Silva, solteira.
7-7 Julietta Ribeiro da Silva casada com seu primo o dr. José Mendes de Almeida n.º 7-9 de 6-1 retro.
7-8 Francisco José Ribeiro da Silva casado com Olympia de Araujo, irmã de Elisa do n.º 7-5 retro. V. 3.º pág. 226.
6-4 Antonio Leite Pereira da Gama Lobo, solteiro em Portugal.
6-5 José Maria Leite Lobo, faleceu em 1871 em menoridade em Portugal.
3-10 Doutor José Arouche de Toledo Rendon, formado em direito pela universidade de Coimbra † em 1834, foi deputado por S. Paulo à constituinte em 1823 e na legislatura de 1826 a 1829. Nascido em 1756, casou em 1791 em S. Paulo com Maria Theresa Rodrigues de Moraes, viúva do ajudante Victorino Pinto Guedes, f.ª do cirurgião Jeronimo Rodrigues e de Maria Potencia Leite de Moraes. Tit. Moraes. Sem geração.
3-11 Cônego arcipreste da Sé de S. Paulo Francisco Joaquim de Toledo Arouche, faleceu em 1846.
1-3 Capitão Bento da Gama de Alvarenga Chassim, natural de Araçariguama, onde teve seu estabelecimento com fazenda de cultura e engenho de cana de açúcar para destilação de aguardente(1),
____________________
(1) A seu respeito escreveu Pedro Taques: "Passando (Bento da Gama) à província do Rio Grande do Sul, e achando-se na campanha do Rio Pardo em negócios comerciais, tendo posto de capitão de soldados milicianos, levado do ardor natural que herdou dos nobres ascendentes, que no serviço do rei foram sempre soldados aventureiros sem soldo, nem interesse de prêmios, não duvidou acompanhar para uma facção de crédito, mais temerária que valorosa, aos capitães João de Siqueira Barbosa e Miguel Pedroso Leite, ambos naturais de S. Paulo, que com limitado corpo de 200 paulistas, todos bisonhos, sem a menor disciplina militar, atacaram em 1762 uma fortaleza, que por todos os lados tinha artilharia de grosso calibre, e por governador dela a dom Antonio Catane, havendo dentro do presídio vários oficiais de patente com soldados de tropas regulares, além de um corpo de 2000 índios, destros em atirar flechas e no fogo dos arcabuzes.
Pág. 540
casou em 1732 em S. Paulo com Escholastica Eugenia de Camargo, natural de S. Paulo, f.ª de José de Camargo e Siqueira e de Domingas Franco de Brito. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve 3 f.ºs:
2-2 Rodrigo Bicudo Chassim
2-3 Francisco Pedroso de Barros Leite
2-4 Felisberto Antonio Pedroso casado em 1783 em S. Paulo com Marianna Joaquina f.ª de Manoel Pereira Crispim e de Francisca Maria. Tit. Macieis
2-5 Manoel Francisco
2-6 Antonia Pires Barros casou-se em S. Paulo com Valentim Correa Leme, natural de Pindamonhangaba, f.º de Matheus Correa Leme e de Monica Leite Barbosa, V. 5.º pág. 283; faleceu Antonia Pires com testamento em 1800 no estado de viúva e teve (C. P. de S. Paulo):
3-2 Custodia Eugenia de Camargo.
3-3 Anna Francisca de Camargo casou-se em 1791 em Parnaíba com Antonio de Mello Rego, natural de Curitiba, f.º do doutor Manoel de Mello Rego, de Itú, e de Anna Barbosa Leme. V. 4.º pág. 150.
E foi Bento da Gama um dos soldados que venceu a muralha da dita fortaleza, tendo por companheiros desta grande ação, a um mesmo tempo, os dois capitães paulistas e o tenente de infantaria Cypriano Cardoso de Barros Leme, também natural de S. Paulo; e foi tal a confusão dos do presídio que o primeiro que fugiu foi o governador Dom Antonio Catane, em camisa, para não ser reconhecido pela farda; ficando prisioneiros um mestre de campo, o sargento-mor, três tenentes e dois artilheiros, que ambos eram jesuítas que tendo por fardas as roupetas, se fizeram bem conhecidos. Ficaram senhores da artilharia grossa e miúda, grande numero de espingardas, catanas, dardos etc., grande número de barris de pólvora e tudo que estava dentro da fortaleza, e se deu este despojo aos 200 soldados paulistas, de que pouco se aproveitaram, porque toda a ambição de interesse se apoderou dos soldados dragões. Desinfestada a campanha, recolheram-se os nossos para a praça do Rio Pardo com 9000 vacas e mais de 5000 cavalos; e devendo este despojo ser repartido pelos 200 paulistas, não se praticou assim, porém sempre tiveram a honra do real serviço nesta grande ação. O capitão Bento da Gama recolheu-se a salvamento a sua casa." Vide a mesma narrativa no V. 5.º pág. 617, mais detalhada.
Pág. 541
3-5 Escholastica Maria Bueno de Camargo casada em 1787 em Parnaíba com Joaquim de Mello Rego, de Curitiba, f.º do doutor Manoel de Mello Rego, V. 4.º pág. 150.
3-6 Pedro
3-7 Antonio Pires.
3-8 José Correa Leite casado em 1790 em S. Paulo com Maria Luiza de Toledo Ribas, f.ª de José Bonifácio Ribas e de Anna Maria de Toledo de Oliveira. V. 5.º pág. 503. Cremos que faleceu sem geração, porque não figura no inventário de sua mãe em 1800.
3-2 Pedro José de Camargo casado em 1789 em Curitiba com Maria da Silva, f.ª de Manoel da Silva, de S. Paulo, e de Maria Diniz, V. 3.º pág. 293.
3-3 Escholastica Eugenia de Camargo casada em 1789 em Curitiba com Francisco Diniz de Sampaio f.º de João Diniz Pinheiro do n.º 3-1 supra.
3-4 Manoel Soares do Valle casou em 1791 em Curitiba com Theresa Maria de Jesus, † em 1824 na vila de S. Carlos, f.ª do capitão Antonio José da Silva, natural de Estombar, Algarve, e de Gertrudes Maria Baptista. V. 3.º pág. 294. Teve 6 f.ºs: (C. O. de Campinas).
4-2 Anna casada com Manoel Teixeira de Oliveira Cardoso, já falecido em 1824. Teve:
5-2 José.
4-4 Francisca.
Pág. 542
4-5 João
4-6 Maria
3-6 (Por informações) Alferes, mais tarde sargento-mor Miguel Ribeiro de Camargo, natural de Curitiba, casou com Querubina Rosa de Azevedo e Castro, sobrinha e afilhada do marechal Candido Xavier de Almeida e Sousa, por quem foi criada e educada com esmero, visto ter sua mãe falecido no parto. Foi residente na vila de S. Carlos e teve:
4-2 Comendador Querubim Uriel Ribeiro de Camargo
4-3 Theodoro Ribeiro de Camargo
4-4 Candido Xavier de Almeida e Sousa
4-5 Maria Miquelina de Castro Leme
4-6 Anna de Castro Camargo
4-7 Maximiana Adelaide de Castro Camargo
4-1 Doutor Miguel Archanjo de Castro Camargo, doutor em direito, ocupou importantes cargos na vila de S. Carlos, inclusive o de juiz de órfãos em 1840.
4-2 Comendador Querubim Uriel Ribeiro de Camargo Castro foi casado com Maria Gertrudes dos Santos. Com geração no V. 1.º pág. 221.
4-3 Theodoro Ribeiro de Camargo casou em 1834 na vila de S. Carlos com Luiza Dulcina de Almeida. V. 4.º pág. 83. Teve q. d.
6-2 Arabella, solteira.
6-3 Guiomar, solteira.
6-6 Victor Prado casado
4-5 Maria Miquelina de Castro Leme casou em 1818 na vila de S. Carlos com o alferes Raymundo Alvares dos Santos Prado Leme. Com geração no V. 2.º pág. 234.
4-6 Anna da Castro Camargo foi casada com o capitão Francisco de Paula Camargo, com 2 f.ºs no V. 1.º pág. 243.
4-7 Maximiana Adelaide de Castro Camargo casou em 1825 em S. Carlos com José Mendes Ferraz. Com geração no V. 4.º pág. 41.
4-8 (Na dúvida se é f.ª ou neta) Leopoldina Americana de Castro Camargo, † em 1848, casada com o capitão Antonio Pio Correa Bittencourt. Teve:
5-2 Margarida Angelica de Oliveira com 8 anos em 1848.
5-3 Manoel
5-4 Leopoldina com mês e meio de idade em 1848.
1-4 Escholastica Leite, f.ª do Cap. 6.º, casou em 1729 em Araçariguama com Francisco da Rocha Lima, de S. Paulo, f.º de Manoel Ferreira da Costa e de Maria da Rocha Braga, (C. Ec. de S. Paulo); foram de mudança para Goiás e tiveram os f.ºs:
2-2 Joanna
2-3 Maria
2-4 Rosa
§ 5.º
1-5 Capitão Bernardo Bicudo Chassim, da infantaria auxiliar de Araçariguama, foi notável pela força muscular e velocidade na carreira com quanto fosse muito gordo; casou em Sorocaba com Veronica Dias Paes Leite f.ª do capitão Domingos Soares Paes, neste à pág. 472. Teve os 8 f.ºs:
3-2 José de Barros Penteado casado em 1820 na vila de S. Carlos com Luiza Meira Cesar f.ª de Francisco Correa de Macedo e de Gertrudes de Almeida Cesar.
3-3 Anna Mathilde de Barros casada em 1807 em Jundiaí com Felix de Almeida Leite f.º do capitão Ignacio Leite Penteado e primeira mulher Maria Furquim Pacheco do n.º 3-1 supra. Com geração no V. 4.º pág. 78.
3-4 Leocadia de Barros que foi casada com Roberto de Campos Paes f.º de Antonio Pompeu Paes (o velho) e de Rita de Campos. Com geração no V. 4.º pág. 496.
3-5 Manoel de Arruda que casou com ...
2-3 José
2-4 Ignacio
2-5 Jeronymo Pedroso de Barros foi o primeiro marido de Gertrudes de Camargo Penteado f.ª de José de Camargo Paes e de Barbara Paes de Barros, V. 1.º pág. 270; faleceu em 1798 na vila de S. Carlos e teve (C. O. de Campinas) 6 f.ºs:
4-2 Cônego Jeronymo Pedroso de Barros Leite.
4-1 Ignacio Xavier de Camargo (Gordo) casou-se em 1837 em Itú com Maria Candida de Almeida f.ª do alferes José Ribeiro da Silva e de Gertrudes Antonia de Barros Bueno, V. 1.º pág. 392. Teve 4. f.ºs:
6-2 Cesario de Almeida Camargo casado com Petronilha da Silveira Castro f.ª de Pedro Florencio da Silveira e de Maria Correa de Castro.
6-3 Ignacio Xavier de Camargo Netto casado com Theresa Maria de Jesus f.ª de Antonio Leite de Camargo e de Rita Leite de Sampaio.
6-4 Joaquim de Almeida Camargo, solteiro.
6-5 Francisco de Almeida Camargo, solteiro
6-6 João de Almeida Camargo
6-7 Arminio de Almeida Camargo
6-8 Maria Candida de Almeida
6-9 Porfirio de Almeida Camargo
6-10 Rita da Silveira Leite
6-11 Avelino de Almeida Camargo
6-2 Francisca Carmelina de Castro casada com Adolpho Bauer. Com f.ºs em Itú.
6-3 Ignacio de Camargo Penteado casado com f.ª do Flaquer. Com f.ºs em Itú.
Pág. 546
6-4 João Baptista de Camargo, faleceu solteiro
6-5 Luiz da Silveira Camargo, reside em Itú, solteiro.
6-6 Othilia de Camargo Penteado casada com o tenente Carlos de Paula Leite de Barros com geração V. 3.º pág. 471.
6-7 Anna Candida de Camargo.
5-4 Joaquim Pedroso de Almeida Gordo.
3-3 José de Camargo Penteado
3-4 Gentil Antonio de Camargo casou em 1823 em Itú com Umbelina Maria de Arruda f.ª do alferes Manoel Vieira Pinto e de Maria de Arruda Leite. Tit. Vaz Guedes. Teve pelo seu inventário em 1838 em Itú 4 f.ºs:
4-2 Gertrudes.
4-3 Escholastica
4-4 Anna com 6 anos em 1838.
3-6 Maria, última f.ª de 2-5.
2-6 Gertrudes Maria de Barros Leite casou em 1762 em Araçariguama com o capitão José de Camargo e Siqueira, natural de Santo Amaro, f.º de João de El-Rios Furtado e de Maria do Nascimento de Camargo; faleceu no primeiro parto, sem geração. Tit. Siqueiras Mendonças.
1-6 Maria Pires de Barros, † em 1752, casou em Araçariguama com Sebastião Soares de Camargo f.º de Francisco Bueno de Camargo e de Maria da Silva. Com geração no V. 1.º pág. 405.
§ 7.º
1-7 Ignacio Xavier Bicudo de Barros, último f.º do Cap. 6.º, casou em 1742 em Sorocaba com Maria Paes de Araujo f.ª do capitão Domingos Soares Paes e de Maria Leite da Silva, à pág. 472 deste. Teve:
2-2 Maria Izabel Leite de Barros casou em Araçariguama com o capitão Bento Soares de Campos f.º do capitão Francisco Soares de Barros, natural de S. Paulo, e de Luzia Leme de Barros. V. 4.º pág. 176 Teve:
3-2 Joaquim Soares de Campos casado com Luzia Soares de Campos. Teve. q. d.:
Cap. 7.º
Francisco Bicudo Chassim casou em S. Paulo com Maria Bueno de Oliveira f.ª de João de Moura Camello e de Anna de Ribeira Bueno; faleceu em S. Paulo, e a viúva passou a 2.ªs núpcias em 1728 nesse mesmo lugar com João de Siqueira Preto f.º de Bento de Siqueira de Mendonça e de Anna Maria de Camargo, em Tit. Siqueiras Mendonças. Faleceu Maria Bueno em 1765, e do seu inventário tiramos as 2 f.ªs que teve do 1.º marido: (C. O. de S. Paulo)
1-2 Maria Bueno de Oliveira § 2.º
1-1 Anna Ribeiro Bueno casou em 1757 com José Cesar Moreira natural de Pitanguy (C. Ec. de S. Paulo) f.º do capitão Julio Cesar Moreira e de Marianna de Freitas. Tit. Garcias Velhos. Teve:
2-2 Francisco José Cesar casado em 1781 em S. Paulo com Ignacia Maria f.ª de Salvador Leite Falcão e de Maria Pires.
1-2 Maria Bueno de Oliveira em 1765 era viúva de Francisco Xavier Garcia, natural de S. Paulo, f.º de Garcia Rodrigues Paes Betimk e de Joanna Correa de Siqueira. Com geração no V. 4.º pág. 507.
Cap. 9.º
Anna Leme de Brito foi casada com o sargento-mor José Martins Cesar, natural de S. Paulo, f.º de Francisco Cesar de Miranda,
Pág. 549
natural de Portugal e de Anna Peres de Menezes, natural de S. Paulo(1). Teve opulenta fazenda de cultura em Araçariguama. Teve 8 f.ºs:
1-2 José Martins Leme § 2.º
1-3 Antonio Pedroso Leme § 3.º
1-4 Lourenço Leme Cesar § 4.º
1-5 Bento Leme Cesar § 5.º
1-6 Maria Leme de Brito § 6.º
1-7 Joanna Leme de Brito § 7.º
1-8 Gertrudes Pedroso Leme § 8.º
1-1 João Martins Pedroso, † em 1768, casou em 1751 em S. Paulo com Maria Bueno de Moraes, † em 1752 viúva de Salvador Barbosa de Lima, f.ª de Luiz Correa de Lemos e de Maria da Cunha. Tit. Moraes. Teve f.º único: (C. O. de S. Paulo)
3-2 Anna (legatária no testamento de sua tia Leonor Custodia de Araujo)
3-3 Gertrudes (legatária no testamento de sua tia Leonor Custodia de Araujo)
1-2 José Martins Leme faleceu solteiro com 78 anos de idade em 1773 em Parnaíba.
§ 3.º
1-3 Antonio Pedroso Leme, natural de Araçariguama, casou em 1758 em Itú com Izabel de Arruda Leite, natural e Sorocaba, f.ª de João de Arruda Sá e de Potencia de Almeida. V. 4.º pág. 117.
____________________
(1) Pedro Taques escreveu ser Francisco Cesar de Miranda f.º de outro do mesmo nome e de Anna Peres Leme, os quais descrevemos no V. 3.º pág. 547; entretanto cremos errada essa opinião por duas razões: 1.ª porque o do V. citado, que pertence à família Borges e Cerqueira, foi casado com Maria Dias de Chaves, e, somente desta, menciona no seu inventário 3. f.ªs; 2.ª porque João Martins Pedroso em seu casamento declara ser seu avô paterno Francisco Cesar de Miranda, natural de Portugal e casado com Anna Peres de Menezes, pelo que acreditamos que o pai de José Martins Cesar não é o descrito em Tit. Borges de Cerqueira no V. 3.º citado, pois que este era paulista e tinha, além disso, mais o apelido final: Tavares
Pág. 550
§ 4.º
1-4 Lourenço Leme Cesar casou-se com Andreza Bueno de Camargo, natural de Parnaíba, † em 1788, f.ª de José Mendes dos Santos e de Maria Bueno da Silva, V. 1.º pág.. 405. Teve f.ª única:
1-5 Bento Leme Cesar natural de Araçariguama, casou em 1750 em Itú com Izabel de Mello Rego f.ª do capitão-mor João de Mello Rego e de Bernarda de Arruda., V. 4.º pág. 155; falecendo Izabel de Mello em 1759 em Parnaíba, passou Bento Leme Cesar a 2.ªs núpcias em 1761 em Itú com Antonia de Arruda f.ª de José do Amaral Gurgel e de Escholastica de Arruda, à pág. 133 deste. Bento Leme Cesar foi inventariado em 1777 em Itú, e teve (C. O. de Itú).
Da 1.ª mulher:
2-2 José Martins Cesar, de Itú, casado 1.º em 1770 em Mogi das Cruzes com Escholastica Moreira de Siqueira f.ª de Ignacio de Faria Moreira e de Rosa de Siqueira, n. p. de João Pedroso Moreira e de Izabel Pimenta de Abreu, V. 5.º pág. 78; segunda vez casou com Rita de Godoy f.ª de Antonio Alvares de Lima e de Anna de Godoy. Teve q. d.
Da 1.ª mulher:
2-4 Custodia de Mello Rego, f.ª do § 5.º, casou em 1778 em Itú com João de Oliveira Leme f.º de Francisco Leme de Alvarenga e de Rosa de Oliveira, V. 5.º pág. 238.
2-6 Tenente Bento Dias Ferraz do Amaral que casou em 1786 em Itú com Gertrudes Maria de Almeida, natural de Araritaguaba, f.ª de Pedro Vaz Celestino e de Joanna de Almeida Paes, V. 4.º pág. 77. Teve, pelo inventário de sua mulher falecida com testamento em 1823 em Porto Feliz, 3 f.ºs: (C. O. de Porto Feliz).
Pág. 552
4-2 Maria de Arruda Ferraz foi casada com seu primo o alferes Salvador Correa de Moraes f.º do major Manoel José Leite de Moraes e 1.ª mulher Maria Luiza de Almeida, com geração no V. 2.º pág. 417.
4-3 Capitão Francisco Ferraz do Amaral, residente em Porto Feliz, casou com Maria Amalia Ferraz de Camargo f.ª de Pedro Ferraz da Cunha e de Gertrudes Ferraz de Camargo. Com geração no V. 4.º pág. 490.
4-4 Dulcelina Maria Leite casada com seu primo irmão Antonio José Correa de Arruda f.º do major José Joaquim Correa da Rocha e da 1.ª mulher Maria de Arruda Leite. Com geração no V. 2.º pág. 380.
4-5 Francisca Eufrozina Correa de Moraes casou com o tenente Lourenço de Almeida Prado, residente no Jaú, f.º do capitão-mor João de Almeida Prado e 2.ª mulher Anna Brandina de Lara Góes e Aranha. Com geração no V. 5.º pág. 50.
4-6 Joaquim Ferraz do Amaral, residente em Piracicaba casado com Francisca Carolina de Barros f.ª de Pedro Domingues Paes Leme e de Maria Joaquina de Almeida Barros. Com geração no V. 2.º pág. 337.
4-7 Carolina Ferraz do Amaral casada em 1845 em Porto Feliz com o capitão João de Almeida Prado f.º do capitão-mor João de Almeida Prado e 2.ª mulher n.º 4-5 supra. Com geração no V. 5.º pág. 52.
4-8 José Ferraz do Amaral, residente no Jaú, onde foi por muitos anos tabelião, e é hoje fazendeiro com cultura de café, casou com Maria Fernandes da Silva Novaes. Teve:
5-2 Francisco
5-3 Edgard
Pág. 553
5-4 Francisca
5-5 Salathiel
5-6 Luiz
5-7 Castorino
5-8 Augusto Ferraz do Amaral casado com Maria Fernandina f.ª de José de Almeida Prado e 1.ª mulher.
4-10 Augusta Eufrosina do Amaral casou com o tenente-coronel José Pompeu de Campos Piza, viúvo duas vezes, sendo a 1.ª vez de Anna do Amaral do n.º 4-1 supra e a 2.ª vez viúvo de Gertrudes Dias de Toledo. Com geração no V. 5.º pág. 526.
4-11 Bento Dias Ferraz do Amaral, faleceu solteiro.
4-12 Antonio Ferraz Correa do Amaral, falecido solteiro.
3-3 Alferes Joaquim do Amaral Dias Ferraz faleceu solteiro deixando f.ºs naturais.
§ 6.º
1-6 Maria Leme de Brito, f.ª do Cap. 9.º, casou-se com o sargento-mor Antonio de Moraes Siqueira, natural de Jundiaí, e ali falecido em 1737, f.º de Manoel Rodrigues de Moraes e de Francisca de Siqueira. Com geração em Tit. Moraes.
§ 7.º
1-7 Joanna Leme de Brito, f.ª do Cap. 9.º, casou-se em 1736 (C. Ec. de S. Paulo) com Estevão Furquim Pedroso, natural de Parnaíba, f.º de Claudio Furquim da Luz e de Izabel Pedroso, natural de S. Paulo, à pág. 260.
§ 8.º
1-8 Gertrudes Pedroso Leme, última
f.ª do Cap. 9.º, casou-se em 1741 em Araçariguama com
Antonio de Mello Rego, † em 1744, f.º do capitão-mor regente
João de Mello Rego e de Bernarda de Arruda (C. Ec. de S. Paulo).
V. 4.º pág. 155.