Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol IV - Pág. 85 a 124
Tit. Arrudas Botelhos
(Parte 3)
4-4 Mathias
4-5 Custodia
4-6 Um nascituro
4-2 Anna Brazilicia, que casou-se com Lourenço Justiniano de Padua Leite, f.º do mesmo capitão Antonio de Padua Leite. Com geração no V. 2.º pág. 521.
5-2 Anna Vicencia, casada em 1834 em S. Roque com Antonio Mendes, f.º de Ignacio Mendes e de Leonarda Maria.
5-3 Carolina Maria, casada em 1844 em S. Roque com José Antonio Ribeiro, f.º de Antonio Carlos Ribeiro e de Maria Theresa de Freitas.
5-4 Manoela
5-5 Escholastica
Pág. 86
5-6 Rita Rosa casou-se em 1849 em S. Roque com Francisco José Malheiros, f.º de Manoel Francisco e de Francisca de Jesus.
5-7 José
5-8 Joaquim
5-9 Messias, com 9 meses em 1835
5-10 Maria do Carmo
5-2 Maria Joaquina da Rosa, casada em 1842 em S. Roque com seu primo irmão Antonio Joaquim de Moraes, f.º do capitão Joaquim José de Moraes e de Maria Custodia de Arruda n.º 4-3 adiante. Tit. Moraes
5-3 Anna Reducinda, casada em 1845 em S. Roque com Antonio José Bastos, viúvo de Anna Josephina.
5-4 Tenente Tobias Rodrigues de Arruda, casado em 1849 em S. Roque com Anna de Moraes Rosa, f.ª de Ignacio José da Rosa e de Maria Luiza. Tit. Alvarengas. Teve q. d.:
Pág. 87
5-6 Joaquim Rodrigues de Arruda, casado em 1849 em S. Roque com Maria de Moraes Rosa, f.ª de Ignacio José da Rosa do n.º 5-4.
5-7 ... casada em Itapetininga com Manoel Pereira de Moraes, f.º de ... (primo irmão do dr. Prudente de Moraes).
4-4 Capitão José Vicente Penteado, casado em S. Roque com Gertrudes Maria Pereira, f.ª de Felisberto Ferreira e de Ignacia Fernandes. Teve q. d.:
3-10 Joaquim, falecido solteiro.
3-11 Tenente José Rodrigues Ferraz do Amaral, falecido em 1819 na vila de S. Carlos, casou-se em 1800 em Itu com Anna Mathilde de Almeida Pacheco, f.ª do capitão Antonio de Almeida Leite (ou Leme), de Sorocaba, e de Theresa Antonia de Góes Pacheco, n. p. do capitão-mor de Sorocaba José de Almeida Leme e de Maria Egypciaca de Moura, n. m. do sargento-mor Antonio Pacheco da Silva e de Ignacia de Góes. V. 2.º pág. 336 e Tit. Tenorios. Teve (C. O. de Campinas) 8 f.ºs.:
Pág. 88
4-2 Theresa Miquelina do Amaral casou-se em 1823 na vila de S. Carlos com o ajudante Antonio Pompeu de Camargo, natural de Itu, falecido em 1836, f.º de Antonio Pompeu de Camargo e de Anna de Arruda Campos, esta falecida em 1853 em avançada idade em Campinas. Com geração no V. 1.º pág. 257.
4-3 Tenente Antonio Rodrigues de Almeida casou-se em 1827 em S. Carlos com Anna Theresa de Camargo, falecida em 1853, f.ª do sargento-mor Domingos da Costa Machado e de Manoela de Camargo Penteado. V 3.º pág. 15. Teve pelo inventário (C. O. de Campinas) 9 f.ºs. que são:
5-2 José Rodrigues Ferraz do Amaral, que casou-se com Brazilia, f.ª de Antonio Benedicto Palhares e de ..., esta f.ª do tenente-coronel Alambary, de S. Paulo.
5-3 Anna Mathilde de Almeida, que casou-se com Thomaz Gonçalves Gomide, f.º do doutor Candido Gonçalves Gomide e de (Zeferina Maria).
5-4 Maria Theresa de Almeida, solteira.
5-5 Antonio Rodrigues de Almeida Junior, que casou-se 1.º com Gertrudes Maria de Toledo, f.ª de José de Sousa Campos e de Miquelina Dulce do Amaral sua 2.ª mulher, V. 1.º pág. 162; 2.ª vez com Helena Maria de Almeida, de Minas. Com geração.
5-6 Theresa de Almeida, solteira.
5-7 Domingos da Costa de Almeida, cavaleiro da ordem de Cristo, brioso alferes do 7.º de voluntários paulistas, falecido em batalha na campanha do Paraguai.
5-8 Carlos Augusto do Amaral Sobrinho, bacharel em direito, fazendeiro, a quem o autor desta obra deve valiosas informações, reside em S. Paulo, casado com Ana Carolina de Sousa Amaral, f.ª de Bernardo José de Sampaio e de Maria Carolina de Sousa. V. 1.º pág. 242. Tem:
7-2 Clotilde
7-3 Leonor
7-4 Julietta
7-5 Helena
6-3 Carlos Mario do Amaral, falecido solteiro.
6-4 Ariosto Augusto do Amaral, engenheiro civil pela escola politécnica de S. Paulo, casou em 1904 com ..., f.ª de José de Salles Leme, V. 1.º pág. 224.
6-5 Hildebrando Augusto do Amaral, solteiro em 1902.
6-6 Plinio Augusto do Amaral, estudante de direito em 1902.
6-7 Celso Augusto do Amaral, estudante de preparatórios em 1902.
6-8 Clotilde, falecida em menoridade.
5-2 Carlos Engler, que foi 1.º casado com ..., f.ª de João Leite de Moraes Cunha; 2.ª vez com uma senhora inglesa. Sem geração.
5-3 Dorimundo Engler, que casou-se com ... Com geração entre outros:
Pág. 90
6-2 Carolina, 2.ª mulher do dr. Pedro Bicudo, V. 1.º pág. 237.
5-5 Anna Carolina casou-se com Antonio Corrêa Barbosa, f.º de outro de igual nome e de Ursula Franco de Andrade. Com geração em Tit. Cubas.
4-6 Maria Theresa do Amaral casou-se com o capitão Francisco Teixeira Nogueira, f.º do capitão Joaquim José Teixeira Nogueira e de Angela Izabel de Sousa Camargo. V. 1.º pág. 235. Com geração.
4-7 Joaquim Bonifacio do Amaral (o Sete Quedas), visconde de Indaiatuba, nascido em S. Carlos em 3 de setembro de 1815, faleceu nessa localidade (então cidade de Campinas) em 6 de novembro de 1884. Pedimos venia para transcrever alguns trechos do bem lançado artigo que sobre este ilustre campineiro publicou no "Diário de Campinas" em 1889 o dr. Antonio Carlos de Moraes Salles:
"Aos doze anos de idade iniciou Joaquim Bonifacio os seus estudos preparatórios em S. Paulo sob a direção do dr. Manoel Alves Alvim, e no espaço de 4 anos completou os exames então requeridos para o curso de ciências sociais e jurídicas criado em S. Paulo em 11 de agosto de 1828. Entretanto, tendo seu irmão o alferes José Rodrigues, a quem estava entregue a administração da fazenda - Sete Quedas - de sua mãe viúva, se retirado para os Estados Unidos da América, sem mais voltar, foi necessário que o jovem estudante abandonasse a faculdade de direito para substitui-lo na administração; daí o apelido pelo qual ficou conhecido entre os seus conterrâneos - Joaquim das Sete Quedas, ou Sete Quedas.
Pág. 91
Nessa administração não somente solveu os compromissos que pesavam sobre a fazenda como também elevou-a à um alto grau de prosperidade.
A sua maioridade política coincidiu com o movimento revolucionário de 1842; filiado ao partido liberal, juntamente com seu irmão Carlos Augusto, fez parte da falange comandada pelo bravo capitão Boaventura do Amaral, a qual, sem disciplina militar e apenas com armas de caça, sofreu na Venda Grande o embate das forças legais(1).
Vencidos e dispersos, só em 1844, depois da anistia, puderam disputar a eleição de vereadores, em que estreava Joaquim Bonifacio do Amaral, que foi eleito. Inteligência de primeiro quilate, caráter sem jaça, atencioso para com todos, leal e circunspecto, aquele moço granjeava facilmente a afeição de quantos se lhe aproximavam, impondo-se ao respeito e à consideração geral; era um homem naturalmente destinado a exercer profunda influência no meio em que viveu.
(1) Damos aqui os nomes de outros revolucionários que assistiram a esse combate, que foram colhidos (entre outros) pelo doutor Moreira Salles, e são:
Antonio Manoel Teixeira, Luiz Aranha, Manoel Fernandes Palhares, Filippe Cezar de Cerqueira Leite, Joaquim do Amaral Camargo, Luciano Teixeira Nogueira, Manoel Sylvestre da Cunha Martins, Francisco Marcellino de Moraes, José Ignacio Teixeira, Pedro Aranha, Casemiro de Lima, José Innocencio de Camargo (o Teco), Francisco Borges da Cunha, José Maria do Nascimento, Emygdio Carpinteiro, Joaquim Custodio de Lima, Francisco de Barros Leite, João Dias Aranha e seus f.ºs. Luiz Dias Aranha e Francisco Dias Aranha, Malachias de tal, José Pedro, Candido Pompeu, Floriano de Lima, Rodrigo Cezar de Cerqueira, Francisco Teixeira Nogueira, doutor Francisco de Assis Pupo, Antonio de Cerqueira, Antonio Joaquim Vianna, Francisco Luiz das Chagas, Manoel Joaquim Ferraz, Joaquim Pinto de Camargo, João Evangelista, Joaquim Incarnação, Angelo Custodio Teixeira Nogueira, Bento Martins, João Sapateiro, Antonio Custodio de Moraes, Fidencio Bueno de Camargo, Antonio Alfaiate, Joaquim Cardoso, José Xavier Leite, Pedro Aleixo, José Antonio da Silva, Gonçalo da Silva, Ignacio de Oliveira, Francisco Cardoso, Antonio Pio Corrêa Bittencourt, Antonio Castelhano, João Tamoio, Modesto Corrêa, Modesto Aleixo e José Baptista Pupo de Moraes.
Pág. 92
Em 1867, retirando-se à vida privada para tratar de sua saúde e dos interesses de sua família, não abandonou entretanto o trabalho em prol do progresso de sua terra.
Como lavrador, foi um dos poucos que cogitavam na substituição do trabalho do escravo; assim, em 1852, fundou em Sete Quedas uma colônia alemã que manteve até sua morte com ótimos resultados. Tinha a sua fazenda provida dos maquinismos os mais aperfeiçoados para o benefício de café, o que fazia que sua fazenda fosse um ponto obrigatório para a visita de ilustres estrangeiros que mostravam interesse pelas coisas de nossa pátria.
Foi o fundador do Club da Lavoura de Campinas, ao qual se deve a iniciativa de utilíssimas reformas em nossa legislação hipotecária representando contra defeitos desta e contra a adjudicação forçada. Essa iniciativa foi coroada de sucesso, porque as conclusões dessa representação mereceram o apoio do congresso agrícola reunido em 1878 no Rio de Janeiro pelo ministro da agricultura visconde de Sinimbú e foram convertidas em lei.
A ele se deve a iniciativa do prolongamento da linha férrea de Jundiaí a Campinas, pois a sua custa e de alguns amigos fez levantar as plantas pelo engenheiro Bennaton, e quando ocupou a presidência da província o conselheiro Saldanha Marinho, viu realizadas as suas esperanças. Com o concurso de seu cunhado Antonio Pompeu de Camargo e do dr. Jorge Guilherme Henrique Krug, fundou também a sociedade anônima - Culto à Ciência - para instrução primária e secundária modelada pelo Colégio Pedro II; levantado o necessário capital, fez construir o prédio em que funcionou o Ginásio de Campinas com acomodações para um internato.
Naquela casa de educação, dirigida por Francisco Moretz-Sohn, Melchiades, Jorge de Miranda e outros, fizeram seus primeiros estudos diversas turmas de moços que hoje ocupam posição saliente na sociedade.
Na vida privada foi o ilustre campineiro um chefe de família a quem a crítica mais escrupulosa não poderia argüir a mais leve falha, o mais ligeiro deslize: o seu lar era o sacrário das mais acrisoladas virtudes. Os seus salões animados pela sua inesgotável facúndia se constituíram o centro obrigado de seleta reunião. Soube manterem sua inteireza o culto da amizade e até os últimos dias de sua vida soube revelar de modo inequívoco a magnanimidade de que era dotado."
Casou-se em 1839 na vila de S. Carlos com sua sobrinha Anna Guilhermina Pompeu do Amaral, f.ª de Antonio Pompeu de Camargo e de Theresa Miquelina do n.º 4-2 supra, e teve 11 f.ºs. que são:
5-2 Elisma do Amaral, casada com Antonio Egydio de Sousa Aranha, irmão do marquês de Três Rios, f.º do coronel Francisco Egydio de Sousa Aranha e de Maria Luiza Aranha, 1.ª baronesa de Campinas. Com geração no V. 1.º pág. 170.
5-3 Otilia, faleceu solteira.
5-4 Ismenia do Amaral, solteira.
5-5 Olivia do Amaral, faleceu solteira.
5-6 Octaviano Pompeu do Amaral, residente em Campinas, casado com Julia Bueno, f.ª do falecido capitão Candido José Leite Bueno e de sua 2.ª mulher Maria Umbelina de Moraes Teixeira. Tit. Cunhas Gagos. Tem os f.ºs. seguintes:
6-1 Oswaldo Pompeu do Amaral, casado com Wendolina Teixeira do Amaral.
6-2 Mercio Pompeu do Amaral, solteiro.
6-3 Celso Bueno do Amaral, solteiro.
6-4 Aristides Pompeu do Amaral, solteiro.
6-5 Druso Pompeu do Amaral, solteiro.
5-8 Julia do Amaral, solteira.
5-9 Fausto, faleceu solteiro.
5-10 Albertina, faleceu solteira.
5-11 Jessy Pompeu do Amaral, 2.ª mulher e viúva em 1901 de Augusto de Sousa Queiroz, bacharel em direito, f.º do barão e baronesa de Sousa Queiroz. V. 3.º pág. 395. Ali a geração.
5-2 Dr. Erasmo do Amaral, casado com Eponina Prado, f.ª do dr. Elias Antonio Pacheco Chaves. Tit. Tenorios.
5-3 Carlos Alberto do Amaral, casado com Antonietta de Sousa Queiroz, V. 3.º pág. 395, f.ª de Antonio de Sousa Queiroz e de Vitalina Pompeu de Camargo. Tem:
6-2 Carlos
6-3 Vera
5-5 Anna Mathilde, faleceu solteira.
Pág. 95
5-6 Anna Eufrosina, casada com José Luiz Borges, f.º do barão e baronesa de Dourados. Tit. Cordeiros Paivas.
5-7 Hermano do Amaral, faleceu solteiro.
5-8 Luiza do Amaral
5-9 Vitalina do Amaral, casada com o dr. Bento de Sousa Queiroz Barros, f.º do dr. Francisco de Aguiar Barros já falecido e de Maria Angelica de Sousa Queiroz. V. 3.º pág. 404.
5-10 Flavio do Amaral, casado com Guiomar de Aguiar Barros, irmã do dr. Bento precedente. V. 3.º pág. 405.
5-11 Anezia do Amaral
5-12 Maria Luiza
5-13 Maria Amelia
4-2 Escholastica Ferraz, casada em 1818 em S. Carlos com Rodrigo Cesar de Macedo, de S. Roque, f.º de Francisco Corrêa de Macedo e de Gertrudes de Almeida Cesar.
3-14 Petronilha Clara Rodrigues do Amaral casou-se em 1787 em Itu com o capitão Francisco de Paula Camargo, f.º de Gonçalo de Sousa Rodrigues e de Ignacia Maria de Camargo Lima. Com geração no V. 1.º pág. 238.
Pág. 96
3-15 Anna Jacintha do Amaral, casou-se em 1788 em Itu com o tenente-coronel Antonio Benedicto de Cerqueira Cesar, f.º do coronel Antonio Moreira Maciel e de Luiza de Almeida Lara. Com geração em Tit. Garcias Velhos.
3-16 Maria da Cruz Amaral, última f.ª de Antonio Rodrigues Leite de Sampaio n.º 2-4 e 2.ª mulher Theresa de Jesus Amaral, casou-se em 1793 em Araritaguaba com Salvador de Cerqueira Cesar, f.º do coronel Antonio Moreira Maciel supra. Com geração.
2-6 Gertrudes Ribeiro, f.ª do § 3.º, casou-se em Araçariguama com João de Almeida Pedroso (o ruivo), f.º de José de Barros Bicudo Leme e de Ignacia de Góes. Com geração em Tit. Bicudos.
2-7 Maria Dias de Sampaio casou-se em 1738 em Itu com Antonio Paes de Almeida, natural de Itu, f.º de João Gago Paes e de Maria de Almeida. Mudou-se para o Jaraguá, Goiás, onde deixou geração. Tit. Tenorios.
2-8 Quiteria de Sampaio casou-se em 1739 em Itu com Paschoal Leite Paes, f.º de José Pompeu Leite e de Maria da Silva, n. p. de Estevão Furquim e de Anna de Proença. Com geração em Tit. Furquins.
Da 2.ª mulher Ignacia de Góes teve o § 3.º os seguintes f.ºs.:
2-9 José de Sampaio Góes, casado em 1756 em Itu com Anna Ferraz, f.ª de Pedro Dias Ferraz e de Maria Paes de Campos, à pág. 39 deste. Teve:
4-3 Elias de Sampaio Góes, casado com Maria Dias de Almeida Prado, f.ª do capitão Francisco de Almeida Prado e 1.ª mulher Maria Dias Pacheco de Arruda. Sem geração.
4-4 Capitão Francisco de Paula Ferraz de Sampaio, casado com Izabel de Almeida Prado, f.ª do capitão-mor João de Almeida Prado e 1.ª mulher Anna de Almeida. Tit. Cunhas Gagos. Teve:
6-2 Candida de Barros Sampaio, já †, foi casada 1.º com Francisco Pereira Bueno e 2.ª vez com William J. Sheldon, natural da Inglaterra, 1.º engenheiro da S. P. Ry. Cy. Com um casal de f.ºs. do 2.º marido.
6-4 Lourenço de Almeida Sampaio, casado com Vitalina, natural de Campinas, residente em sua fazenda na Franca.
6-5 Ubaldina de Almeida Sampaio, casada com Jorge Vaz Guimarães, em Itu.
6-6 Izabel de Almeida Sampaio, casada com Luiz Levy.
6-7 João de Almeida Sampaio
6-8 Antonio de Almeida Sampaio.
6-2 Izabel de Sampaio, casada com seu primo o dr. Francisco de Almeida Prado, f.º de Antonio Leite de Almeida Prado e de Anna Brandina, n. p. do capitão José de Almeida Prado (o Jica). Tit. Cunhas Gagos.
6-3 Dr. José Henrique Sampaio, casado com Leandrina da Fonseca Sampaio, f.ª do bacharel em direito Francisco Emygdio da Fonseca Pacheco, † em 1901, e de Anna de Almeida Prado. V. 3.º pág. 101.
6-4 Francisca, 1.ª mulher de Josué de Almeida Prado, irmão do dr. Francisco de Almeida Prado do n.º 6-2 supra. Tit. Cunhas Gagos.
Pág. 99
6-5 Geraldo de Mesquita Sampaio, casado com Ismalia de Sousa Queiroz, f.ª de Luiz Antonio de Sousa Queiroz e de Antonia Pompeu de Camargo. V. 3.º pág. 394.
6-6 João Baptista de Mesquita Sampaio, casado com Anna Candida Leite.
6-7 Alfredo Sampaio, solteiro em 1899.
6-8 Maria do Carmo de Mesquita Sampaio, solteira.
6-9 Roberto de Mesquita Sampaio
6-10 Mathilde de Mesquita Sampaio.
5-4 Antonio de Almeida Sampaio, morador em Cabreuva em sua lavoura, casado com Maria Guimarães, f.ª de Antonio Vaz Guimarães, natural de Portugal, e de Maria Bueno de Camargo. Tem 7 f.ºs.:
6-2 Laura, casada com Alvaro Rodrigues.
6-3 Izabel, casada com seu tio materno Francisco Vaz Guimarães
e mais 4 menores.
5-6 Anna de Almeida Sampaio, casada com Antonio de Paula Leite de Barros, irmão de Francisco de Paula do n.º 5-5 precedente. Com geração no V. 3.º pág. 468.
5-7 Marianna de Almeida Prado foi a 1.ª mulher do major Salvador de Queiroz Telles, f.º do barão e baronesa de Jundiaí. Com geração em Tit. Moraes.
4-6 Mathilde Soares Ferraz, f.ª de Vicente de Sampaio Goes n.º 3-1, casou-se em 1831 em Itu com Lourenço de Almeida Prado, f.º do capitão-mor João de Almeida Prado e 1.ª mulher Anna de Almeida. Tit. Cunhas Gagos. Com geração.
Pág. 100
4-7 Francisca de Sampaio, casada com Luiz Antonio Leite, irmão de Francisco de Sampaio Penteado do n.º 4-11.
4-8 Maria Leme de Sampaio casou-se em 1832 em Itu com Elias Galvão de França, f.º do capitão José Galvão de França e de Maria Josepha de Cerqueira. Com geração no V. 3.º pág. 119.
4-9 Izabel Soares casou-se com seu primo José de Sampaio Bueno da pág. 103, f.º de Antonio de Sampaio Góes e de Anna Bueno de Barros.
4-10 Domingos Dias Leme de Sampaio, f.º de Vicente de Sampaio Góes n.º 3-1 e de Francisca Soares de Araujo, casou-se com Izabel de Almeida Leite, f.ª de Antonio Leite de Sampaio e 1.ª mulher Francisca de Paula Leite. Tit. Campos. Teve:
5-2 Francisco Domingos de Sampaio, fazendeiro perto da estação da Colônia, município de São Carlos do Pinhal, casado com Anna Miquelina, f.ª de José Ferraz de Arruda e de Anna Miquelina Paes de Barros, por esta neta do tenente Fernando Paes de Barros e de Maria Jorge, por ele neto de Pedro Ferraz de Arruda e de Flavia Domitilla de Barros Lima, de Sorocaba, à pág. 55 deste. Tem:
6-2 Domingos de Sampaio, casado com ... f.ª do doutor Francisco da Costa Carvalho, falecido advogado em Campinas, e de Carolina Alves de Lima. Tit. Godoys.
6-3 Octaviano, solteiro.
6-4 Izabel, casada com o doutor Francisco de Sampaio Barros, f.º de Francisco de Sampaio Barros e de sua 2.ª mulher Maria Rodrigues do Amaral, à pág. 97 deste.
5-5 Anna de Sampaio, viúva de Francisco Ferraz de Camargo, irmão de Antonio Ferraz de Camargo do n.º 5-1 retro. Com geração.
5-6 Antonio Domingos de Sampaio, fazendeiro em Rio Bonito, município de Tatuhy, casado com Maria Amalia, sua prima, f.ª de Vicente de Sampaio Góes da pág. 103 e de Gertrudes de Almeida Taques, n. p. de José de Sampaio Bueno e de Izabel Soares n.º 4-9 retro, n. m. do ouvidor João de Almeida Prado e 2.ª mulher Anna Brandina. Tit. Cunhas Gagos. Tem:
6-2 Flavio de Almeida Sampaio, com 18 anos em 1902.
6-3 Cnêo de Almeida Sampaio
6-4 Domingos Dias Leme de Sampaio
6-5 Mario de Sampaio
6-6 Tacito de Sampaio
6-7 Luiz de Sampaio
6-8 Placidia de Sampaio, casada com João do Amaral Campos, f.º de Theophilo do Amaral Campos e de Anna Elisa do Amaral.
Pág. 102
6-9 Maria Antonietta, que tinha 9 anos de idade em 1902.
5-2 Vicente de Sampaio Penteado, †, foi casado com Anna Candida de Arruda, f.ª de Marcellino José Pereira e de Antonia Eufrozina de Oliveira. V. 3.º pág. 106. Foram pais de:
6-2 Antonia, casada com Cesario Galvão de Almeida, no V. 3.º pág. 124.
6-3 Anna, viúva de Pedro de Castro.
5-4 Joaquim Ferraz de Arruda Penteado, já †, foi casado com Angelica de Medeiros. Com geração no Amparo.
5-5 Gertrudes, já †, foi casada com Manoel Angelo Teixeira Nogueira, f.º de Angelo Custodio Teixeira Nogueira. V. 1.º pág. 5-6 ... Gertrudes, já †, foi casada com Fulano Corrêa.
4-2 Anna Joaquina de Barros, casada em 1810 em Itu com seu primo José de Góes Ferraz n.º 4-1 de 3-1 da pág. 96.
4-3 José de Sampaio Bueno casou com sua prima Izabel Soares n.º 4-9 da pág. 109. Teve:
7-2 João Baptista
7-3 Silvia
7-4 José
7-5 Vicente
7-6 Guaraciaba
6-3 Maria Amalia, casada com seu primo Antonio Domingos de Sampaio n.º 5-6 da pág. 101.
6-4 José de Almeida Sampaio, casado com Maria Laura, f.ª de Baldoino do Amaral Gurgel e de Laura, esta f.ª de José de Arruda Leite Penteado e de Izabel Maria Paes.
6-5 Francisca Eugenia, casada com Joaquim Fernando Paes de Barros, f.º do coronel Joaquim Fernando Paes de Barros e 1.ª mulher Maria Fernandina, no V. 3.º pág. 384.
Pág. 104
6-6 Luiza de Almeida Sampaio (cremos) foi a casada com João de Toledo Lara, f.º de Antonio Rodrigues de Proença Lara e de Theresa Amelia de Toledo. Tit. Tenorios.
6-7 Vicente de Sampaio Góes, casado com Saloméa de Moura Campos, f.ª do tenente Raphael de Moura Campos e 2.ª mulher Maria Eulalia de Camargo Andrade. Tit. Cubas.
7-2 Izaltino
7-3 Carlos
7-4 João
7-6 Manoel de Sampaio Lima
6-3 Maria Amelia, casada com José Elias de Assis Pacheco, f.º de Francisco de Assis Pacheco e de Anna Gertrudes de Almeida Mello.
Pág. 105
6-2 Eloy de Sampaio Ferraz
6-3 Domingos Guaycuru de Sampaio
6-4 Izabel de Sampaio casada com Evaristo Galvão de Almeida, f.º de José Galvão de Almeida e de Maria Izabel de Campos. V. 3.º pág. 124.
7-2 Afrodizio
7-3 Olivia
7-4 Herminia
7-5 Adozinode
7-6 Aida
7-7 Mario
7-2 Francisco
6-4 Antonia Pacheco de Almeida Sampaio, casada em 1979 no Jaú com seu primo Lourenço Avelino de Almeida Prado, viúvo de Antonia da Silva, falecida em 1878 no Jaú , f.º do major Francisco de Paula Almeida Prado e 1.ª mulher Izabel de Almeida Campos. Com geração em Tit. Cunhas Gagos.
Pág. 106
6-5 Vicente, solteiro em 1895.
6-6 Elvira, solteira.
6-7 Olavo Pacheco de Almeida Sampaio, casado em 1894 com sua prima Zarcilla, f.ª de Claudio Furquim de Almeida Prado e de Francisca da Silva Gordo. Tit. Cunhas Gagos.
6-8 Francisco
6-9 Izabel Soares de Sampaio casou em 1893 com seu primo Vicente de Almeida Prado, f.º de Francisco Pacheco de Almeida e 2.ª mulher Carolina Ferraz. Tit. Cunhas Gagos.
3-4 Francisco de Sampaio Góes casou-se em 1806 na vila de S. Carlos com Francisca da Silva Ferraz, de Mogi-mirim, f.ª de Antonio da Silva Leme e de Escholastica Paes Ferraz. Tit. Hortas. Teve q. d.:
§ 4.º
1-4 Francisco de Sampaio Botelho, f.º do Cap. 2.º, faleceu em 1735 em Itu, e foi casado com Maria Velho, natural da Parnaíba, f.ª de José Velho Moreira e de Turibia de Almeida Naves. Tit. Godoys Cap. 2.º § 1.º 2-4. Teve 5 f.ºs. que foram (naturais de Itu):
Pág. 107
2-2 Rita Izabel de Sampaio casou-se em Cuiabá com Francisco Bueno Delgado.
2-3 André de Sampaio, † sem geração.
2-4 Francisco Xavier de Sampaio † solteiro.
2-5 Felix de Sampaio, † sem geração.
1-5 Maria de Sampaio, f.ª do Cap. 2.º, casou-se em 1704 em Itu com Angelo Preto de Godoy, natural de Parnaíba, f.º do Izidoro Pinto de Godoy e de Antonia Preto. Tit. Godoys Cap. 2.º § 1.º. Segundo escreveu Pedro Taques, este casal mudou-se para as Minas Gerais; mas é certo que Angelo Preto faleceu em 1749 em Itu com 80 anos de idade (óbitos de Itu) e teve pelo seu inventário (C. O. de S. Paulo) 2 f.ºs.:
2-2 Angelo de Sampaio - carmelita.
1-6 Rosa de Sampaio, f.ª do Cap.
2.º, casou-se em 1707 em Itu com José Pompeu Ordonho de Almeida,
natural de Sorocaba, f.º do capitão-mor Thomé de Lara
de Almeida e de Maria de Almeida Pimentel. Com geração em
Tit. Taques Pompeus.
§ 7.º
1-7 Izabel de Sampaio, f.ª do
Cap. 2.º, casou-se em 1709 em Itu com o capitão José
Pompeu Taques, natural de S. Paulo, f.º de Lourenço Castanho
Taques e de Maria de Araujo. Sem geração.
§ 8.º
1-8 Anna de Sampaio, última f.ª do Cap. 2.º, casou-se em 1708 em Itu com Antonio de Almeida Lara, f.º de Thomé de Lara de Almeida e de Maria de Almeida Pimentel. Tit. Taques Pompeus. Sem geração.
Pág. 108
Cap. 3.º
Sebastião de Arruda Botelho foi casado com Izabel de Quadros, † em 1721 em Itu, natural de S. Paulo, onde foi batizada em 1643, f.ª de Bartholomeu de Quadros e de Izabel Bicudo. Tit. Quadros Cap. 3.º § 6.º. Teve 13 f.ºs:
1-2 Antonio de Arruda § 2.º
1-3 Paschoal de Arruda Botelho § 3.º
1-4 José de Arruda Botelho § 4.º
1-5 Sebastião de Arruda Botelho § 5.º
1-6 Miguel de Arruda e Sá § 6.º
1-7 Jeronimo de Arruda Botelho § 7.º
1-8 Simão de Arruda § 8.º
1-9 Maria de Arruda § 9.º
1-10 Bernarda de Arruda § 10.º
1-11 Francisca de Arruda § 11.º
1-12 Anna de Arruda § 12.º
1-13 Gertrudes de Arruda § 13.º
1-1 Francisco de Arruda e Sá, falecido em 1743 em Itu, foi casado com Ana de Proença, natural de Parnaíba, f.ª de Paulo de Proença de Abreu e de Maria Bicudo de Brito, n. p. de João de Abreu (natural da Ilha Terceira, pessoa nobre como consta do provimento que lhe passou o governador geral dom Francisco de Sousa para administrador da fazenda real em Santos) e de Izabel de Proença Varella, Tit. Cubas, n. m. de João Bicudo de Brito e de Ana Ribeiro, esta f.ª de Francisco de Alvarenga e de Luiza Leme. Tit. Alvarengas Cap. 3.º, § 1.º, n.º 2-5. Teve 11 f.ºs que são:
Da 1.ª mulher 3 f.ºs:
Da 1.ª mulher 4 f.ºs:
6-2 Antonio Rodrigues Alves do Amaral, casou com Maria Corrêa Leite, f.ª do Capitão José Corrêa Leite de Moraes, e faleceu logo depois de casado, sem geração; a viúva casou 2.ª vez com Francisco Balduino, em Tit. Taques Pompeus.
6-3 Joaquim Rodrigues Alves do Amaral, faleceu solteiro no Sul.
Pág. 110
6-4 José Rodrigues Alves do Amaral, casou com Izabel Alves Rodrigues. Com geração.
6-6 José Rodrigues do Amaral, residente em S. Manoel, onde faleceu; foi casado com Gertrudes Alves do Amaral, sua sobrinha, f.ª de José Rodrigues Alves do Amaral n.º 6-4 supra. Sem geração.
6-7 Salvador Rodrigues de Almeida, residente em Capivari, casou com sua sobrinha Maria, f.ª de João Baptista do Amaral Gurgel e de Gertrudes Rodrigues do Amaral n.º 2-6 abaixo.
6-8 Antonio Rodrigues do Amaral, residente em Capivari, casado com Maria Corrêa de Moraes; foi para o Sul sob a pressão de um processo, sem nunca mais dar notícias de si.
6-9 Anna Rodrigues do Amaral, casada com Tiburcio de Campos Leite, negociante de fazendas (residente em Campinas em seus últimos tempos), f.º de Saturnino Paes de Campos. Com geração.
6-10 Gertrudes Rodrigues do Amaral, casada com João Baptista do Amaral Gurgel, residente em Capivari, f.º de Vicente do Amaral Gurgel. Com geração entre outros:
Pág. 111
6-12 Izabel Rodrigues do Amaral, casada com José Ferraz do Amaral Gurgel, residente em Capivari, f.º de Vicente do Amaral Gurgel. Com geração.
6-13 Carlota Rodrigues do Amaral, casada com Manoel Ferraz de Barros, teve, ao que consta, só uma f.ª.
6-3 Anna Joaquina, casada com Raymundo de Almeida Campos.
6-4 Belizaria Ribeiro, viúva do professor Julio Ribeiro.
6-5 Aurea, solteira.
6-6 Brazilia, casada com Julio Steidel.
6-7 Amador Bueno do Amaral, solteiro.
6-8 Francisco †.
7-2 Candida, casada com José Corrêa de Mello. Com geração.
7-3 Alice, casada com Francisco José de Arruda. Com geração.
7-4 Maria, solteira.
7-5 João, solteiro.
6-4 Adolphina Candida do Amaral Motta, casada com o dr. João Nepomuceno Nogueira da Motta, f.º de Fernando Maria Nogueira da Motta e de Marianna Francisca da Motta. Sem geração. Tit. Bicudos.
6-5 Maria Eugenia da Motta Mello, casada com Augusto Belisario de Sousa Mello, viúvo de Dulcelina, f.º de Elias de Mello Castanho e de Anna Eufrosina de Arruda. Tit. Taques Pompeus Cap. 3.º § 1.º. Tem:
7-2 Maria Eugenia da Motta Mello.
7-3 Ruth da Motta Mello.
6-6 Honorina Izaura do Amaral Motta, casada com Arthur Guatimosim de Azevedo Motta, f.º do dr. Cesario Nazianzeno de Azevedo Motta Magalhães e de sua 1.ª mulher Clara Candida da Motta. Tit. Bicudos, ali a geração.
6-7 Clara Candida do Amaral Motta, casada com o dr. Candido Nazianzeno Nogueira da Motta, irmão do dr. João Nepomuceno do n.º 6-4 retro. Com geração em Tit. Bicudos.
5-8 Izabel Maria Paes de Arruda, casou com José de Arruda Leite, f.º de José de Arruda Leite e de Rita de Arruda da pág. 118. Com geração.
5-9 Gertrudes Vaz de Arruda Amaral, casou com José Manoel de Campos Camargo, f.º de Daniel de Campos e de Izabel de Arruda Campos. Tit. Campos. Sem geração.
5-10 Anna Eufrosina de Arruda casou com seu primo irmão Elias de Mello Castanho, f.º de Balduino de Mello Castanho e de Antonia de Padua Amaral. Com geração em Tit. Taques Pompeus Cap. 3.º.
5-11 Maria Vaz de Arruda Amaral, casou com Luciano Francisco Pacheco, f.º de Estanislau de Campos Pacheco e de Anna Pacheco de Campos. Tit. Tenorios.
5-12 Maria de Assumpção, última f.ª do guarda-mor Manoel José Vaz Botelho n.º 4-1 e 2.ª mulher, casou com Francisco de Almeida Pacheco, irmão de Luciano Francisco Pacheco do n.º 5-11 precedente.
4-4 Joanna de Arruda Leite foi casada com Vicente Leme do Amaral, falecido em 1823 em Porto Feliz. Sem geração.
4-5 Leonardo de Arruda Penteado casou-se em 1809 em Porto Feliz com Maria de Arruda, de Itu, f.ª de Manoel Leme da Silva e de Antonia de Arruda, n. p. de André José de Almeida e de Gertrudes de Godoy, de Itapetininga, n. m. de Antonio de Arruda e Sá e de Francisca de Moraes. Tit. Godoys Cap.2.º § 1.º. Teve q. d.:
5-2 Salvador de Arruda Penteado, casado em 1842 em Porto Feliz com Maria Dias Ferraz, f.ª de José Dias Ferraz e de Anna Gertrudes Soares de Camargo, à pág. 17.
5-3 Francisco Paes de Arruda, casado em 1847 em Porto Feliz com Maria Pires de Arruda, f.ª do capitão Antonio de Arruda Paes e de Barbara Maria Paes de Almeida, esta filha do capitão Francisco de Paula Leite Penteado do Cap. 3.º § 6.º 2-6, 3-3 deste. Tit. Tenorios.
4-6 João de Arruda Penteado, casou-se 1.ºem 1810 em Porto Feliz com sua prima Anna Celestina de Arruda, de Itu, f.ª de Elias de Sampaio Botelho e de Reginalda de Arruda, n. p. de Pedro Vaz Celestino e de Joanna de Almeida da pág. 76; 2.ª vez casou em 1829 em Itu com Umbelina Leite, f.ª de Bento Leite do Amaral e de Anna Eufrosina. Teve q. d.:
Da 1.ª:
5-2 Izabel, casada com seu parente José de Almeida Leite, f.º de Lourenço de Almeida Leite Penteado e 1.ª mulher Anna. Com 3 f.ºs à pág. 77.
5-2 Rita de Arruda, casada em 1826 em Porto Feliz com seu tio materno João de Almeida Vieira, à pág. 62.
5-3 Gertrudes Vieira de Arruda, casada em 1832 em Porto Feliz com Antonio de Camargo Penteado, f.º de Agostinho de Camargo e de Francisca Maria de Sampaio. V. 1.º pág. 187, onde foi omitido este f.º.
5-4 Anna Vieira de Arruda, casada em 1837 em Porto Feliz com Joaquim de Aguiar, f.º do alferes Antonio de Aguiar da Silva e de Gertrudes Maria de Almeida. V. 2.º pág. 317.
Pág. 117
5-5 Salvador de Arruda Penteado, casou em 1841 em Porto Feliz com sua sobrinha Maria Ignacia, f.ª de Manoel José de Arruda n.º 5-1 de 4-7, pág. 116.
5-6 Joaquim Vieira de Arruda, que foi residente em Tietê e ali faleceu, foi casado com Maria Hygina de Arruda, f.ª do ajudante José Manoel de Arruda e de Maria Ignacia Fernandes,
5-2 Izabel Maria Paes, casada com seu tio João Fernandes Leite em 1811 em Porto Feliz, f.º de João Fernandes Granja supra.
3-3 Maria de Almeida Lara.
3-4 Francisca de Almeida Lara.
3-5 Izabel de Arruda Leite casou-se em 1758 em Itu com Antonio Pedroso Leme, f.º de José Martins Cesar e de Anna Leme de Brito. Com geração em Tit. Chassins.
3-6 Anna de Arruda.
3-7 Rita de Arruda.
3-8 Francisca de Arruda.
3-9 Marianna de Almeida, última f.ª de 2-1, casou em 1753 em Sorocaba com Manoel da Cunha Barros, natural de Ayuruóca, f.º de Francisco do Rego, natural de Pernambuco, e de Archangela Furquim. Teve q. d.:
5-1 Antonio de Arruda Leite
5-2 José de Arruda Leite
5-3 Maria de Almeida
5-4 Capitão Francisco de Paula Arruda Leite
5-5 Anna de Arruda e Almeida
6-2 Victor de Arruda, já †, foi casado com Antonia... Com geração.
6-2 José de Arruda Leite, casado com sua Izabel Maria Paes de Arruda, f.ª do guarda-mor Manoel José Vaz Botelho e 2.ª mulher, à pág. 114. Teve 5 f.ºs, entre os quais:
7-2 Izabel Maria Paes de Arruda, que casou seu tio materno Joaquim Vaz de Arruda Amaral.
Da 1.ª mulher:
7-2 Antonio Dias de Arruda Ferraz
7-3 José Dias de Arruda Ferraz
7-6 Anna de Arruda Campos, casada com José Rolim de Arruda, f.º de Antonio Rolim, natural da Piedade de Sorocaba.
7-7 Maria da Gloria de Arruda Campos é viúva de Augusto Rolim Dias de Arruda, irmão de .José Rolim do n.º precedente. Tem:
8-2 Maria das Dores Rolim de Camargo, casada com Francisco de Almeida Camargo, f.º de Antonio de Arruda Camargo e de Lydia Balbina de Barros. Com 4 f.ºs.
8-3 Maria Augusta Rolim Loureiro, casada com seu primo Josino Loureiro de Almeida, f.º de Bento Loureiro de Almeida e de Maria da Conceição Loureiro. Tit. Bicudos. Com 3 f.ºs.
8-4 Adelaide Augusta Rolim de Arruda
8-5 Antonio Augusto Rolim de Arruda
8-6 Jonas Augusto Rolim de Arruda
8-7 Augusto Rolim Dias de Arruda, último f.º.
7-10 Marcolino de Arruda Campos, casado com sua prima Inocencia, irmã de Augusta do n.º precedente.
7-11 Ozorio de Arruda Campos, solteiro.
7-12 Antonio de Arruda Leite, solteiro.
7-13 Theophilo de Arruda Campos, já †, foi casado com Elvira de Arruda, f.ª de Antonio... e de Olympia da Rocha.
7-15 Luiz de Arruda Campos, † solteiro.
7-16 Izabel de Arruda Paes, casada com seu primo Patrocinio de Arruda Paes, irmão de José de Arruda Paes.
7-17 Joaquina de Arruda Leite, casada com João Baptista de Almeida Leite, f.º de João Baptista da Silva Leite. V.º 2. pág. 531.
7-18 Sotero de Arruda Campos, casado com Aristildes, f.ª de João Leite de Campos, de Itu.
7-19 Sergio Augusto de Arruda Campos, casado com Maria Dias de Barros, f.ª de José Dias, de Itu, e de Maria Leite de Barros. V. 3.º pág. 475. Residem no Descalvado, e têm os seguintes f.ºs:
9-2 Irene Dias Arruda
9-3 Sebastião Dias Arruda
8-5 Antonio Dias de Arruda
8-6 Maria Dias de Arruda
8-7 Sylvio Dias de Arruda
8-8 Carolina Dias de Arruda
6-5 Francisco de Arruda Leite, casou com Alexandrina Ferreira.
6-6 João de Arruda Leite, foi 1.º casado com Anna Umbelina Dias, e 2.ª vez com Innocencia Machado, de Piracicaba.
6-7 Pedro, †.
6-8 Maria de Arruda Camargo, †,. foi casada com Francisco de Almeida Camargo, †, moradores no Rio Claro.
Pág. 121
6-9 Antonia de Arruda Leite, †, foi casada com João Marinonio de Camargo, de Porto Feliz. Com geração no V. 1.º pág. 283.
6-10 Gertrudes Leopoldina de Arruda, †, foi casada com Manoel Martins Dias.
5-5 Anna de Arruda e Almeida, casada em 1802 em Sorocaba com o capitão Ignacio Dias Ferraz, viúvo de Maria Pinto da Silva, à pág. 38 deste.
3-2 José Bicudo de Barros, ficou prisioneiro com seu irmão precedente.
3-3 Matheus de Arruda foi casado com Maria Soares de Barros, em Araçariguama. Teve q. d.:
5-2 José Joaquim Rodrigues, casado em 1808 em Itu com Domingas Maria da Silveira. V. 2.º pág. 217.
3-5 Indalecio de Arruda, † solteiro.
3-6 Maria Bicudo, casou em 1761 em Itu com Francisco Xavier Ferraz, f.º de Pedro Dias Ferraz e de Maria Paes, à pág. 30 deste.
3-7 Ignacia de Arruda, † solteira.
3-8 Anna de Arruda, † solteira.
3-9 Izabel de Arruda, † solteira.
3-10 Victor Antonio de Arruda, casou em 1781 em Itu com Manoela Dias Pacheco, f.ª de Guilherme Vaz Pinto e de Barbara Dias Leite. Tit. Freitas. Teve:
4-2 Maria da Annunciação Arruda, casada em 1803 em Itu com o capitão Manoel José de Almeida Leme (mais tarde se chamou Manoel José Pires de Almeida), f.º do tenente Fernando de Almeida Leme. V. 2.º pág. 239, ali a geração.
4-3 Bernardo de Arruda, casou com sua prima Barbara de Sousa, f.ª de José Vaz Pinto Ribeiro e de Maria Joaquina de Almeida. Tit. Freitas.
4-4 Manoel Pinto, casado com sua prima Manoela, f.ª de José Vaz Pinto retro.
3-2 Anna de Moraes de Almeida, casada em 1775 em Itu com João de Almeida Leme, de Mogi-guaçu, f.º de Antonio de Almeida Velho e de Gertrudes de Almeida, o contraente viúvo de Apollonia de Alvarenga. Com geração em Tit. Godoys Cap. 2.º § 1.º, 2-4, 3-3.
Pág. 123
3-3 Antonia de Arruda, casada em 1782 em Itu com Manoel Leme da Silva, f.º de André José de Almeida e de Gertrudes de Godoy. Com geração em Tit. Godoys Cap. 2.º.
3-4 Izabel de Arruda, casou em 1783 em Itu com Antonio Rodrigues Leite de Sampaio, viúvo de Theresa de Jesus do Amaral, f.ª do capitão André de Sampaio e de sua 1.ª mulher Maria Leite da Escada, à pág. 84 deste. Sem geração.
3-5 Alferes Antonio de Arruda Sá, † em 1835 em Porto Feliz, casou em 1791 em Itu com Maria Leite de Moraes, viúva de Guilherme da Silveira Leite, f.ª de Thomaz Corrêa de Moraes e de Izabel de Anhaya Leite. V. 2.ª pág. 428. Sem geração.
3-6 Manoel de Arruda e Sá, habilitou-se de qenere.
3-7 Ignacio de Almeida Lara casou com Maria Joaquina de Almeida, f.ª de Ignacio Paes de Almeida e de Anna Ferraz de Campos. Tit. Tenorios. Teve q. d.:
4-2 Francisca de Almeida Arruda, † solteira em 1848 em Campinas.
2-5 Padre Manoel de Arruda e Sá, ordenou-se depois de viúvo (o padre Arrudão), foi vigário da vara de Sorocaba.
2-6 João de Arruda, † solteiro.
2-7 Maria de Arruda, foi 1.º casada em 1709 em Itu com Manoel da Assumpção Bello, f.º de Domingos Francisco e de Izabel Bello, de Nazareth - arc. de Lisboa; segunda vez em 1722 em Itu com o capitão Fernando de Almeida Leme, viúvo de Andreza Leite de Almeida. Com geração no V. 2.º pág. 328.4
2-8 Rosa de Arruda, f.ª do § 1.º, casou-se em 1724 em Itu com Lourenço Corrêa de Araujo, natural de Itu, f.º de Lourenço Corrêa Ribeiro, de S. Sebastião, e de Maria Bicudo de Campos. Com geração em Tit. Almeidas Castanhos Cap. 2.º § 4.º.
Pág. 124
2-9 Martha de Arruda, casou-se em 1726 em Itu com Thomé de Lara Penteado, natural natural de Itu, f.º de Antonio Rodrigues Penteado e de Maria de Almeida Lara. V. 3.º pág. 373.
2-10 Izabel de Arruda, casou-se em 1737 em Itu com Francisco de Almeida Lara Taques, natural de Itu, f.º do capitão do mesmo nome e de Maria Leme da Silva. Com geração no V. 2.º pág. 173.
2-11 Anna de Arruda, f.ª última
do § 1.º, casou-se em 1738 em Itu com Nuno de Campos, natural
de Itu, f.º de outro de igual nome e de Maria Pires, de S. Paulo.
Com geração em Tit. Campos Cap. 7.º § 4.º.
1-2 Antonio de Arruda, f.º de Sebastião de Arruda Botelho Cap. 3.º, casou-se em 1694 em Itu com Maria Corrêa Leme, natural de Itu, f.ª de Serafino Corrêa Ribeiro e de Maria Leme. Tit. Almeidas Castanhos. Teve f.º único:
1-3 Capitão Paschoal de Arruda Botelho, f.º do Cap. 3.º, nascido em 1661 em Parnaíba, casou-se 1.º em 1693 em Itu com Michaela Corrêa, natural de Itu, f.ª de Antonio Correia da Silva e de Margarida Bernardes, † em 1713 na mesma vila, n. p. de Antonio Corrêa da Silva, de Pernambuco, e de Ignez Dias de Alvarenga, de Parnaíba, em Tit. Alvarengas Cap. 3.º § 1.º; segunda vez com Thomazia de Almeida, natural de Sorocaba, f.ª do capitão-mor Fernando Dias Falcão e de Lucrecia Pedroso de Barros. V. 2.º pág. 321. Teve, naturais de Itu:
Da 1.ª mulher:
2-2 Francisco de Arruda, solteiro.