Genealogia Paulistana
Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
Vol IV - Pág. .03 a 44
Tit. Arrudas Botelhos
(Parte 1)
Pág. 3
A nobilíssima família "Arrudas, Botelhos e Sampaios", que teve começo em S. Paulo nos três irmãos: Francisco de Arruda e Sá, André de Sampaio e Arruda e Sebastião de Arruda Botelho, naturais da vila da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, f.ºs de Gonçalo Vaz Botelho e de Anna de Arruda, ambos naturais da mesma ilha, remonta pelos seus quatro costados a uma era remota, anterior mesmo à da fundação da monarquia portuguesa.
Além destes três irmãos mencionados, que passaram a S. Paulo em 1654, veio mais tarde um sobrinho neto dos mesmos, que foi o capitão-mor Manoel de Sampaio Pacheco, o qual casou a 1.ª vez em 1710 em Itu com Barbara de Sousa Menezes, em Tit. Campos Cap. 10.º; 2.ª vez em 1717 na mesma vila com Veronica Dias Leite, f.ª do capitão Pedro Dias Leite e de Antonia de Arruda, neste Tit. Cap. 1.º § 4.º n.º 2-6; e foi natural da ilha de S. Miguel, f.º do capitão Manoel Pacheco Botelho e de Maria de Arruda, naturais da mesma ilha, n. p. de Nicolau da Costa de Arruda (irmão dos três Arrudas já mencionados) e de sua mulher Ignez Tavares(1).
Estes três irmãos vão descritos nos Cap. seguintes, que formam este Título:
Cap. 2.º André de S. Paio e Arruda
Cap. 3.º Sebastião de Arruda Botelho
(1) Para o pleno conhecimento da genealogia desta nobilíssima família damos aqui a sua ascendência no continente, a sua passagem à ilha de S. Miguel na pessoa do fidalgo Gonçalo Vaz Botelho, a descendência deste até a geração a que pertencem os três irmãos que formam este Tit. e, finalmente, o brasão de armas da família.
Começamos a descrever a ascendência em Portugal na pessoa de:
1.º Dom Payo de Mogudo, senhor de Sandim, natural da Galliza, rico-homem de el-rei dom Affonso VI de Leão, o qual passou a Portugal em serviço do conde dom Henrique de Borgonha (que,
Pág. 4
Cap. 1.º
Francisco de Arruda e Sá, natural da vila da Ribeira Grande, faleceu em 1684 em Parnaíba; casou-se em S. Paulo com Maria de Quadros, natural de S. Paulo, f.ª de Bartholomeu de Quadros e de Izabel Bicudo. ambos naturais de S. Paulo. Tit. Quadros. Ocupou Francisco de Arruda os honrosos cargos da governança de Parnaíba, onde fez assento, e teve:
1-2 Maria de Arruda § 2.º
1-3 Izabel de Arruda § 3.º
1-4 Antonia de Arruda § 4.º
1-5 Capitão Manoel do Rego Cabral § 5.º
1-6 João de Macedo § 6.º
1-7 José de Sá § 7.º
1-8 Maria de Arruda § 8.º
1-9 Francisco de Arruda Sá § 9.º
casando com Theresa, f.ª legitimada daquele rei de Leão, recebeu em dote o condado de Porto-Cale, e dele foi f.º dom Affonso Henriques, o fundador da monarquia portuguesa, aclamado rei de Portugal no campo de Ourique, depois de suas brilhantes vitórias sobre os mouros e outros vizinhos); viveu na quinta do Paço, província de entre Douro e Minho. Casou-se com N. Barba, f.ª de Ruy Garcia de Villar Mayor, por alcunha o Barba, por trazer dependurada à sua barba a cabeça de um valente mouro (segundo escreveu o dr. Luiz P. Moretz-Sohn em seus Apontamentos Genealógicos, citando Villas Boas, Nob. Port., verb. Barbas, este apelido teve começo em dom Martim Vasques n.º 5.º adiante); descendia por varonia do infante dom Ordonho, o Cego (f.º de dom Fruela II), a quem dom Ramiro II cegou em castigo a uma revolta. De dom Payo de Mogudo foi f.º:
2.º Dom Mem Paes de Mogudo, rico-homem de el-rei dom Sancho I, senhor da casa e honra de Sandim, um dos maiores cavaleiros de se tempo. Teve:
3.º Dom Martim Mendes de Mogudo e Sandim, senhor da casa e honra de Sandim, que casou com uma irmã de Ruy Barba de Campos, senhor de Castro Forte, f.º de Ruy Garcia de Villar Mayor, o infanção, que era casado com uma f.ª de Garcia Rodrigues Barba, meirinho-mor do reino de Castela. Teve:
4.º Dom Vasco Martins de Mogudo e Sandim, casado com Elvira Vasques de Soverosa, f.ª de Vasco Fernandes de Soverosa e de Theresa Gonçalves, esta f.ª de dom Egas Moniz, aio de dom Affonso Henriques, 1.º rei de Portugal. Teve:
5.º Dom Martim Vasques Barba, senhor de quinta e honra de Botelho, casado com d. Urraca Rodrigues Pacheco, f.ª de Ruy Pires, 1.º senhor de Ferreira, e de d. Theresa Pires de Cambra. Teve:
Pág. 5
§ 1.º
1-1 Anna de Arruda Castanho foi casada
em 1687 em Parnaíba com Lourenço Castanho Taques, f.º
de outro de igual nome, o moço, e de Maria de Araújo. Com
geração em Tit. Taques Pompeus Cap. 3.º § 1.º
n.º 2-1.
§ 2.º
1-2 Maria de Arruda casou em 1681 em
Parnaíba com Francisco Pires Ribeiro, f.º do capitão-mor
Bento Pire Ribeiro e de Sebastiana Leite da Silva. Com geração
no V. 2.º pág. 130.
§ 3.º
1-3 Izabel de Arruda, f.ª do Cap.
1.º, casou-se com João Pires das Neves. Sem geração.
§ 4.º
1-4 Antonia de Arruda casou em 1692 em Parnaíba com o capitão Pedro Dias Leite, natural de S. Paulo, que foi juiz em Itu em 1715, f.º de Manoel Ferraz de Araujo, natural do Porto, e de Veronica Dias Leite. V. 2.º pág. 498. Teve 10 f.ºs.:
____________________
6.º Pedro Martins Botelho, 1.º deste apelido, senhor da casa e honra de Botelho, casado com d. Dordia Martins de Bulhão, f.ª de Domingos Martins de Bulhão, senhor de Albergaria, e de d. Aldonça Martins, filha de Martim Xira. Teve:
7.º Martim Pires Botelho, senhor da honra de Botelho, alcaide-mor de Castello Rodrigo, casado com d. Joanna Martins de Parada, f.ª de dom Durão Martins de Parda, rico-homem e mordomo do rei dom Diniz. Teve:
8.º Affonso Martins Botelho, senhor da honra de Botelho, casado com d. Mecia Vasques de Azevedo, f.ª de Vasco Paes, senhor de Azevedo, e de Maria Rodrigues de Vasconcellos, n. p. de dom Paio Soares, 3.º senhor de Azevedo, embaixador do rei dom Diniz em Castella e Aragão, e de Maria Gomes Corrêa (f.ª de Gomes Corrêa e de Maria Annes), n. m. do rico-homem dom Rodrigo Annes de Vasconcellos e de d. Mecia Rodrigues, senhora da honras de Penella e Penagate; bisn. por dom Paio Soares, de dom Soeiro Pires, 2.º senhor de Azevedo, célebre cavaleiro do tempo de dom Affonso III, e de Constança Affonso Gato (f.ª de rico-homem dom Affonso Pires Gato, descendente de dom Arnaldo Baião por seu pai João Nunes Velho, e de d. Urraca Fernandes Pellegrin); terneta de dom Pedro Mendes, 1.º senhor de Azevedo, 7.º de Baião, que esteve na tomada de Sevilha com dom Sancho I de Portugal, e de Velasquida Rodrigues Forjaz (f.ª de dom Rodrigo Forjaz, o Bom, conde de Trastamara, descendente do conde dom Forjaz Bermuez, que era neto do conde dom Mendo, este irmão de Desiderio, último rei dos Lombardos da Itália, e de Joanna de Romaes (f.ª do conde dom Ramon, que era f.º de dom Fruela I, rei de Leão, e de d. Moninha Gonçalves de Maya, que era f.ª de dom Gonçalo Mendes de Maya, "o Lidador", pelo grande número de combates que teve com os mouros, adiantado de dom Affonso e irmão de dom Soeiro Mendes);
Pág. 6
2-2 Antonio Ferraz de Arruda
2-3 Padre Bento Dias Pacheco
2-4 Maria de Arruda Leite
2-5 Gertrudes de Arruda Leite
2-6 Veronica Dias Leite
2-7 Francisca de Arruda Leite
2-8 Izabel de Arruda Leite
2-9 Josepha de Arruda
2-10 Escholastica de Arruda
____________________
4.ª neta, por dom Pedro Mendes, de dom Mem Paes, o Bofinho, 6.º senhor de Baião, notável cavaleiro que esteve no cerco de Lisboa de 1147, e de d. Sancha Paes, esta f.ª de dom Paio Curvo e de d. Maria do Maranhão; 5.ª neta de dom Paio Godins, rico-homem, 5.º senhor de Baião, e de d. Maria Martins do Vinhal, esta f.ª de Martim Annes do Vinhal e de sua 1.ª mulher Sancha Pires; 6.ª neta de dom Godinho Viegas, rico-homem, 4.º senhor de Baião e mais terras, fundador do mosteiro de Villar de Frades, e de sua mulher d. Maria Soares, f.ª de dom Soeiro Guedes e de d. Maria Paes da Silva; 7.ª neta de Egas Gozendes, 3.º senhor de Baião, Riba Douro etc., e de d. Vienda Viegas (f.ª de dom Egas Hermiges, rico-homem chamado de "O Bravo" pelo seu grande valor nos combates, fundador do mosteiro de Freixo, e de d. Gontinha Godins, neta de dom Hermigio Alboazar, rico-homem, e de d. Dordia Osores, esta f.ª do célebre conde dom Osorio, senhor de Rivera e Cabrera em Galliza, e da condessa Sancha Moniz, e bisneta de dom Fernando, o Magno, rei de Castella, Leão e Galliza; por dom Hermigio Alboazar foi d. Vienda Viegas bisneta de dom Antonio Ramires, a quem o vulgo chamou dom Alboazar Ramires, guerreiro ilustre que conquistou aos mouros no Minho e Traz-os-Montes muitas terras, e de sua mulher Helena Ordonhes, que foi f.ª legítima de dom Ordonho, o Cego, infante de Leão, por este neta de dom Fruela II, de Leão, e de d. Nuna, e bisneta de dom Affonso III, o Grande, rei de Leão, e de sua mulher d. Ximena; por don Antonio Ramires foi d. Vienda Viegas terneta de Ramiro II de Leão e de Galliza;
Pág. 7
4.ª neta de dom Ordonho II de Leão e de d. Elvira; 5.ª neta de dom Affonso III, o Grande, já mencionado na ascendência de Helena Ordonhes; 6.ª neta de dom Ordonho I de Leão; 7.ª neta de dom Ramiro I; 8.ª neta de dom Bermudo I, o Diacono, rei de Leão e Astúrias, e de sua mulher d. Ninila; 9.ª neta de Aurelio I, rei de Astúrias; 10.ª neta de d. Ermesinha rainha das Astúrias e de seu marido dom Affonso I, o Católico, rei das Astúrias (718-737), que foi f.º de Pedro, duque Cantabria, e neto de Favilla, duque de Cantabria; 11.ª neta de dom Pelagio e de d. Gaudina, aquele rei das Astúrias e 1.º conquistador das Hespanhas; 12.ª neta de dom Favilla, duque de Cantabria, descendente dos antigos reis godos. Voltando a dom Egas Gozendes, foi d. Mecia Vasques de Azevedo, por ele, 8.ª neta de dom Gonçalo Araldes, 2.º senhor de Baião, Riba Douro e outras terras, e de d. Octaviana Peixoto, esta f.ª de Manoel Peixoto, fidalgo de Guimarães; 9.ª neta de dom Arnaldo, 1.º senhor de Baião, que, vencido em uma batalha contra Hugo, conde de Arles, com o resto de suas forças entrou em Portugal, onde, tendo conquistado muitas terras dos mouros, estabeleceu-se em Baião, e de sua mulher d. Ufo; 10.ª neta de Guido duque de Espoleto, conde de Toscana, rei da Itália de 888 a 891, imperador de 891 a 894; 11.ª neta de d. Adelaide e de seu marido o príncipe italiano Lamberto; 12.ª neta de Pepin, rei da Itália de 781 a 810; 13.ª neta de Carlos Magno, rei de França, rei da Lombardia, imperador do Ocidente de 800 a 814, e de sua 2.ª mulher Hildegarda. "Apontamentos Genealógicos do dr. Luiz Moretzsohn de Castro".
De Affonso Martins Botelho n.º 8.º foi f.º:
Pág. 8
5-3 Antonio José da Silva Ferraz era solteiro em 1812.
5-4 José da Silva era solteiro com 32 anos em 1812.
9.º Diogo Affonso Botelho, infanção no mosteiro de Marcellos em 1339, casado com d. Maria Fernandes de Carvalho, f.ª de Fernão Gomes de Carvalho e de d. Mayor Rodrigues. Teve:
10.º Fernão Dias Botelho, alcaide-mor de Almeida, casado com d. Violante. Teve:
11.º Diogo Botelho, alcaide-mor de Almeida, valido de dom João I de Portugal, casado com d. Leonor Affonso Valente, f.ª de Martim Affonso Valente, alcaide-mor de Lisboa, senhor do morgado da Póvoa. Teve:
12.º Pedro Botelho, comendador-mor da Ordem de Cristo, que veio com sua gente socorrer a el-rei dom João I na batalha de Aljubarrota aos 14 de agosto de 1385, como refere José Soares da Silva, acadêmico da real academia, nas Memórias de dom João I, tomo 3.º, Cap. 252, pág. 1254. Deste comendador Pedro Botelho fez menção o livro "Os Grandes de Portugal", de dom Antonio Caetano de Sousa à pág. 416, e outros nobiliários; foi casado com Izabel Annes de Buacos, f.ª de Gonçalo Annes de Buacos. Teve:
13.º Gonçalo Vaz Botelho, que, com sua mulher e f.ºs., por ordem do infante dom Henrique, veio povoar a ilha de S. Miguel pelos anos de 1445 a 1450, segundo refere o doutor Gaspar Fructuoso em seu livro "Saudades da Terra", e o padre Antonio Cordeiro na sua "História Insulana". Esta ilha e S. Miguel foi descoberta por ordem do mesmo infante dom Henrique por frei Gonçalo Velho Cabral de Mello, em 1444, comendador do castelo de Almourol, senhor das vilas de Pias, Bezalga e Cardiga, que dela foi o 1.º capitão donatário; este mesmo capitão foi o descobridor da ilha de Santa Maria em 15 de agosto de 1432 e 1.º donatário dela.
Pág. 9
Da 1.ª mulher:
Do 1.º marido 3 f.ºs.:
Em Gonçalo Vaz Botelho n.º 13.º vem entroncar a ascendência de Paschoal Leite Furtado, interrompida na nota à pág. 92 do V. 3.º Gonçalo Vaz Botelho, chamado "o Grande" por ele o ser no corpo e condição, e também por ter um f.º do mesmo nome, era irmão de Pedro Alvares Botelho, cidadão de muita autoridade e do conselho de el-rei dom João II, em cujo tempo vivia, comendador-mor da Ordem de Cristo, segundo escreveu dom Antonio de Lima senhor de Castro Daire, em seu importante nobiliário. Teve:
14.º Nuno Gonçalves Botelho, que foi o 1.º varão batizado na pia de S. Miguel, porque nasceu no mar, casou com d. Catharina Rodrigues, mulher muito nobre, e teve 2 f.ºs., entre os quais foi:
15.º Jorge Nunes Botelho, que tirou seu brasão de armas em tempo de el-rei com João III, deduzindo a sua varonia dos Botelhos; casou-se com Margarida de Travassos Cabral, f.ª de Gonçalo Velho e de Catharina Alves de Benavidas (da geração dos Amados), neta pat. de Pedro Velho Cabral, que fez a ermida de N. S. dos Remédios da Lagoa, ilha de S. Miguel, e de Catharina Affonso; bisn. de Diogo Gonçalves Travassos e de d. Violante Cabral (irmã de frei Gonçalo Velho Cabral de Mello, descobridor e 1.º capitão donatário das ilhas de Santa Maria e de S. Miguel), f.ºs. do fidalgo Fernão Velho e de d. Maria Alvares Cabral; terneta, por Diogo Gonçalves Travassos, de Martim Gonçalves Travassos, fidalgo de Portugal, e de d. Catharina Dias de Mello, como já vimos à nota à pág. 92 do V. 3.º Teve:
16.º Nuno Gonçalves Botelho, que foi provedor do resíduo na ilha de S. Miguel e casou-se com sua prima segunda d. Izabel de Macedo,
Pág. 10
7-2 Theresa de Jesus Aguirre, † em 1904 em S. Paulo, foi casada com o milionário José Estanislau do Amaral Campos, f.º único de Estanislau do Amaral Campos e 2.ª mulher Anna Leoniza de Camargo. Com geração em Tit. Cubas Cap. 1.º n.º 1-1, 2-1, 3-2, 4-3, 5-4, 6-3, 7-2, 8-3.
7-3 ... falecida solteira.
f.ª de Fernão de Macedo (irmão do capitão donatário da ilha do Fayal, Jobst Van Heurter, corrompido pela pronúncia portuguesa em Jorge d'Utra) e de sua mulher d. Anna Gomes, que era neta do fidalgo Gonçalo Vaz Botelho n.º 13, por ser f.º de Gonçalo Vaz Botelho, o moço, chamado o Andarilho. Teve:
17.º Jeronimo Botelho de Macedo, que se casou na ilha de Santa Maria com d. Guiomar Faleira Cabral, e teve na vila da Ribeira Grande 7 f.ºs., entre os quais:
18.º Gonçalo Vaz Botelho, que casou com sua parenta d. Anna de Arruda, f.ª do capitão Francisco do Rego Cabral e de sua mulher d. Anna de Macedo, n. p. de Gaspar do Rego e de sua mulher Margarida Coutinho, bisn. de João do Rego e de ... Beliago, tern. de Gaspar do Rego e de d. Maria Baldaia; por sua avó Margarida Coutinho, bisn. de Manoel Nunes Botelho e tern. de Diogo Botelho, e 4.ª neta de Nuno Gonçalves Botelho n.º 14.º Pela parte materna foi d. Anna de Arruda neta de Sebastião de Arruda e bisn. de Francisco de Arruda Costa e de sua mulher d. Francisca de Viveyros e Sousa. Deste Francisco de Arruda Costa diz o dr. Gaspar Fructuoso "que fora homem de grande espírito, prudência, discrição e liberalidades, e lhe dava o caráter de pai da pátria; teve o foro de fidalgo da casa real e foi cavaleiro professo da Ordem de Cristo, e que fora capitão-mor do socorro que levou da ilha de S. Miguel para a de Santa Maria no ano de 1576 com 200 homens de armas, sustentados à sua custa todo o tempo que se demorou com este socorro na ilha de Santa Maria, a favor do donatário dela - o capitão Pedro Soares de Sousa, e que neste socorro levara consigo a seu genro João de Mello, mui nobre fidalgo,
Pág. 11
8-2 Antonio de Sousa, casado com Carolina, sua parenta, f.ª de Joaquim de Toledo Piza e Almeida e 2.ª mulher Leopoldina Corrêa de Toledo. Tit. Toledos Pizas citado. Com geração.
8-3 Maria Izabel, casada com José Corrêa Pacheco e Silva (descrito no V. 1.º pág. 210, com o nome de José Pereira Mendes), f.º de Francisco Pereira Mendes e de Maria Emilia. V. 1.º pág. 210. Com geração.
8-4 Livia de Sousa, casada com Antonio Corrêa de Toledo Piza, irmão de Carolina do n.º 8-2 retro. Com geração.
aquele que fora por parte da cidade de Ponta Delgada dar obediência a el-rei dom Filippe, o qual lhe mandou lançar o hábito da Ordem de Cristo. Por seu bisavô Francisco de Arruda Costa foi terneta de João de Arruda Costa e de sua mulher d. Catharina Favilla, natural da ilha da Madeira, irmã de d. Margarida Mendes, mulher de Ayres Pires Cabral, morador na cidade de Ponta Delgada; por João de Arruda Costa, 4.ª neta de João Gonçalves Botelho (f.º de Gonçalo Vaz Botelho, o Grande, n.º 13.º) e de sua mulher d. Izabel Dias da Costa. Por d. Catharina Favilla, foi 4.ª neta de João Favilla e de d. Beatriz Coelho. Segundo se vê nas "Saudades da Terra" do dr. Gaspar Fructuoso "a nobre família dos Favillas procede do conde dom Favilla e do conde dom Pelagio, asturianos que ajudaram a ganhar a Hespanha perdida em tempo de el-rei dom Rodrigo; por terem perto de Olivença, no extremo de Castella e Portugal onde moravam, grandes diferenças com alguns seus amigos, se vieram viver a este reino, entre os quais veio um dom João Favilla, que el-rei dom Affonso V casou com Beatriz Coelho, dama da sua casa, sobrinha ou f.ª de um irmão do Coelho, a quem tiraram o coração pelas costas, por ser leal a este reino, e o príncipe, depois de seu pai morto, o matou com este gênero de morte por se vingar dele". Deste dom João Favilla, que se casou na ilha da Madeira com Beatriz Coelho, procede entre outros: Catharina Favilla, que casou com João de Arruda Costa, como dissemos acima. De Gonçalo Vaz Botelho n.º 18.º foram f.ºs., entre 15, os 4 seguintes:
a) Nicolau da Costa de Arruda, que casou com d. Ignez Tavares, natural de Calhetas.
b) Francisco de Arruda e Sá, que vaio a S. Paulo e é o do Cap. 1.º deste Tit.
Pág. 12
8-6 Elisa de Sousa, casada com Carlos Anselmo de Sousa, f.º de Manoel Anselmo de Sousa. Com geração.
8-7 Marcia de Sousa, casada com João Grandjean. Com geração.
8-8 Gertrudes de Sousa, casada com Antonio Aristides do Amaral Mello, f.º de Melchior de Mello Castanho e de Maria Eufrosina da Rocha. Tit. Taques Cap. 3.º § 1.º n.º 2-2, 3-10.
c) André de Sampaio Arruda, que veio a S. Paulo e é o do Cap. 2.º deste Tit.
d) Sebastião de Arruda Botelho, que veio a S. Paulo e é o do Cap. 3.º deste Tit.
As armas dos Botelhos, de que os descendentes tem brasão, são: "um escudo, em campo de ouro quatro bandas vermelhas; elmo de prata aberto e guarnecido de ouro; timbre um meio leão de ouro. Essas mesmas armas são as usadas pelos condes de S. Miguel, por sua varonia de Botelhos.
As armas dos Velhos - Mellos - Cabrais - Travassos são: "um escudo esquartelado; no 1.º quartel as armas dos Mellos, que são: em campo vermelho seis besantes de prata entre dobre cruz também de prata, e uma bordadura de ouro; no 2.º as dos Velhos: em campo vermelho cinco vieiras de ouro em aspa; no 3.º a dos Cabrais: em campo de prata, duas cabras pastantes de púrpura; no 4.º as dos Travassos: em campo vermelho cinco rosas de trevo de ouro em aspa; timbre o dos Mellos que é uma águia preta com besantes de prata".
As armas dos Regos são: um escudo com o campo de verde e uma banda de prata e nela três vieiras perfiladas de azul; elmo de prata aberto, guarnecido de ouro; paquife de ouro e verde, e por diferença uma maleta de ouro; por timbre uma vieira de ouro entre dois penachos verdes.
As armas dos Costas são: "um escudo com o campo de vermelho, com seis costas de prata em facha, com duas palas; e algumas tem por diferença uma flor de lis de ouro, elmo de prata aberto, guarnecido de ouro; paquife de prata e vermelho, e por timbre duas das costa em aspa".
Pág. 13
8-2 Maria de Aguiar Sousa, 2.ª mulher de seu parente o capitão Joaquim de Toledo Piza e Almeida Junior, f.º de outro de igual nome e da 2.ª mulher Leopoldina Corrêa de Toledo. Tit. Toledos já citado. Com geração.
8-3 Gertrudes de Aguiar, casada com o doutor Luiz Lacaille, cirurgião dentista em S. Paulo.
8-4 Izabel de Aguiar Sousa, †, foi casada com Benjamin Lacaille, fazendeiro no Banharão.
8-5 Joaquim Augusto de Sousa, solteiro em 1902.
8-6 Rita de Aguiar Sousa, casada com Salvador Corrêa de Toledo Piza, irmão do Capitão Joaquim do n.º 8-2 supra.
8-7 Ismalia de Sousa, casada com Octaviano de Toledo Piza f.º de Joaquim de Toledo Piza.
8-8 Bento de Aguiar Sousa, solteiro em 1902.
8-9 João de Aguiar Sousa, solteiro em 1902.
8-10 Augusto de Aguiar Sousa.
8-11 Irma de Aguiar Sousa, casada com seu primo irmão Edgard de Sousa, engenheiro, lente da escola politécnica de S. Paulo, f.º de Elias Augusto do Amaral Sousa e de Laura de Sousa Aranha. Tit. Godoys Cap. 4.º § 3.º
Da 1.ª mulher:
8-2 Lucilia de Aguiar Sousa, residente em Capivari, solteira em 1902.
8-4 Bento Jordão, solteiro em S. Paulo.
8-5 José Elias Pacheco Jordão, solteiro.
8-6 Marcolina Pinto de Toledo, casada com o doutor João Batista Pinto de Toledo, natural de Itu, juiz de direito da 2.ª vara de Campinas em 1902, f.º de José Joaquim de Toledo. Tit. Tenorios Cap. 3.º § 1.º n.º 2-2, 3-2.
Pág. 15
7-8 Doutor João Baptista de Sousa Ferraz, advogado em Capivari, casado com Maria Innocencia de Campos Mello, f.ª de Francisco Oliveira Leite Setubal e de Anna Theresa Setubal, esta f.ª do Tenente Domingos de Almeida Campos. Teve:
8-2 Rita de Sousa Mello, que foi casada com Firmo de Carvalho, †, f.º do coronel Luiz de Carvalho.
8-3 Jorge de Sousa, solteiro.
8-4 Heitor Plinio de Sousa, distinto estudante na escola de farmácia em S. Paulo.
8-5 Uma f.ª menor.
Da 1.ª mulher:
8-2 Maria Amelia de Sousa, casada com o major Antonio Dias de Aguiar, viúvo de Theodora de Toledo Piza, f.º de outro de igual nome e da 1.ª mulher Carolina Leopoldina de Assumpção. Tit. Toledos Pizas.
Pág. 16
8-3 Alzira de Aguiar Sousa, casada com o dr. João Baptista de Aguiar, cirurgião dentista em S. Paulo, f.º de Manoel Dias de Aguiar e de Dulcelina Teixeira Pinto. Tit. Toledos Pizas.
8-4 Dr. Adelardo de Sousa, cirurgião dentista em Piracicaba, casado com sua prima Genoveva f.ª de 7-4 retro.
8-5 Bento José de Sousa, solteiro.
8-2 Luiz Antonio de Sousa, casado com Eponina Alves, irmã de Jarbas Manoel Alves n.º 8-1 precedente. Com f.ºs. menores.
8-3 Clarice de Sousa Guedes, casada com Martinho Guedes Pinto de Mello, f.º de Manoel Guedes Pinto de Mello, de Tatuhy, e de Adelaide Freitas, natural de Portugal, sua 1.ª mulher.
8-4 Laura de Aguiar Sousa, casada com o dr. Alfredo Alves de Oliveira Ramos, f.º do coronel Antonio Alves da Silva Ramos, de Jacareí.
8-5 Hercilio, menor em 1902.
Pág. 17
7-2 José Dias Ferraz, solteiro em Itu.
7-3 Gabriella, que foi casada com Francisco Galvão e teve geração.
6-4 José Dias Ferraz, já † em 1841, foi casado com Anna Gertrudes Soares de Camargo. Teve f.ª única:
6-7 João
6-8 Anna Brandina de Barros, que casou com Antonio José da Silva Gordo, viúvo de Francisca de Assis Negreiros, no V. 3.º pág. 529. Reside em S. Paulo e tem:
7-2 Adelaide de Moraes Barros, que foi casada com o dr. Prudente José de Moraes Barros, irmão do dr. Manoel de Moraes Barros do n.º 7-1 precedente. Com geração em Tit. Moraes.
7-3 Anna Eliza, viúva de Henrique Luiz Netto, tem 2 f.ºs.:
Pág. 18
8-2 Olympia, casada com... promotor interino de Jundiaí em 1899.
7-5 Adolpho Affonso da Silva Gordo, bacharel em direito, advogado em S. Paulo, tem ocupado vários cargos de eleição popular, e foi 1.º casado com Anna Vergueiro, †, f.ª de Luiz Pereira de Campos Vergueiro e de Balbina da Silva Machado, V. 2.º pág. 198; 2.ª vez está casado com ... Vieira de Carvalho. Tem 2 f.ºs. da 1.ª mulher:
8-2 Nicolau, estudante em 1899.
6-10 Maria das Dores, que foi casada com José Ferreira Alves, irmão do coronel Domingos Ferreira Alves, de Monte-Mór.
6-11 Caetano José Gomes Carneiro Netto.
6-12 Candido
6-13 Fernando Dias Ferraz
6-14 Antonio, f.º de 5-1 e 2.ª mulher.
6-15 Carolina, que foi casada com Manoel Galvão de França, †, viúvo de Anna Jorge, f.º do capitão José Galvão de França e de Maria Josepha de Cerqueira. V. 3.º pág. 119.
5-3 Maria da Luz, que casou com Luiz do Amaral Carvalho, f.º de Antonio José de Carvalho e de Anna do Amaral. Tit. Godoys Cap. 4.º § 3.º n.º 2-2, 3-1, 4-4. Com geração.
Pág. 19
5-4 Maria Ribeiro de Araujo, f.ª de 4-2, casou em 1806 em Itu com seu primo Manoel Ferraz de Campos, f.º de João Ferraz de Campos e de Rosa Maria de Siqueira do n.º 3-2 adiante.
5-5 (Por informação) ... casada com seu primo salvador Dias Ferraz, f.º de Pedro Dias Leite n.º 4-3 adiante.
5-6 Anna Dias, casada em 1808 em Itu com Antonio Bueno de Camargo, f.º de Maximiano de Oliveira Bueno e da 2.ª mulher Rita Leite de Sampaio. Com geração no V. 1.º pág. 409.
5-7 Gertrudes Dias Ferraz, casada em 1808 em Itu com seu primo irmão José Dias Ribeiro f.º de Pedro Dias Leite n.º 4-3 adiante.
5-8 José Ribeiro Ferraz, casado em 1800 em Sorocaba com Maria Ortiz de Camargo, f.ª de Antonio Leme do Prado e de Maria de Campos Monteiro. V. 3.º pág. 302.
5-2 Manoel Dias de Araujo, casado em 1802 em Itu com sua prima Maria Ferraz, f.ª de Antonio de Aguiar da Silva e de Gertrudes Ferraz. Tit. Alvarengas Cap. 3.º § 7.º Com geração.
5-3 Antonio Dias Leite, que estava ausente no Sul em 1827.
5-4 Salvador Dias Ferraz, casado com sua prima irmã n.º 5-5 de 4-2 retro. Com geração.
5-5 Maria Dias de Araujo, casada em 1800 em Itu com Alexandre Pires Machado de Campos, de Porto Feliz, f.º de Manoel de Campos Machado e de Maria de Jesus, n. p. de João Baptista Machado e de Rosa Pires de Campos, n. m. de Domingos da Silva Bueno e de Maria de Almeida. Com geração em Tit. Campos Cap. 7.º § 7.º n.º 2-1, 3-3.
5-7 Ursula Maria, † solteira.
5-8 Joaquim Dias Leite, já † em 1827, foi casado e teve:
6-2 Maria
6-3 Antonio
4-5 Gertrudes Ferraz, última f.ª de 3-1, casada em 1783 em Itu com Antonio de Aguiar da Silva, natural de Araritaguaba, viúvo de Maria Bicudo Chassim, f.º de Antonio de Aguiar da Silva e de sua 1.ª mulher, Izabel de Proença. Tit. Alvarengas Cap. 3.º § 7.º
4-2 Luciano Francisco de Campos, faleceu solteiro.
4-3 João Ferraz Castanho, que casou em 1798 em Itu com Anna Antonia Mendes de Almeida, natural de Sorocaba, f.ª de Felix Mendes da Silva, natural da Cotia, e de Sebastiana de Almeida Pimentel, n. p. de Luiz Mendes de Almeida e de Escholastica Machado da Silva, n. m. de Sebastião Bicudo de Almeida e de Izabel Pedroso do Prado. Tit. Cubas Cap. 1.º n.º 1-1, 2-1, 3-2, 4-3, 5-2. Teve q. d.:
6-2 Maria Ferraz de Almeida Prado, natural de Capivari, que foi casada em Piracicaba com Francisco de Camargo Penteado, irmão de Joaquim do n.º 6-1 precedente. Com geração no V. 1.º pág. 252.
6-3 Anna Ferraz de Almeida, casada em 1844 em Piracicaba com Lourenço de Almeida Prado, f.º do tenente-coronel Elias de Almeida Prado e de Maria Rita Morato do Canto. Com geração em Tit. Cunhas Gagos Cap. 4.º § 1.º n.º 2-4, 3-8, 4-1, 5-2, 6-1, 7-2.
6-4 João Ferraz de Almeida Prado, natural de Capivari, casado em 1859 em Indaiatuba com Anna Brandina de Assis Bueno, f.ª de Francisco de Assis Bueno e de sua 1.ª mulher Alda Brandina de Almeida Prado, V. 1.º pág. 412. Teve:
4-5 Francisca de Siqueira, f.ª de 3-2, casou em 1785 em Itu com Manoel de Sampaio Castanho, f.º de Pedro de Mello Castanho e de Ignacia de Arruda. Tit. Taques Cap. 3.º § 1.º Sem geração.
4-6 Maria Rosa casou em 1798 em Itu com seu parente Antonio Dias Barbosa, de Jundiaí, f.º de Ricardo Barbosa de Siqueira e de Maria Dias Leite n.º 4-4 da pág. 20.
4-7 Manoel Ferraz de Campos, que casou em 1806 em Itu com sua prima Maria Ribeiro de Araujo n.º 5-4 da pág. 19.
4-8 José Ferraz de Campos, f.º de 3-2, casou em 1807 em Itu com Maria da Annunciação Camargo, f.ª do capitão José de Camargo Penteado e de Anna Joaquina de Arruda, no V. 1.º pág. 250. Teve 7 f.ºs.:
6-2 Ambrozina Ferraz de Campos
6-3 Antonio Ferraz de Campos
6-4 Gertrudes Ferraz
6-5 José Ferraz de Camargo Junior
6-7 Maria da Annunciação Ferraz
6-8 Francisca Ferraz
6-9 Francisco
6-11 Maria Izabel Ferraz de Camargo
6-12 Alfredo Ferraz de Camargo
6-13 José Henrique Ferraz
6-14 João Baptista Ferraz
6-16 Maria Rita Ferraz
6-17 Maria Eulalia Ferraz
6-18 Maria Flora Ferraz
6-2 Ambrozina Ferraz de Campos casou em 1855 com o coronel Antonio Barbosa Ferraz, residente em Piracicaba, irmão de Pedro Ferraz de Andrade do n.º precedente. Com geração em Tit. Hortas.
6-3 Antonio Ferraz de Campos foi casado com Anna Rodrigues, f.ª de Antonio Rodrigues e de Rita Rodrigues de Vasconcellos, de Itu; faleceu em 1902 em Santa Rita do Passa-Quatro e teve:
8-2 Antonio
8-3 Leonor
8-4 Balthazar
8-5 Mathilde
8-1 Maria Luiza
8-2 Getulio
8-3 Olezia
7-4 Maria Luiza, †, foi casada com João Baptista Rodrigues de Barros.
7-5 José Elias Ferraz de Campos, casado duas vezes em Santa Rita do Passa-Quatro.
7-6 Rita Ferraz de Campos, que casou-se com João Baptista de Barros, viúvo de 7-4 retro.
7-7 Bento Ferraz de Campos, solteiro em 1904.
7-8 Dr. Epaminondas Ferraz de Campos, médico, solteiro em 1904.
7-9 Arthur Ferraz de Campos, solteiro em 1904.
7-10 Alberto Ferraz de Campos, solteiro em 1904.
7-11 Alice Ferraz de Campos, casada com Domingos Nogueira, de Campinas.
8-2 Ercilia
8-3 Maria
8-4 Anezio
8-5 Candida
Da 1.ª 2 f.ºs.:
8-2 Eduardo
7-4 Maria Morato, casada com Antonio Carlos Rodrigues, filho de pais portugueses. Teve:
8-1 Carlos, com 23 anos.
8-2 Luiza
8-3 Virgilio
8-4 Julia
8-5 Augusto
8-6 Maria
8-7 Carolina, com 10 anos.
7-6 Gertrudes Ferraz, casada com Eloy Rodrigues de Araujo Caldas, f.º de João Caldas e de Maria Luiza. Teve:
8-2 Francisco
8-3 Carlos
8-4 Maria
8-5 José
8-6 Oscar
8-7 Eloy com 2 anos.
8-2 Octavio
8-3 Angelina
8-4 Semirames
e outros.
7-9 Manoel Morato de Barros Filho, com 30 anos, casado com Henriqueta Lember, alemã, f.ª de Augusto Lember e de Emilia Lember. Com 2 f.ªs.:
8-2 Catharina
8-2 Zaura
8-3 Maria
8-4 Frederico, com um ano.
7-12 Sebastião, solteiro.
7-13 Leonor
7-14 Maria Izabel, casada com Rodolpho Lember, irmão de Henriqueta Lember n.º 7-9 retro. Tem:
7-16 José Ferraz de Barros †.
7-17 João Ferraz de Barros †.
7-2 Anna Gertrudes casada com seu primo Antonio Corrêa Ferraz, f.º de Antonio Ferraz de Camargo n.º 5-4 adiante e de Maria Theresa. Com geração.
7-3 Manoel Ferraz Neto, casado com Eufrosina, f.ª de José Ferraz de Carvalho e de Maria Magdalena Ferraz. Com geração.
7-4 Estevão Ferraz, solteiro.
7-5 Padre João Baptista Ferraz.
7-6 Gustavo Ferraz, solteiro.
7-7 Eduardo Ferraz, solteiro.
7-8 Antonio Henrique, casado com Francisca Pacheco, f.ª de Aquilino José Pacheco e de Gertrudes...
7-9 Carlos Ferraz, solteiro.
7-10 Mario Ferraz, solteiro.
8-2 Izabel.
8-2 Lucila
8-3 Clodovaldo
8-4 Plinio
7-5 Durvalina Ferraz, solteira.
7-6 Manoel Ferraz de Camargo, casado com Maria da Silveira Corrêa. Com 6 f.ºs.:
Pág. 27
8-2 Olinda
8-3 Irahides
8-4 Durval
8-5 Carolina
8-6 Antonio
7-8 Francisca Ferraz, freira professa no colégio de S. José em Itu.
7-9 Eliza Ferraz, solteira.
7-10 Maria Izabel, solteira.
7-11 Octavio Ferraz, solteiro, professor complementarista.
7-2 José Elias, casado com Maria da Annunciação Morato de Barros. Com geração.
7-3 Maria Francisca Ferraz, casada com Julio Ferraz de Sampaio, de Itu, f.º de José Ferraz de Sampaio. Teve:
8-2 Caio
8-3 ...
6-10 Antonia Ferraz de Camargo, f.ª de 5-1 e 3.ª mulher, solteira.
6-11 Maria Izabel Ferraz de Camargo foi casada com Antonio de Aguiar, falecido em S. Paulo, onde foi negociante. Teve:
Pág. 28
7-2 Angelina de Aguiar, professora normalista.
7-3 Antonio Ferraz de Aguiar
7-2 Ilda
7-3 Vanda
7-4 Maria Lucia
7-5 Maria Lidia
7-2 Olavo
7-3 Paulo
7-4 José
7-5 Dulce
6-15 Maria do Carmo Ferraz, f.ª do n.º 5-1 e 4.ª mulher, casou com Bento Marcellino de Moraes Sampaio, f.º de Joaquim Fernandes de Sampaio (do Pinhal) e de Anna Miquelina Rodrigues. Tem:
7-2 Ruth
7-3 Odilon
7-4 Rubens
7-5 Cassio
7-6 Cesar
6-17 Maria Eulalia Ferraz, casada com Avelino M. Sampaio, f.º de José da Cruz M. Sampaio e de Ambrozina Sampaio de Moraes, por esta neto de André Ferraz de Sampaio. Tem:
7-2 José
7-2 Thomires
6-2 Manoel Ferraz de Arruda Campos Junior, que foi casado com Maria Carolina de Barros, ambos falecidos.
6-3 José Ferraz de Arruda Campos, que foi 1.º casado com sua prima irmã Maria Nuncia Ferraz, f.ª de 5-1 e 2.ª mulher, e 2.ª vez com Maria Emilia da Conceição Rocha. Teve da 1.ª mulher uma f.ª:
6-5 Floriza Ferraz de Camargo, que casou com seu primo irmão José Ferraz de Camargo Junior, f.º de 5-1 e 1.ª mulher.
6-6 Major Pedro Ferraz de Arruda Campos, casado em Piracicaba com Julia Ferraz de Campos, f.ª do coronel Antonio Barbosa Ferraz e de Ambrozina Ferraz de Campos. Tit. Hortas. Teve:
Pág. 30
8-2 Antonio Ferraz da Silveira
8-3 Esther Ferraz da Silveira
8-4 Olga
8-5 Ena
8-2 Vanda
8-3 Alcides
7-4 Julia Ferraz de Campos, † em Piracicaba com 16 anos.
7-5 Joaquim Ferraz de Campos, farmacêutico.
6-8 Gertrudes Ferraz de Aguiar, que foi casada com João Feliciano da Costa Aguiar, já falecido.
5-5 Gertrudes Ferraz de Camargo foi 1.º casada com seu primo Pedro Ferraz da Cunha, f.º de José da Cunha Castanho e de Maria Ferraz n.º 4-4 retro, em Tit. Tenorios; 2.ª vez casou com José Viegas Xortes Moniz, no V. 2.º pág. 438. Com geração dos dois maridos.
5-6 Rita Ferraz casou com Antonio de Barros Ferraz (baronesa e barão do Piracicá-mirim). Sem geração.
5-7 Francisco, † com 96 anos de idade.
4-2 Maria de Arruda, casada em 1789 em Itu com Joaquim dos Santos Reis, natural de Jundiaí, f.º do sargento-mor Domingos Dias Leme e de Izabel de Lara e Moraes. V. 2.º pág. 236.
Da 1.ª mulher:
(1) Francisca de Assis Negreiros, depois de viúva do capitão Manoel Ferraz, passou a 2.ªs. núpcias com Antonio José da Silva Gordo, de quem teve 3 f.ºs., sendo uma: Marianna, que foi casada em Piracicaba com o coronel Carlos José Botelho; por sua vez, Antonio José da Silva Gordo, viúvo de Francisca de Assis Negreiros, passou a 2.as. núpcias com Anna Brandina de Barros, f.ª do major Joaquim Dias Ferraz n.º 5-1 de 4-2 de 3-1 de 2-1 já descrita.
Pág. 32
6-2 José Ferraz de Camargo, casado com Anna, f.ª de Joaquim Claro de Abreu.
6-3 (Ubaldina), casada com seu primo Antonio Leite Ferraz
6-4 Umbelina, casada com Joaquim Claro de Abreu.
6-5 Anna Elisa Franco, casada com seu tio materno, o capitão Lourenço Franco da Rocha, †, que residiu em S. Paulo. Com geração no V. 2.º pág. 277.
6-6 ... casada com seu primo irmão Candido da Rocha Ferraz, f.º do n.º 5-6 adiante.
6-7 ... (Doninha), casada com Lourenço Franco de Godoy, em Limeira.
5-4 Maria
5-5 Joaquim, † solteiro.
5-6 Capitão Manoel Ferraz de Camargo, que foi casado com sua prima irmã Leocadia da Rocha Ferraz, f.ª do sargento-mor José da Rocha de Camargo e de Anna Maria da Cunha n.º 4-2 adiante. Teve (por informação):
6-2 Candido da Rocha Ferraz, que casou com sua prima irmã ... f.ª de José Ferraz de Campos Junior e de Maria Jacintha da Silveira do n.º 5-2 retro.
6-3 João Ferraz de Camargo, † solteiro.
Pág. 33
6-4 Manoel Ferraz de Camargo, que casou 1.º com ... f.ª de Joaquim Claro de Abreu, e 2.ª vez com Maria, f.ª do capitão Lourenço Franco da Rocha e de Anna Elisa Franco V. 2.º pág. 272.
6-5 Bento Ferraz de Camargo, † solteiro.
6-6 Francisco Ferraz de Camargo, já falecido, foi casado com Anna de Sampaio, f.ª do capitão Domingos Dias Leme de S. Paio e de Izabel de Almeida Leite, no Cap. 2.º § 3.º n.º 2-9, 3-1, 4-10, 5-5. Teve:
7-2 Altimira Ferraz, casada com Rodrigo de Lacerda Soares, f.º de João Soares do Amaral e de Maria da Gloria Lacerda. Tit. Pretos Cap. 5.º § 3.º n.º 2-1, 3-5, 4-1, 5-9, 6-3, 7-1, 8-5, 9-2.
7-3 Isolina Ferraz, casada com Adhemar de Mello Franco, engenheiro, irmão do Dr. Affonso Arinos.
7-4 Domingos Licinio Ferraz, bacharel em direito, solteiro em 1902.
6-8 Estanislau Ferraz de Camargo, solteiro.
6-9 ... (Nhanhã) viúva de João Baptista de Arruda Mendes. Sem geração.
6-10 Carolina Ferraz, que casou com José de Campos Serra, f.º de Candido José da Silva Serra do n.º 6-1 retro. V. 1.º pág. 269.
6-11 Anna Ferraz de Camargo, que casou na Limeira com o tenente-coronel José Gonçalves de Sampaio, f.º de João José de Sampaio e de Josepha Carolina da Silva Bueno. Tit. Macieis Cap. 2.º § 7.º
5-8 Anna Ferraz de Salles, que foi casada com o tenente-coronel Francisco de Paula Salles, f.º de José de Salles Leme e de Maria Euquéria de Camargo. Com geração em Tit. Macieis.
5-9 Jesuina Ferraz, que casou com João de Campos Salles, f.º de José de Salles Leme do n.º 5-8 precedente. Com geração em Tit. Macieis.
5-10 Maria Ferraz, que casou-se com Francisco Xavier de Negreiros. Com geração.
5-11 João Ferraz Cardoso, que casou com Agueda Ferreira. Teve q. d.:
6-2 ... casado.
6-3 Manoel Ferraz, casado com ... f.ª de Joaquim Antonio de Athayde.
4-3(sic)João Ferraz de Campos, f.º de 3-4, casou em 1807 na vila de S. Carlos com Barbara de Camargo Penteado, f.ª do capitão Ignacio Ferreira de Sá e de Theresa de Camargo Penteado. V. 1.º pág. 276
4-4 Manoela Ferraz de Campos, f.ª de 3-4, casou em 1805 na Vila de S. Carlos com Pedro José de Campos, f.º do capitão José Manoel de Campos e de Paula Maria de Camargo. Tit. Campos Cap. 11.º § 2.º
Pág. 35
4-5 Sargento-mor Antonio Ferraz de Campos, natural de Itu, casou em 1804 nessa vila com Anna Luiza de Camargo, f.ª do capitão José Manoel de Campos e de Paula Maria de Camargo do n.º 4-4 precedente; faleceu o sargento-mor Antonio Ferraz em 1834 em Mogi-mirim e teve 11 f.ºs.:
5-2 Paula Maria de Camargo, que casou em 1833 na vila de S. Carlos com o alferes Joaquim Bueno Barbosa, f.º do sargento-mor Manoel Bueno Barbosa e de Mecia Bueno.
5-3 Escholastica de Campos Ferraz, que casou em 1836 na mesma vila com Pedro José de Sousa, natural das Ilhas.
5-4 Firmina de Campos, que casou em 1839 na mesma vila com Luiz Antonio de Sousa, natural de Mogi-mirim, f.º de José Manoel de Almeida e de Maria Rosa de Siqueira.
5-5 Manoela de Campos Camargo, que casou em 1839 na mesma vila com Estanislau de Campos Camargo, f.º de Daniel de Campos Camargo e de Izabel de Campos Arruda. Tit. Campos Cap. 11.º § 2.º
5-6 Francisca Ferraz de Campos, solteira em 1834.
5-7 Antonio Ferraz de Camargo, casado em 1835 em Porto Feliz com Anna de Campos Camargo, f.ª do sargento-mor Filippe de Campos e de Maria Joaquina.
5-8 Maria, com 20 anos em 1834.
5-9 Antonia
5-10 Fortunata
5-11 José
4-6 José Ferraz de Campos, barão de Cascalho, foi natural de Itu, e casou-se em 1806 na vila de S. Carlos com Umbelina de Camargo, f.ª de Antonio Pompeu de Camargo Penteado e de Anna de Arruda Campos. V. 1.º pág. 261. Teve (por informações):
5-1 José Bonifácio de Campos Ferraz, barão de Monte-Mór, casado em 1839 na vila de S. Carlos com Francisca de Paula Andrade, f.ª do sargento-mor Eliziario de Camargo Andrade e de Joaquina de Camargo Campos. V. 1.º pág. 268. Sem geração.
5-2 Antonio Ferraz de Campos, que casou-se com sua prima Joaquina Ferraz, f.ª do capitão Manoel Ferraz de Campos e 2.ª mulher, Francisca de Assis Negreiros, a n.º 5-7 de 4-1. Teve (por informações):
6-2 José Carlos Ferraz, casado com Izabel Paes de Barros. Teve:
7-2 Angela Ferraz de Barros, casada com Antonio Vicente Ferraz de Sampaio, f.º de José Ferraz de Sampaio.
7-2 José Carlos Ferraz de Campos, casado com ... f.ª do doutor Virgilio Pires de Carvalho Albuquerque.
7-3 Francisca, casada com o doutor João da Costa, natural de Minas. Com geração no Jaú.
7-4 Alice, solteira.
7-5 Florentina, solteira.
7-6 Um f.º...
6-6 ...
6-7 ...
5-5 Leocadia, f.ª de 4-6, solteira.
5-6 Francisca
5-7 Theolinda Ferraz de Camargo, que casou com Francisco de Assis Negreiros (o Chico Mór), f.º do capitão-mor Estevão Cardoso de Negreiros e da 2.ª mulher Barbara Paes de Campos. Com geração no V. 3.º pág. 526.
5-8 Anna
5-9 Brandina
5-10 Umbelina Ferraz de Campos, que foi a 1.ª mulher do comendador José Ferraz de Sampaio, f.º do tenente-coronel Raphael Antonio de Sampaio. Com geração em Tit. Macieis Cap. 2.º
5-11 Maria Luisa de Campos, que casou com Abilio de Camargo Andrade, f.º do sargento-mor Eliziario de Camargo Andrade e de Joaquina de Campos. Com geração no V. 1.º pág. 267.
4-9 Francisco Ferraz de Campos, último f.º do sargento-mor Antonio Ferraz de Campos n.º 3-4, casou com...
4-2 Anna Dias de Arruda, casada em 1819 em Sorocaba com Manoel Ribeiro de Arruda, f.º do tenente Manoel Ribeiro da Silva e de Maria de Arruda Leite.
4-3 Francisca Dias de Arruda, casada em 1825 em Sorocaba com Agostinho José de Queiroz e de Rita Maria de Almeida. V. 3.º pág. 539.
Pág. 39
3-7 Antonia Ferraz de Arruda, f.ª de 2-1, casou em 1740 em Itu com Francisco Paes de Godoy, natural de Guarapiranga, Minas Gerais, f.º de João de Godoy Moreira e de Barbara Paes de Queiroz. Com geração em Tit. Hortas.
3-8 Josepha Paes Ferraz, que casou em 1750 em Itu com Claudio de Godoy Moreira, f.º de João de Godoy Moreira do n.º 3-7 precedente. Com geração em Tit. Hortas.
3-9 Anna Ferraz de Campos, que casou em 1756 em Itu com José de Sampaio Góes, f.º de André de Sampaio Botelho e de sua 2.ª mulher Ignacia de Góes. Com geração no Cap. 2.º § 3.º deste Tit.
3-10 Margarida Bicudo
3-11 Rita Ferraz, última f.ª de Pedro Dias Ferraz n.º 2-1, faleceu solteira em 1757 em Itu com 16 anos de idade.
Da 1.ª mulher 9 f.ºs.:
3-2 Padre João Leite Ferraz
3-3 Maria de Arruda Pacheco
3-4 Padre Antonio Ferraz Pacheco
3-5 Barbara Dias Leite
3-6 Padre José Ferraz
3-7 Marianna Leite Pacheco
3-8 Capitão Bento Dias Pacheco
3-9 Anna de Arruda Pacheco
Pág. 40
3-2 Padre João Leite Ferraz
3-3 Maria de Arruda Pacheco, f.ª de 2-2 e 1.ª mulher, casou em 1756 em Itu com o ouvidor Lourenço de Almeida Prado, falecido em 1798, f.º de João da Cunha de Almeida e de Maria Furquim da Silva. Com geração em Tit. Cunhas Gagos.
3-4 Padre Antonio Ferraz Pacheco, que recebeu ordens sacras depois de viúvo, casou em 1760 na Cotia com Anna Maria de Camargo, falecida em 1796 em Itu, f.ª de Ignacio Soares de Medella e de Martha de Camargo Lima; foi sargento-mor e empregou sua grande fortuna na construção da igreja de N. Senhora do Patrocínio em Itu. Sem geração.
3-5 Barbara Dias Leite, f.ª de 2-2, casou em 1756 em Itu com Guilherme Vaz Pinto, falecido em 1776 em Itu, f.º do capitão Antonio Vaz Pinto e de Marianna Leme da Silva, n. p. do capitão Manoel Pinto Ribeiro, falecido em 1731 em S. Paulo, e de Maria de Moraes Pedroso, n. m. de João Henrique de Siqueira Baruel e de Lucrecia Leme da Silva. Com geração em Tit. Freitas Cap. 6.º
3-6 Padre José Ferraz, faleceu moço.
3-7 Marianna Leite Pacheco, f.ª de 2-2, casou em 1772 em Itu com o alferes Ignacio Mendes da Silva, f.º de Luiz Mendes de Almeida, natural de Coimbra, e de Escholastica Machado da Silva, natural da Cotia; faleceu Marianna Leite em 1779 em Itu, e teve 3 f.ºs.:
5-2 Manoel Mendes Ferraz, casado em 1825 em Itu com Theolinda Maria, f.ª do alferes Vicente Francisco da Costa e de Rita Candida Leite de Araujo, n. p. de Feliciano da Costa e de Anna Garcia da Silva, n. m. de Ignacio Barbosa de Araujo e de Maria Leite de Barros. Tit. Freitas Cap. 4.º § 2.º n.º 2-4, 3-3, 4-3, 5-1.
6-2 Gabriela de Castro Ferraz, que casou com José Benedicto de Castro Ferraz, f.º de Antonio Benedicto de Castro e de Rosa Delphina de Camargo, sua 2.ª mulher, no n.º 5-2 de 4-1 de 3-3 de 2-6 deste § 4.º Com geração que segue (por informações):
8-2 Josselina
8-3 Julia
8-4 Dulce
8-5 Eunisse
8-6 Cleso
7-3 Maria Magdalena de Castro Camargo, casada com Augusto Bauman em S. Paulo. Com 8 f.ºs.
7-4 Amazilia de Castro Feitosa, casada com Miguel Alves Feitosa. Com geração.
7-5 Olivia de Castro, casada com Raphael de Barros. Com geração.
7-6 José Benedicto de Castro Mendes, casado com Luiza Merli Mendes. Com geração.
7-7 João Baptista de Castro Mendes, solteiro.
7-8 Gabriel de Castro Ferraz, †.
6-4 Padre Miguel Ribeiro
6-5 José Feliciano Mendes Ferraz
6-6 Candido Mendes Ferraz de Camargo, que reside em Ponta Grossa, onde casou com Maria Joaquina de Sousa e Castro, f.ª do coronel Joaquim Procopio de Sousa e Castro. Teve 11 f.ºs.:
7-2 Franklin Mendes Ferraz de Camargo, solteiro em S. Paulo.
7-3 José Mendes de Camargo, casado no Rio de Janeiro com Antonieta de França Leite, f.ª do coronel França Leite.
7-4 Plinio Maximo de Camargo, coletor de rendas estaduais em Jaguariaíva, Paraná, casado com Lucilia Lobo.
7-5 Maximiana Mendes, professora pública, casada com Laurindo Augusto de Araujo, no Paraná.
7-6 Maria Candida de Jesus Camargo, professora pública em Jaguariaíva, solteira.
7-7 Francisca de Camargo, professora pública em Prudentópolis, Paraná, casada com Miguel Turck.
7-8 Maria Luiza de Camargo, casada com João Rolim de Moura, f.º de outro de igual nome.
7-9 Maria Augusta de Camargo, solteira.
7-10 Fernandina de Camargo, professora pública em Guarapuava, Paraná, casada com José Brigido do Amaral.
7-11 Candido
5-5 Tenente Feliciano Mendes Ferraz, que casou com Maria Theresa de Campos Bicudo, f.ª de Joaquim Gonçalves de Campos Bicudo. Teve q. d.:
Pág. 43
6-2 Maria Mendes, que casou com Frederico José de Moraes, irmão do dr. Prudente José de Moraes Barros. Com geração em Tit. Moraes.
6-3 José Feliciano Mendes Ferraz, que casou com Anna Candida, f.ª de Manoel Leite de Sampaio e de Theresa Corrêa Pacheco. Sem geração.
5-7 Maria do Patrocínio Flores, que foi casada com Antonio Galvão de Barros França, f.º do tenente Francisco Galvão. V. 3.º pág. 114.
4-3 Escholastica, última f.ª de 3-7, tinha 2 meses de idade em 1779.
4-2 Antonio Ferraz de Arruda, que casou em 1801 em Itu com Anna Gertrudes de Almeida, f.ª do tenente Fernando de Almeida Paes Leme e de Anna de Arruda Pacheco. V. 2.º pág. 335. Teve:
Pág. 44
6-2 Capitão Bento Ferraz de Arruda, que tomou parte na campanha do Paraguai, onde perdeu um braço, foi casado com uma f.ª de José Rodrigues de Campos e de Izabel de Arruda Campos. Tit. Alvarengas Cap. 3.º § 7.º
6-3 Maria Dias Ferraz de Campos, casada com Antonio da Silva Leite.
6-4 Fernando Ferraz de Arruda, casado com Liberalina Corrêa de Arruda, f.ª de Francisco Corrêa de Arruda e de Maria Rodrigues Leite.
6-5 Antonio Ferraz de Arruda Netto, casado com... , f.ª de Francisco Izidoro de Almeida, de Capivary.
5-3 Maria Ferraz de Arruda casou 1.º com seu primo Bento Dias Pacheco, f.º de outro de igual nome n.º 4-3 adiante; 2.ª vez casou com Antonio Pompeu Bueno, e 3.ª vez com Manoel de Camargo. Sem geração.
5-4 Sargento-mor Fernando Ferraz de Arruda (o major Fernando) foi 1.º casado com Rita Ferraz de Almeida Prado, natural de Piracicaba, f.ª do tenente-coronel Elias de Almeida Prado e de Maria Rita do Canto, Tit. Cunhas Gagos; 2.ª vez casou com Anna Ferraz, sobrinha da 1.ª mulher, f.ª de Lourenço de Almeida Prado e de Anna Ferraz. Teve:
Da 1.ª:
6-2 Antonio
6-3 Anna Gertrudes, casada com seu primo João de Almeida Prado Junior, f.º do capitão João de Almeida Prado e de Carolina Ferraz do Amaral. Tit. Cunhas Gagos.
6-4 Elias, † solteiro.
6-5 Bento Ferraz de Arruda, casado em Piracicaba com Anna Pinto Ferraz, f.ª de Ricardo Pinto de Almeida e de Emilia Augusta Pinto Cesar. V. 3.º pág. 453. Tem: