Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol IX - Pág. 65 a 107
Adenda Geral
(Volumes 1 e 2)
Pág. 65
Volume 1.º
Pág. 5 - linha 9, o n.º 6-2 Antonio Rodrigues de Mattos casou em 1705 em Itu com Margarida Soares de Almeida, n.° 5-4 da pág. 388 do V. 4.°; aí a geração.
Pág. 11 - no § 1.°, Alonso Peres Calhamares, natural de Castela, foi juiz ordinário e de órfãos pela ordenação em 1607 em S. Paulo.
Pág. 28 - linha 11: Miguel de Góes foi juiz de órfãos em Taubaté em 1653.
Pág. 28 - linha 38: o n.° 4-6 Domingos Gomes foi casado com Beatriz Barbosa do V. 3.° pág. 30.
Pág. 29 - o n.º 3-9 capitão Duarte Gomes foi juiz ordinário e de órfãos em 1667 em Taubaté.
Pág. 30 - Cap. 5.º: João Ramalho. Quando aí descrevemos a sua descendência, lamentávamos a perda do seu testamento, que poderia nos orientar com segurança no assunto. Guiados então pelos "Apontamentos Históricos" de Azevedo Marques e por uma ou outra referência feita por Pedro Taques na sua "Nobiliarquia Paulistana", aí mencionamos cinco filhos, entre os quais: Catharina Ramalho e Beatriz Ramalho, que não foram f.ªs de João Ramalho; omitimos na lista dos f.ºs muitos outros e, e finalmente, seguindo o testemunho do revd.mo dr. Guilherme Pompeu, demos na pág. 31 do citado V. a Anna Camacho (mulher de Domingos Luiz) uma ascendência errônea em face dos dois novos documentos que nos vieram às mãos depois de publicado o 5° V., e que passamos a expor:
O 1.º documento pertenceu ao arquivo do general Arouche, que o escreveu sob a inspiração do grande genealogista Pedro Taques no século 18.°; principia expondo e criticando as diversas tradições verbais correntes em seu tempo sobre a ligação de Anna Camacho com seu antepassado João Ramalho, entre as quais uma existia que ligava a dita Anna Camacho à Tebiriçá sem passar em João Ramalho, e esta foi a 1.ª opinião formada por Pedro Taques nos primeiros tempos de seus estudos genealógicos, e finalmente estriba-se o dito general na 2.ª opinião do mesmo genealogista que, em uma carta escrita nos últimos anos de sua vida, quando adiantado nos seus estudos genealógicos, reformou a sua 1.° e apresentou a que julgava segura em vista de documentos que teve ocasião de consultar.
Pág. 66
A. 1.ª tradição, contida no documento do general Arouche, menciona Anna Camacho como f.ª de Gonçalo Camacho e de Jeronima Dias, por esta neta de Lopo Dias e de Beatriz Ramalho, por esta bisneta de João Ramalho e de Izabel Dias.
A 2.ª apresenta Anna Camacho como f.ª de Bartholomeu Camacho e de Jeronima Dias, por esta neta de Jeronimo Dias e de N... Ramalho, por esta bisneta de João Ramalho.
A 3.ª (que foi a 1.ª opinião de Pedro Taques, mais tarde reformada pelo mesmo) menciona a dita Anna Camacho como f.ª de Gonçalo Camacho e de Jeronima Dias, por esta neta de Lopo Dias e de N..., por esta bisneta de Tebiriçá.
Diante de tanta diversidade de opiniões sem títulos nem documentos, exclamou o general Arouche: que ficava na certeza e confessava ignorar quais eram os seus antepassados mais remotos; e esta incerteza para nós cresce de ponto face da 4.ª tradição, escrita pelo revd.mo dr. Guilherme Pompeu, que diz ser Anna Camacho f.ª de Jeronimo Dias Cortes e de N... Camacho, por esta neta de Bartholomeu Camacho e de N... Ramalho, por esta bisneta de João Ramalho.
Entretanto, o dito general termina aceitando como verdadeira e mais segura a 2.ª opinião de Pedro Taques, baseada em documentos, e nós neste ponto o acompanhamos; vem ser: que Anna Camacho (mulher de Domingos Luiz) foi f.ª de Gonçalo Camacho, natural de Viana (irmão de Paula Camacho que veio ao Brasil casada com João Maciel) e de N... Ferreira, por esta neta do capitão-mor Jorge Ferreira e de Joanna Ramalho, por esta bisneta de João Ramalho e de Izabel Dias. Esta 2 ° opinião de Pedro Taques, além de baseada em documentos como sejam cartas de sesmaria, escrituras de dote e procurações, está de acordo com o testamento de João Ramalho, cuja cópia é a substância do 2.º documento que vamos descrever.
O 2.° documento é uma cópia do testamento de João Ramalho, datado em 1580, na parte que interessa à genealogia, extraída do Cartório de Notas, caderno rubricado por João Soares, tit. 1580, fls. 10, e pertenceu ao arquivo do velho José Bonifácio.
Diz a cópia: ser João Ramalho natural de Bouzella, comarca de Viseu, f.° de João Velho Maldonado e de Catharina Affonso de Balbode e que ao tempo que a esta terra (Brasil) viera, se casara com uma moça que se chamava Catharina Fernandes das Vacas,
Pág. 67
a qual lhe parece que ao tempo que se dela partiu para vir para cá, que ficara prenhe e que isto haverá alguns 90 anos (eu leio 70 anos, observa o copista aludindo à interpretação que desse algarismo fez o padre mestre autor das Memórias Impressas) que ele nesta terra está. Da índia Izabel, que ele chamava sua criada, teve os seguintes f.ºs:
2.° Joanna Ramalho
3.° Margarida Ramalho
4.° Victorio Ramalho
5.º Antonio de Macedo
6.° Marcos Ramalho
7:º Jordão Ramalho
8.° Antonia Quaresma.
De acordo com esses dois documentos,
passamos a retificar a geração de João Ramalho descrita
no V. 1.° pág. 31, como segue:
§ 1.º
1-1 André Ramalho, f.° de
João Ramalho, cujo estado não descobrimos.
§ 2°
1-2 Joanna Ramalho, f.° de João Ramalho, foi casada com o capitão-mor da capitania de Santo Amaro (depois capitão-mor e ouvidor da capitania de S. Vicente) Jorge Ferreira, natural de Portugal, pessoa nobre como consta da carta de sesmaria passada a favor dele pelo capitão-mor de Santo Amaro, Antonio Rodrigues de Almeida, datada em Santos em 10 de Maio de 1566. Que o capitão-mor Jorge Ferreira foi genro de João Ramalho consta de uma escritura por onde o capitão Manoel Antunes vendeu em 1617 as terras que possuía na ilha de Santo Amaro a Francisco Nunes Cubas. Teve:
3-2 Esperança Camacho, que foi casada com Francisco Rodrigues Barbeiro, cuja geração está correta no V. 1.° pág. 31.
Pág. 68
3-3 Antonio Camacho, que foi casado com Joanna Rodrigues, com geração no V. 1.º pág. 33.
3-4 Maria Camacho, que foi casada com Christovão Diniz, almoxarife da fazenda real em S. Vicente, e teve:
4-2 Catharina Diniz que casou com Francisco Nunes Cubas, sobrinho de Braz Cubas, f.° de Gonçalo Nunes Cubas, V. 6.° pág. 236. Deixou geração em S. Vicente.
3-6 (cremos que foi f.° de Gonçalo Camacho) Beatriz Camacho, † em 1636 em S. Paulo e foi 1.º casada com ... e 2.ª vez com Belchior da Veiga (irmão de Jeronimo da Veiga). Teve do 1°:
4-2 Paulo da Costa, que casou com Paschoa do Amaral. Com geração no V. 1.° pág. 9.
Estes dois últimos foram tutelados de Domingos Luiz, o Carvoeiro do n.° 3-1 retro.
3-2 Clara de Oliveira casou com o capitão Manoel Antunes.
3-3 Manoel Ferreira.
3-4 Lucrecia de Oliveira, que casou com Antonio Gonçalves; e com seu marido foi morar no Rio de Janeiro.
3-5 Maria de Oliveira Lobo casou com Manoel Rodrigues Góes e teve, entre outros:
1-3 Margarida Ramalho, f.° de João
Ramalho, não conhecemos o seu estado.
§ 4.º
1-4 Victorio Ramalho, por nós descrito com o nome de Victorino no V. 1.º pág. 45.
Pág. 69
§ 5.º
1-5 Antonio de Macedo, descrito com
o nome ignorado no V. 1.º pág. 35, aí a geração.
§ 6.º
1-6 Marcos Ramalho (ignoramos o estado).
§ 7.º
1-7 João Ramalho (ignoramos
o estado).
§ 8°
1-8 Antonia Quaresma, última f.ª de João Ramalho; não descobrimos seu estado.
Pág. 63 - o n.º 6-2 Antonio Leme Cavalheiro casou 2.° vez em 1806 em Itapetininga com sua sobrinha Maria Manoela, f.ª de André José de Almeida.
Pág. 63 - no fim da pág. acrescente-se: 6-5 André José de Almeida, que casou em 1753 em Sorocaba com Gertrudes de Godoy, f.ª de Timotheo Leme do Prado. Com geração no V. 6.° pág. 31.
Pág. 64 - o n.º 8-3 Antonio Lopes Seabra casou 2.ª vez em 1813 em Sorocaba com Maria Rita, f.ª de José Rodrigues Pedroso e de Rita Cordula.
Pág. 66 - o n.º 4-6 Maria Sutil casou em 1697 em Sorocaba com Lourenço de Zunega, f.° do capitão André de Zunega. V. 7.º pág. 228.
Pág. 67 - depois da 24.ª linha, acrescente-se: 7-3 Maria de Jesus, f.ª de 6-3, casou em 1774 em Itapetininga com Pedro Machado de Albuquerque, f.° de Francisco de Albuquerque Machado e de Maria de Oliveira. V. 8.° pág. 370. 7-4 Francisco Rodrigues, casado em 1795 na mesma vila com Francisca Maria, f.ª de Antonio Nunes Bicudo e de Gertrudes de Albuquerque.
Pág. 70 - o n.º 7-1 alferes Caetano de Oliveira Prestes casou 2.° vez em 1815 em Sorocaba com Josepha Ferreira Prestes, f.ª do alferes Miguel Dias Ferreira. Com geração no V. 4.° pág.270.
Pág. 71 - linha 24: n.º 6-1 Maria Antonia casou 2." vez em 1797 em Sorocaba com José Joaquim de Moura, viúvo.
Pág. 73 - o n.º 7-3 Anna Maria de Almeida teve q. d.:
Pág. 80 - n.º 1-13 Margarida de Lima casou 2.ª vez em 1635 com Sebastião Bicudo, f.° de Matheus Neto e de Jeronima de Mendonça. V. 6.° pág. 465.
Pág. 91 - n.° 6-5 Anna (Maria Cardoso) casou em 1785 em Nazareth com Joaquim José Mariano. V. 5.° pág. 174.
Pág. 144 - depois da 2.° linha, acrescente-se:
6-3 Anna Maria de Moura casou 1.° com Jeronimo Francisco Guimarães e 2.ª vez em 1780 em Sorocaba com o capitão Duarte José Ferreira, f.° de Antonio Ferreira Homem, natural das Ilhas, e de Rita Machado de Albuquerque. V. 8.º pág. 373.
6-4 Gertrudes Maria casada em 1780 em Sorocaba com Bento José Ferreira, irmão do capitão Duarte do n.° precedente.
8-12 Anna de Campos, †, foi casada com Luiz Nery de Sousa.
Pág. 174 - O n.º 5-2 Lauriana Joaquina de Camargo casou com Fernando Machado da Silva, e teve q. d.:
Pág. 174 - O n.º 5-8 Eufrosina casou em 1813 em Sorocaba com Manoel José de Araujo e teve:
6-2 Bento
6-3 Maria
8-2 Maria da Gloria de Camargo (descrita por engano como f.° da 1.ª mulher no V. 1.° pág. 146) casou com seu primo Sabino Antonio de Camargo, f.° de João da Cruz Leite. V. 7.º pág. 232.
8-3 Presciliana Ferraz de Arruda foi casada com seu primo Joaquim Roberto de Almeida Leite, irmão de Sabino Antonio do n.º precedente.
Pág. 189 - o nome da f.ª n.º 6-1 de 5-3 foi Gertrudes de Arruda, casada em 1837 em Sorocaba com José de Campos Paes, f.° de Roberto de Campos Paes e de Leocadia de Barros.
Pág. 189 - no fim da pág., acrescente-se:
6-3 Anna
6-4 Quiteria
6-5 Maria
6-2 Maria Francisca de Sá casou na vila da Palmeira com Francisco de Moraes Camargo e teve 2 f.ºs:
8-2 Maria Francisca de Sá Camargo casou no município de Palmas com Francisco de Paula Camargo, com 5 f.°s:
9-2 Rita Camargo
9-3 Alcina Camargo
9-4 Moysés Camargo
9-5 Francisco Camargo
9-2 Balbina
9-3 Maria Theresa de Jesus
9-4 Angela
9-5 Trajano
9-6 João
8-5 José Mendes de Camargo Sampaio, solteiro.
8-6 Alferes Angelo Mendes de Almeida Sampaio casou em Curitiba com Magdalena de Almeida Sampaio, f.ª de José Rodrigues de Almeida, e faleceu na campanha de Canudos, deixando uma f.ª:
8-2 Mathilde de Moraes Camargo, solteira.
9-2 Lauredy
9-3 Olyntho
8-3 Pedro de Camargo Lemos casou em Palmas com Maria Luiza Diniz, f.ª de Jonas Diniz. Tem 2 f.ºs:
9-2 Maria Luiza.
8-5 Amelia de Camargo Lemos, solteira.
8-6 Maria Lemos Arantes casou com o alferes Francisco de Paula Arantes, natural de Santa Catarina; sem f.os.
8-7 Maria Lemos Loyola casou com Manoel Ignacio de Loyola e teve:
9 -2 Cenira
9-3 Oswaldo
9-2 Alcina
9-3 Esther
9-4 Ary
8-4 Josephina de Camargo Lacerda casou com Bernardino Roseira Lacerda, fazendeiro, com uma f.ª:
8-6 Carlinda Camargo, solteira.
8-7 Diva Camargo, solteira.
8-8 Valdemiro Camargo, solteiro.
8-2 Maria José de Camargo Mello, casou na Palmeira com Hortencio Martins Mello e teve:
9-2 Erundinea
9-3 Orminda
9-4 Eloina
9-5 Honorina
9-1 Ildefonso
9-2 João
9-3 Alipio
7-5 Francisca de Paula França casou com Pedro Alves da Rocha Soares, f.º de Francisco Alves da Rocha e de Gertrudes Maria da Annunciação Rocha. Teve 7 f.ºs:
8-2 Francisco Solano Alves de Camargo casou com Porcina de Araujo Camargo, f.ª de Ponciano Mendes de Araujo e de Maria Mendes de Camargo. Teve um f.°:
8-4 Hercilia Alves Silverio casada com Trajano de Oliveira Silverio f.° de João Baptista de Oliveira Silverio. Teve 4 f.°s:
9-2 Esther
9-3 Marina
9-4 ...
9-2 Clarisse
9-3 Arminda
9-4 Maria Joaquina
8-7 Amasilia Coletta Alves, solteira.
7-7 Maria das Dores de Camargo França está casada com José de Almeida França e teve:
Pág. 76
8-2 Maria Luiza de França Lacerda casou com Bernardino Tavares de Lacerda f.° de Francisco Tavares de Lacerda e de Francisca Tavares da Rocha Loures. Teve:
9-2 Diva
9-3 Carmen
9-4 Francisco
9-5 Floriano
8-4 Julieta França.
8-5 Antonio de Camargo França
8-6 Ernesto de Camargo França
8-7 Maria de Jesus França.
8-8 João de Camargo França
8-2 Maria Rita Ribas de Albuquerque casou com Antonio Marcondes de Albuquerque e teve:
9-2 Djanira
8-4 Antonio de Oliveira Ribas
8-5 Francisco Ribas
8-6 Magno Ribas
8-7 Epaminondas Ribas
8-8 Nonesia Ribas
8-9 Dogomier
8-10 Gumercindo
8-11 Osminda
8-12 Perseveranda
8-13 Mauro
8-2 Roselmira Celmira Camargo
8-3 Lavinia Flavinia Camargo
8-4 Palmendio Camargo
Pág. 77
8-2 Francisco
8-3 Isolina
8-4 Leonidas
8-5 Eucalina
8-6 Antonio
8-7 Alvaro
8-2 Ismael de Paula Camargo
8-3 Cherubina de Paula Camargo
8-4 Maria Rosa de Paula Camargo
8-5 Maria Minervina
8-6 Maria .da Luz
8-7 João
8-8 Etelvina
8-9 Erminia
8-10 Antenor
7-13 Mathilde de Camargo Branco está casada com Gabriel Lopes Branco; natural de Campinas. Teve 8 f.°s:
8-2 Octaviana de Camargo Branco.
8-3 Domingos.
8-4 Frederico
8-5 Gabriella
8-6 Henriquetta
8-7 Ondina
8-8 ...
6-5 Marianna de Siqueira Moraes foi casada com Serafim de Oliveira Ribas, e teve 2 f.ºs:
8-2 Diocleciano de Sá Ribas casou 1.ª vez com Maria Joanna de Faria Ribas e 2.ª vez com Francisca de Macedo Ribas. Teve
Da 1.ª 4 f.ªs:
9-2 Edelmira
9-3 Araldina
9-4 Maria Joanna.
8-3 Domingos de Camargo Ribas †
8-4 Ignez de Paula Marcondes esta casada com Hermenegildo Alves Marcondes e teve:
9-2 Emilia Ribas de Paula Marcondes está casada com Jaquilino Ferreira Ramos e tem:
9-4 Garmendio
9-5 Maria Rosa
9-6 João.
9-2 Mercedes
9-3 Magdalena.
9-2 Judith
9-3 Lordina
9-2 Gerlinda.
9-3 Luzia
8-3 Rutilio de Sá Ribas casado com Julia Baptista Ribas e teve:
9-2 Antonio.
7-3 João Baptista de Sá Ribas † solteiro.
7-4 Raphael de Sá Ribas † solteiro.
7-5 Cherubina do Nascimento Ribas está casada com seu primo Alipio José do Nascimento e Sousa f.º de Estevão Ribeiro do Nascimento, adiante. Sem geração.
7-6 Pedro de Sá Ribas Nhonhô está casado com Izabel de Camargo Ribas, f.ª de Francisco de Paula Camargo da pág. 76 deste.
6-8 Gertrudes Maria de Almeida Sá casou com Estevão Ribeiro do Nascimento e teve:
8-2 Palmyra do Nascimento.
8-3 Maria da Luz Nascimento.
8-4 Carmen Nascimento
8-5 Zelil Nascimento
8-6 Caio Nascimento
Pág. 80
Pág. 207 - Anna Theresa de Camargo n.º 4-5 casada com o sargento-mor José Novaes Dias teve, além dos 3 f.ºs descritos nas págs. 208 e 209, os seguintes (por informações):
6-2 Joaquim Dias Novaes foi casado com Lucia Maria Brandina, da Cotia. Com geração.
6-3 João Baptista Novaes † solteiro em Caldas.
6-4 Dr. Luiz Dias Novaes † foi casado com Maria Rosa Ferreira, já †, natural de S. José dos Barreiros. Com geração.
6-5 Dr. Antonio Dias Novaes, † em S. Paulo, foi casado com Maria de Paula e teve:
8-2 Alvaro.
8-3 Solon
8-4 Agostinho
8-5 Durval
8-6 Cicero
8-7 Maria
8-8 Francisca
8-2 Adolpho
8-2 Antonio.
8-3 Maria Theresa
8-4 Francisco
8-5 Estella.
7-5 Victalina de Paula Novaes, casada com Luiz Fructuoso Ferreira da Costa, agrimensor.
7-6 Theresa de Paula Novaes, solteira.
7-7 Anna de Paula Novaes, casada com Aderaldo Jordão.
7-8 Virginia de Paula Novaes, solteira.
7-9 Gabriella de Paula Novaes, casada com o dr. Adolpho Borba.
6-7 Luiza Novaes, casada com João Baptista da Silva, do Bananal. Com geração.
6-8 Clara Novaes de Macedo, casada com o coronel Joaquim José de Macedo Junior, residente na Faxina. Com geração.
6-9 Izaias Dias Novaes foi casado e faleceu sem geração.
6-10 Elias Dias Novaes, barão de Novaes, casou com Alexandrina Ferreira, baronesa do mesmo título, f.ª de Joaquim Ferreira, de S. José dos Barreiros. Com geração.
6-11 Mariano Dias Novaes, † em S. Paulo, casado com Victoria de Freitas Silva. Teve:
7-2 Estella Novaes casada com o dr. Arthur de Avila Rebouças †
7-3 Dr. Francisco Dias Novaes, casado 1.º com Francisca de Paula Sousa Queiroz, e em segundas núpcias com Antonia de Sousa Queiroz, ambas f.ªs do dr. Francisco Antonio de Sousa Queiroz do V. 3.º pág. 394.
6-2 Joaquim Novaes de Aguiar, casado com geração.
6-3 Candido Novaes † solteiro.
6-4 Joaquim Novaes de Freitas, casado em Minas Gerais com f.ª de José Ribeiro.
Pág. 82
6-5 Comendador Tobias de Freitas Novaes casou com sua parenta Anna de Araujo Novaes, f.ª de José de Araujo Novaes, da Cotia, com geração.
6-6 Comendador Francisco de Freitas Novaes casou com sua sobrinha Clara f.ª do comendador Tobias precedente.
6-7 Clara Novaes Gomes casou com o coronel Joaquim Ribeiro Gomes, residente em Jacarezinho, com geração.
6-2 Bernardo Dias Novaes † solteiro.
6-3 João Dias Novaes casou no Arrozal, com geração.
6-4 Antonio Dias Novaes † sem geração.
6-5 Joaquim Novaes † solteiro.
6-6, 6-7 e 6-8 três f.ªs casadas.
Pág. 211 - o n.º 8-8 Alzira, f.ª de 7-4, casou com o dr. Antonio de Almeida Cintra, V. 2.º pág. 510.
Pág. 214 - o n.° 6-2 dr. Joaquim Fernando da Fonseca foi casado com Francisca Pinto da Fonseca, f.ª do tenente-coronel Caetano Pinto Homem, natural de Portugal, † em 1864 em S. Paulo, e de Maria Eugenia Alves Pinto, n. p. de Diogo Pinto de Menezes e Mendonça e de Felizarda Joaquina Pinto Castello Branco.
Pág. 218 - Escholastica de Padua, 2.ª mulher de 6-2, foi f.ª de Manoel de Campos Penteado do V. 4.º pág. 210.
Pág. 219 - o n.º 7-4 Carlos Augusto de Vasconcellos teve:
8-2 Trajano, casado com Escholastica Guimarães, de Jundiaí.
8-3 Augusto, solteiro.
Pág. 83
7-2 Ramiro Negrão Nogueira de Barros, casado em S. Paulo, com f.ºs.
7-3 Etelvina Nogueira de Barros Magro foi casada com Vicente Ferrer Magro, †, e teve:
8-2 ...
8-2 Manoel Cordeiro Gomes Filho, solteiro.
8-3 Godofredo Cordeiro Gomes, solteiro.
8-4, 8-5, 8-6, 8-7 e 8-8 faleceram na infância.
8-9 Ismenia Cordeiro Gomes, solteira.
Pág. 233 - o n.º 7-3 Indalecio Teixeira casado com Francisca Bueno de Andrade, f.ª do capitão Camillo Xavier Bueno da Silveira e da 3.ª mulher, V. 5.º pág. 167, onde erradamente a descrevemos casada com o dr. Antonio Alves da Costa Carvalho do V. 6.° pág. 159.
Pág. 234 - o n.º 6-7 Luiza Gabriella Nogueira foi casada com João Baptista Pupo de Moraes, f.º de Florido José de Moraes, natural de Portugal, e de Maria das Dores Bruno Pupo, natural de Iguape(1); n. p. de Raymundo Antonio de Moraes e de Michaela Rosa, da freguesia de Santo Ildefonso;
____________________
(1) De Florido José de Moraes e sua mulher Maria das Dores ficaram os 10 seguintes f.ºs:
1.º Ildefonso Antonio de Moraes † solteiro
2.º Ermelinda Constança de Moraes † solteira
3.º João Baptista Pupo de Moraes, casado com Luiza Gabriella Nogueira, com geração no texto.
4.º Florido José de Moraes casou com Angela Teixeira n.º 6-9 da pág. 235 do 1.º Vol. Com geração no texto. (segue)
Pág. 84
n. m. do sargento-mor Bento Pupo de Gouvêa e de Joaquina Maria de Mendonça, natural de Iguape (2); por Bento Pupo, bisneto do capitão João Pupo de Gouvêa, natural de Portugal, e de Ignacia Ferreira da Silva, natural de Iguape, terneto de Jeronymo Pupo, natural de Gênova, e de Maria Marques, natural de Braga; por Ignacia Ferreira, terneto de Antonio Ferreira da Silva e de Maria Ferreira Barbalho, do Rio de Janeiro.
____________________
5.º Luiz Henrique Pupo de Moraes casou em Campinas com Francisca de Paula Salles. Com geração no V. 8.° pág. 161.
6.º Francisco de Assis Pupo de Moraes foi o 2.º marido de Anna Candida de Campos, f.ª do capitão Ignacio Caetano Leme e de Maria Francisca de Campos. Com geração no V. 2.º pág. 103.
7.° Capitão Bento Pupo de Moraes casou no Rio de Janeiro 1.° vez com Maria Emilia Raposo f.ª de Quintino Raposo e de Emilia Raposo; 2.ª vez com Bertha, natural da Alemanha. Teve:
Da 1.ª:
1-1 Trajano de Moraes Pupo, casado, com descendência no Rio de Janeiro.
1-2 Horaida de Moraes Pupo, casada no Rio de Janeiro. Sem descendência.
1-3 Coronel Theodulo Pupo de Moraes, casado, com descendência no Rio de Janeiro.
1-4 Flora de Moraes Pupo casada com Oscar ... Com descendência.
1-5 Ildefonso de Moraes Pupo
Da 2.ª:
1-6 Mario
1-7 Arturio
8.° Henrique Pupo de Moraes foi casado em Santos com Maria Braga, f.ª de Manoel Lopes Ferreira Braga e de sua mulher Maria Braga e teve:'
1-1 Theolinda Flora de Moraes casada com João de Camargo Damy, com geração.
1-2 Henrique Pupo de Moraes casou duas vezes em Santos e deixou f.°s das 2 mulheres.
1-3 Presciliana Eugenia de Moraes, casada com Antonio Nogueira Valente. Com geração.
1-4 Argemiro Pupo de Moraes, casado com geração em Santos.
1-5 Horaida Pupo de Moraes, casada em Santos com João Lopes da Silva, com geração.
1-6 Drozella Pupo de Moraes, † solteira.
1-7 Almerinda Pupo de Moraes, casada em Santos com Ludgero ... com geração.
1-8 Eliza Pupo de Moraes casada em Santos com Eduardo Couto, com geração.
9.° Horaida Carlota de Moraes, sem descendência.
10.° Dr. Antonio José de Moraes Pupo, sem descendência.
(2) O sargento-mor Bento Pupo de Moraes teve de sua mulher Joaquina Maria, de Mendonça os f.ºs:
1.° Dr. Francisco de Assis Pupo, que foi casado em Campinas com Rita Luiza Nogueira, com geração no V. 4.º pág. 52.
2.° Dr. João Chrysostomo Pupo foi casado com Angela Teixeira Nogueira, com geração no V. 1.º pág. 231.
3.° Joaquim Pio Pupo foi casado em Iguape com Luiza Delphina da Trindade Rocha e teve:
1-1 José Pupo, casado.
1-2 Joaquim Pio Pupo, casado.
(segue)
Pág. 85
Pág. 234 - o n.º 7-1 José Pupo de Moraes teve:
8-2 Joaquim Gabriel Pupo Nogueira
8-3 Argentina de Castro Nogueira
8-4 Adhemar † solteiro.
8-5 Mario, † solteiro.
8-6 João Pupo Nogueira, solteiro.
8-7 Alice de Castro Nogueira, solteira.
8-8 Paulo Pupo Nogueira, solteiro.
Pág. 235 - o n.º 6-8 Angela Teixeira teve de seu marido Florido José de Moraes os f.ºs:
8-2 Florido José de Moraes
8-3 Francisco de Assis Pupo
8-4 Sylvio Pupo Nogueira de Moraes
8-5 José Pupo Nogueira de Moraes
1-3 Maria Pupo, casada.
1-4 Antonio Pupo, casado.
1-5 João Pupo
1-6 Luiza Pupo, casada.
1-7 Joaquim Pupo, casado.
1-8 Elisa Pupo, casada.
1-9 Ermelinda Pupo, casada.
4.º Bento Pupo de Gouvêa foi casado em Ponta Grossa, Paraná, onde deixou geração.
5.º Antonio Feliciano Pupo foi casado em Iguape onde deixou geração.
6.º Maria das Dores Bruno Pupo foi casada com Florido José de Moraes, da nota precedente.
7.º Theresa Maria de Jesus Pupo foi casada em S. Paulo com Manoel Fernandes Palhares, e teve:
1-1 José Palhares, casado com geração.
1-2 Manoel Palhares
1-3 Uma menina †
Pág. 86
7-3 José Teixeira Nogueira
7-4 Maria Augusta Teixeira Nogueira
7-5 Laura
7-6 Francisca
Pág. 246 - a 2.ª mulher de José Ignacio de Camargo Penteado n.º 5-1 foi Maria Ferraz de Arruda, f.ª de Manoel Paes de Arruda e de Rosa Ferraz de Camargo, com 3 f.ºs à pág. 71 deste.
Pág. 251 - o n.° 8-2 Cantidio de Camargo casou com Noemia de Arruda f.ª de José Joaquim de Arruda e de Maria Luiza de Arruda.
Pág. 251 - o n.º 8-3 Zelia de Camargo casou com José Stein f.º de Guilherme Stein e de Maria Nobre.
Pág. 251 - o n.º 8-4 Leonor de Camargo casou com José Rodrigues Leite, f.º de Francisco José f.° de Francisco José Rodrigues e de Anna Martins Bonilha.
Pág. 251 - o n.º 8-5 Carolina de Camargo casou com José de Arruda.
Pág. 251 - o n.º 8-6 Dolores de Camargo casou com ... sobrinho do coronel Fernando Prestes.
Pág. 251 - o n.º 8-8 de 7-1 Maria (Luiza) de Camargo casou com Hermano Pires Fleury, V. 2 ° pág. 385.
Pág. 266 - o n.° 7-12 de 6-4 Anna casou com Francisco Teixeira Nogueira, f.° de Joaquim Teixeira Nogueira e 2.° mulher, pág. 228 do V. 1.°, onde por engano o mencionamos casado com sua sobrinha. Vide errata neste Vol.
Pág. 275 - o n.º 8-1 Arthur Ferreira Penteado está casado com Anna Diniz Junqueira.
Pág. 275 - o n.º 8-2 está casada com Francisco de Andrade Coutinho f.º de Luiz de Abreu Pereira Coutinho e de Francisca Carolina de Andrade, com geração no V. 6.° pág. 197.
Pág. 288 - o n.° 5-3 Benta da Rocha de Camargo teve, além de 6-1 6-2:
Pág. 289 - o n.° 6-8 Domingos Penteado casado com Maria Angelica Bueno, teve mais:
Pág. 87
Pág. 381 - o n.º 1-2 Francisco Cabral Tavora foi juiz ordinário e de órfãos pela ordenação em 1668, em Jundiaí.
Pág. 408 - o n.º 6-2 Theolinda Bueno de Camargo teve q. d.:
8-2 Rosalina Couto Cesar casada com João Cesar.
8-3 Theolinda Carmelina de Carvalho casada com Polydoro de Carvalho, professor normalista.
8-4 Escholastica Couto Aranha casada com Antonio Alves Aranha, normalista.
8-5 Anna Carolina Couto, solteira.
8-6 José Narciso de Camargo Couto, professor normalista, casado com Deolinda Couto.
8-7 Nabor de Camargo, †
8-8 Theresa Couto Rodrigues casada com João Lourenço Rodrigues, professor normalista.
8-9 Antonio de Camargo Couto, casado e residente no Rio de Janeiro.
8-10 Narciso †
Pág. 429 - o n.º 7-2 Anna Felicia de Castro foi 1.° casada com o capitão Antonio Cardoso Nogueira.
Pág. 430 - o n.º 7-3 Martim Vaz de Carvalho teve de sua mulher Rosa Martins do Prado os seguintes f.ºs:
8-2 Maria Francisca Vaz de Carvalho casou com o ajudante Manoel Paulino Ayres, f.º do capitão-mor de Itapetininga Salvador de Oliveira Ayres e de Izabel Nunes Vieira. Com geração no V. 8.º pág. 421.
8-3 Miguel Ayres de Carvalho, † solteiro.
8-4 Joaquina casou em Itapetininga com Antonio do Amaral
8-5 Anna Theodora casou em 1834 em Itapetininga com Francisco José Alves Monteiro, natural de Taubaté, f.° de Bento José Monteiro e de Maria Jesuina do Amaral Monteiro.
Pág. 88
Pág. 432 - o n.º 2-1 Manoel Bueno da Fonseca foi alferes, capitão de infantaria, sargento-mor da ordenança, capitão e governador da nobreza, juiz ordinário, de órfãos e juiz almotacé.
Pág. 435 - o n.º 4-15 Joanna (e não João) Baptista casou 1.° vez em 1817 em Sorocaba com João de Arruda Leite, viúvo de Antonia de Almeida, V. 4.° pág. 117; 2 ° vez casou em 1828 na mesma vila com Francisco Jorge de Almeida, viúvo de Maria da Annunciação Ferraz.
Pág. 437 - o n.º 2-1 Innocencio Preto Moreira, com sua mulher Joanna Franco, foi estabelecido no Carmo, Minas Gerais, onde prestou relevantes serviços a Arthur de Sá na expedição e descobrimento das minas, pelo que recebeu em 1698 cartas de agradecimento escritas pelo punho de el-rei dom Pedro II. (História Antiga das Minas Gerais, pelo dr. Diogo de Vasconcellos). r
Pág. 449 - o n.º 8-2 Christina Leite da Fonseca foi 1.° casada com Camillo Faro.
Pág. 452 - o n.º 6-1 de 5-2 Tenente Francisco de Paula Xavier, teve de sua mulher Victoriana Maria de Lima os f.°s:
7-2 Anna Xavier Bueno casou em 1813 com José de Andrade f.º de Manoel de Andrade Pereira e de Maria Custodia de Barros. Teve:
8-2 Narcisa de Paula Xavier Munhoz foi a 2.ª mulher de Caetano José Munhoz f.° de Florencio Caetano Munhoz, natural de Portugal, e de Luiza Licia Caetano Munhoz, por esta neto de Agostinho da Silva Valle e da 2.ª mulher Maria Angela de Lima, V. 6.° pág. 471. Com geração neste V. adiante.
8-3 Maria da Luz Xavier de Souza casou com Manoel Francisco de Souza e teve:
Pág. 89
9-2 Leocadia de Sousa casou com Emilio Glaser, com geração.
9-3 Maria da Luz Sousa, solteira.
8-5 Rita de Paula Xavier Ferreira casou com Rufino de Ramos Ferreira e teve:
9-2 Jacquelino de Paula Xavier Ferreira casado com Emilia Ferreira.
9-3 José Xavier Ferreira
9-4 Leocadia Xavier Ferreira
9-5 Thelesmar Xavier Ferreira
7-5 Miguel de Paula Xavier
7-6 Rita de Paula Xavier
7-7 Dina de Paula Xavier
7-8 Maria de Paula Xavier Bueno casou em 1823 com Ricardo José Taborda Ribas f.° do tenente Manoel José de Borba Ribas (o capitão Nano) e de Maria Rita de Lima, V. 4.° pág. 456. Sem geração.
7-9 Antonia da Trindade Bueno casou em 1828 com João Pereira de Andrade f ° de Manoel Pereira de Andrade e de Escholastica Maria de Lima.
7-2 Capitão José de Sá Sotto-maior casou em 1829 com Maria Magdalena. Internou-se em 1832 à frente de uma expedição nos sertões de Guarapuava e, num encontro com os índios, foram seus soldados exterminados e ele caiu prisioneiro sendo vigiado tão rigorosamente que não pode evadir-se; apenas às expedições que o procuravam deixava em cascas de palmito notícias do roteiro por onde o conduziam os índios.
7-3 Ignacio † com 12 anos.
7-4 Anna Euphrasia † com 10 anos.
Pág. 90
Pág. 490 - o n.º 6-4. Maria Franco Cardoso casou 2.ª vez em 1819 em Atibaia com Thomé Pires de Avila. Com geração neste V. 9.º à pág. 49.
Pág. 507 - o n.º 4-4 Amaro Bueno da Silva teve:
5-2 Delphina Bueno 4.ª mulher do capitão Salvador Martins Bonilha do V. 5.º Pág. 244.
Pág. 531 - entre os f.ºs de 4-7 Ursula Franco de Oliveira e de Pedro Nunes de Siqueira, acrescente-se:
Pág. 540 - o n.º
7-1 de 6-9 Maria casada com Joaquim Benedicto de Castro.
Volume 2.º
Pág. 72 - entre os f.ºs de Antonio da Silveira Franco n.º 8-4 deve ter o 1.º lugar o mais velho aí omitido: 9-1 José da Silveira que foi casado com Anna da Silveira f.ª de Theodoro do Amaral Campos e de Ludovina Maria de Souza do V. 5.° pág. 143.
Pág. 72 - o n.° 9-4 (que deve ser 9-5) é Beraldo da Silveira, que casou e deixou geração.
Pág. 80 - o n.º 9-1 Ignacio Tristão da Silveira, teve além dos 2 .f.°s aí mencionados:
10-4 Irineu
10-5 Aristides
10-6 Euclides
Pág. 81 - na 6.ª linha, o n.º 9-6 Maria da Conceição casada com Manoel de Mattos Azevedo, tem:
10-2 Rachel
10-2 Lucila
10-3 Jacyra
10-4 Breno
12-2 Cenobolino de Barros Serra, com 15 anos em 1905
12-3 Antonio de Campos Serra com 14 anos em 1905
Pág. 138 - o n.º 4-3 Escholastica Martins de Barcellos teve mais:
7-2 Joanna Rodrigues de Almeida, casada com Antonio Francisco Gonçalves
7-3 Izabel Rodrigues de Almeida casada com Francisco de Paula Freitas
7-4 Ignacia Rodrigues de Almeida casada com Custodio Torres Luna.
7-5 Francisco, já † em 1837.
Pág. 92
Pág. 215 - o n.º 7-1 Manoel da Silveira Vieira foi casado com Arma Francisca Corrêa de Mello f.ª de Claudio Corrêa de Lemos e foram pais de:
7-3 José da Silveira Vieira foi casado com Maria de Mello Cesar. V. 4.° pág. 154.
7-5 Ignacio da Silveira Leite casou em 1805 com Escholastica de Almeida Barros.
7-6 Raphael da Silveira Vieira foi casado com Custodia de Mello Cesar, com geração no V. 4 " pág. 151.
Pág. 218 - o n.º 6-10 Alferes Joaquim da Silveira Leite teve mais:
7-5 Anna Joaquina da Silveira casou em 1807 em Itu com João de Almeida Leme do V. 6.° pág. 42.
7-6 Angelo da Silveira Leite que casou em 1797 (C. Ec. de S. Paulo) com Antonia de Almeida Bueno f.ª de Antonio de Moraes Navarro e de Albina Francisca de Almeida.
Pág. 231 - o n.º 6-4 Anna Antonia de Lacerda teve mais:
2.º Adelaide casada com o conselheiro Gaspar da Silveira Martins.
Pág. 93
3.º Dr. ... Coutinho que advogou no Rio de Janeiro com seu cunhado o conselheiro Lafayette.
Pág. 260 - o n.º 3-4 Izabel Lopes do Prado deixou pelo testamento de seu marido Antonio da Costa Cintra, † em 1743 em Ouro Preto, mais os seguintes f.°s:
4-3 Helena da Silva Prado casada em 1744 na mesma vila com José Soares Gomes, natural de Guimarães, f.° de João Soares e de Serafina Gomes.
4-4 Maria † solteira.
Pág. 316 - o n.º 9-2 Seraphina de Almeida casou 1.ª vez com Antonio Antunes de Sousa, natural de Sorocaba, f.° de José Antunes Moreira e da 1.ª mulher Francisca de Sousa; 2.ª vez com Salvador Antunes Ribeiro, f.° do mesmo José Antunes Moreira e da 2.ª mulher.
Pág. 316 - o n.º 8-3 Capitão Manoel José de Almeida teve:
9-2 Antonio Alves Rodrigues † solteiro em Porto Feliz.
9-3 Francisco Alves de Almeida existe em Tietê, casado com Maria de Almeida, viúva de Francisco de Campos.
9-4 Manoel José de Almeida Falcão, farmacêutico †, foi casado com Innocencia Ferreira f.ª de Manoel Ferreira dos Santos.
9-5 Anna Innocencia Alves existe em Tietê e foi casada com João Antonio de Assumpção, †, vulgo João Ruivo.
Pág. 94
9-6 Maria Alves Rodrigues existe em Tietê e foi casada. seu primo irmão Antonio Rodrigues de Proença f.° de Antonio Rodrigues Ponce e de Maria Rodrigues Alves.
9-2 Theobaldo de Aguiar e Silva casou no Rio Grande do Sul, onde tem geração.
9-3 Salvador de Aguiar e Silva, ausente no Sul.
9-4 Antonio de Aguiar e Silva, casado em Porto Feliz.
9-5 José Antonio de Aguiar, casado em Porto Feliz.
9-6 João de Aguiar † solteiro.
9-7 Marcellino de Aguiar, ausente no Sul.
9-3 José de Almeida Lima † solteiro.
9-4 Augusto de Almeida Lima † solteiro no Paraná.
Pág. 323 - o n.º 7-1 Capitão-mor Manoel Fabiano teve mais:
9-2 Leopoldina, solteira.
9-3 Izabel, solteira.
9-4 Carolina, solteira.
9-5 Benedicta, solteira.
9-6 Anna casou com seu tio paterno Fernando de Almeida Leme.
9-7 João, falecido solteiro.
9-8 Joaquim, falecido solteiro.
9-9 Francisco, falecido solteiro.
Pág. 95
Pág. 329 - o n.º 10-1 de 9-2 Carolina casou com José Pompeu de Campos f.º de Alvaro Pompeu Paes de Campos.
Pág. 329 - o n.º 8-2 Manoel de Arruda Castanho teve mais o f.°:
10-2 N... casada com Francisco de Toledo.
10-2 Rogerio, solteiro.
10-3 Palmyra, solteira.
10-4 Eleta, solteira.
10-5 Jorge, solteiro.
10-6 Creusa, solteira.
11-2 Maria, menor em 1905.
11-3 Flavio, menor em 1905.
11-4 Iracema, menor em 1905.
11-5 Irene, menor em 1905.
11-6 Francisco, menor em 1905.
11-7 ... , menor em 1905.
10-3 Rita Jorge Teixeira casou com Antonio Bueno de Camargo Penteado, f.º de Jesuino Bueno de Camargo Penteado e de Rosa Emilia de Camargo. Tem:
11-3 Lauro
11-4 Jesuino
11-5 Noemia
11-6 Iracema.
10-4 Maximiliano da Silva Teixeira casou com Herminia de Almeida f.ª de Francisco Theophilo de Almeida n.º 9-6 de 8-4 adiante. Tem:
11-1 Maria Augusta, menor em 1905.
11-2 Corina, menor em 1905.
11-3 Olga, menor em 1905.
11-4 Floriano, menor em 1905.
11-5 Esther, menor em 1905.
11-2 Dejanira, menor.
11-3 Guaraciaba, menor.
10-7 Elvira Teixeira
10-8 Carlos Teixeira
10-9 Victor
10-10 Ampliato
10-11 Noemia
10-12 Sylvia
10-2 Aurea, menor em 1905.
10-3 Aristides, menor em 1905.
10-4 Valdomiro, menor em 1905.
10-5 Jandyra menor em 1905
10-6 Iguatemysa, menor em 1905.
10-7 Cenira, menor em 1905.
10-8 Guatimozina, menor em 1905.
10-9 Aracy, menor em 1905.
Da 2.ª:
10-2 Zilda Leme, casada com Hermano Vaz, f.° de Francisco de Arruda Vaz, V. 7.° pág. 216.
10-2 Maria, casada com Francisco Leme, seu primo, f.° de 9-5 adiante.
9-5 Theresa Leme foi casada e deixou 2 f.°s:
11-2 Hervina
11-3 Olga
10-2 Herminia, casada com Maximiliano da Silva Teixeira n.º 10-4 de 9-2 de 8-3.
10-3 Anna, casada com João Carlos Rodrigues.
10-4 Francisco Theophilo de Almeida Junior.
10-5 Angelina, casada com Ottoni de Arruda Castanho.
10-6 Lafayette de Almeida
10-7 João de Almeida
10-8 Amalia, casada.
10-9 Theophilo
10-10 Branca
Pág. 98
10-11 Carlos
10-12 Lauro
9-8 Anna, que foi casada com Joaquim Caetano.
9-9 Francisca Leme, solteira.
9-10 Manoel José de Almeida Leme casou com f.ª de João de Arruda e tem:
10-2 Azôr Brazileiro de Almeida
9-2 Guilhermina, † solteira.
9-3 Augusta, casada com João Dias de Quadros Aranha.
9-4 Theresa foi casada com Nicolau Gatti.
9-5 José, † solteiro.
9-6 Eduardo, solteiro.
9-7 Antonio de Almeida Leme casado com Maria Hyppolita Teixeira n.° 10-2 de 9-2 de 8-3. Tem:
10-2 Antenor
10-3 Antonietta
10-4 Annibal
10-5 Guilhermina
10-6 Anna
10-7 Elvira
Da 1.ª:
10-3 Anna Joaquina casada com João Baptista Pires, seu primo irmão, n.º 10-2 de 9-5 adiante.
10-4 Ambrosina
10-5 Cornelio
Pág. 99
10-2 Francisca, 2.ª mulher de João da Rocha Bueno.
10-3 José Raymundo
10-4 João
10-5 Carolina
9-4 Anna Pires de Mello, casada com Francisco Antonio de Mello, f.º de André de Mello Almada, V. 4.° pág. 164. Teve:
10-2 Maria de Campos Mello, casada com Israel Pires do Amaral, seu tio, n.° 9-8 adiante.
10-3 Francisca de Campos Mello, casada com Amando Alves Lima.
10-4 André de Mello Almada, casado com Izabel White, f.ª de Henry White, natural de Inglaterra, corretor em S. Paulo.
10-5 Francisco Antonio de Mello, casado com Maria Julia, f.ª de Antonio Rodrigues Leite, no V. 7.° pág. 219, aí a geração.
10-6 Izabel, solteira.
10-7 Daniel de Mello, casado com Idalina Galvão.
10-8 Raymundo de Mello, casado com uma enteada de seu irmão Antonio Pires n.° 10-1.
10-9 Anna
10-10 Ozorio de Mello, casado com Zulmira, f.ª de Alexandre Leite de Almeida Barros e de Brazilia Fernandes.
10-11 Ezechias de Mello casado com uma enteada de 10-1 retro.
10-12 Olympia casada com ... Aimé.
10-13 Luiz de Mello
10-14 Aureliano
10-15 Adelina
10-2 João Baptista Pires, casado com sua prima Anna Joaquina f.ª de 9-1 retro.
9-7 Francisca, solteira.
10-2 Francisca
10-3 Floriano
10-4 Licinio
10-5 Maria
10-6 Artemísia
10-7 Zelio
10-2 Nemrea
10-3 Antonio
10-4 Alena
10-2 Benedicta
9-12 Rita Rosalina Pires, casada com Ananias Corrêa de Almeida Pires, com geração no V. 2.º pág. 333.
9-13 Amelia Augusta Pires, 2.ª mulher de Vicente Corrêa de Almeida Pires, com geração no V. 2 ° pág. 333.
9-2 Raymundo Dias de Moura, solteiro.
9-3 Bento Dias de Moura †, foi casado com Joaquina Alves, f.ª de José Alves, e teve:
10-2 Raymundo
10-3 José
10-4 Maria
10-5 Vicente
9-5 Bemvinda Dias de Moura, solteira.
Pág. 101
9-6 Hia Dias de Moura, solteira.
9-7 Leopoldo Dias de Moura, solteiro.
9-8 José Manoel Dias de Moura casou com Maria José f.ª de José Corrêa de Almeida Pires do V. 2.º pág. 332. Tem:
10-2 Esmeralda
10-3 Rita
10-4 Vespasiano
9-2 .José Joaquim de Carvalho Mascarenhas, já †, foi casado com Maria Joaquina do Pilar, com geração.
8-3 Tristão de Mascarenhas Camelo casou com Januaria de Mascarenhas Oliveira. Com grande geração em Castro, Paraná.
8-4 José Bernardo de Mascarenhas Camelo reside em Jaguariaíva no estado de viúvo, com grande geração.
8-5 Anna Rosa de Almeida Mascarenhas casou com Joaquim Martins de Araujo, f.º de Francisco Martins de Araujo, V. 4.º pág. 274.
8-6 Gertrudes Augusta de Mascarenhas casou 1.º com Antonio Joaquim de Santa Anna e 2.ª vez com o capitão José Pereira Chagas. Sem geração.
8-7 Frederico de Almeida Mascarenhas casou com Philomena Martins de Mascarenhas. Sem geração. Pág. 348 - o n.º 6-2 teve mais:
Pág. 364 - o n.º 6-1 Tenente Claudio Alvares de Araujo casou com Anna Maria do Espirito Santo e teve, naturais da Conceição de Itanhaém:
7-2 Felizarda Maria de Araujo aí casou com Felisberto Domingues de Godoy, natural de Santo Amaro, S. Paulo, f.° de Bernardo de Godoy Leme e de Gertrudes Maria de Godoy.
7-3 Joaquim P. da Silva casou em Itanhaém com Anna Theresa f.ª de Pedro Joaquim da Silva e de Maria Alvares da Assumpção.
7-4 Gertrudes Maria aí casou com José Joaquim de Mendonça f.° de Pedro Celestino de Moraes e de Anna Antonia de Oliveira.
7-5 Bernardina Francisca de Araujo casou com Francisco Antonio de Gusmão f.° de Domingos de Gusmão Fajardo e de Anna Rita dos Santos.
7-6 José Antonio da Silva aí casou com Anna Theresa de Jesus f.ª de Pedro Joaquim da Silva e de Maria Alvares.
7-7 Maria Gertrudes aí casou com José Ramos Borba e Lousada, ou Sousada, natural de Guaratinguetá, .f.º de Luiz Ofre de França e de Quiteria Ramos de Jesus.
Pág. 371 - depois de 5-8, acrescente-se: 5-9 Luzia Leme da Silva, f.ª de 4-2, casou em 1758 em Mogi das Cruzes com João de Góes da Silva, f.° de Leandro de Góes, V . 5.° pág. 303.
Pág. 381 - o n.º 9-5 Theresa Rosalina de Moraes casou com Joaquim Pires Corrêa Junior, f.º do tenente-coronel do mesmo nome. V. 2.º pág. 385.
Pág. 381 - o n.º 9-6 Minervina de Moraes casou com Urbano Pires Corrêa, f.º de Francisco Pires Corrêa. V. 2.º pág. 385.
Pág. 383 - o n.º 9-5 de 8-1 Dacio de Aguiar Moraes casou com Rosa Pires Fleury. V. 2.º pág. 385.
Pág. 383 - o n.º 9-1 de 8-4 Dr. Julio Alves de Moraes † foi casado com Maria Duarte, f.ª de Joaquim Duarte Pinto Ferraz. V. 3.º pág. 495.
Pág. 103
Pág. 383 - o n.º 9-2 de 8-4 Capitão Antonio Mariano Alves de Moraes, engenheiro militar, foi casado com Alcidia † f.ª de João Borba e de Herminia Pinto Ferraz. V. 3.° pág. 495.
Pág. 384 - o n.º 9-3 Mario (Alves) de Moraes casado com Georgina de Moraes.
Pág. 384 - o n.º 9-6 Manoela Alves de Moraes † foi a 1.ª mulher de Adelino Pinto Ferraz do V. 3.º pág. 497.
Pág. 384 - o n.º 9-7 Zulmira Alves de Moraes casada com Sebastião Lacerda da pág. 420 do V. 2.º o n.° 9-3 de 8-1.
Pág. 384 - o n.º 9-8 Elisa Alves de Moraes casada com Lothario Eulalio de Carvalho do V. 5.° pág. 273.
Pág. 384 - o n.º 7-7 o alferes Joaquim de Almeida Leite Penteado casou-se com este nome, e mais tarde chamou-se alferes Joaquim Pires de Almeida e tem sua geração mais completa no V. 4.º pág. 131.
Pág. 386 - o n.º 8-5 Manoel Corrêa de Toledo casado com Anna Francisca de Almeida foi f.º do capitão Salvador Corrêa de Moraes e tem sua geração descrita no V. 2.° pág. 402.
Pág. 388 - o n.º 9-1 de 8-3 Maria Izabel de Toledo é f.ª de Joaquim Manoel Corrêa de Toledo e de Maria Vaz de Almeida n.º 8-1 da pág. 402 do V. 2.º
Pág. 410 - o n.º 9-13 Brasilia Corrêa de Almeida Moraes casou com José Braulio de Camargo do V. 1.° pág. 254.
Pág. 420 - o n.º 9-1 de 8-1 Maria (Corrêa) está casada com Joaquim Martins de Lara, natural de Portugal. Sem geração.
Pág. 420 - o n.º 9-3 Sebastião Lacerda casou com Zulmira Alves de Moraes de pág. 384 do V. 2.º
Pág. 440 - o n.º 3-1 Antonio Dias Mainardi teve mais:
Pág. 491 - o n.º 9-3 Antonio Floriano de Araujo (Cunha) casou com Escholastica Ermelinda de Sillos Pereira, f.ª de Vicente Ferreira de Sillos Pereira, barão de Casa Branca, e de Antonia Maria de Oliveira. Teve 11 f.ºs (e não 6 como descrevemos aí):
10-2 Maria Rosa Clementina de Araujo casada com Gabriel Alfredo Diniz Junqueira f.º de Luiz Herculano Diniz Junqueira e de Umbelina da Cunha. Teve:
Pág. 104
11-2 Euclidia
11-3 Armando
11-4 Maria
10-4 Lavinia de Araujo casada com Urbano de Almeida Salles.
10-5 Brazilia de Araujo Cunha, professora normalista, solteira.
10-6 Antonio Augusto de Araujo, † em 1892, foi casado com Maria Antonieta de Queiroz f.ª de Thomaz de Aquino Nogueira de Queiroz e de Maria Amelia dos Santos. Sem geração.
10-7 Evaristo Cunha casado com Julia Aurora de Oliveira, f.ª de Domingos Gomes de Oliveira e de Marianna Gomes de Oliveira Leitão; faleceram em 1896 deixando um f.º
10-9 Deolinda casada com Ernesto Aurelio de Mariz Nogueira, f.º do major Porfirio Aurelio de Mariz Nogueira e de Marianna Victoria.
10-10 Joaquim Floriano de Araujo, † solteiro.
10-11 Arthur de Araujo Cunha, solteiro.
Pág. 492 - o n.º 9-5 Capitão Carlos Leopoldo de Araujo Cunha foi 1.ª vez casado com Marianna Antonia de Carvalho f.ª de Tristão Antonio de Carvalho e de Constança Maria de Jesus, e teve desta 1.ª mulher o f.°:
6-8 Rogerio José de Faria, natural da Campanha do Rio Verde, casado em 1792 em Mogi das Cruzes com Anna Maria, f.ª de Antonio da Cunha Gago, V. 5.º pág. 207.
6-9. Honorato Nepomuceno Sodré casado em 1793 em Mogi das Cruzes com Clara Maria, irmã de Anna Maria do n.º precedente.
Pág. 525 - o n.º 11-1 Maria Esther Leme tem mais:
12-3 Maria de Nazareth, nascida em 25 de Agosto de 1904.
12-4 José Bonifacio, gêmeo com o seguinte, nascido em 24 de Outubro de 1905
12-5 José Oscar, gêmeo com o anterior
Pág. 541 - o n.º 6-3 Andreza de Araujo, faleceu em 1812 em Atibaia com 60 anos de idade, e seu marido, o sargento-mor José Felix Cintra em 1807 na mesma vila com 80 anos.
Pág. 547 - o n.º 7-3 alferes Salvador Leite Ferraz assistiu ao grito da independência do Brasil como membro da guarda de honra de d. Pedro I.
Pág. 547 - o n.º 8-2 Antonia Franco Ferraz, casada 2.ª vez com o comendador Joaquim Gomes Jardim em Rezende, teve deste:
9-2 Paulino Gomes Jardim, †, foi casado com Candida Pereira, †, teve uma f.ª:
9-4 Theresa casada com o capitão Manoel de Castro Pompeia, fazendeiro em Rezende, teve:
10-2 Annibal casado com f.ª de Diogo Pinto, de Campo Belo de Rezende.
10-3 Arethusa, casada com o dr. Rodolpho Nogueira da Rocha Miranda, deputado federal por S. Paulo. Teve:
11-2 Luiz Rodolpho Miranda, estudante de direito.
Pág. 106
11-2 Octavio
10-3 Cynira, solteira.
10-4 Mucio Scevola, solteiro.
10-5 Marcilio, solteiro.
10-2 Raul, solteiro.
10-3 Virgílio, solteiro.
10-2 Antonietta, viúva do engenheiro Gustavo Neves da Rocha, teve:
11-2 João
11-3 José
11-4 Iracema
9-5 Eugenio Alberto Franco, engenheiro civil pela Politécnica do Rio de Janeiro, tenente coronel, comandante do 148.º batalhão da infantaria da guarda nacional da capital de S. Paulo, sócio fundador do Instituto Hist. e Geog. de S. Paulo, sócio do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, ex-engenheiro do distrito do Paraná, das comissões de terras em Manhuaçu, Minas, da superintendência das obras públicas de S. Paulo; ex-secretário da diretoria da Companhia Mogiana de E. de Ferro, ex-representante da mesma em Santos; casou-se em 3 de Março de 1877 no Rio de Janeiro com Hortencia de Sá Franco, f.ª do † capitão de mar e guerra Aurelio Garcindo Fernandes de Sá e de Maria Leopoldina Valporto de Sá, já †. Tem:
11-2 Mario
11-3 Eugenio
Pág. 107
10-3 Edgard
10-4 Virginia, estudante da escola normal.
10-5 Anselmo, seminarista em Pirapora.
10-6 Antonietta, complementarista.
10-7 Mario †
10-8 Luzia
9-7 America, †, foi casada com James Law, †, e teve:
10-2 João Law, solteiro.